EC&M Entrevista - Claire Legrand

Oi vocês,

Que saudades, depois de ficar um tempinho afastada, estou de volta. Fui ao Rio de Janeiro para aproveitar a Bienal, mas isso não aconteceu. Estava de carona e só pude ficar cerca de 2 horas. A Bienal estava linda e gigante, não deu para ver 90% das coisas. Mas em compensação fiquei o final de semana com o namorado e foi a melhor coisa que eu fiz. Já estou com muita saudades dele...

Enfim, hoje é dia de entrevista aqui no blog!
Gostei tanto de conversar com essa autora que não aguentava mais esperar para poder divulgar aqui.
Primeiramente preciso agradecer minha linda prima que traduziu tanto as perguntas quanto as respostas e está me ajudando muito nessa fase bilíngue do blog - vou começar meu curso de inglês em breve. Obrigada Vic <3

Há muito tempo atrás eu resenhei o livro O Misterioso Lar Cavendish e hoje trago a resenha com a autora mais extrovertida que já conversei. Vamos conhecer um pouco mais de Claire Legrand.


Claire Legrand costumava ser musicista, até que percebeu que não conseguia parar de pensar nas histórias que criava em sua cabeça. Agora ela é escritora e pode ser encontrada diante de seu computador, digitando concentrada em seu teclado, perdendo-se entre as estantes da biblioteca local, ou embarcando espontaneamente em aventuras em terras desconhecidas. Este seu primeiro livro ganhou o prêmio de Melhor Livro Infantil da Biblioteca Pública de Nova York em 2012. Tem mais dois títulos publicados, The Year of Shadows [O ano das sombras] e Winterspell [Feitiço de inverno]. Mora em Nova Jersey com um dragão e dois gatos.





Olá Claire, gostaria antes de tudo que você se apresentasse para nossos leitores. Para você, quem é Claire Legrand? (Hello Claire, first of all I would like you to present yourself to our readers. For you, who is Claire Legrand?)


Oi! Obrigado por me entrevistar! Eu estou muito ansiosa para conhecer seus leitores.
Claire Legrand é uma ex-musicista, autora, e fangirl desde sempre que ama filmes, TV, cultura pop, musica, moda, design (de interiores e gráfico), comida, esportes, e claro, livros. Ela é uma parte unicórnio brilhante, uma parte novela gótica de terror e uma parte mulher guerreira. C.J Cregg do The West Wing (serie de televisão americana) é o Patronus dela.

(Hi! Thank you for interviewing me! I’m so excited to meet your readers.
Claire Legrand is a former musician, current writer, and forever fangirl who loves movies, TV, pop culture, music, fashion, design (both home and graphic), food, exercise, and, of course, books. She is one part sparkly unicorn, one part gothic horror novel, and one part warrior woman. C.J. Cregg from The West Wing is her Patronus)

O Misterioso Lar Cavendish é o seu primeiro trabalho e recebeu o prêmio de Melhor Livro Infantil da Biblioteca Pública de Nova York de 2012, qual foi a sensação de receber esse prêmio?(The Cavendish Home for Boys and Girls is your first work and won the prize of Best Children’s Book of the New York Public Library in 2012, how did it feel to win that prize?)

Foi incrível! Bibliotecários são muito importantes, e ajudam a moldar as vidas de leitores jovens.  Saber que que os bibliotecários da Biblioteca de Nova Iorque gostaram tanto do meu livro para me dar o prêmio foi uma honra.

(It felt wonderful! Librarians are so important, and help shape the lives of young readers. Knowing that the NYPL librarians loved my book enough to recognize it this way was an immense honor.)

Você é musicista como Lawrence, como foi o processo de criação dos personagens? Você se inspirou em alguém que você conhece para construção dos aspectos físicos e psicológicos?(You’re a musician like Lawrence, how was the creating process for the characters? Did you get inspiration from someone you know for the building of the physical and psychological aspects?)

Victoria é muito parecida comigo quando eu tinha doze anos. Mesmo ela sendo um pouco mais intensa do que fui, eu também era obcecada com notas, seguindo as regras, e tudo sendo perfeito. Pensar como eu era nessa idade me inspirou enquanto eu criava o seu personagem.

No Lawrence, eu definitivamente usei meu amor por musica quando eu descrevi como ele tocava o piano e como musica é importante para ele. Eu tinha um amigo no Ensino Médio que tinha cabelo preto cheio de fios cinzas, e isso inspirou o cabelo “gambá” do Lawrence.

(Victoria is very much like I was as a twelve-year-old. Although she’s a bit more intense than I ever was, I was also obsessed with grades, following the rules, and everything being just so. Thinking back to how I behaved at that age inspired me as I crafted her character.

As for Lawrence, I definitely drew upon my own love of music when I described how he looks playing the piano and how important music is to him. I had a friend in middle school who had thick black hair peppered with gray hairs, so that inspired Lawrence’s “skunk”-ish locks.)

O Lar Cavendish é cheio de detalhes, as paredes têm vidas e tudo sempre é muito misterioso, qual foi a maior inspiração para você começar a escrever a obra? (The Cavendish Home is full of details, the walls are alive and everything is always very mysterious. What was the biggest inspiration to start writing the book? )

Quando eu estava na faculdade, eu morava na rua de um orfanato. O prédio principal era muito velho e imediatamente atiçou minha imaginação - e o fato que eu nunca via ninguém no espaço! Eu queria saber o que estava acontecendo dentro das portas fechadas, e pensando sobre as possibilidades sinistras inspiraram o Lar Cavendish. Eu tenho certeza que o orfanato era de fato uma organização completamente respeitável, mas, eu sou autora! Nossos cérebros tendem a tornar coisas normais do dia a dia a estranhas e sinistras.

(When I was in college, I lived down the street from an orphanage. The main building was very old and immediately stirred my imagination—as did the fact that I never saw any people on the orphanage property! I wanted to know what was going on beyond those closed doors, and thinking about the sinister possibilities inspired the Cavendish Home. I’m positive that this orphanage down the street was in fact an entirely respectable organization, but, hey, I’m a writer! Our brains tend to take normal, everyday things and transform them into the strange and the sinister.)

O final do livro ficou um pouco “em aberto”, nos dando a sensação de que haja uma continuação. Você pensou já pensou em escrever um segundo livro para a obra? (The end of the book was left “open”, giving us the feeling that there will be a sequel. Have you thought of writing a second book for the novel? )

Eu pensei nisso - e certamente recebi muitos emails de leitores pedindo uma! - mas não tenho planos atuais para escrever uma continuação, não. Talvez algum dia! Eu tenho algumas ideias na cabeça. Nós teremos que esperar e ver o que o futuro traz.

(I’ve thought about it—and I’ve certainly gotten a lot of emails from readers asking me for one!—but I have no current plans to write a sequel, no. Maybe someday! I have some ideas puttering around in the back of my head. We’ll just have to wait and see what the future holds!)

Visitando seu site eu vi que você tem cinco livros publicados. Você já está trabalhando em mais alguma obra? (Visiting your site, I noticed that you have 5 other books published. Are you working in anything else? )

Ah, eu sempre estou trabalhando em outros livros! Eu tenho duas historias que vão sair em duas antologias diferentes: Guys Reading Terrifying Tales (sai dia 9 de janeiro) e Been There, Done That (sai dia 11). Meu outro livro, Some Kind of Happiness,  sai em Maio de 2016. Eu tenho outros projetos também, mas não posso revelar nada ainda!

(Oh, I’m always working on other books! I have two short stories releasing this fall in two different anthologies: Guys Read Terrifying Tales (releases 9/1) and Been There, Done That (releases 11/). My next novel, Some Kind of Happiness, releases May 2016. I have other projects in the works as well, but I can’t talk about them yet!)

Temos apenas uma obra sua lançada aqui no Brasil, você sabe se haverá mais algum lançamento por aqui? Pretende visitar o país?(There’s only one of your works in Brasil, do you know if any others are coming soon? Do you plan on visiting the country? )

Eu espero que meus livros sejam publicados no seu pais - e em muitos outros! Eu adoraria visitar; espero que algum dia tenha a chance.  #ficaadicaGutenberg

(I hope that more of my books are published in your country—and many others! I would love to visit; I really hope I’ll be able to someday.)

Agradeço a oportunidade de te conhecer um pouco mais. Por favor, deixe uma mensagem para nossos leitores. (I thank you for the opportunity to get to know you a bit more. Please, leave a message for our readers . )

Meu melhor conselho para os leitores é leia muito, diferentes gêneros e idades. Quanto mais você lê, mais você aprende.
Para os autores: Os melhores livros não são criados em uma bolha. Não tenha medo de pedir ajuda para outros, e busque uma comunidade de autores - pessoas que vivem perto de você, ou do outro lado do mundo. Eu tinha vergonha de pedir para meus amigos lerem e ajudar com ideias. Agora, eu trabalho com diversos amigos, e a gente se ajuda lendo e criticando o trabalho dos outros. É sempre bom pedir para outra pessoa ler. Eles verão tudo com outros olhos, e achar erros que você talvez não.

Outra vez, muito obrigado por me entrevistar! E lembre, você sempre pode me achar no Twitter @clairelegrand ou no Tumblr.

(My favorite piece of advice for readers is to read a lot, and read widely, across many different genres and age categories. The more you read, the more you learn from other writers. You learn to internalize the good techniques and move away from the bad ones. 
Also, the best books aren’t created in a vacuum. Don’t be afraid to reach out to other writers and build a community of writers for yourself—whether those people live in your town or halfway across the world. I used to be embarrassed to ask my writer friends to read my work and help me brainstorm. Now, though, I work closely with several friends, and we help each other grow by reading and critiquing each other’s work. Creating a trusted group of writer friends is invaluable. By critiquing your friends’ work, you learn how to edit, and therefore improve your own writing. And it’s always helpful to have someone with fresh eyes read your stories. They’ll catch mistakes you won’t, and will provide new insight that could help you see your work in a whole new way.)

Thanks again for interviewing me! And remember, you can always find me on Twitter or on Tumblr

A Claire é uma graça né? Eu adorei conversar e conhecer um pouco mais dela. Como eu disse na resenha, a narrativa da autora é muuuito boa então eu espero de coração que a Gutenberg ouça o pedido da Claire e meu e tragam mais obras para nós!

Beijinhos,

34 comentários

  1. Olá!

    Quanta simpatia da Claire! Não li O Misterioso Lar Cavendish, mas já vi algumas ótimas resenhas, mas não consegui lê-lo. Tomara que mais livros dela venham pro Brasil. Vamos encher as redes sociais da Gutemberg pedindo mais!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro as entrevistas daqui, são sempre ótimas!
    Amei!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAH Pelo menos você foi na Bienal. Nem consegui ir. =(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, adoro saber como os autores se inspiram para criar personagens e locais.
    Também me apaixonei pelo livro dela.
    Parabéns pela entrevista

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei,ela é uma autora muito simpática,e o livro dela é bem interessante.
    Ótima entrevista.

    www.garotoaocubo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A imaginação dela é bem fértil mesmo haha
    Não li nada dela, mas gostei da personalidade da autora. Achei ela bem divertida nas respostas.
    O livro dela deve ser legal, seu puder ler, farei isso sim!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani! Parabéns por mais uma entrevista. Eu não conhecia essa autora e o livro, porém com os comentários que ela fez na sua pergunta sobre a inspiração para "O Misterioso Lar Cavendish" me deixaram bastante curiosa. Tomara que ela trabalhe em uma sequencia, né? Acho que quem gostou do livro provavelmente vai ficar torcendo.
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Um dia, amigos, um dia estarei entrevistando autores tão fofos e simpáticos assim. Um dia estarei entregando ótimas entrevistas aos meus leitores. Parabéns <3
    Ainda não li "O Misterioso Lar Cavendish", mas minha amiga me deu o marca página e TODA VEZ que eu o vejo penso que deve ser incrível. Sim, me apaixonei por um marca página. Imagina se eu ler o livro...

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Parabéns por mais uma entrevista. Gosto de saber um pouco mais sobre autores, suas inspirações e coisas do tipo. Não conhecia essa autora e ela parece ser super simpática.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani!
    Adorei a entrevista. A autora parece ser muito legal!
    Eu nem conheço o livro dela, mas fiquei morrendo de vontade de ler.
    Ganhou uma leitora.
    :D
    O sorriso dela é tão simpático, dá vontade de ser amiga, haha.
    E saber que ela se inspirou nela mesma aos 12 anos para criar a personagem achei super legal.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Aah, na real você aproveitou um pouquinho de cada né hahaha e adoreei a entrevista, principalmente por ser internacional, ainda não conhecia essa autora!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Despertar do Príncipe", vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Ani lindona parabéns pela entrevista, gostei muito da simpatia da autora. Ainda não li o livro dela, espero ler em breve, adorei saber que é música é uma de suas paixões . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Autora muito simpática. hahaha Sério que você foi pra bienal??? Eu tenho um sonho: Ir pra bienal do Rio. Aqui em Brasília só tem bienal ruim.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Algo que eu adoro ler são entrevistas. Tanto nacionais quanto internacionais.
    Não conhecia Claire, é mesmo uma moça adorável e dá para ver o quanto gosta de escrever. Estou aqui na torcida para que a Gutenberg traga mais dessa autora para que possamos conhecer sua escrita.
    Beijos,
    Gabrielle G - Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani, eu sou louca para ler o livro da autora, e caramba adorei a entrevista, fiquei mais curiosa ainda, a autora é muito querida e simpática!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parabéns pela entrevista! Gostei muito, não conhecia a autora e fiquei feliz em saber que ela é bem simpática, isso é muito bom! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá :D
    Parabéns pela entrevista!
    Não conhecia o livro e nem a autora. Ela é realmente uma fofa. Cabeça de escritor é bem fantasiosa. Adorei!
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Ani, não conhecia a autora, mas achei ela uma fofa pelas resposta e fiquei curiosa para conhecer suas obras *--* Uma pena temos só um livro dela publicado por aqui.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Puxa, Ani, duas horas na Bienal, principalmente na Bienal do Rio que é enorme, não dão para nada. :/ Mas pelo menos você passou tempo com o namorado! =)

    Parabéns por mais uma entrevista internacional! Já gostei da autora quando ela disse que ela é parte unicórnio brilhante, rs, mas toda a entrevista ficou muito legal. Achei bem interessante a dica que ela deu para os autores sempre pedirem para alguém ler suas obras, isso com certeza ajuda muito a não deixar furos na história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani, minha flor...
    Parabéns pela excelente entrevista e pelas perguntas... eu não curto o gênero que a autora escreve, mas eu a achei uma mulher encantadora... ela é super simpática e pareceu curtir demais a entrevista, pelas suas respostas dá para notar o quanto ela se disponibilizou em responder e nada ficou artificial, porque ela abriu seu coração... parabéns linda... desejo que venha cada vez mais entrevistas inspiradoras e que seu blog lindo cresça muito mais... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olha primeiramente tenho que te parabenizar pela sua entrevista, porque ficou ótima. Adorei as perguntas que você fez para a autora, até porque é bem legal conhecer um pouco sobre ela. Achei ela bem simpática pelo que ela disse. Eu ainda não conhecia seu trabalho, mas espero poder conhecer em breve. Parabéns. Espero que traga outras entrevistas como essas por aqui =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/setembro-nacional-cristiane-broca.html

    ResponderExcluir
  22. A Claire é um amor, muito simpática! Tantas obras lançadas, tomara que venham para o Brasil! Adoro esse tipo de leitura!
    A entrevista ficou muito boa Ana! Parabéns!

    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  23. Oi, não conhecia a autora, nem o livro, mas, ela parece ser incrível.
    Achei muito legal a disponibilidade dela de conceder a entrevista.
    Adorei
    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  24. Que autora simpática! Ainda não a conhecia, mas me senti sua amiga depois do post. Ela parece estar falando diretamente com você. Quero ler seu livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Any,
    nossa que autora simpática, as respostas foram tão empolgante que me senti necessitada de conhecer a obra dela.
    Mas sabe o que me deixou mais curiosa foi ela falar do mistério, de como ela usou o exemplo do orfanato para o instituto e tal, espero que ela pense em fazer uma continuação o quanto antes, já que ela deixou brecha para isso.
    Adorei a entrevista e conhecer a autora.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  26. Nossa! que legal, não conhecia essa autora ai, adorei a entrevista *-* muito simpática ela e eu concordo muito com o final da entrevista, quanto mais lemos, mais aprendemos, ler é uma das melhores escolas do mundo :)

    beijos
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Adorei a forma como ela se descreveu: "Ela é uma parte unicórnio brilhante, uma parte novela gótica de terror e uma parte mulher guerreira", eu sempre tive a impressão que os músicos são mais sensíveis, pelo menos ela dá essa impressão. Ela foi muito simpática e me despertou minha atenção para as suas obras.
    Entrevista ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ai que autora fofa *o* Um lado unicornio brilhante e um lado gótico hahahaha.
    Adorei as respostas delas, e fiquei morrendo de vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  29. Oiie...
    Amei o post e a entrevista, sendo sincera ainda não conhecia a escritora e amei conhecer.
    Curti muito a sua forma de abordar as perguntas, parabééns pela entrevista! <3
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Que simpática, mas não conhecia a autora, e foi muito bom saber sobre ela!
    Li a sinopse do livro e gostei é o tipo de história que me deixa super curiosa e me prende! Espero ler !

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ani! Tudo bem?
    Adorei a entrevista, e a autora é mesmo uma graça.
    Já conhecia o livro dela, só ainda não li. Espero que a Gutemberg traga a autora pra cá pro Brasil para os fãs terem a oportunidade de conhece-la. Espero também que publiquem as outras obras dela logo! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi Ani, tudo bem?
    Adorei a entrevista! Você ta toda chique com o autores estrangeiros hahaha Não conhecia a autora, mas ela parece ser muito legal mesmo. Vou procurar para ler a resenha que você fez e o livro também, que parece ser muito legal.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  33. Oii!

    Ela é uma graça mesmo! Estou louca para conferir as obas dela e espero que a editora tradução as próximas obras dela ^^ Amei conhecer ela!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  34. Oiiiii
    Realmente que simpatia mulher...
    Não conhecia a autora nem as suas obras, mas agora estou curiosa :3 hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com