Melancia - Marian Keyes

Oi vocês,


O EC&M está em parceria com o Estilhaçando Livros com uma promoção bem legal! Participe clicando aqui.

A resenha de hoje é de mais um livro participante do projeto Vida Literária. O escolhido da vez foi Melancia, Marian Keyes e foi escolhido pela Raíssa do O Outro Lado da Raposa.


Título Original: Watermelon
Autora: Marian Keyes
Editora: Betrand Brasil
Páginas: 490
Sinopse: Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo.
Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal!
Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...



Melancia da autora Marian Keyes, é o primeiro da série As Irmãs Walsh. O enredo se passa em primeiro momento em Londres, onde Claire Walsh está passando pela maravilhosa sensação de ser mãe. Sua vida estava ótima, ela tinha engordado um pouco? Talvez, mas tinha um marido que a amava e agora uma linda filha. Acontece que quando ela acorda e vê James, seu marido, não imagina a notícia que ele tem para ela.

"E agora pareço ter perdido a capacidade de tomar decisões. Patético, eu sei, mas o casamento é isso. Acaba com o nosso senso de autonomia pessoal!"

Sim, James termina tudo com ela por ter encontrado outra pessoa. Em primeiro momento, Claire acha que tudo é um mal entendido, mas quando a ficha cai, ela entra em desespero.
Agora, aos 29 anos, ela precisa dar um rumo para a vida com sua filha sem nome e seu corpo enorme em formato de melancia. É quando ela resolve ir para a casa dos pais, em Dublin.

"Quem é o encarregado aqui? Gostaria de me queixar da minha vida."

Narrado em primeira pessoa, por Claire, Melancia traz uma reflexão sobre depressão pós-parto e abandono. Conseguimos visualizar todo o sofrimento da personagem por causa dessa narrativa. O que eu particularmente adoro, visualizando o mundo aos olhos de Claire, podemos achar que ela é uma pobre coitada, abandonada e gorda – como ela mesma diz – mas ao olharmos “de longe” podemos perceber que ela é apenas uma adolescente em um corpo mais maduro, louca por um pouco de atenção e mimo.

"A vida simplesmente vai em frente e faz o que tem vontade, sempre que tem vontade."

A autora conseguiu criar personagens extremamente palpáveis, quem nunca sofreu por amor e se sentiu a pessoa mais injustiçada do mundo? Quem nunca negligenciou uma parte da vida, porque estava “sofrendo demais”? É isso que acontece com Claire quando ela volta para Dublin. Ela se transforma em um “anticristo” atacando tudo e todos e deixando a própria filha de lado por sofrer demais. Depois de um choque de realidade – ouvir a conversa atrás da porta não é tão legal assim – ela percebe como está agindo e resolve mudar. Voltar a ser a velha Claire e dar atenção a sua filha.

"Não estava gorda demais. Não havia nada de errado comigo. O resto do mundo é que era pequeno demais. Eu não precisava mudar. O que precisava mudar era o mundo ao meu redor. Simplesmente tornar tudo em torno de 15% maior do que era agora - roupas, móveis, pessoas, prédios, países -  e, de repente, eu estaria novamente do tamanho certo."

Durante o enredo, conseguimos ver o crescimento da personagem. Ela vai amadurecendo aos poucos e ganhando seu “lado mãe” a cada parágrafo, foi o que eu mais gostei na escrita da autora. Ela conseguiu – como eu disse – criar personagens palpáveis, que aos poucos foram crescendo e ganhando um espaço no meu coração.

"Todos tinham seus próprios problemas. Ninguém era perfeitamente feliz. Eu não fora escolhida especialmente pelos deuses para que a infelicidade recaísse sobre mim. Era apenas uma mulher comum, com problemas comuns, fazendo suas compras entre mulheres comuns."

Daí você me pergunta, porque você só deu três estrelas? Simples, como citei, a autora utilizou de primeira pessoa na narrativa. O que é ótimo, pois a personagem parece estar mesmo falando comigo, acontece que Claire volta muito ao tempo e tem devaneios enormes durante o enredo. Sério, às vezes ela começava falar algo e mudava o tema e ficava uns três ou quatro parágrafos para depois voltar e dizer “te falei sobre a conversa com James?” que era o tema do capítulo anterior. Não sei se deu para entender. Foi uma manobra arriscada para nos deixar “amiga” da personagem, mas não funcionou muito comigo, já que eu sou mais direta. Outra coisa, os capítulos são muito longos o que torna a leitura muito mais arrastada para mim. Tive a impressão de não estar saindo do lugar. 
Não posso comentar muito sobre a parte gráfica do livro, pois li em e-book, mas encontrei diversos erros ortográficos na edição que estava lendo. Mas como foi a primeira versão do livro, creio que isso foi corrigido nos demais.

"Eu sabia, simplesmente sabia! A pessoa que escrevia os diálogos da minha vida trabalhava numa telenovela de péssima qualidade. Mas eu falava sério."

Em suma, Melancia é um chicklit muito divertido com tema real, personagens reais, que pode acontecer com qualquer família. A escrita da autora é envolvente e leve, muitas vezes ácida e divertida. Só peca nos devaneios excessivos de Claire que acaba tirando um pouco o foco central. Marian trabalhou bem todos os personagens – inclusive os secundários – e mesmo não sendo um dos meus livros favoritos, acompanharei o desenrolar do restante da família Walsh.


Esse post pertence ao:








Confira a opinião da Raíssa em O Outro Lado da Raposa:

Melancia te faz dar risada de situações que, quando passamos em nossas próprias vidas, não achamos tanta graça. É igual a um filme de comédia romântica, tem todas as características de estórias assim, uma personagem meio descontrolada que acabou de passar por uma situação ruim e conforme o desenrolar dos acontecimentos ela vai superando a situação e até conhece um cara e se apaixona por ele. Não que isso seja uma coisa ruim, para quem gosta de comédias românticas (como eu). 
Confira a opinião da Kamila, em Resenha e Outras Coisas:

Gostei muito da forma como o livro foi escrito, como se a Claire estivesse conversando com o leitor. Ela também sempre tem uma tirada engraçada, uma piada ou trocadilho para dizer, de modo que o leitor fique à vontade conforme vai lendo. Mas, isso tem um porém: conforme a autora foi brincando, ela foi se perdendo na história. Por diversas vezes ela passou muito tempo rindo de um trecho qualquer que poderia muito bem ser contado e passado para o seguinte. Ou seja, ela perde muito tempo contando coisas irrelevantes para a história.



Beijinhos,

24 comentários

  1. Olá!

    Sim, essa parte dos capítulos longos também deixou minha leitura um pouco arrastada. Essa parte de ficar voltando os temas, como a conversa com James, que você citou, até achei legal. Mas o problema é que ela dá muita relevância a temas desnecessários. PS: meu comentário não apareceu :/

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a escolha de vocês, e como falei lá tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Com certeza muitas mulheres passam por isso...
    E eu adoro comédias românticas...que mulher não gosta né? rsrsrs

    Beijos...Seu blog é muito lindo!! www.simpleserosa.blogspot.com.br <3

    ResponderExcluir
  4. Como falei na resenha de uma das meninas do projeto. O livro me pareceu bem divertido e leve mesmo abordando alguns temas pesados. Mas não é algo que lerei agora.
    Uma coisa que vocês falaram foi dos devaneios da personagem, talvez eu até goste porque minha mente meio que funciona assim, em devaneios até entrar no assunto principal XD
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho que admitir que os livros da Marian Keys nunca me chamaram a atenção, mas como é bom ler uma resenha sobre Melancia, coisa que ainda não tinha feito e assim pude saber que o livro tem elementos que podem me agradar.
    Mesmo abordando temas como esses, não parece um livro pesado e isso o deixou ainda mais interessante.
    É sempre bom quando os personagens vão evoluindo ao longo da trama, quando isso não acontece eu costumo ficar um pouco irritada, dependendo do caso claro.
    O que me desanimou foi seu motivo para dar 3 estrelas e os capítulos longos, coisa que odeio. Quem sabe um dia eu dê uma chance pra ele.

    Abraços,
    Andresa.
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Olha o livro parece ser bem interessante, e pelo que li aqui, te faz pensar em alguns pontos da vida, porem não e um livro que eu leria por agora, não quer dizer que a algum momento eu não possa ler, gostei bastante da sua resenha. Parabéns.

    Beijinhos
    Kah Fernandes
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ani! Saudades de aparecer por aqui. <3
    Eu li este livro quando tinha, sei lá, uns 15 anos ou menos e lembro que na época eu adorei e olha que nem fazia parte do publico alvo da obra. Achei engraçado e tudo mais... Não sei como seria a minha reação hoje em dia, ainda mais depois de ler tantos outros livros! Quero reler em breve e aproveitar para ler os outros da série também, pois parecem ser ótimos. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada dessa autora, há um tepo até queria mais depois de ler e reler sinopses me desanimou, sua resenha ficou muito boa, quem sabe futuramente eu não dou uma chance para ler.
    O que sempre me deixa num empasse é que aparenta ter um toque de auto-ajuda e eu não gosto.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bom??? Olha já vi váárias resenhas sobre esse livro e todas falando super bem! Adorei os temas que ele aborda como depressão pós parto, abandono, traição ( Esse James é o canalha das galáxias né? Já odeio ele). Também tô super suriosa pra saber se ela vai dar uma chance ao "novo ficante" dela mas como é uma série ainda tem muita água pra rolar. Já está mais que anotado na minha listinha de desejos. Parabéns pela resenha. Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga eu ainda não tive chance de ler esse livro.
    Ganhei no amigo secreto do ano passado e espero de verdade gostar bastante da leitura viu? Pela sua resenha me pareceu ser uma leitura muito envolvente, mas pelas várias resenhas que já li dizem que o livro tem umas partes que são um pouco cansativas, mas mesmo assim quero tirar minhas conclusões e espero gostar, porque queria muito conhecer a escrita da autora =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani, tudo bem?
    Eu conheço a autora e essa série, já li muitos comentários sobre a mesma.
    Gostei de saber que ela criou personagens palpáveis e que foram amadurecendo. Eu acho a premissa legal, mas capítulos longos são cansativos. Enfim, é um livro que leria porque amo chick-lit, mas não por agora.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  12. Ani, li esse livro e gostei muito! Não me lembro de detalhes dele porque já faz muito tempo, mas tenho certeza que esses devaneios da Claire não me incomodaram, a estrutura maluca funcionou comigo... rs... Mesmo porque eu às vezes faço a mesma coisa! hahaha... Eu adoro a Marian Keyes, a escrita dela é mesmo envolvente e leve, mesmo que em cada livro ela escolha um tema pesado para trabalhar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de Melancia, mas prefiro o Sushi e Tem Alguém Ai? da mesma autora. Eles tem menos dessa conversação com o leitor e as histórias são super fofas.
    Bjs
    www.entrelinhasfantasticas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi more, tudo bem???
    Há não curto livros dessa temática, geralmente prefiro filmes, eu me prendo mais... mas compreendo perfeitamente o que aconteceu com a personagem, porque passei por algo igual... infelizmente a depressão pós parto fica com a gente pelo resto da vida... claro que com um acompanhamento regular e com muita força de vontade você consegue viver um dia de cada vez... eu vou vivendo assim.... por mais que eu não curta esse tipo de leitura, confesso que o enredo apresentado até me deu uma pontinha de curiosidade... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Ani, tenho muita curiosidade em ler algo da autora porque quero ver se consigo gostar e me encantar, pois chiclit é mais difícil de me ganhar.
    Mas gostei desse humor ácido, é bem provável que eu goste.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Ani, você não sabe como fico feliz de ver que não sou apenas eu a ter problemas com a autora. As historias dela são ótimas, os personagens bem reais, mas essa enrolação....
    Só fiquei surpresa por em Melancia não ter mais de um protagonista em todos os outros que li eram assim.
    Fiquei curiosa para saber como a Clair vai superar essa fase, mas tenho até medo de pegar os livros da Marian rsrs

    Beijos, Andressa
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Achei interessante! Mas já tive bronca do marido desejar retornar
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  18. Dei muitas risadas com esse livro. Gostei da forma como a autora escreveu, fazendo a personagem ficar mais próxima do leitor.
    Mas realmente tem umas partes que dá vontade de pular, por causa da enrolação.. hahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Esse livro me deixa muito na dúvida, pois apesar de muitos falarem que é divertido, dizem também que tem partes grandes e enroladas, ai eu já perco a vontade de ler, pois detesto livros assim :(

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Vejo muitos amigos blogueiros comentando sobre os livros da autora, mas nunca tive vontade de conferir as publicações dela, pois não são livros que fazem muito meu estilo. Mas achei a premissa de Melancia bem interessante e retrata temas que não são muito abordados, como a depressão pós parto, é raro ver um livro que aborde essa fase na vida do personagem. A capa até que é bonita, mas mesmo assim ainda acho que vou deixar essa dica passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Como o comentário de cima, vejo muita gente comentando sobre, mas nunca li :(
    amei a tua resenha :D

    ResponderExcluir
  22. Quero ler logo essa série.
    Ironiza, cômico e muito amor são minha chamada para a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito ler esse livro. Os enredos dessa autora me parecem muito legais, mas eu sempre acabo esquecendo de colocar na estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani, tudo bem?
    Não tenho nenhum interesse por esse livro, porque não é o estilo de história que eu curta. E por saber desses pontos negativos fiquei mais desinteressada ainda nele. Mas adorei a sua resenha!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com