#Eu Fui: Semana do Livro Nacional

Oi vocês,

"A minha concepção é que se o Brasil tivesse mais incentivo à esses eventos, nós teríamos um povo mais educado, nós teríamos menos violência, nós teríamos um povo mas pacífico - não pacífico de não fazer guerra, mas pacífico no sentido de lutar e ao mesmo tempo ser feliz, porque ele pode. Se as pessoas tivessem o hábito da leitura desde novos a gente criaria cidadãos que poderiam lutar, pedir e não gente que somente abaixa a cabeça." - FML Pepper.

E é com essa incrível frase que começamos o post de hoje. Eu havia programado um post musical para hoje, mas como estive presente na Semana do Livro Nacional aqui em São Paulo, não pude deixar de fazer um post sobre. Eu acho que me empolguei um pouco e ele pode parecer um pouco longo demais. Mas peço que leia tudo. Tentei trazer um resumo de tudo que aconteceu.





No último sábado, dia 18 de julho, aconteceu a terceira edição do “Semana do Livro Nacional”. O evento idealizado pela autora Josy Stoque percorre diversas cidades brasileiras com palestras e participações de diversos autores nacionais.
Nessa edição contamos com a palestra da Amazon, sobre autopublicação Kindle Direct Publishing (KDP), uma plataforma onde você pode escrever seu livro – em um documento de Word mesmo – e publicar a partir de um cadastro no site e em até 48 horas seu livro estará publicado. Maiores informações.



Foi falado também do projeto #BrasilEmProsa, que o KDP, O Globo e a Samsung estão promovendo. É um concurso literário onde o autor escreve um conto exclusivo de até 6mil caracteres. Para participar, o autor deve estar cadastrado no KDP Select e postar com a única palavra chave #BrasilEmProsa. A primeira etapa vai escolher os 20 primeiros e na Bienal, será escolhido por um júri os três vencedores. Esses vinte vencedores – estar na final já é um sonho – mas o três primeiros ganharão prêmio. Confira todos os detalhes.



A segunda palestra foi de Hertzog Eleonor, ela falou um pouco a sua visão como editora. Eleonor é autora da série “Uma geração. Todas as decisões” e dona da editora Mundo Uno. A primeira parte da palestra ela focou em falar como editora. Se para publicar na Amazon você precisa apenas de um sonho e uma boa história, para uma editora é necessário muito mais que isso. Juro, eu gostaria muito de ter gravado TUDO o que ela falou, pois eu concordo em tudo o que foi falado. Não adianta ter apenas uma boa história. É necessário ter conhecimento do que você está querendo passar para o leitor. É preciso estudo, coerência e dedicação por que esse é o seu instrumento de trabalho. Queridos autores, parem de usar o corretor do Word, por favor. Eleonor falou também sobre processo de morte. Sim, ela é “apenas pediatra” e odeia sangue, mas nos disse que muitas autoras entram em contato com ela para saber quanto tempo real para um personagem morrer por um tiro, uma facada ou algo assim.



Depois das duas palestras, foi à vez dos autores falarem um pouco sobre suas obras, os convidados da mesa eram Ignez Scotti, Mari Scotti, Renan Carvalho, Denise Flaibam, FML Pepper, Babi A. Sette, Hertzog Eleonor, Keila Gon e Josy Stoque. Cada um se apresentou, falou sobre a obra e todos concordaram com a mesma parte: a dificuldade de encontrar uma editora para publicar. Infelizmente o evento começou com alguns – muitos – minutos de atraso. Eu particularmente não me incomodei fiquei conversando com a Babi, encontrei blogueiras lindas – como a Giani do A Estranha Estante da Gi e amiga do Clube das Divas, A Di do Minhas Escrituras, também encontrei a Diana do Meu Vício Em Livros e constatei nossa má sorte com sorteios, uma pena que não conseguimos nossa selfie. Mas é como diz aquele ditado popular: “Azar no sorteio; Sorte na parceria”, a Kamila está comigo em todas, então nem conto mais com ela, e teve diversas pessoas que eu conheço o blog e não ligo o nome à pessoa, o que é triste.

Di, Gi, Eleonor, Pepper, Kamila e Babi
E uma foto descente minha com a Kamila porque fico nervosa com selfies com autores.



Por causa do atraso não houve tempo para fazer perguntas e eu queria muito fazer duas, que seriam essas. Se você tiver essa dúvida, ou concorda ou discorda, me responda:

Eu tenho um sério problema com séries e trilogias, principalmente pelo número enorme de livros atrasados que tenho aqui hahaha. Minha dúvida é: Quando os fãs ficam pedindo diversas continuações não atrapalha? Vocês não acham que dependendo do número de livros a história pode ficar cansativa?
E outra pergunta é: Já vi muitas blogueiras reclamando de autores nacionais que não ambientalizam suas histórias aqui no Brasil, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tema (eu particularmente, até gosto).
Alguns dos autores responderam a minha pergunta que você pode conferir aqui.
No final, houve sorteio de brindes que é obvio, eu não ganhei. Já estou me acostumando com isso.
Consegui finalmente falar com a Babi sobre as personagens que eu senti falta no enredo e ela super fofa me explicou o que eu já achava. Aliás nós duas tentamos conquistar o Duque, mas não rolou. O que é uma pena, faríamos um casal incrível.



Depois de tietar e assustar as outras pessoas cronometrando o tempo que eles poderiam ficar do lado da Babi – Sim, eu fiz isso. Mas era brincadeira. Embora eu morra de ciúmes das minhas parceiras – eu fui falar com a Pepper. E depois de muita conversa, eu digo, repito e faço até faixa: Ela é sensacional! Extremamente inteligente e carinhosa. Pepper nos disse que haverá uma surpresa na Bienal deste ano e que provavelmente vamos precisar de senha para conseguir falar com ela. Eu dei meu palpite e ela desviou o olhar o que me faz crer que eu acertei. Mas não vou contar aqui. Só quando provar que estava certa.



Em suma, essa foi a minha primeira vez no evento e eu me encantei em ver o auditório lotado e muita gente com o mesmo intuito que é a leitura. Acredito que cada evento desses nos motiva a algo novo. Nesse caso, além de conhecer alguns autores eu pude constatar o que eu já pensava. Não é apenas leitura, temos que ter uma visão mais crítica sobre o que estamos fazendo e ser blogueira literária me abre portas que nunca imaginei. Parabenizo a organização do evento e a todos que participaram e tornou ele algo único e sensacional.

Você pode conferir algumas outras informações no blog e página do evento no Facebook.

Beijinhos,


44 comentários

  1. Ana! Obrigada por essa matéria linda do nosso evento! Pedi desculpas pelo atraso lá, mas uma das minhas convidadas teve problemas para chegar em SP, o bom é que no fim, deu tudo certo. Eu estava tão apavorada com o tempo que nem percebi que daria tempo de abrir para perguntas. Prometo que no próximo não será tão cronometradinho assim.
    Fiquei muito feliz em saber que gostou das palestras e do evento e triste porque não foi sorteada, espero que tenha pego comigo o kit que todos ganharam.
    Te espero no próximo!
    Um super beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou arrumando, mas por enquanto esta é a página no blog sobre as matérias da SLN em SP: http://mariscotti.blogspot.com.br/p/contato.html

      Excluir
  2. Oi Ani!!!!

    Faltou foto nossa ai heim! rsrsrsrrs
    Adorei seu post, super completo! Parabéns!
    Espero te encontrar nos próximos eventos!
    Um super bjo pra ti!

    www.livrosdeelite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoreei o evento e as fotos! Parece ter sido incrível <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. Aiii, amei! <3
    Adoro esse tipo de eventos. Queria poder ir :c
    E ah, também não tenho sorte pra sorteios
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa frase diz tudo! Brasileiro não tem hábito de leitura! Por isso incentivo meus alunos aos máximo!
    Que evento maravilhoso! Amei as fotos!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    O evento foi sensacional!! Abriu meus horizontes literários e as palestras foram muito esclarecedoras! A da Eleonor foi a melhor!! Pena que eu saí tão horrível nas fotos hahahaha eu concordo com o que a Pepper disse, só precisa ser dada mais prioridade a eventos como esse!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Aninhaaaaa!!! s2

    Que post munito! Não consegui tirar nenhuma foto legal da mesa de brindes!
    O povo avançou nela que nem mendigo com fome no café do velório! O.O
    Somos umas azaradas! kkkkk Não ganhamos livro nenhum! =/
    Ameeei conhecer vc e a Ka! São muito simpáticas!
    Adoro esses eventos literários! Sempre me rendem novas amigas lindas! <3
    Suas perguntas deveriam ter sido feitas viu!
    Eu acho muuuito cansativo quando o autor fica inventando história extra pra agradar os leitores!
    O povo tem que superar que o livro chegou ao fim e pronto!
    Quanto ao ambientar histórias no Brasil... Eu adoro quando os autores fazem isso. Mesmo em romances de época! Nossa terra tem muitos lugares bonitos! É só dar uma pesquisada que dá pra montar uma paisagem bem legal!

    Beijokinhas e até o próximo evento! ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Invejinha branca de você. Eu como moro aqui no sul tive que ficar babando somente nesse evento. Gostaria muito de ter participado pois parece ter sido muito interessante e estar do lado das autoras que a gente gosta é tudo de bom. Você vai para Bienal do Rio? Acredito que vou conseguir ir também...podíamos tentar nos achar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/07/musica-do-coracao-de-kate-ashley.html#comment-form

    ResponderExcluir
  9. Obaaaa quanto mais nacionais na estante melhor! Uma delícia encontrar tantos amigos! Esse evento foi um dos mais completos da SLN , parabéns para Mari Scotti e Josy Stoque!!! Beijo Linda, Sucesso!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  10. Uau!!!!! Que espetáculo este post!!!
    Feliz demais por ter participado de um evento tão incrível em todos os sentidos!!! Amei tudo! Obrigada pelo carinho, Ana!
    E muuuuito sucesso, linda!
    Milhões de beijocas,
    Pepper

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ani!

    Ótimo post! Gostei dos detalhes e informações expostas. :)
    Eu também fui ao evento. A Babi é adorável, estou louca para ler o livro dela, e foi muito bom rever a Pepper.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani, amei o evento! Eu adoraria participar de um, pena que aqui na minha cidade é muito raro ter esses eventos literários, o máximo que tem é a feira do livro, mas não chega a ser extraordinário. Enfim, amei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Quanta coooisa você adquiriu!! Deve ter sido super legal mesmo, conhecer vários autores, participar de eventos assim *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Segredos de uma noite de verão" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Que coisa linda, Ani. Esse evento arrasou, hein!

    ResponderExcluir
  15. O post já começou com uma frase sensacional. Adorei.
    Esse tipo de evento é ótimo para podermos ficar perto dos autores que tanto amamos. Uma pena que você não ganhou nada, mas foi bom pela experiência. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    queria muito ter ido ao evento, mas infelizmente não consegui me programar e tive visitas em casa, mas amei saber um pouco mais.
    Queria muito ter ouvido a visão de editora dela, e sobre a concurso só rezando aqui para ter alguma chance rs

    adorei!!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana! Tudo bem? Nossa, que evento maravilhoso! E foi no dia do meu aniversário, como eu queria está aí... Mas enfim, pelas fotos pude ver que o evento foi bem bacana! Adorei a frase da FML Pepper no início do post, ela realmente parece ser super talentosa, simpática e inteligente! Ai, quero ler os livros dela logo! rs E que brindes mais fofos são esses? Adorei todos! Pena que você não ganhou nada... :/ Mas enfim, adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que maravilhoso! A última vez que fui num evento assim, era criança, mas vou voltar a ir! E levar minha filha também <3 Também tenho problemas com sagas -.-

    Post novo, com umas dúvidas minhas, que eu espero que vocês respondam! u.u
    Peixinhos ;**
    Blog: Talo de Maçã
    Fan Page: Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani...Queria muito ter ido, mas era muito longe.
    Que massa sua presença lá, você até encontrou a Diana..que legal. Queria ter conhecido ela na bienal mas não a encontrei.
    Eu acho que não ganharia os brindes também, quando é muita gente participando não sou muito sortuda rs.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Aaah eu estou doida pra ir nesse evento, adoro conhecer mais sobre a tragetória dos autores e conhecer livros novos, é claro! E esses eventos são ótimos pra divulgar a literatura brasileira e também para incentivar a leitura. Vejo pelos meus sobrinhos que são pequenos e adoram ler, eu to sempre dando algum livro pra eles *-*

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana, tudo bem?

    Que legal que você foi ao evento, aqui em Brasília eu estou organizando e o evento vai ser realizado no sábado. Adorei saber como foi ai em SP e quantos autores maravilhosos, deles já li Keila, Eleonor e FML Pepper. Mas tenho vontade de ler Mari Scotti, Renan Carvalho, Denise Flaibam e Babi A. Sette. Adorei seu post.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Que legal, eu nunca fui a um evento literário e eu gostaria muito de ir. Pois parece ser algo bem interessante e divertido.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ana!
    Deve ter sido incrível! Acho tão legal eventos literário e principalmente quando é nacionais, é uma peno no lugar onde moro não ter esse incentivo, o que acaba gerando as consequências na qual Pepper cita no início. Enfim, fiquei morrendo de participar de um encontro desse. Adorei sua cobertura sobre ele!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Nossa que evento maravilhoso!! Adoraria participar de eventos assim, ainda não tive a oportunidade, embora tenha tido a de conhecer alguns escritores! Adorei sua cobretura do evento! Quanto as suas perguntas eu gosto muito de trilogias e sagas! E não tenho nada contra onde será ambientada a historia, desde que faça sentido, li uma que a pessoa não tinha noção do que se tratava o local, colocou na historia e ficou super fora do contexto e estragou um pouco a historia!

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani, minha linda... não achei sua postagem, aliás gostei muito de tudo o que disse... concordei também com tudo que foi comentado, foi a primeira vez que consegui ir nesse evento e dia 23/08 tem mais... fiquei extremamente feliz por finalmente nos falar e tirar uma fotinha... estar perto de autores que gostamos e admiramos não tem preço, foi um dia realmente incrível... quero que isso aconteça mais vezes... a casa lotada foi sinal de que estamos no caminho certo e que teremos grandes avanços... xero!!!

    ResponderExcluir
  27. O evento parece ter sido maravilhoso, uma pena que não tem ele aqui no meu estado, ia adorar presenciar. Tenho lido cada vez mais autores nacionais, principalmente por conta do blog e tenho adorado isso. Infelizmente é complicado para os autores estarem publicando seus livros pelas editoras, mas espero que isso melhore, porque a literatura nacional tem tido cada vez mais destaque. Adorei o post!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  28. Oi oii, como vai?
    Seu post ficou um amor ♥ Pude sentir, através das suas palavras, o quanto você adorou o evento!
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de participar de um evento desses mas é uma coisa que quero muito. É muito bom a gente ter esse espaço pra conversar com nossos autores e poder bater um papo, aprender e tudo mais.
    Fiquei muito feliz em ver que esses eventos estão se espalhando e dando cada vez mais certo.
    Parabéns pelo post e te desejo boa sorte na próxima com os sorteios hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olha eu acho que você é uma pessoa muito sortuda viu?
    Eu sempre tive vontade de ir nesses eventos e não tenho a oportunidade de ir por morar muito longe. Como sou do interior de SP fica impossivel. E é uma pena que esse tipo de coisa não acontece pra cá. Eu simplesmente iria amar. Principalmente para conhecer os autores nacionais que ainda não conheço. Mas fico feliz que tenha curtido. Espero que você curta bastante as leituras dos livros que você adquiriu lá. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cure-seu-coracao.html

    ResponderExcluir
  30. Oi Ane, tudo bem?
    E sim, está nitidamente claro toda sua empolgação com o evento rsrs, mas adorei ficar por dentro de cada detalhe, já que nunca posso participar.
    A Pepper transborda simpatia, percebe-se nesse jeitinho meigo dela.
    As famosas selfies com amigos e autores são de praxe e é uma das partes mais divertidas do evento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  31. Que post maravilhoooso! Realmente, deveríamos incentivar os autores nacionais, afinal, eles encontram grande dificuldade de ingresso no mercado, tem que enfrentar uma concorrência gigantesca e o preconceito literário que muitos tem com eles.
    Parabéns mesmo por estar usando seu blog pra incentivar e divulgar eventos e autores *-*
    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  32. Ai eu daria tudo para ir em um evento literário, principalmente cheio de tantos autores magníficos, mas quem sabe um dia ne.

    ResponderExcluir
  33. Oi Ani, sua linda, tudo bem

    Que pena que não teve aqui na minha cidade. Você falou com tanto carinho, as autoras parecem ser um amor mesmo. Que inveja, queria encontrar as duas Dianas que você conheceu, adoro as duas. Sua postagem ficou ótima.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ah, eu queria ter ido! :/ Queria ter visto principalmente essa palestra da Eleonor, que é uma autora que admiro demais. Amo o que ela escreve, e lembrei dela na sua pergunta sobre séries e trilogias, já que a série dela não tem previsão nem de quantos livros serão. Cada livro é gigante, mas tem muito conteúdo. Em livros assim, em que realmente existe muita história pra contar, não vejo problemas com séries. Mas acredito que às vezes é realmente desnecessário, principalmente quando o autor escreve mais só para agradar os fãs - já acompanhei alguns casos em que isso não deu nem um pouco certo. Também não vejo justificativa na pessoa escrever um livro de 150 páginas e querer fazer uma trilogia... mas enfim, deixa pra lá... rs... Que bom que curtiu o evento!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  35. Oi Ana, que legal o evento, por todos os detalhes que você incluiu no post parece ter sido sensacional. Ainda não li nada dos autores mencionados, mas já adquiri um livro da Pepper e outro da Babi. Também não tenho sorte com sorteios, uma pena, pois fico sempre com esperança de ganhar algo, hahaha. Adorei o post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem?

    Que bacana que foi esse evento, pelas fotos deu para ver que além de ter sido uma experiência incrível você se divertiu muito. Confesso que babei um pouco naquela mesa de mimos e naqueles kits, eu também nunca ganho nada. Achei muito legal esse incentivo à literatura nacional.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi, Ani!
    Já tinha visto um post sobre o evento no blog da Tania e adorei a programação. Como a Mari emagreceu!!! Fiquei rindo de vc fangirl da Babi e da Pepper. rsrsrsrs
    Respondendo suas perguntas... Se a série/trilogia for boa, não ligo de continuar. Prefiro quando as histórias são fechadas em cada volume e se complementam (tipo HP) e não sei por que todo mundo agora quer escrever continuação, não consegue criar livro único (sinto falta também, tipo o Gomyde).
    E acho hipocrisia reclamar que a gente não lê nacional, mas escrever com cenário de fora. Claro que algumas histórias pedem (não dá pra escrever pré-1500 no Brasil), mas a maioria poderia simplesmente ter Marias e Josés como protagonista. Também não gosto do padrão loiro de olho claro, mas enfim... cada um é cada um, só não esperem que eu concorde. hahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Ani,
    sempre que posso eu participo desses eventos que acontece na cidade vizinha de onde moro, e eu amo cada detalhe, principalmente conversar com os autores. E sim, eu também fico nervosa quando é tirar foto com os autores. rs
    Nossa, eu gostaria de ter ouvido a Eleonor falar sobre tudo, de como uma editora funciona.
    Agora sobre suas perguntas, eu acho que depende muito de como um autor conduz sua historia para uma serie ou trilogia. Já li series que não deveriam ser muito longas, achei cansativa e muito repetitiva, mas, também já li series muito boa. Então acho que depende muito de como o autor trabalha.
    Sobre autores nacionais terem a mania de ambientar seu enredo fora do Brasil, eu acho desnecessário, nosso país é tão belo, que tem muito a oferecer como pano de fundo para muitas historias.
    Bom, eu adorei o post, e sua má sorte nos sorteios... Tamo junto. shuahsuahsua

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  39. Oii Ana!

    Infelizmente nunca participei desses eventos pois aqui aonde moro quase nunca tem e quando tem eu não posso ir :/ Mas é bom saber que você se divertiu e eu gostei muito do post pois parece que eu fui no evento pois sei de tudo que aconteceu lá rsrs ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bom?
    Aqui em Brasília também teve esse evento, mas infelizmente não pude comparecer. Adoro esse tipo de evento porque podemos conhecer melhor nossos autores queridos e também podemos bater papo com outros blogueiros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oie, Ani!
    Eu adoro esses eventos, especialmente quando exaltam a literatura nacional. Os brindes, as conversas, a simpatia dos autores... Se for um blog legal organizando, então, fica tudo nota 10. Espero poder ir pra mais eventos aqui na minha cidade! De vez em quando tem alguns, mas eles costumam cair em datas que me impossibilitam de ir...
    Enfim, que bom que você amou o evento! A Pepper é uma linda mesmo, extremamente simpática, e espero conhecer em breve os outros autores.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Olá, Ani, tudo bem?

    Eu já tinha conhecimento dessa semana voltada para o livro nacional, porém aqui no meu estado não teve nenhum movimento, infelizmente. Apoio bastante a literatura brasileira, ela merece ser bem mais reconhecida e creio que um dia todo o preconceito que muitas pessoas tem, acabe e passe a admirar todo esse vasto mundo dos livros nacionais. O evento deve ter sido um máximo, conheço algumas das autoras que você falou no post, e são bem simpáticas.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com