O Garoto dos Olhos Azuis - Raiza Varella

Oi vocês,

No início do mês eu recebi esse livro em parceria com a autora Raiza Varella, todo mundo sabe que eu sou fã de Chick Lit né? Quando recebi a proposta de resenhar a obra, não pensei duas vezes e hoje vou contar um pouco mais da história da Bárbara.

Título: O Garoto dos Olhos Azuis
Autora: Raiza Varella
Páginas: 352
Editora: Pandorga
Sinopse: Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis, romance de estreia de Raiza Varella.


O Garoto dos Olhos Azuis é o primeiro romance da autora Raiza Varella e narra à história de Bárbara, uma jovem que sempre fora apaixonada por conto de fadas, príncipes e cavalos brancos. Ainda pequena, ela foi ao seu primeiro casamento e enquanto todos observava a noiva, Bárbara ficou olhando para o noivo apaixonado. O encanto e a paixão que ele observava a noiva fez com que a moça ficasse viciada por esse tipo de evento. 




O sonho dela era encontrar um noivo tão apaixonado e ela pensou que isso estava acontecendo. Era o dia do seu casamento, ela estava empolgada e ansiosa para aquela cerimônia. Não importava se a família ou as melhores amigas – que moravam com ela – fosse contra o casamento, ela queria muito isso. Ao entrar na igreja e ouvir a marcha nupcial ela olhou direto para Miguel esperando o olhar apaixonado, mas ele não veio. Miguel estava olhando para o lado dos padrinhos e isso já era um sinal de que não estava tudo certo. A gota d’água foi quando o noivo parou o casamento e correu para beijar a madrinha – e melhor amiga – no meio da cerimônia. 

"Não pense que eu sou incapaz de perdoar, não é isso. Eu sei perdoar sim, mas isso não quer dizer que eu queira ver ou conviver com quem me machuca."

O que era para ser o melhor dia de Bárbara se tornou um pesadelo, ela resolve então voltar para sua cidade natal para recomeçar a vida com a ajuda dos seus dois irmãos e dois amigos. Ela então tem que aprender a lidar com a dor da perda e tentar superar a decepção amorosa. Será que o cavalo branco só passa uma vez?

"Sabe Ian, acho que a felicidade não é algo palpável, é simplesmente um estado de espírito. Uma hora você está e isso pode mudar em questão de segundos, com uma palavra, um gesto, uma música." 

Narrado em primeira pessoa, pela maior parte do tempo pela Bá, a autora traz todos os elementos de uma comédia romântica. Os personagens são bem descritos e cada um com uma personalidade muito bem colocada. Raiza teve o cuidado de trabalhar todos os personagens secundários, que fazem parte e ajudam muito a trajetória da personagem principal. 



Durante o enredo o passado de Bárbara é revelado em uma cena especifica, onde ela conhece o “Garoto dos Olhos Azuis” e desde então ela não consegue esquecer aqueles olhos e a atitude que ele teve com ela. Isso é presente em vários momentos e eu já de cara tinha descoberto o paradeiro desse personagem, só Bárbara que não. Uma coisa que me incomodou muito nela foi a indecisão. Bárbara é uma típica personagem de comédia romântica, que tem tudo na cara, mas não quer enxergar sabe? Vive em negação e isso acabou me incomodando um pouco. Ian, um dos amigos que divide apartamento com ela, é extremamente encantador, me apaixonei na hora por ele.



A diagramação do livro está encantadora, desde a capa ao conteúdo. A Pandorga teve um cuidado muito grande em relação ao visual do livro, as folhas são amareladas, cada capitulo começa com uma frase de música, ou trecho de livros/filmes relacionado com a cena seguinte. Infelizmente, havia alguns erros gramaticais, mas não me incomodou muito.



A leitura dessa obra é rápida, divertida e muito envolvente. A autora soube colocar diversos elementos sem se perder no enredo e é fácil, fácil torcer pela felicidade do casal (e querer dar um chacoalhão na Bárbara).
Aconselho a leitura para os fãs de chicklit e de filmes de comédia românticas. 

Beijinhos,



40 comentários

  1. Olá!

    Também tenho esse livro, mas ainda não tive tempo (vou levar pra ler na viagem rs) mas sei que a leitura será prazerosa tanto pelo cuidado da Pandorga para com capa e diagramação como pela delicadeza da história - que é visível graças a capa e a própria história - e a delicadeza da Raíza em autografar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Achei bem legal a premissa do livro, já que gosto dessa pegada mais leve e divertida. Na verdade, gosto bastante de comédia romântica e isso despertou minha atenção. Muito sucesso para a autora!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li pouquissimos livros do gênero, achei interessante. Também notei o livro autografado pela autora, acho legal quando entramos mais em contato com os autores, principalmente os nacionais.

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, gostei da sua resenha, parabéns, eu ainda não conhecia o livro, mais parece interessante, quem sabe eu leia, otimo trabalho.

    Beijos.
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e não conhecia o livro, parece ser ótimo!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu tô doida para ler esse livro. A premissa me conquistou e a capa eu amei.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aah, agora sim pela sua resenha deu pra entender o porque do cavalo. Gostei da premissa, mostra bem a superação de sonhos destruídos, e acima de tudo sobre ter esperança né :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Máscara", vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Achei muito legal a premissa do livro, mesmo eu não sendo tão fã de chicklit. No inicio achei a capa um pouco cafona, mas com a ideia de ~príncipe encantado e cavalo branco~ ela acabou fazendo muito mais sentido. E coitada de Barbara, ver seu momento sonhado ser estragado dessa forma; Mas fiquei bastante curiosa para saber o que acontecera com a personagem após conhecer o tal garoto dos olhos azuis.

    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Sabe, assim que você falou da fixação dela pelas cerimônias, me lembrou de um filme chamado: Vestida para casar. A personagem havia sido madrinha de 27 casamentos e em todos eles quando todos olhavam para noiva, ela encarava o noivo, so para ver a reação dele. Eu achei que ia ser parecido com a história, mas pelo que vc contou, nao tem nada a ver. E eu fiquei pasma com o que aconteceu no casamento dela!! Eu acho que eu acabaria um buraco e me enfiaria la se fosse ela rs. Fico ainda mais feliz por saber que é nacional e tem essa capa lindaaaa. Com certeza eu vou add na minha estante do skoob e espero em breve poder le-lo. Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei a premissa do livro, paece aqueles chick-lits malucos, só não achei que a capa ficou condizente com o gênero do livro, apesar dele ser lindo. Mas gostei muito da resenha, eu como amante de comédias românticas iria adorar.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Achei título e capa lindos. Mas não sei se leria, porque a personagem parece ser bem do tipo "comum" e que acaba irritando a gente algumas vezes. Parece ser bom, uma leitura mais leve e despretensiosa... Então não sei. Em alguns momentos esse é o tipo de livro que a gente precisa.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  12. Amoo livros assim! De romance e com uma leitura rápida e deliciosa. Gostei mt do enredo e acho q se der, vou procurar lê-lo!

    Vc poderia por onde comprar no post, iria ajudar e mt rs

    Beiijoos
    Blog Meia Noite BR

    ResponderExcluir
  13. Oi Aninha! Tudo bom?
    Nossa, eu sou louco apaixonado por ChickLit também. E eu ouço um burburinho gostoso sobre esse livroo que fez com que ele entrasse na minha lista de desejos. Ótima resenha. Amei essa frase:
    "Não pense que eu sou incapaz de perdoar, não é isso. Eu sei perdoar sim, mas isso não quer dizer que eu queira ver ou conviver com quem me machuca."

    Bjux.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii! Adorei a sua resenha e fiquei interessado pelo estilo de comédia romântica!
    Entretanto, não curti muito a capa. Não identifiquei com ela.

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi outras resenhas dele, mas ainda não vi vendendo. Estou evitando comprar pela internet porque na internet eu compro o que eu quero mais uns outros e a pilha de livros não lidos aumenta cada dia mais. Essa leitura me parece leve, eu preciso assim que terminar um dia que a situação está arrastada para mim
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani, que bom saber que você gostou do livro, eu tenho ele aqui e ele será minha próxima leitura! Estou muito ansiosa, ainda mais com a sua resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Incrível que quando olhei a capa na hora achei que tinha cara de livro chato, mas a sua resenha provou o contrário. Adorei a resenha, o livro parece ser divertido. Vou procurar por ele, pos adoro chick lit!

    BJu

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Não sou muito fã de chick-lit, mas eu adoraria ler esse livro. Gostaria de saber como a bárbara sai dessa e se apaixona de novo, parece ser um livro gostosinho!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas só a beleza da capa me fez ler a resenha e achei interessante :)
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  20. Gostei da estória. Não diria que é o melhor livro que já vi esse ano, mas eu leria sim. Gosto de uma boa comédia romântica, afinal sou uma romântica incurável.
    hahaha
    Gostei da capa também, desde aquele dia que você levou ele pra faculdade.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  21. nossa, adorei a capa, achei mt linda! gostei bastante da resenha tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  22. Oiiii
    Então eu sou suspeita a falar por a Raiza ser a minha escritora favorita, maaaas enfim... Esse é sem dúvida meu livro fav, e eu ameii a resenha ^^
    Super recomendo o livro Caçadora de Estrelas que será o próximo lançamento e o conto o Último Adeus é perfeito! Espero que goste.
    Bjooos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Aniiii como assim o cara vai lá e beija outra no próprio casamento??? CHOCADA!!! Fiquei surpresa de saber que esse livro é da Editora Pandorga, já tinha lido algumas resenhas mas confesso que nunca reparei nisso. Bom, acho que essa indecisão da protagonista iria me irrita e, talvez eu esteja enganada, acho que já saquei quem é o tal garoto dos olhos azuis, fiquei com vontade de ler, mesmo não sendo meu gênero preferido

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani! Eu gostei muito do livro, essa paixão da protagonista por casamentos me lembra uma amiga que se casou há alguns dias e saiu dizendo que sempre queria casar. Aí o agora marido dela disse "comigo, né?" e ela respondeu que não, que só queria casar mesmo! hahahahaha... Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e adorei acompanhar o relacionamento da Bárbara com a família. E a indecisão dela não me irritou não, acho que entendi devido às circunstâncias.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Estou arrasada, que tipo de homem ele é para desfazer o casamento no altar, na frente de todos e o pior dessa forma, ela só ganhou com isso, ele não a merecia!!!! Que linda história, estou suspirando aqui, parece conto de fadas mesmo, super romântica, amei!!!!! Também já tenho ele aqui e é um dos próximos da lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana! Tudo bem?
    Eu adorei a sinopse do livro... E o fato da estória se parecer com uma comédia romântica é bem atrativo também. Talvez o fato da protagonista sem indecisa tenha me deixado com um pezinho atrás, mas nada que não possa ser superado! Rs...

    Adorei o seu blog! Seu layout é incrível!
    Que banner maaaaaiiiis gracinha do mundo!!!! *-----*

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de convidá-la a nos fazer uma visita!
    Acabamos de ingressar no mundo "bloguístico literário" e adoraria saber sua opinião sobre nosso blog! E, melhor, adoraria que nos visitasse sempre! Espero por você! Vem dar pitaco com a gente! :D

    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    Beijos!
    Bom feriado!
    Fabíola Carvalhais.

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani!
    Que edição linda! Me encantei com a capa.
    E eu amo Chicklit! *---*
    Vou atrás desse livro sim, um romance faz todo meu estilo. E sabendo que é nacional, me empolga ainda mais.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Esse tipo de romance eu curto, uma comédia romântica! Imaginei a cena de casamento, o noivo beijando a madrinha. Mataria os dois
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  29. Olá, Ani. Tudo bem?
    Confesso que não curto muito esse tipo de enredo; geralmente prefiro livros mais densos. Mas quem sabe dê uma chance ao livro futuramente. Parece ser um bom livro para ler enquanto se relaxa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  30. Oláá! Tudo bem?
    Esse livro parece ser bem divertido, pelo visto realmente foi todo bem trabalhado e isso é muito amorzinho.
    É uma história que eu leria sim, parece ser não ter muita enrolação para o desenrolar das coisas.
    AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIII o título (uma paixão interna aqui, haha).
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Ani, tudo bem amore??
    Nossa super legal a premissa desse livro... ainda mais eu que curto demais uma comédia romântica... daquelas bem bobas que dá vontade de sacudir a protagonista... nossa lendo sua resenha me vi assistindo um filme, principalmente na hora que o noivo saiu para beijar uma das madrinhas.... isso soou bem divertido e sofredor para a mocinha... geralmente não leio livros assim, fico mesmo nos filmes... mas neste até que fiquei curiosa para ler... a sua resenha contribuiu e muito pra isso... parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Geeente, eu ficaria traumatizada! Diz que ela deu umas bofetadas na 'melhor amiga'! *o*
    Olhando a capa eu nunca imaginei que tivesse uma vertente cômica, adorei isso e já quero ler =)

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  33. Oi, Ani.
    Que cena chocante logo no começo.
    É realmente trágico.
    Eu gosto de comédias românticas. Geralmente são boas.
    Não é o melhor livro do ano, mas seria uma leitura agradável.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  34. Olha eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro, mas estou bastante curiosa, porque todos tem falado muito bem sobre ele. Eu comprei da autora ele e estou bastante ansiosa para fazer a leitura, mas por conta do tempo anda bastante dificil de pegar alguns livros que quero sabe? Mas mesmo assim tenho que confessar que sua resenha me chamou bastante atenção. Gostei das suas impressões e achei linda a letra da autora rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resumo-do-mes-agosto.html

    ResponderExcluir
  35. Olá, não sou muito fã de comédia romântica, mas alguns, sempre me despertam um interesse, vou procurar esse livro depois bjos.

    PS: que letra bonita da Raiza hein. rs.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Ani, adorei a resenha. O livro parece ter uma história bem legal e engraçada, fazendo com que a leitura flua muito fácil. Não sei se daria uma chance a ele porque o livro é de um gênero que eu não curto. Mas quem sabe num dia que eu esteja mais amorzinho né hahahah

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Esse está no top dos desejados e não vejo a hora de ler. A história super me atrai, adoro esses romances engraçados. Fico imaginado a reação da Barbara em ser abandonada no altar. Gente, eu preciso desse livro rs para ontem!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas achei a capa muito bonita, apesar de não ter costume de ler livros de romance, esse me deixou bem curioso. Adorei a resenha, beijos!

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com