EC&Mimimi - Vida de blogueira

Oi vocês,

Fazia tempo que não escrevia um #mimimi por aqui. Eu estive pensando em diversos temas para desabafar, mas nenhum se formava bem na minha cabeça. Então, decidi fazer diversos tópicos de coisas que me incomoda nesse mundo da blogosfera. Lembrando que o objetivo não é ofender ninguém, muito menos quero ser a rainha da verdade. Esse post é apenas minha forma ácida de ver as coisas.



I - Inspiração ou Imitação?

"Na TV nada se cria, tudo se copia"
- Chacrinha
Essa frase do Chacrinha pode muito bem adaptada para os dias de hoje em qualquer ocasião. Claro que é muito difícil você ser 100% original. A internet é um "lugar" gigante onde milhares de pessoas possuem acesso e com isso, diversas ideias são depositadas nela. Mas não é estranho quando você, posta uma coluna nova no seu blog e incrivelmente diversos fazem o mesmo? Ou quando você começa um padrão em suas postagens e outro blog começa fazer "parecido"?
Esses dias estava respondendo comentários quando estava lendo uma resenha, parecia que já tinha visto em algum lugar. Ao ler com mais atenção, percebi que o início dela era justamente o que EU tinha postado na semana anterior, com algumas mudanças de palavras.


Já me inspirei em diversos blogs e já recebi várias mensagens de blogueiras dizendo que estava se inspirando no EC&M, ou em algo que falei e acho isso muito legal. É sempre bom ser a inspiração, mas isso é diferente da cópia.
Outra coisa que percebi também foi sobre a nossa coluna EC&M Entrevista. Pois é, desde o início do segundo semestre eu voltei com essa coluna e estou entrando em contato com diversos autores para trazer conteúdo. Ela é excelente por me ajudar a exercitar o jornalismo e poder mostrar para vocês o outro lado do livro, ás vezes, com uma entrevista podemos olhar para a obra com outros olhos. Pois bem, desde que comecei a trazer entrevista internacional aqui, percebi que o número de acessos subiu e de blogueiros com essa coluna também. Entendam, não estou dizendo que eu inventei isso, porque não foi, mas MEUDEUSDOCÉU o que custa criar as próprias perguntas hein amiga?
Teve uma blogueira que copiou tão bem copiado que mandou o nome do livro errado para o autor...
Então, a minha dica é: Se inspire, mas seja criativo!
Até porque, plágio é crime ;)

II - Autores nacionais:

Desde que comecei com o blog aprendi a admirar muito nossa literatura. Confesso que sempre tive um preconceito em relações as obras nacionais, mas isso mudou depois que comecei a conhecer melhor o universo.
E com o blog vem as parcerias e até mesmo um contato maior com os autores. E tendo tuuuuudo isso, acontece o que? Isso mesmo, muito mimimi. Diariamente, eu vejo um status no Facebook de blogueiro dando indireta para autor, autor dizendo que blogueiro não valoriza nacional... Isso é um pouco complicado, acho que existem pessoas e pessoas e normalmente um exemplo ruim acaba manchando a imagem de diversas pessoas que trabalham super bem.



Eu já tive problemas com autores nacionais que não curtiram minha resenha por ser negativa. Fui excluída, a parceria acabou e ainda falaram mal do EC&M. Sinceramente, não liguei, porque se a pessoa não sabe lidar com críticas ela está na profissão errada. Mas isso é ruim, pois acho que qualquer dica que possamos dar, é justamente para o crescimento do profissional.
Dica da tia Ana para esses "profissionais" é: saia da redoma de vidro. Nem todo mundo vai te amar e críticas normalmente servem para nosso crescimento!

Ps: AMO meus parceiros e ultimamente tenho lido mais nacionais, mas tenho uma preguiça de autores que não sabem aceitar opinião.

III - Comentários ruins:

Olha, já perdi a conta de quantos posts eu já fiz sobre esse assunto aqui no blog. Mas parece que é sempre bom relembrar né?
Eu até brinco que comentário spam de blogueiras de moda eu aceito, mas de blogueira literária não dá. Fico imaginando o porque a pessoa faz isso. Sério! Abra seu blog e imagine receber diversos:
"Oi, adorei a resenha"
"Nossa, a capa é linda, vou adicionar na lista"
"Não conhecia, parece bom"
Seguidos de diversos links para seguir e compartilhar.



É a pior coisa, não apenas para mim que recebo, mas para a sua imagem que fica vinculada, porque eu não visito blogs de quem comenta dessa forma.
Mas acho que o pior comentário é aquele em que a pessoa diz "já li esse livro e gostei". OK, fico feliz que tenha gostado, mas porque você não diz para mim o que sentiu ao ler a obra, suas impressões. O que custa dizer se concorda comigo ou não? QUAL É A DIFICULDADE DE LER UM POST?
Como sempre digo, esse é um tema que serve muito para mim, pois as vezes eu faço esse tipo de comentário, mas estou me policiando ao máximo.
A minha dica em relação a isso é: coloque-se no lugar. Se você gostar de receber algo do gênero, ok. Se não, just stop!

IV - Tudo falsiane!



Todo santo dia eu entro no meu Facebook e tem alguém reclamando sobre a amizade entre blogueiros. Principalmente quando há eventos como a Bienal. As blogueiras que ficam em casa adoram jogar indiretas para as que foram e estão se divertindo lá.
Eu não sei de onde saiu esse termo mas gente, qual é a dificuldade de aceitar as amizades alheias?
Quando estive na Bienal, encontrei diversas blogueiras que admiro e me inspiro e é tão bom encontrar pessoas que você lê diariamente e poder conversar pessoalmente. Eu tenho a teoria de que blogueiras que fazem esse tipo de comentário que é a tal da falsiane.
Minha dica é: Vá caçar o que fazer e pare de jogar indireta!

V - Spoilers

Acho que isso é uma reclamação geral certo? Você está lá, toda linda lendo a resenha quando do nada vem um: "Nossa, fiquei tão triste, ele não merecia morrer daquele jeito" POOOOOOORQUEEEEEEEE???????
Sério, eu sou contra qualquer resenha que fale um pouco mais da sinopse, isso porque eu não leio sinopses, então quando a pessoa se aprofunda demais no enredo acaba soltando spoilers e nem percebe que está fazendo.

Sempre acho que resenha é um trecho da história e o restante como a autora conduziu o enredo, como você se sentiu ao ler a história, como foi a edição que você leu, não precisa contar um pouco de cada capítulo, porque perde um pouco do brilho da obra.
Minha dica para esse tópico é: Releia sua resenha antes e publicar ou peça ajuda de algum amigo para conferir se está coerente e/ou se tem detalhes demais que possa soar como um spoiler.

Esses são os tópicos que me vieram na cabeça para esse post, diz aí nos comentários o que você acha. Já passou por algum desses temas? Concorda ou discorda de mim?
Lembrando que, nada que foi dito aqui são verdades absolutas ou foi para ofender alguém. Agora fiquem com uma imagem da Jiang paz&amor que foi eliminada do MasterChef e deixará muita saudades.


Beijinhos,

56 comentários

  1. AMEI a publicação - e não é clichê hahaha
    Me dá uma raiva quando me deparo com o texto IGUAL ao do meu blog.. já quase denunciei uma vez.. pedi para modificarem.. poxa, vá criar né? Cadê a criatividade?
    E spoiler não resenha não dá.. já perdi a vontade de ler vários livros por causa disso, vou lendo super empolgada a resenha e descubro o final do livro ou do filme.. acaba a graça para mim!
    Adorei os pontos que você ressaltou!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes tenho a impressão de que esse pessoal só quer ganhar seguidores para ter parceria.
      Espero que ninguém mais faça isso, porque é vergonhoso e SIM denuncie sempre!

      Beijos <3

      Excluir
  2. Infelizmente a blogosfera literária esta passando por uma crise enorme, pessoas sem criatividade, seja em relação a posts, seja com layouts, títulos identicos, uma coisa é você se inspirar, outra é copiar na cara dura só pelo motivo de alguém estar fazendo sucesso ou o blogueiro badalado começou a fazer. Sinceramente, fico de saco cheio e por esse motivo, visito e comento somente naqueles blogs que eu curto, que são especiais. O mimimi de blogueiroxautor, isto já esta horrível também, se o autor não tem a capacidade de aceitar a crítica, e falo isso da crítica e não de xingamento (pois tem blogueiro que só sabe xingar a obra por não ter gostado), qual o motivo de querer ser escritor? Já não faço mais parceria com autor, prefiro ficar com os que já estão comigo e se eu tiver interesse em ler a obra, vou procurar comprar, afinal, posso ler quando eu quero e falar o que quero. Falsiane é o que tem demais nesse meio, acho que não tem motivo a pessoa reclamar de uma que esta na bienal, confesso que fiquei com aquela invejinha branca, pois queria estar lá, mas fiquei contente de ver meus colegas se divertindo nesse evento, por mais que tenha aqui em SP, não tive uma experiencia boa, então nem sei se vou ano que vem. Spoilers, deveria ser proibido, ou no minimo avisado na resenha, para a pessoa ler por sua conta, afinal, vamos concordar é chato! Spam, não aceito, seja de qual blog for, comentou assim, beleza, mas não respondo, não retribuo, quando é em rede social, eu excluo sem dó.

    Enfim, desculpe o comentário mega gigante, mas precisa colocar para fora, rs. Adorei o tema e concordo com a sua colocação!

    Beijos,

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não dou credibilidade para blogueiro que xinga autor. Acho que uma boa crítica é aquela que com educação a pessoa consegue comprovar o que achou de ruim na obra. Quando há ofensas a pessoa perde a razão.

      Minhas experiencias em Bienais são sempre mais ou menos, ano que vem quero mudar isso e transformar em algo sensacional.
      Por favor, continue assim! Você é uma daquelas pessoas que dá prazer de conhecer e conversar <3
      Obrigada por expor sua opinião aqui!

      Excluir
  3. Estou chocada com suas experiências! Achei que esse tipo de coisa não acontecesse nos blogs literários, mas pelo visto estava enganada!
    Ainda bem que nunca descobri nem fiquei sabendo de gente copiando conteúdo meu assim tão na cara dura, não sei o que eu faria.
    Uma coisa que eu detesto muito é quando, além da pessoa deixar aquele comentário padrão (Ctrl+C & Ctrl+V) dizendo um monte de coisas nada a ver e provando que não leu nada do post, a criatura ainda me coloca o endereço do blog no final do comentário, SENDO QUE tem o lugar certo de colocar isso antes do comentário em si.
    Não ouvi comentários das falsianes a respeito da Bienal não, mas sei que isso acontece normalmente, acho bem chato, a galera perde um tempo precioso que poderia estar usando pra se ajudar a crescer mutuamente. É bem difícil encontrar amizades verdadeiras nos blogs em geral, esperava que não fosse ser igualmente difícil pros literários.

    Sobre os spoilers: MEU DEUS! Um dia tava lendo uma resenha de um livro que vai virar adaptação e os atores estavam gravando e tals, eu nem tinha lido o livro e não tava com interesse de ver o filme, mas fui ler os comentários, tinha uma doida lá “blá blá blá blá pena que o fulano morre no final”, eu fiquei =O
    Fui no comentário da menina de cima e respondi “Não leia o comentário abaixo pq tem spoiler”, depois os administradores do blog excluiriam o comentário, pq né? Se tiver um desses no meu blog eu apago mesmo!!
    Sucesso e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! O tempo que a galera perde em falar mal dos outros poderia estar se ajudando, caçando conteúdo.
      MEUDEUS ainda bem que não peguei esse spoiler. Normalmente eu vou atras de alguns mas eu ODEIO quando jogam na minha cara sem eu pedir. Ainda bem que você avisou. Normalmente eu evito ler comentarios alheios com medo disso.

      Sempre deixo o link do blog porque peguei essa mania, mas se a pessoa deixa esses comentários padrões, ela pode colocar NEON que eu não vou responder HUSAHUSHAUSH
      AMEI saber que pensamos parecido <3

      Excluir
  4. Falou somente verdade, muito bom!
    Tem muitas dessas pela internet, criatividade as vezes falta pras pessoas.
    Abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee!!
    Acho que em qualquer espeço na nossa vida tanto pessoal, quanto profissional passamos por algo parecido citado a cima...
    Mas Voltando a Blogosfera, conheço algumas blogueira que todos os dias tentam causar no face book acusando alguém, dando indiretinha tanto para colegas quanto para autores e acho super chato, me irrita profundamente.Acho que tem algumas coisas que devemos guardar para si mesmo.
    Concordo em relação ao plagio também, ainda existe muito...Ler algo para ajudar clarear as ideias e trazer inspiração é uma coisa, agora ctrl C ctrl V é outra. MUITO FEIO!!
    Não custa fazer um comentário decente né, deixa a coleguinha feliz e motivada e ainda ganha um comentário digno também.. ;)
    Enfim, temos que respirar fundo e rebolar nessa Blogosfera literária néah, pois algumas coisas nunca mudam!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí Suzi, eu tô com uma preguiça dessas blogueiras, sério, dá vontade de pegar e chacoalhar a pessoa e pedir para parar de tanta palhaçada.

      Os melhores comentários são os que mais nos motivam. Aprendi que aqui temos que contar até 1000 e voltar para conseguir continuar.
      Beijooos!

      Excluir
  6. Oi, Ana! Tudo bem? Mais um excelente "EC&Mimimi" que você posta aqui! Concordo com tudo o que foi falado, mas vou tecer a minha opinião sobre cada tópico citado por ti:

    I) Graças a Deus, nunca passei por isso! Acho que não sei como reagiria se visse algum trecho das minhas resenhas ou alguma ideia sendo usada por outros blogs. Inspirar é uma coisa, agora plagiar é outra, né?
    II) Eu como estou escrevendo agora e mostrando o meu conto para algumas pessoas entendo um pouco sobre como os autores se sentem quando recebem alguma crítica negativa, mas cara: cada um tem sua opinião e críticas construtivas só ajudam ainda mais o autor. É preciso que eles entendam e saibam lidar com isso.
    III) Já passei muito por isso e só digo uma coisa: NINGUÉM MERECE! ¬¬
    IV) Não sabia que tinha tantas "falsianes" na blogosfera! :O
    V) A minha vontade é de dá uma voadora em quem solta spoilers na resenha!

    Bom, Ani, como disse: Adorei o texto! Você como sempre ARRASOU! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!

      Eu fico feliz que você tenha se identificado com alguns tópicos. Não é só comigo, amém!
      Gente, realmente tem umas pessoas que não sabem falar mas, 90% das críticas só servem para nos ajudar! Eu mesmo já fiz diversos comentários ruins, hoje eu evito o máááximo porque sei o quanto é ruim!

      MUITO Obrigada!!!!

      Beiiijos!

      Excluir
  7. Eu prefiro nem saber se alguém já me plagiou porque não sei a minha reação. E também não considero que eu escreva tão bem assim. Então ninguém vai querer copiar um post meu.
    As pessoas confundem imitação com inspiração e eu já passei por isso. Mas lendo o seu post, me lembrei do livro roube como um artista. Li a resenha dele num blog e já estou desejando. É sobre a criatividade e isso é bom.
    Eu nem sabia que havia esse preconceito em relação aos autores nacionais. Eu sempre escolho os livros pelo tema. E é triste saber que existe isso e autores que não sabem lidar bem com as críticas.
    Em relação as falsianes, já vi muitos blogueiros reclamando que não existe mais amizade na blogosfera, mas pergunta se algum deles quer ser amigo de verdade? A maioria só quer saber das parcerias e do que podem ganhar com elas.
    Sobre os spoilers, eu adoro. Só eu que gosto, mas é que as vezes saber o final me dá ainda mais vontade de ler um livro. E já vi em um blog onde a blogueira colocou um aviso sobre ter spoilers e abaixo tinha um leia mais. Então quem não quisesse ler era só não clicar no leia mais. Achei bem interessante.
    E mandei um e-mail de novo. Espero que esse tenha chegado, são e salvo. kkk. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Já ouvi falar desse livro, acho que preciso dar uma lida para me ajudar em posts aqui.
      Concordo com você!!! Eu sempre vejo a galera falando da falsidade, mas sempre priorizam parcerias e ganhar brindes de graça. Perde todo o intuito de ter um blog!

      Você é a unica que adora isso HAHAHAH. Eu sempre quando tô lendo série vou atras de um spoiler, mas não gosto de receber de graça não!

      SIM, seu e-mail chegou!!! Preciso levar para o correio!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi, Anii! Adoro esses posts de assuntos ~polêmicos~ e mimimi e etc. Eu não sirvo para fazer posts assim no meu blog pois sou muito pavio curto e vou acabar colocando uns palavrões ou citando nomes (HAUAHOUAHUAI)!
    Mas enfim, vida de blogueira não é fácil o quanto eu achava que seria. Antes de entrar para esse "mundo" sempre julguei praticamente todas que via por aí e até quando comecei ainda revirava os olhos para algumas coisas e fico feliz por ter mudado bastante o meu ponto de vista e agora entendo bem e respeito muito mais o trabalho que a galera faz (engraçado que eu ainda não consigo me ver como blogueira, mas okay!). Bom, sobre os comentários ruins no blog eu tenho uma sorte por não ter tantos assim no meu blog mas no CeV uma época era febre e eu prefiro ignorar esses comentários ou apaga-los, mas que da uma vontade de falar umas poucas e boas no email da pessoa... Aaaah! Isso da. Por outro lado eu já fiz comentários ruins em blog alheio e às vezes até hoje acho que faço, mas nesses casos não por não ter lido o post mas sim por preguiça ou pelo assunto não ser realmente do meu interesse. Sabe aquela coisa de que é chato falar sobre algo que você não gosta? Sei que é um erro muito grande, pois acho que devemos sair da zona de conforto de vez em quando mas quem disse que é fácil?
    Sobre as ~copias~ de posts, ideias e etc é um assunto mega delicado. Não querendo defender um ou outro, mas hoje em dia existem tantas coisas, tantas ideias e tantos blogs que é QUASE (quase) dificil criar algo inédito. Mas é realmente ruim quando as pessoas fazem na cara de pau, sem vergonha na cara. Isso sim acaba sendo inadmissível.
    E poxa, as blogueiras poderiam se unir muito mais. Eu vi várias fotos de blogueiras que ~conheço~ na bienal e fiquei mega feliz (e com invejinha também, admito) por elas, principalmente quando postaram fotos com as autoras internacionais e nacionais que eu gosto. Fico torcendo para eu ter a mesma oportunidade um dia. E claaaro, os famosos encontros que eu fico sonhando em conhecer uma galera na Bienal da SP e alguns eu admiro muito o blog mas nunca conversei (por minha culpa, pois sou um pouco timida e acabo nem fazendo as amizades na virtual). Enfim, textão. Sorry, mas esse é um assunto que gera um grande debate, né?
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Eu mooorro de vontade de citar nome e colocar print e link HAHAHAHAHA sou dessas, mas não pode né??
      Já cresci taaanto com o blog, hoje eu penso: como eu era bobona hahahha. É sempre bom evoluir certo?
      Concordo com você, tentei colocar isso no blog. Já existe de tudo um pouco por aqui, o que me incomoda é a cara de pau de copiar até as perguntas hahahaha pelo amor né?
      Eu fui pra Bienal mas mesmo assim adoraria ter conhecido muita gente e fiquei feliz ao ver diversos encontros.

      AMEI o seu textão! Gosto de conhecer a opinião dos outros e poder me posicionar sobre isso também!
      Beeeijos!

      Excluir
  9. Oi!
    Amo esse tipo de post, dá até vontade de escrever um livro inteiro no comentário, o triste disso tudo é porque geralmente isso acontece porque há identificação.
    Quando comecei na blogosfera eu não sabia nada de parcerias, seguidores nem nada do tipo. Naquele tempo, acredite se quiser, eu nem sequer tinha redes sociais. Hoje o que mais vejo são um explosão de blogueiros e minha maior indignação é ver que a grande maioria busca apenas parcerias, dinheiro, fama e aumentar o próprio ego. Sério, gente, o que é isso?
    Acho que é exatamente por isso que surgem tantas 'falsianes' por aí, porque é difícil achar alguém que realmente queira amizade, quando o objetivo delas é sucesso. Essas pessoas costumam ter pouco talento para escrita por que sai por aí copiando o que veem pela frente. Juro que já pensei soltar poucas e boas quando vejo alguns blogueiros que dizem gostar de leitura, mas escrevem uma resenha cheia de erros de português grotescos e sem sentido algum. Pode procurar no número de seguidores e você não terá dúvidas de que ela fez o conhecido SDV (admito que já usei desse artifício e não tenho vergonha de dizer, porque todo mundo sabe como é difícil no inicio, mas chega um momento que ter números não interessa tanto)
    A não ser os comentários ruins (quem nunca?), não passei por nenhuma dessas coisas pessoalmente, mas já vi de tudo na blogosfera. Sou dessas que acompanha a treta, mas não se mete nela! kkkk
    Quando comecei tinha certo preconceito sim da literatura brasileira, isso porque sempre fui apresentada àqueles clássicos que eram obrigatórios na escola, acho que o melhor que recebi da blogosfera foi o prazer de conhecer autores nacionais incríveis. Hoje em dia, quando vejo ou ouço qualquer crítica a literatura nacional sou a primeira a sair em defesa.
    Quanto ao spoiler, apesar de eu gostar, sou sensata o suficiente para não sair por aí contando para os outros. Lembro de ter feito uma crítica de um filme, e queria fazer umas observações que poderiam ser consideradas spoiler, então na parte especifica pus uma aviso destacado em vermelho para que as pessoas não lessem a partir dali a não ser se tivessem lido/assistido ao filme. Não teve problema algum, as pessoas que tinha visto ao filme comentaram e interagiram, e as que não, ficaram livre do spoiler e puderam ler a crítica do mesmo jeito.

    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Pode escrever um livro aqui sim! Adoro saber que você se identificou e gostou do post.
      Acho que uma boa parte dos blogueiros de hoje querem ser a Bruna Vieira, só pensam em parceiras, presente e numeros. Eu odeio isso. o intuito é expor ideias e opiniões, ganhar é uma consequencia.
      Eu sempre vou atras dos spoiler, mas poxa, não se joga assim na cara do leitor >.<

      Obrigada por se expressar aqui também <3

      Beeijos!

      Excluir
  10. Oi Ani!
    Sabe o mais engraçado? Eu duvido que alguém tenha coragem de comentar nesse post, só por comentar. Você arrasou nesse mimimi. (Confesso que tive um certo receio quando vi a música da Maysa, mas superou minhas expectativas).
    Gostei do seu posicionamento sobre 'inspiração" e não cópia no mundo dos blogs, até porque, dá para perceber quando a pessoa escreve por amor.
    E sobre a literatura brasileira, hoje uma das minhas autoras preferidas é de SP e isso é bem mais legal do que alguém que mora longe e nem entende o que eu falo né?
    Ótimo post, de verdade.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Tava pensando a mesma coisa! Ninguém vai comentar: curti o post. hahahahah

      A música da Maysa é só pela zuera mesmo hahahahhaha.
      Eu também tenho uma autora nacional favorita que eu leria qualquer coisa dela! E ela aceita bem as criticas que faço e é o que mais gosto dela!

      Fico feliz que tenha gostado do post <3
      Beeeijos!!

      Excluir
  11. Olá! Eu super concordo com tudo que você disse, principalmente a parte dos comentários as vezes as pessoas bem leem o post e vão comentar apenas para divulgar o blog, isso é muito chato. XOXO *-*
    http://blogumameninaquasemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Bom eu sou um bebe na blogosfera, estamos com uns 3 meses, e especificamene eu Dani, nunca tinha mexido com isso antes, a Carol já tinha feito umas esperiências.
    Como estou aprendendo tem coisaa que certamente faço errado, e comentarios está sendo um deles e já estou tentando elaborar mais.
    Sabe li muito dessa briguinha de bogueiro x autor e me deu certo medo de resenhar autor menos conhecido, destesto briga, ainda mais briga de gente que te pede uma opnião e depois não gosta dela.
    Ainda não tenho parcerias, mesmo porque não era esse o intuito quando criamos o blog.
    Tento muito me policiar quanto a spoilers por que detesto também, mas as vezes penso se falei demais ou de menos do livro.
    Quanto a ter conteúdo copiado, é mesmo complicado, eu gosto de me inspirar com outras resenhas, mas o que mais gosto de fazer nas minhas é por justamente a minha opnião e as coisas que eu gostei, mas o meu dilema é justamente as imagens, algumas são feitas pela Carol, outras eu acho na internet e muitas vezes não acho o autor para dar os creditos, e eu já pensei que alguma pessoa pode pegar as imagens da minha irmã e usa-las do mesmo jeito que eu faço, ai ai complicado.
    Gostei do debate proposto, e vou tentar evoluir sempre mais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Eu também tenho muito que aprender. Nossa, pastei tanto nos primeiros meses, mas hoje eu estou bem melhor, mas como sempre, aprendendo! Acho que o bom de blogar é isso. Você está sempre crescendo e aprendendo.
      Eu acho que parcerias vem com o tempo e vc deve pensar muito antes de aceitar uma por experiencia própria!
      Eu sempre uso fotos minhas, mas acho que quando você tiver fazendo a sua e pegar na internet, deixe um PS, falando que é do Google e se a pessoa for dona avisar para dar créditos :D

      Beijinhooos e que cresçamos juntas!

      Excluir
  13. Me identifiquei com todos. hauhauahau
    Ainda essa semana eu vi um fórum de clássicos da literatura que postou a minha resenha de 'Os Miseráveis' como se fosse deles. Não basta inspirar, tem que plagiar :/ Quanto aos comentários sem noção, infelizmente são a maioria. Meu blog recebe pouquíssimos comentários por isso, já disse que não faço questão que comentem só "que bacana", "quero ler", e etc, seguido do link do próprio blog para eu visitar. Para findar, spoilers deveriam ser padrão de inexistência numa resenha (desde que a resenha não seja de um ultimo livro de uma série, por exemplo, já que ai é inevitável). Mas né, vai entender... Vida de blogueiro não é facil. kkk

    Amei o post.

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      você denunciou né? Onde já se viu roubar post assim :O
      Eu também, como disse, nem respondo cometários desse nivel, acho que o blog é muito mais que números, é uma grande troca. Principalmente de experiencia!

      Realmente, spoiler de ultimo livro não dá :( :( Mas e quando o título já é um spoiler HUSAHUSHAUSHA

      Obrigada por deixar sua opinião!

      Beiiijos!

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Concordo com o que disse, muitas pessoas vendo que uma coluna deu certo em um blog e copia do outro. Claro, que muitas colunas não foram criadas pelo blog, mas goram adaptadas pelo mesmo. Também não acho legal briga entre blogueiros e autores, e concordo com o que disse.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani, adoreeeei o seu post, sério muito legal e você colocou tudo de uma forma bem divertida até. Menina eu concordo com você em tudo, eu apenas não tive esse problema com amigas falsianes de blog, sabe? não sei se é eu que sou muito fechada ou o que, mas eu converso só com uma menina que tem um blog no qual eu também sou resenhista, então para mim não presenciei esse tipo de atitude ainda. Mas sobre os comentários, eu devo concordar contigo, eu já cansei de escrever comentários enormes e sempre li os posts inteirinhos, digo se eu li e o que achei do livro e quando a pessoa me retorna o comentário é um simples "eu também já li, gostei bastante." sabe? realmente isso da raiva. Confesso que já teve vezes em que eu comentei pouco, mas também tenho me policiado bastante nisso, acho que todo blogueiro gosta e valoriza quando seu post é bem comentado.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!

      Eu tentei deixar o post o mais leve o possivel porque senão ficaria extremamente chato hahahaha.
      Poooxa, tente se abrir mais! Sempre tem uma chatona e isso é inevitável, mas a blogosfera tem pessoas incríveis que vale super a pena conhecer!
      Não sei se vc já teve esse problema, mas eu já li um post inteiro mas não tinha o que falar :(
      Esse tópico de comentários é mais um puxão para mim, preciso estar sempre me policiando para não fazer com os outros o que não quero para mim.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Olá, Ani! Tudo bem?
    Amei a sua postagem. Sério, meus parabéns! Achei muito divertido :D
    Concordo com tudo que você disse, uma vez eu passei pelo mesmo que você. Eu vi um blog praticamente copiando uma resenha que eu fiz, o mesmo formato, mas com palavras diferentes. Fiquei meio chocada com isso, mas acabei que nem fui falar nada, porque não queria confusão. Eu gosto muito de livros nacionais e felizmente nunca tive confusão com nenhum autor, mas certamente terei um dia já que eu não consigo mentir sobre a minha opinião de um livro rs Algo que sempre tomo cuidado em minhas postagens é spoilers, eu odeio quando estou lendo algo que deveria ser seguro e me deparar com algo que pode acabar com a minha experiencia de leitura. Ter um blog inclui muitas frustrações, mas no final é algo que amo fazer e espero continuar a fazer por muito tempo. Parabéns de novo pela postagem, me motivou a talvez fazer um sobre os meus mimimi's rsrs

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      A intenção é falar a verdade sem se ser de um jeito pesadão. Porque senão pareço uma velhota hahaha.
      Fiquei chocada com o número de gente que já passou por isso :O
      Realmente, o que temos de alegrias, temos de frustrações. Vou ficar no aguardo do seu mimimi <3

      Beijos!

      Excluir
  17. Olááá!!
    ONDE CLICA PRA COLOCAR ESSE POST NUM OUTDOOR?
    Você disse tudo. Ultimamente encontramos tantas coisas chatas aqui nesse mundo da blogosfera que parece surreal. Antes (até na época que entrei, inclusive) tudo isso era por um hobbie, algo para se divertir e compartilhar os gostos e hoje parece que uma grande maioria só 'vive' aqui em função de números, status e projetos de sugar (viverem de parceria).
    Lembro que a primeira vez que fiz uma parceria eu nem sabia o que era uma, de fato. Foi algo tão natural e recíproco, sabe? Deu super certo, foi bem legal. Faz um tempão, haha.
    Muita gente hoje vive de números e isso meio que me enoja (distância de gente assim).
    Outra vez postei uma resenha de um livro que li (o livro não me agradou, foi mal construído, sem pé nem cabeça)... Fui bem sincera na postagem dizendo o que achei. A pessoa vai lá e comenta: Vc falou tão bem e gostou tanto que eu quero ler.
    OOOOOOOOI? Onde eu foi que eu gostei?
    Pessoas que fazem isso não duram aqui. Sério.
    Também vejo muita gente fazendo postagem de indireta para autor/blogueira no facebook e só concluo que a mesma não tem uma louça pra lavar. Vai ver falta do que fazer dá nisso, não é?
    E acho que se inspirar é algo bem diferente de copiar. Fiz um negócio uma vez no MT e depois apareceu um monte fazendo a MESMA coisa. Coincidência, não é?
    Para você ter uma ideia, já vi gente pegando minhas imagens sem creditar, copiando coisas, mas o estopim mesmo foi quando descobri que usaram a minha página para ganhar parcerias (e ganhou de monte). Fiquei louca de raiva (foi uma longa história).
    É raro eu fazer questão de acompanhar um blog em todas as redes sociais, vc faz parte das minhas exceções, sabia?
    AMEI demais esse mimimi, quero outros assim. Como faz? haha
    Beijos,
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me tornar uma super metida com esse seu comentário <3 HSUAHSUAHSUAHUSHAU

      Sério, lembro do plágio da foto mas ainda não acredito que usaram a sua página para ganhar parceria, lembro de uma tal de Juliana - acho - que se passava por diversos blogs e ganhava livros e nunca fazia a resenha.
      Não tenho palavras para dizer o quanto seu comentário me agradou, sério. Tô me sentindo, até falei pro mozão.
      Obrigada pelo carinho e saiba que ele é reciproco ;)
      Tem vaaaaarios temas aqui já hahahahaha

      Beeeijos!

      Excluir
  18. Oi Ani, tudo bem? Parabéns pelo texto e concordo com tudo.
    Nunca passei por plágio e nem imagino como seria minha reação, mas já vi isso acontecer com muitos blogueiros e sempre fico revoltada com isso.
    Também já tive problema com autor porque fiz uma resenha negativa e a pessoa não gostou. E concordo com você quando diz que a crítica é para nosso crescimento, isso com certeza é verdade.
    Esse ‘’comentário ruim ‘’ que, às vezes recebemos, me dá nos nervos, ainda bem que não tenho muito isso no LS.
    Não entendo esse mimimi sobre amizade literária. Meus melhores amigos são blogueiros, tem alguns que tenho amizades há mais de 5 anos. Sempre acho maravilhoso ver fotos de blogueiros juntos, sendo amigos e tal. Não entendo essa gente que reclama. Sério. Nunca vou entender.
    Antes de publicar qualquer coisa no blog minha colunista revisa. Sempre tento não colocar nada que interfira na leitura de ninguém, porque ninguém gosta de levar spoiler assim (nunca me recuperei de Convergente). Mas quando tem algo que é necessário mencionar na resenha (continuação de série, trilogia) sempre aviso para quem tá lendo. Isso é importante.
    Como disse acima, adorei seu texto.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!!!

      Acho que pelo menos uma vez vamos receber ou fazer um comentário ruim. Todos os meus mimimis na verdade são para eu aprender também. As vezes nem percebemos né?
      Adorei saber dessa revisão, normalmente peço pro meu namorado pq ele é suuuper chato com spoilers, então é 100% que não vai ter nenhum.

      Muito obrigada por compartilhar comigo sua opinião!

      Beijoooos!

      Excluir
  19. Oii tudo bem?
    Adorei seu post e fiquei boquiaberta com sua experiencias. Infelizmente tem muitas pessoas que não tem criatividade e vive de copia.Mais geralmente não vão muito longe no crescimento profissional. Nunca tive problemas com parceiro no meu blog espero não ter rsrs!
    Parabéns pelo blog e pelo texto
    Beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Obviamente eu gostei muito do post, li muitas verdades ali. Sobre comentários ruins: é tenso você sentar na frente do computador, escrever um post trabalhoso e receber algo totalmente vazio e sem nexo. É como você disse, com blogueiras de moda a gente ainda deixa passar, mas com blogueira literária? Aí fica difícil.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é vergonhoso né?
      COnfesso que as vezes em um dia ruim já fiz isso, mas tento evitar no máximo!

      Beijos!!

      Excluir
  21. Ana, você falou de tanta coisa que irrita que fica até difícil enumerar a pior delas. Mas creio que o pior de tudo é quando se faz aquele post com carinho e dedicação e a infeliz vai lá e copia na cara de pau. Vontade de soltar o verbo!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  22. Sim, Ani, plágio é crime, e você precisa denunciar! Dá pra denunciar até pro google e eles tiram o conteúdo do ar. Plágio de resenhas já vi vários, mas sério que copiaram suas perguntas de entrevista? aff...

    Sobre os autores nacionais, parei com as parcerias por causa de vários problemas... desde não receber o livro prometido até autor dando chilique por causa de crítica negativa... como você, também acho que essas pessoas estão na profissão errada, nunca que todo mundo vai amar o mesmo livro... enfim... Não deixei de ler nacionais, mas realmente evito parcerias hoje em dia.

    Os comentários, bem... prefiro nem falar muito no assunto. Tem gente que realmente não se toca. E isso de blogueiros que ficaram ficarem jogando indiretas pra quem foi a eventos, me poupe. Infelizmente tem bastante Falsiane por aí, mas a gente aprende a separá-las das pessoas que viram realmente amigas.

    Agora spoilers, vou te falar. Não tem nada que me irrite mais. Me policio ao máximo com isso, como você, não leio sinopses, e o que conto da história é só pra contextualizar mesmo, sempre evito falar muito - às vezes falo até muito pouco... rs... Tem gente que realmente acha que tem que resumir o livro inteiro, e já vi umas coisas que tive vontade de matar os blogueiros... o cuidado não tem que ser tomado só com resenhas, também com postagens especiais, até em tags - outro dia li uma tag em que a pessoa contava que um personagem morreu. Fala sério, né?

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ju!

      Sério! Achei tão ridiculo que deixei passar, porque o autor vai saber que o nome não é do livro dele. Fica vergonhoso para a pessoa.
      Suas resenhas são sensacionais, nunca peguei spoiler nem mesmo em continuações. Uma coisa que eu preciso aprender muito hahahaha.
      Obrigada pelo textão e por dividir sua opinião comigo <3

      Beijoos

      Excluir
  23. Olá!

    Plágio de resenhas infelizmente é normal, mas plágio de entrevista???????? OMG, muita falta de capacidade de montar uma série de perguntas e respostas. Após ler seu post, chego a conclusão de que: tá difícil. Ser original não dá mais, mas pelo menos, custa ser você mesma? Não dá pra ser original, mas dá pra ser autêntica. E nem falo nada das falsianes... Se já mandam indiretas pra autores/blogueiros que nem sempre se conhecem pessoalmente, o que dizer dos que são amigos próximos/parentes... E os spoilers, bem esses serão uma tristeza eterna. Gostei demais do seu post, mas você poderia ter falado também dos blogueiros que não sabem escrever. Acho que dei uma sugestão pro seu próximo mimimi :)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que as pessoas deveriam ler mais e reclamar menos HSUAHSUAHSUA.
      Achei até engraçado na hora pq nem mudou o nome do livro. Eu não sei inglês, a pessoa é mais burra ainda né?

      Dica mais do que anotada! Era um dos tópicos, mas achei que era informação demais hahahaha.

      Beiiijos!

      Excluir
  24. Oi Ana, tudo bem?

    Adorei o post e acho que todo blogueiro já passou por uma ou mais das situações que você descreveu. Nossa, eu lembro uma vez que eu li um comentário em um blog, sobre um post que e fiz... da menina que teve coragem de vir falar que "copiar é feio". .. sendo que fiz um post super genérico e ainda dei os devidos créditos, e depois eu descobri que essa garota tem um blog com um nome bem parecido com o meu. Sério, se a pessoa não tem a capacidade de pensar por si própria e fazer algo seu, por que cria um blog?

    Nossa, ultimamente tem rolado muito mimimi de autores nacionais com blogueiros, de blogueiros com autores nacionais que até cansa sabe. Autor que não sabe aceitar crítica negativa, de blogueiro que não sabe expressar sua opinião direito e acaba ofendendo o autor, e muito mais. Acho um absurdo quando o autor não aceita uma crítica e começa a falar mal do blogueiro, exclui e tudo o mais. Já vi várias pessoas passando por isso, e acho a atitude mais infantil do mundo... se não sabe lidar com críticas está na profissão mais errada do mundo.

    Comentários ruins acho que sempre vão ser problemas... sério, não vejo como um blogueiro literário, um leitor, não quer ler um post e acaba escrevendo qualquer coisa como comentário... mas quando recebe um comentário assim, não gosta. A gente passa horas escrevendo uma resenha, revisando, programando posts e recebe um simples "gostei da resenha" como comentário. Não recebemos dinheiro pelo trabalho que realizamos, mas no mínimo queremos que nosso trabalho seja reconhecido e valorizado.

    Gente falsa existe aos montes e em todo o lugar, mas é até engraçado ver algumas pessoas que ficam com inveja de algumas amizades literárias. Não to nem aí, se eu ver um blogueiro que eu gosto e acompanho, eu vou tietar, pedir foto e tudo o mais... e não estou nem aí se disserem que estou sendo falsa.

    Resenha com spoiler é a pior coisa do mundo, eu releio as minhas milhares de vezes para ver se não tem nenhuma, e as vezes até acaba saindo um, mas quando sou avisada sobre isso, logo edito. Acho que para mim, qualquer informação a mais além da sinopse já é considerado spoiler. Mas tem gente que não, comenta quem morreu, quem era o assassino e tudo o mais.

    Adorei o post, foi bem sincero e gostei da sua opinião... e não sei como vou fazer quando acordar quarta-feira e me dar conta que não tem mais MasterChef.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal desse post é que vocês construiram um junto comigo!! Sério, cada opinião valendo a pena, estou AMANDO ler tudo!
      Fico extremamente feliz em saber que você também se identificou e triste por ter se frustado em uma dessas situações.

      CARA como assim sem MasterChef, melhor programa da TV aberta!

      Beeeijos

      Excluir
  25. Oi, Ani (ou Ana, como quiser haha). Tudo bem?

    Menina, vamos fazer um minuto de silêncio para todas as pessoas que leram essa postagem e caíram direitinho na toca do coelho! Sério, guria, que coragem de falar assim, na lata. Adorei!

    Nunca passei por esse tipo de situação (esse plágio descarado do qual falou), mas me identifiquei com a questão dos comentários. Nossa, como me identifiquei! Claro que não existe um padrão de comentário - você não precisa escrever a história da sua vida para dizer porque gostou de tal livro. Porém... Custa ser um pouquinho mais profundo? Também quero saber a sua opinião, poxa. Me juntei a blogosfera justamente pra isso! O pior é quando é comentário de hater. Sem-or. Não tenho paciência.

    Enfim. Isso é o que mais me incomoda. MAS ADOREI A POSTAGEM POR INTEIRO. Amei, amei <3 haha

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSA AMEEEI! TOCA DO COELHO! Nem todos cairam porque ainda teve gente qie não leu HUSHAUSHAUSHAUSHA.

      Nunca recebi comentários de hater no blog, só em um formulario. Mas o que eu fiz? Isso mesmo, mudei o layout e mostrei quem mandava HSUAHUSHAUS
      Adooorei seu comentário!

      Beijão!

      Excluir
  26. Olá Ani, vamos lá, hoje o seu post teve varias tópicos bem legais de discutir então vou comentar um por um.

    Acho que se inspirar em algo ou alguém é uma coisa bem legal te ajuda a melhorar suas ideias e até a evolui-las, mas copiar não ajuda a pessoa em nada, além de faze-la perder a credibilidades.

    Eu ultimamente venho lendo muito mais livros de autores nacionais do que estrangeiros, tenho varias parcerias e nunca tive problema com resenha negativas, mas já vi isso acontecer com diversos outros blogueiros e concordo com você que nem sempre uma obra vai ser amada por todos e os pontos negativos que ressaltamos são dicas que um bom autor vai usar para melhorar em suas próximas obras e é para isso que servem nossas criticas.

    Comentarios de pessoas que não leem as postagens são totalmente "broxantes" e sempre que recebo algum no meu blog fico pensando qual a necessidade de sair comentando em tudo que é blog se a pessoa nem se deu o trabalho de ler, porque se ela pensa que isso é "marketing" ela esta totalmente enganada porque só fere a própria imagem dela.

    Nas minhas resenhas eu tento ao máximo não dar mais informações do que tem nos primeiros capítulos e as vezes nem essa eu dou porque mesmo que seja o começo da historia pode ser algo bem marcante, tento como você mesma disse não me aprofundar mais do que a sinopse do livro e sempre releio ela antes de publicar, também para não deixar passar errinhos de digitação. Já aconteceu comigo de estar lendo a resenha de um livro de uma série e nela ter um grande spoiler que tirou toda a graça de lê-lo, alguns spoilers são até legais de receber, mas mesmo esse não acho que tenha que aparecer em uma resenha e sim em alguma conversa de amigos =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Vários tópicos e tô adorando ver toodo mundo participando, lendo e comentando o que sente ou se já passou por algo assim!

      Adorei conhecer suas experiencias e é como eu disse, adoro spoiler, desde que eu vá atrás, não curto receber de cara dura HUSHAUSHAUSHAUHSU;

      Beeeijos <3

      Excluir
  27. Oi Ani,
    Vou confessar que adoro postagens assim, mas nem faço porque eu sou pavio curto que nem a blogueira comentou hahaha ia ter palavrão e nomes também.
    E prezo quem faz, pela sinceridade, pra que pelo menos a galera se toque.

    O primeiro aconteceu comigo, duas vezes, e pior com pessoas de confiança. Pra mim é pior ainda ter coisas que você montou copiada por pessoas que você meio que confiava. Não digo que as coisas são minhas ou tem meu nome, mas poxa fica na cara toda inspiração ainda mais quando é mais de uma coisa...tudo arrumado do mesmo jeito, o layout, nomes, avaliações...até o recado na caixa de comentários e etc.

    Autores: no início eu via mais brigas, agora até acho que etá tranquilo. Não deixo de ler nacionais, mas eu escolho. Não ando correndo atrás de parcerias com autores nacionais, justamente por tudo que você citou. Faço por livre interesse...assim como minha opinião descomprometida.

    Entrevistas: Ainda não testei uma coluna dessas no blog. Mas, putz copiar perguntas é o fim. E coitado desse autor que mandaram o livro errado. Se fosse eu, encerrava a parceria na hora hahahaha

    Comentários ruins, não respondo de jeito nenhum. A pessoa não se dá tempo pra mim, vou dar à ela? HAHAHAHA

    Spoilers: nunca aconteceu comigo, ainda bem.

    Falsianes: No início do blog eu vivia pra fazer parte de grupinhos, a maioria cheio de falsiane haha. Chegou uma fase que me senti mal e me afastei de todos. Hoje falo com os blogueiros que mais gosto, conheço há tempos, naturalmente, sem fofoca e tals. Talvez até me achem metida, tímida, antissocial...mas é melhor assim. Não tenho intenção de fazer parte de grupinhos.

    Meu Deus, fiz textão haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NANAAAAA! Viva os Textões da vida <3 <3 <3 <3

      Eu acho que somos bem parecidas e levamos as coisas para o mesmo lado. Minha vontade é de ir em cada blog e dizer: isso é pra você, mas tenho que manter a pose né?
      HSUAHSUAHSUHA Faço parte de poucos grupos e sempre observo a galera falar mal dos outros e na hora de pedir o favor vai correndo.

      Obrigada pelo comentário <3 <3 <3 <3

      Excluir
  28. Ola Ani lindona amei essa postagem, incrível o que vejo de autoras reclamando sobre resenhas negativas, meu Deus será que poderiam absorver como aprendizado melhorar as falhas, com relação a copias postagem dá muita raiva recentemente passei por isso, criamos um mês todo especial e quando vi já estava em outro blog. Acredito que cada um é dono e suas ações. Copias perguntas de entrevista é cruel kkkk. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Olha primeiramente tenho que te aplaudir de pé pela postagem, porque eu sinceramente amei tudo que você colocou, mas destaco a parte dos problemas com autores nacionais que não recebem CRITICAS NEGATIVAS e principalmente os Comentários dos Blogueiros em nossos Blogs que são sempre uma VERGONHA. Eu estou até cansada de ficar excluindo vários assim para vc ter uma ideia, mas por mais que a gente fale, não adianta, a pessoa não tem consciência. E para você ter uma ideia teve uma pessoa uns dias atrás que comentou em uma resenha minha e copiou o que eu escrevi entende? Não comentou na verdade...CTRL+V da resenha que eu escrevi. Isso me deixou puta da vida.

    Os autores nacionais nesse caso é um caso a parte e complicado.
    Alguns são amigos e queridos que sabem levar uma opinião da pessoa numa boa, mas tem outros que realmente não tem jeito. Já tive problema com 2 e sinceramente não sei nem como lhe dar com esse tipo de pessoa. Acho que tem gente que tem que amadurecer a ideia de que cada um vai ter sua opinião e que não é um livro que vai agradar todo mundo. Enfim....Pelo menos eu penso assim sabe. Mas eu acho que a maioria vai concordar comigo em relação a isso. Mas o negócio mesmo é deixar de lado. Mas já os comentários......sem comentários !! hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-gaian-o-reinicio.html

    ResponderExcluir
  30. Cara, parabéns pelo post, falou absolutamente tudo!
    Acho um absurdo quem copia, e o pior é que tem gente que nem disfarça, não tem uma vergonha na cara, copia descaradamente!
    Isso nunca aconteceu comigo (não que eu tenho visto), mas eu ficaria MUITO puta, porque né, a gente tem um trabalho para escrever e a pessoa chega copiando e se dando bem em cima do teu esforço??? Pelo amor...
    Sobre os autores nacionais também é bem complicado. Eu parei com as parcerias por um tempo por ter livros mega atrasados de parceiros que preciso ler e resenhar, mas é exatamente por isso que não dou prazo de leitura porque sei que não rola comigo. Também acho que resenha é uma crítica real sabe, como você falou que o autor não curtiu sua resenha porque era negativo, ué gente, agora alguém é obrigado a gostar de um livro??? Por isso falo logo: se eu não gostar eu vou ser sincera, se não aceite sinceridade é melhore deixar pra lá.
    Essas falsianes também me irritam muito. Eu não tenho muitas amizades na blogosfera exatamente por isso, vejo muita intriga desnecessário e prefiro me manter distante....
    Enfim, cansei de escrever hahahahaha
    Beijosssss ♥

    ResponderExcluir
  31. Garota, AMEI o seu post! Sério! Suas palavras foram diretas e certeiras, sem deixar de ser descontraídas. A sinceridade deveria mover o mundo, aceitar a opinião alheia é uma virtude e o principal: respeito. Infelizmente o ser humano desconhece cada vez mais o significado dessa palavra. Estou aqui te aplaudindo de pé! rsrsrsrsr

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  32. Muitooooo boa sua postagem!!!
    Ainda não passei por algumas situações, mas algumas sim!
    Eu odeio spoilers em resenhas e comentários, morro de preguiça de resenhas que contam quase o livro todo, afinal. eu quero saber sua opnião sobre o livro, pq para saber todo o enredo eu leio o livro! Sempre que vou fazer uma resenha eu tento pontuar todos os pontos positivos da obra, mas algumas coisas não dão pra deixar passar, e por isso acabei perdendo uma parceria tb! Uma coisa que vc não falou que me mata de raiva. é o tipo de escritor que não cumpre o combinado, acho que o combinado não sai caro!! Eu odeio spams, não visito e acho horrível, não deixo nenhum link nos comentários, mas to pensando em começar deixar, já que todos parecem amar isso!! Acho que acabei desabafando aqui também rsrs!
    Já disse que amei seu post?? rsrs

    ResponderExcluir
  33. Oi Ana!
    Adorei o post e me diverti demais lendo.
    Como a internet é um mar de informações, as pessoas hoje pelo menos algumas, preferem copiar do que criar. Tudo bem que algumas colunas são divertidas de fazer, mas tem aquela pessoa que já copia a coluna e ainda quer copiar até o que a coleguinha escreveu na coluna, assim não dá né?
    Autores nacionais: tenho o blog a três anos e nunca tive vontade de fazer parcerias seja com autores e até com editoras. Não gosto de me sentir obrigada a ler, as vezes não é o momento de ler tal livro ou tal gênero, então não pego essas responsabilidades. E sem contar que já vi muitos bafafás de autores que simplesmente não concordam com a resenha e a opinião do blogueiro. Então eu tento evitar essas parcerias.
    Os comentários são hilários, é nítido que a pessoa não leu o post que você com tanto amor e dedicação escreveu ai vem e o ser escreve "adorei a capa" a pessoa só reparou na capa no post. haha... é horrivel ler uma resenha e encontrar spoiler, eu adoro falar muito nas resenhas e até estou me policiando nisso, mas soltar spoilers é demais hahaha...
    Parabéns pela post!!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  34. Oiiii, eu ri muito lendo o post, eu achei maravilhosa sua forma de se expressar e esse assunto com certeza merece atenção, eu vejo cada absurdo na internet, principalmente nesse mundo blogueiro que fico tipo WHAT? Uma coisa com comentários, já recebi muito com ME SEGUE e tipo eu visito todos os blogs que vão lá e comentam de verdade, mas outro eu passo direto e as vezes eu até riu de alguns...Porque tem uma grande diferença de divulgar seu trabalho e apelar por atenção :P Todos os seus pontos são fortes e acho que o blogger devia mandar essa mensagem para todo mundo que está criando um blog (Que não são poucos atualmente).

    Beijão e adorei o MIMIMI

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com