Abandono - Meg Cabot

Oi vocês,

Esta cada dia mais próxima a chegada da minha rainha Meg Cabot. Por isso, estou trazendo mais uma resenha que estava pronta há um bom tempo e implorando para ser publicada aqui no blog.
Hoje vamos falar de Abandono.

Título Original: Abandon
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Sinopse: Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos.
É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável.
Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra.
O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa.
Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.


Abandono é o primeiro livro da trilogia homônima da autora Meg Cabot. Nela conhecemos a história de Pierce Oliviera uma jovem que aos quinze anos passou por uma experiência de quase morte. Dois anos depois, ela muda de cidade com sua mãe – que se divorciou do pai dela por culpá-lo pelo acontecido. Elas vão para cidade Natal da família materna, Isla Hueso. Tudo o que Pierce quer é ser uma jovem normal, já que todos os dias ela é atormentada por lembranças do dia de sua morte.

"Às vezes, nossos melhores amigos podem não ter boas intenções. E nunca suspeitamos, nem remotamente... Até que seja tarde demais."

Ninguém acredita no que a jovem fala ao relatar o que realmente aconteceu, então ela resolveu apenas dizer que não viu a “luz branca”. O fato é que ao morrer – não vou contar como foi, mas foi de uma forma extremamente estúpida – Pierce foi até o submundo (Inferno) e lá ela encontrou John, um Deus da Morte, e ele deu a ela um colar com o Diamante de Perséfone para protegê-la. Acontece que Pierce não queria morrer e então, conseguiu fugir do submundo – também de um jeito muito engraçado –, deixando John sozinho. Ao chegar a terra – vamos dizer assim – ela ainda estava com o colar, e toda vez que estava em perigo, ele ficava negro como a noite. 
Pierce achou que nunca mais encontraria John e que viveria com essa culpa por tê-lo deixado para sempre, mas ao chegar a Isla Hueso ele é uma da primeira pessoa que ela encontra. A jovem então precisa se manter longe dele para tentar então, ter uma vida normal e em paz.

"As princesas só esperam pela ajuda de príncipes em contos de fadas. Na vida real, elas têm que sair de seus caixões e se virar sozinhas."

Com o jeito Meg de ser a história vai tomando forma e nos viciando a cada detalhe. Que eu sou super fã da autora não é segredo para ninguém, é só olhar para o cabeçalho do blog e com Abandono isso é se tornou um reforço para mim. A escrita é leve, a forma como o tema foi abordado foi muito bem feita e de uma maneira simples, conhecemos um pouco mais do mito de Perséfone e Hades (acho que deu para perceber que é inspirado). 
O livro é narrado em primeira pessoa, pela Pierce e então conseguimos saber mais do pensamento da personagem, o lado bom da Meg é que o fato de ser narrado pela primeira pessoa, não significa que perdemos detalhes do que está acontecendo ao redor. No livro a personagem tem uns flashbacks e isso acabou me atrapalhando, pois não estava adaptada com isso, mas depois percebi que era um recurso para prender mais ainda a minha atenção.

"Mas quando uma coisa horrível acontece, é da natureza humana tentar achar um culpado. Queremos que alguém pague, mesmo que algumas coisas sejam naturais."

A diagramação está linda e eu encontrei poucos erros de português, não tira o brilho da história. A capa está linda, tem o detalhe do diamante da Perséfone no A de Abandono.  No final do livro há uma nota da autora onde ela conta todas as inspirações para o livro, o que eu achei muito legal, ela conta que mesmo sendo uma ficção vários aspectos da história foram baseados em fatos reais e ainda dá algumas dicas literárias para quem se interessa por mitologia. 
Abandono é o inicio de uma trilogia que tem tudo para ser viciante e incrível, aconselho a leitura para quem curte um livro com inspirações mitológicas, de leitura ágil e que consegue te entreter do inicio ao fim.
Já li Inferno e estou ansiosa para para comprar Despertar, o último da trilogia.
"Tudo pode acontecer em um piscar de olhos. Tudo.
Um.
Dois.
Três.
Pisque."

Beijinhos, 

24 comentários

  1. Olá!

    Sim, imagino que você esteja a mil por hora, contando os minutos pra chegada da Meg! hahaha quanto ao livro, a leitura é válida porque mostra como ela é versátil, consegue escrever sobre tudo e de tudo. E isso só engrandece a carreira dela! Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nada da Meg Cabot? MUITA gente fala super bem de sua escrita e seus livros, porém nunca senti vontade de ler, talvez seja por conta do gênero dos seus livros.
    Adorei a resenha, beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada dela? Mas tenho uma lista gigante só com livros de sua autoria para ler e esse com certeza eu vou querer ler, na minha opinião a historia está fantástica e misteriosa, quero ter na estante.
    Amei a resenha!
    Beijão
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cara, preciso voltar a ler Meg! haha
    Gostei da estória, aliás gosto muito de livro que envolvem sobrenatural, experiências de quase morte e tal.
    E pela série A Mediadora, sei que ela escreve bem sobre esse tema.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. huahua, quando li o nome do post pensei em algo bem diferente, depois senti um alivio ao ver que Abando é o nome do livro XD. Achei a sinopse do livro bem complicada, mas que a pesar disso me deixou curiosa sobre o que sera que se trata essa história, também amo mitologias, e as vezes me decepciono quando leio ou assisto filmes que tem a temática, por que a maioria muda muitas coisas.

    poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Também sou super fã da Meg e fico triste por não poder ter a chance de conhece-la. Não li ainda essa série dela, mas tenho muita curiosidade ainda mais por mexer com mitologia grega. Enfim, quero te convidar a dar uma passadinha lá no blog hoje também e ver o último post sobre a Bienal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/10/bienal-do-rio-2015-parte-iii.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani!
    Eu amo a Meg e esse livro também.
    Adorei os personagens, a maneira como ela envolve a mitologia grega... eu preciso ler o último livro da trilogia logo. Infelizmente, o dia em que a Meg vem para SP estarei trabalhando e NUNCA conseguirei chegar a tempo para conhecê-la, até porque prevejo filas imensas.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ana minha amada, olá!

    Que resenha maravilhosa! Adorei suas colocações e confesso para você que não conhecia o livro, nem a autora! Achei essa capa maravilhosa e esta sinopse boa, apesar de um pouquinho incompleta (amo spoilers, queria mais informações, hahahaha). Pelos seus comentários quero para ontem saber como a autora descreveu o submundo e o papel que o anjo/demônio tem na vida da Pierce. hehehe

    Obrigado por compartilhar lindo post e adorei conhecer seu cantinho, é minha primeira visita por aqui. Já estou seguindo tudo que posso com o maior prazer, obrigado! <3

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler quase nada da Meg Cabot e eu sou louca pra começar. Eu só não sei por qual livro.
    Gostei dessa capa e de sua resenha, está de parabens

    ResponderExcluir
  10. Eu acho as capas dessa trilogia tão linda, mas nunca levei a premissa muito a sério. Acho que sua resenha foi a primeira positiva que li (anteriormente só tinha visto o vídeo da Tati Feltrin que não é nada legal); mas de qualquer maneira eu acho que acabei não sentindo muita firmeza ou todo aquele seu amor da Meg em relação a este livro, parece que no fundo no fundo ele não te agradou tanto assim (a impressão que eu tive lendo o seu texto).
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie
    A Meg vem para Porto Alegre também, mas nunca li nada dela. Escuto muita coisa positiva sobre seus livros. Acho a capa deste livro muito linda, mas entre os livros da Meg, acho que não escolheria esse para ler. Não me identifiquei com essa premissa.

    Beju
    Lê / www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Adorei a história, ainda não conhecia esse livro e acabei de colocar na minha wishlist kkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Vou começar a ler Meg logo logo.
    Essa mulher desse fantástica, porque só leio coisas boas sobre ela.

    Beijos
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Acho que já comentei aqui que a única série da Meg que curti foi Mediadora, mas devo pagar a língua e confessar que estou mega curioso para saber mais sobre essa obra. Adorei a capa e a premissa, principalmente por envolver nuances de mitologia, como é o caso do Colar de Perséfone. Ela só não pode fazer que nem fez com Insaciável, que escreveu um livro 1 ótimo e destruiu tudo no segundo livro. Já adicionei à lista de desejados.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani... eu adoro a parte da escrita de Meg no sobrenatural... e sou apaixonada pela escrita dela... desde que eu conheci a A Mediadora quero comprar mais livros dela, mas é sempre tão salgado... quero ler essa série, tem uma amiga que está enlouquecida com ela e quase me deixando louca para ler daí venho e encontro a resenha de Abandono... adorei a premissa é claro.... e sim estou fazendo de tudo para ir conhecer essa diva e autografar os meus livros rs.... Até folga estou tentando pegar nesse dia kkkkkk Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Você tem que cobrir a vinda dela aqui, pede para a editora, eu dou o maior apoio, risos... Como eu nã conheço a história de Perséfone, fiquei intrigada aqui com esse Deus da Morte, porque ele quis protegê-la e porque está agora na mesma cidade que a dela. Eu gostei muito desse mistério todo e como adoro mitologia, tenho certeza de que irei gostar. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, tudo bem?
    Ainda não li nada da Meg, não me julgue, rs.. Preciso mudar isso urgente! Não costumo ler muito sobre mitologia, mas achei a premissa do livro bem interessante, a ponto de despertar profundamente a minha curiosidade. Li um pouco sobre Perséfone em um livro anteriormente, mas estou interessada em aprender mais. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Só li um livro da Meg e gostei, ela
    escreve bem, a premissa desse livro eu gostei, espero conseguir ler ele em breve,gostei da resenha.Acho muito bacana quando tem esses eventos com autores estrangeiros, uma pena que neles só ocorrem nas maiores cidades do país e nem todo mundo quer ir, pode.

    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adoro a escrita da Meg Cabot e já tem um tempinho que não leio nada da autora. Acho que o último livro que li foi "Insaciável" e eu me decepcionei bastante com o livro. Desde então não li nada da autora, mas pretendo mudar isso. "Abandono" parece ser uma história engraçada, mas eu meio que estou cansada desses assuntos de quase morte. Leria sim, mas não sei quando. A capa está linda assim como todos da autora lançado pela Galera.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  20. Aniiiiii, também estou em contagem regressiva para ver a Meg! o/ Ela vem para a Flica dia 18 e já estou aqui separando meus livrinhos. Oh dúvida cruel na hora de decidir quais levarei.
    Ainda não li Abandono e morro de vontade pq é um livro que o pessoal fala super bem! Adoro Meg, ela consegue me inserir por completo em suas tramas. <3 DIVA! E esse me inspira mais curiosidade por conta da mitologia que ela inseriu na história. Espero amar! <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Morro de vontade de ler algum livro da Meg, pois dizem que todos dela são ótimos.
    Essa série inspirada em mitologia me deixou super animada! Pois eu adoro esse tema, e vejo poucos livros que o incluem.
    Vou anotar a dica ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani, tudo bem?
    Adoro a escrita da Meg, apesar de ter lido poucos livros dela. Adorei a premissa de Abandono e com certeza já está na minha lista de leitura. Falou em sobrenatural e mitologia já sei que vou adorar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Ani, tudo bom?
    Olha vou confessar uma coisa pra você, eu nunca li Meg. Na verdade só leio resenhas ótimas dela, mas, não me interesso por ler... Não sei o porque.
    Confissão: Eu pisquei depois do três, hahahahahahaha.
    Confissão 2: To meio ahasudhaidushsaiudguyryhaxbngshohakldtuiop de trilogias
    Mas adorei a resenha, sério.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com