#EC&Mimimi - Viciada em Tecnologia

Oi vocês,

Há um tempinho atrás eu fui furtada, levaram o meu bilhete único e o celular. Em primeiro momento, bate aquela revolta por você ver que em menos de 10 minutos (tempo que levei entre descer do ônibus e chegar à faculdade) o que eu demorei um ano para comprar e pagar foi levado.
Primeiro eu preciso confessar, que eu estava querendo trocar de celular havia um tempo, mas o meu ainda estava funcionando então eu estava empurrando com a barriga. Você já percebeu como está dependente da tecnologia hoje?
No dia seguinte do ocorrido, eu já estava comprando um novo (Moto G3, maravilhoso, diga-se de passagem) e daí veio à constatação: eu sou uma viciada!
Nós nunca percebemos um vício ou até mesmo assumimos até ficarmos sem o objeto em si. Foram cinco dias em que eu fiquei em abstinência e não acreditava nisso. Não conseguia acreditar que estava sentindo tanta falta, eu me sentia perdida no tempo, até porque não uso relógio, então é o celular que me orienta. Achava que tinha alguém me ligando – quando ninguém ligava –, todo mundo mandava mensagem no meu whatsapp e logo em seguida me avisava com a frase: “ah é, esqueci”. Eu nunca me senti tão avulsa como todos esses cinco dias.





Lendo agora é uma futilidade gigante, mas eu realmente fiquei assim e muito chocada com essa dependência que pude perceber não é só comigo, ou, só nesse caso.
Durante uma aula, o coordenador do meu curso perguntou se nós –como jornalistas – conseguíramos fazer uma matéria sem utilizar nada de tecnologia. Quando ele diz fazer uma matéria, seria: ele daria a pauta (do que se trata e o local) e o entrevistado, e nós teríamos que ir atrás de todo o resto, entender tudo sem antes fazer alguma pesquisa. Anotar todas as informações na mão, sem utilizar um gravador. E o mais chocante é que foi muito difícil imaginar isso dando certo. Fazer uma matéria de duas laudas sem pesquisar nada sobre o tema ou entrevistado hoje, é muito mais difícil de imaginar.
A chegada da tecnologia mudou muito diversos setores, principalmente quando o assunto é trabalho. Tudo o que levava horas ou até mesmo dias, hoje pode ser feito em minutos. Lendo dessa forma, parece que isso nos adicionou horas na nossa vida não é? Mas eu particularmente acho que isso só tirou nosso tempo. Quanto mais rápido terminamos uma coisa acabamos nos comprometendo com outra e assim sucessivamente, até que percebemos que estamos em um ciclo vicioso. Acho que perder meu celular me fez perceber que eu preciso parar um pouco.  Sei que é complicado principalmente para quem trabalha com redes sociais, ou até para nós que estamos sempre atualizando o blog e suas redes, mas pude ver que não é impossível.
Meu intuito com esse texto – que está bem atrasado por sinal – é te fazer questionar quantas horas você passa online e te propor diminuir isso aos poucos, até que a tecnologia passe de “mal necessário” para “bem necessário”.

Beijinhos, 

32 comentários

  1. Olá!

    Eu te entendo. Você sabe que também tive meu celular roubado e, é bem complicado ficar sem. No meu caso até que foi pior, porque estava esperando uma ligação que nunca descobrirei se chegou a ser realizada. Eu fiquei três dias sem, e quase morri, não só por causa da internet, mas porque não tinha despertador nem música para ouvir (não vivo sem). E sim, hoje é praticamente impossível fazer uma matéria sem tecnologia. Até dá pra fazer, mas não vai ficar tão boa quanto uma feita com auxílio. Excelente texto e, dificilmente ficaremos mais desapegados à tecnologia, hoje é parte de nós.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gente que situação confesso que sou super apegada a tecnologia e já tive milhares de celular mas esse post me fez pensar que isso é possível acredite eu fiquei 3 anos sem e vivi tanto que acabei me esquecendo . a gente que trabalha com internet é mais complicado porque passamos mais tempo online . mas acredite se vai conseguir dar essa desacelerada como disse eu consegui amiga se consegue também haha

    beijos

    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara,l eu tava pensando nisso. Também perdi meu celular por esses dias, e admito, tá difícil.

    http://blogsegurame.tk/

    ResponderExcluir
  4. nossa, pra gente que trabalha com blog, com internet é impossivel viver longe da tecnologia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiro: Sinto muito pelo assalto, não só pelos bens levados, mas também pelo trauma. Ser assaltado é sempre uma situação que nos deixa humilhados de alguma forma.
    Segundo: Não achei fútil você se sentir perdida sem o celular, assim como você eu também não uso relógio e tudo gira em torno do meu aparelho celular.
    Essa dependência da tecnologia não é um mal necessário, ao meu ver, é como a eletricidade, minha avó não tinha luz como temos hoje, mesmo assim ela ama passar horas e horas assistindo suas novelas hoje.
    Tudo evolui e nós temos que evoluir junto. A internet nos trouxe muitos avanços, nos conectou com pessoas distantes. Tenho amigas em várias partes do Brasil e não acho ruim ter o Whats que me permite falar com elas várias vezes por dia com um custo bem baixo.
    Até entendo o seu professor, acho que quando a gente se acostuma com uma coisa, de repente imaginar a vida sem ela se torna quase impossível, né?
    Mas vou tentar fazer o que você disse nesse fim de semana, apesar de achar que não vou conseguir rs.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Também sou dessas que empurram tudo com a barriga, que usam um aparelho tecnológico até ele acabar e fim. Sou dependente do meu celular mais por causa das músicas, simplesmente não consigo viver sem.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Primeiro, que pena que você foi assaltada =/
    Também tenho um moto g3 e amo!
    Eu não me considero tão viciada em tecnologia, pois consigo ficar horas sem acessar a net ou redes. Adora é fato que não conseguimos viver sem ela.
    Aos poucos, você conseguirá diminuir o uso. Boa sorte ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Nossa ser assaltada não é legal.
    Mas não me considero viciada não, na verdade sou muito de boa quanto a isso. Se fico sem computador, ou sem internet... vou ler. Se fico sem luz e não tem como ler, vou dormir... rsrs... Passei 4 dias sem meu Moto G3 também (concordo que é ótimo) e sobrevivi totalmente a esse período. Sou tão desligada de celular que o povo briga pq eu demoro pra responder. Não gosto de ficar fuçando nele em qualquer lugar, nem na rua, nem no onibus, nem em lugar nenhum e acabo esquecendo na bolsa, na mochila... e aí vem os puxões de orelha, pq todo mundo liga quando eu esqueço dele... kkkkk... Estou a salvo do mal do século pelo visto.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Eu percebo o quanto estou viciada quando fico sem a internet... parece que falta algo, que não consigo fazer algo. Realmente é impressionante a nossa dependência com a tecnologia e também de estar conectada 24h. Gostei muito do seu texto, é para refletir.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Menina, não vejo como vício a tecnologia. O problema é que as pessoas não sabem dosar. A tecnologia veio para nos auxiliar na vida.
    Eu deixo meu celular, notebook, TV de lado quando percebo que preciso de um tempo, isso é importante e nos ajuda a não ficarmos tão dependentes, acho UAHAUAH.

    Beijocas

    Mari Scotti

    ResponderExcluir
  11. Eu fui assaltada há uns 2 anos, na realidade sofri um arrastão, desses em restaurante. Na bolsa tinha celular, dinheiro, cartão, câmera, e por aí vai... Mas o q realmente senti falta foi da bolsa... hahaha... Queria uma bolsa de couro com caveira, demorei demais pra achar, quando achei, me levaram 1 mês depois. Mas enfim...

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  12. Sabe que se a gente for analisar ficamos tão tecnológicos em tão pouco tempo que chega a ser assustador. ..não nos danos conta do quão dependente estamos até que algo assim aconteça. Isso é assustador né?
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Sabe que se a gente for analisar ficamos tão tecnológicos em tão pouco tempo que chega a ser assustador. ..não nos danos conta do quão dependente estamos até que algo assim aconteça. Isso é assustador né?
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Eu achava que não era, mas, há algum tempo constatei que sim, eu sou viciado em tecnologia. Eu tinha um iPhone 4 e já usava bastante, vivia com ele em mãos e tudo o mais, mas como ele já tinha alguns probleminhas como o Whatsapp travando, eu acabava desanimando um pouco de entrar sempre. Mas, no mês passado, troquei por um 5s e parece que, sem esses leves empecilhos que eu tinha no outro, eu viciei de vez. Isso chega a me assustar, porque eu não tenho ideia de como largar, ainda mais agora que estou de férias e não tenho nenhuma outra obrigação de antes como estudos, etc.
    Espero conseguir deixar de usar tanto assim, mas espero que seja de uma maneira bem natural e gradual, porque só a ideia de ficar completamente sem já me dá uma dor... (me sentindo em um narcóticos anônimos da tecnologia hahhahah mas adorei o post, achei super pertinente!!).

    Abraços, Adan
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Eu não sou viciada em tecnologia, na verdade quase não uso, passo pouco tempo de frente pro pc, o celular é só pra fazer ligações, a tv eu não gosto de assistir, acho que sou de outro mundo kkkk
    Eu gosto mesmo é de ler, se pudesse eu passaria o dia todo lendo <3
    O que acontece com a maioria das pessoas, é que elas não sabem dividir o tempo, acabam se apegando demais numa coisa virtual e esquecem de dar mais tempo para as coisas que estão ao alcance, mas físicas, família e tal.

    ResponderExcluir
  16. Olha, Ani, vai se um atestado de velhice isso, mas só fui ter meu primeiro celular na faculdade e vivi muito bem até isso acontecer, obrigada. Eu sou viciada em tecnologia sim, como quase todo mundo, mas passo muito mais tempo lendo que fazendo qualquer outra coisa. Quando viajo pra ver a família e amigos, passo meu tempo saindo com eles. E fico brava pra caramba quando alguém vem me cobrar que eu não atendi uma ligação, como assim? O celular não é parte de mim e às vezes deixo ele de lado e só vejo mensagens e ligações no dia seguinte, não gosto dessa exigência de ter que responder tudo imediatamente, não me adaptei completamente a isso até hoje e acho que nunca vou me adaptar. As pessoas se irritam comigo mas, sinceramente, não ligo. Não acho legal a forma como quase todos se tornaram realmente dependentes disso pra viver.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu não sou tão apegada a celular, já esqueci ele várias vezes ou em casa ou no trabalho e nunca pirei por causa disso. Acho que a preguiça de ir buscar sempre foi maior hahahaha
    Mas sou viciada em internet e principalmente no blog, em criar posts, divulgar. Sou obcecada em fazer o blog crescer e criar bom conteúdo e fico pensando nisso mais tempo do que deveria. Tento me repreender e deixar de ser tão chata com isso, mas é difícil! haha
    Se não fosse pelo blog eu provavelmente teria excluído o facebook e outras redes porque não tenho mais tanta paciência para as coisas que as pessoas postam sabe? Mas esse é um ótimo meio de divulgação e por enquanto não dá para abrir mão...

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Isso, não tem como negar! Somos todos dependentes da tecnologia! e como vivemos num mundo Capitalista você vale o que você tem, como você não tinha o celular, vc se sentia menos que os outros, o que levou você a comprar um novo o quanto antes! Ti intendo bastante, pois eu sempre ficava com celulares "restos" e só agora ganhei um celular digno! kkk mi sinto tão na moda
    Abçs

    ResponderExcluir
  19. Amiga acho que todos os internautas ou até mesmo as pessoas são VICIADAS em tecnologia. Dúvido alguém viver DIAS sem ter contato com facebook, twitter e instagram. Isso virou uma febre no mundo todo e isso só tende a aumentar com o crescimento das coisas sabe? Eu fiz uma redação quando fiz vestibular sobre tecnologia e falei que isso só tende a crescer ainda mais e mudar o mundo todo e não estava enganda, porque a cada dia são mais coisas sendo inventadas. Hoje eu não consigo nem ficar sem meu celular por conta dos aplicativos ou até mesmo por causa do whatsapp que eu nem gostava, pois é ali que tenho contato com as meninas do blog direto sabe? Mas isso é de cada um, o problema é que o vicio não faz bem pra ninguem, mas também a gente não vive sem isso hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/luz-camera-e-acao-12.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana Paula, realmente isso virou um vício.
    Quando estou sem celular ou internet começo a ficar com crise de abstinência e não é piada, isso não é saudável.
    Ando tentando diminuir aos poucos também, até mesmo com blog tinha virado de hobby à obsessão, acessos acessos, comentários... estar sempre fazendo mil e uma postagens pra tentar atrair o público com algo novo, isso estava me deixando estressada e estava me fazendo afastar do objetivo principal que era: Disseminar a Literatura, mesmo que aos poucos. E Foi assim que relaxei um pouco.
    E quanto ao cel por estar mais a mão é bem mais viciante, temos que cuidar pra sempre ser um aliado e não um inimigo que nos rouba horas preciosas de nossas vidas.
    beijos ;)

    Giuliana

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Infelizmente compartilho de uma parte de seu sofrimento em entrar nas estatísticas de ser assaltada. Não levaram o celular; pois foi uma das coisas que salvei e também entrei neste questionamento de ser dependente de tecnologia, acho que sou sim no trabalho e em casa; pois nada flui sem internet e tecnologia, mas quando estou fora deles não sou de ficar conectada, em relação ao celular sou um pouco neurótica por causa das fotos, contatos e algumas informações que coloco nele.
    Parabéns pelo post e bacana expressar como reagiu em relação a um incidente muito chato que nos deixa para baixo e com sensação de impotência.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  22. Oiie Ani,

    Vejo a tecnologia de duas formas, a forma boa, que é uma comunicação mais rápida, acesso a informação, no meu caso o poder falar com meus parentes que fora longe pelo noot ou celular é mais prático e rápido, mas também vejo que estamos deixando a nossa vida de lado, quando saio mesmo vejo as pessoas só com a cara no celular e nem se olham mais. É muito difícil ficar sem o "zapzap", mas eu estou tentando, colando regras em mim, como ao ir para sua não levo o celular, não tenho mais internet de chip, então só wife, onde não tiver eu não acesso, controlo o tempo, tento usar mais a net só a noite e por ai, demos fazer a nossa parte, para que se acontecer alguma coisa como aconteceu com você a gente não enlouquecer.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  23. Oi Ani!
    É bem verdade isso, hein? Muitas vezes, as pessoas não percebem como são dependentes da tecnologia. Eu ainda comentei com a minha mãe esses dias que se eu for assaltada, peço para deixarem meu livro ao invés de deixar o celular, rs. Mas na prática, acredito que eu ficaria bem mal sem tecnologia... não vou ser hipócrita, né? Sou sim um pouco dependente... meta para 2016: tentar deixar mais o celular de lado! HAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani, ótimo post. Ao contrário de você, não preciso perder o celular para saber que sou viciada pois isso é fato. Realmente acho que a tecnologia veio para facilitar a acrescentar em nossas vidas, mas cabe a cada um de nós analisarmos até que ponto nos permitimos ser dependentes de viver online 24hs. Eu tento ficar longe da tecnologia, mas tenho um profissional de TI em casa e um computador para cada morador, ou seja, isso acaba sendo missão quase que impossível, rs

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Menina, eu me considero super viciada em internet. Não vivo sem! Mas a vida que levamos hoje em dia favorece isso, né? São muitas facilidades que a rede nos oferece. Podemos ter um parente ou amigo do outro lado do mundo e mantemos contato todo o dia. Tudo pode ser feito pela internet: compras, consulta ao banco, reservas em hotéis, etc. Tem gente que até namora pela rede. Penso que tudo isso vai fazendo com que seja cada vez mais difícil viver sem estarmos conectados. No entanto, acho que devemos tomar cuidado para que isso não interfira na nossa vida de forma negativa, pois nesse caso não será um bom vício. Gostei do seu post! :)

    ResponderExcluir
  26. Olá! Amei seu post, parabéns!! É verdade o que você disse, somos dependentes da tecnologia. Tv, computador, smartphone, tablet..internet. Vivemos em um mundo totalmente tecnológico, e claro que sentimos falta quando ficamos sem nossos celulares e outros. Fiquei sem internet por 4 dias e foi uma loucura..tudo acumulado. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. A gente se prende à tecnologia e nem percebe como estamos viciados, não é mesmo?
    Eu sou de fases... Já fui bem mais conectada do que estou hoje, mas ainda acho que passo tempo demais na frente do note ou do celular. É aquela coisa de desligar o computador, chegar na cama e verificar se tem alguma mensagem, alguma notificação...
    E pensar que antes da tecnologia os jornalistas só tinham papel e caneta e hoje parece quase impossível visualizar isso né?
    Não sei como me sentiria se roubassem ou se eu perdesse meu celular... Acho que ficaria sem chão - mais pelo que tem nele do que por ele em si...rs
    Adorei seu texto!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Vejo a internet/ tecnologia com um mal do século para muitas pessoas, pois muitos nem respiram de tanto que passam tempo nas redes sociais com medo de perder algo. Eu fico muito por aqui ás vezes e fazendo nada, mas tem certos dias que nem ligo o pc e nem celular é dos mais fraquinhos, então nem entro na net com ele.
    É muito bom sua ideia do post para nos fazer repensar um pouco.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  29. Helloo, Ani! Tudo bem?!
    Acho que essa postagem é muito válida, importante e interessante. Eu sei que sou dependente da tecnologia e isso é triste porque ainda assim eu não faço nada a respeito, não consigo obedecer a mim mesma a respeito de parar com esse vício e dependência. Não sou viciada em whatsapp nem muito nas outras redes sociais, eu sou viciada em blogar e ficar zanzando na NET. Quanto a fazer um trabalho como o seu acho complicado sem a internet. Mas eu já fiz projetos escolares sem usar a internet ou fazer pesquisas com afinco- na época eu não tinha internet e não achava difícil desenvolver projetos assim. Hoje eu acho complicado.
    Esse post só me faz lembrar que preciso me esforçar mais para parar com a dependência!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  30. Olá! Primeiramente, adorei seu post! Acho que você conseguiu o que queria. Fiquei pensando e de fato estou sempre conectada, sempre! E eu concordo com relação ao ciclo infinito de afazeres. Isso quando vc não pega tudo ao mesmo tempo e acaba não terminando nada.
    Às vezes é bom mesmo dar um tempo, principalmente no celular e computador.
    beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi ANA
    Tudo bom?
    Nossa eu já fui muito mais viciada em tecnologia, hoje em dia consigo ficar algumas horas sem. hehehehe
    MAs não me imagino ficando alguns dias sem, mas foi uma pena você ter sido assaltada.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com