Jornalismo - Rúgbi em Cadeira de Rodas pode ajudar na recuperação de tetraplégicos

Esporte une homens e mulheres e prova que não existem barreiras para a superação. Brasil disputará a modalidade pela primeira vez na Paralímpiada de 2016.



Apesar de pouco conhecido, o Rúgbi adaptado surgiu na década de 70, no Canadá, e foi criado por atletas tetraplégicos como uma opção à pouca acessibilidade de esportes exclusivos para eles. No Brasil, a modalidade surgiu primeiramente em 2005, mas só se estruturou em 2008, quando foi criada a Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, no Rio de Janeiro, responsável pelo esporte no Brasil.

É inevitável estranhar e se perguntar como um esporte de contato como o Rúgbi pode ser disputado por pessoas que lesionaram a medula, mas, basta assistir a um jogo para se admirar com a modalidade.



Presos a uma cadeira blindada, os jogadores não medem esforços nos contatos. O objetivo do jogo é conduzir a bola até a linha de fundo do adversário. São quatro jogadores por equipe e, apesar de ser jogada por indivíduos com alto nível de comprometimento motor, é uma atividade muito dinâmica.
E assim como todas as modalidades paralímpicas, o rúgbi exige um critério de elegibilidade e classificação funcional. Para isso há uma banca, normalmente formada por profissionais da área de saúde, que após estudar o caso conseguem avaliar quais são os movimentos remanescentes e a força que a pessoa tem nesses movimentos. Cada modalidade tem a sua própria escala, que vai de 0.5 a 3.5.

Outra característica que diferencia o rúgbi nas demais modalidades é o fato de que ela é mista, ou seja, mulheres e homens podem jogar juntos. São sempre quatro jogadores que, juntos, somam oito pontos e a regra prevê que cada vez que uma mulher está em jogo, a equipe ganha meio ponto a mais.

Luis Fernando Cavalli, jogador da ADEACAMP – Associação de Esportes Adaptados de Campinas – e da Seleção Brasileira, sofreu um acidente em 2004, em fraturou a sétima vértebra cervical. Após a lesão, Luis foi apresentado a diversos esportes adaptados como auxílio à fisioterapia. “O Rúgbi é uma modalidade que é mais adequada ao meu tipo de deficiência, além de ser dinâmica e eu me sentir mais útil em quadra do que jogando handball ou tentando jogar basquete, eu gosto. Me dá muito prazer e, apesar de ser uma modalidade praticada por indivíduos com alto nível de comprometimento motor, ela é muito dinâmica e emocionante” comenta.

Por sua classe funcional, Luis joga como terceiro ou quarto homem, popularmente chamado de jogador de defesa e recebeu o prêmio de melhor atleta 1,0 da competição IV Aberto de Brasília, onde a ADEACAMP recebeu a medalha de bronze.


Equipe ADEACAMP IV Aberto de Brasília


Em dezembro acontecerá à terceira edição da Copa Caixa Loterias de Rúgbi em Cadeira de Rodas, em Niterói, e as seis principais equipes do país disputarão o prêmio. E no próximo ano, acontecerá a paralímpiada no Brasil onde Luis está na lista dos 23 pré-convocados para defender nosso país. “É a primeira vez que o Rúgbi em cadeira de rodas do Brasil vai participar da paralímpiada, por ser país-sede. Quem representará o Brasil ninguém sabe ainda, mas campeonatos como o IV Aberto de Brasília, Copa Caixa de Rúgbi em Cadeira de Rodas e semanas de treinamentos servem como forma de nos avaliar”.

Parapan Toronto


Para o atleta, a prática do esporte abriu uma série de portas, e mesmo com todas as características positivas, ainda é uma modalidade que sofre muito preconceito. “Eu sei que muitas pessoas enxergam o rúgbi como uma modalidade violenta, por causa das batidas e quedas, mas estou desde 2010 nisso e vi poucas lesões. A cadeira absorve o maior impacto. Existe muito respeito dentro de quadra e é difícil ver um jogador se exceder. Eu sinto que algumas instituições enxergam o rúgbi como um esporte nocivo, ainda mais por ser praticado por lesados medulares, mas acredito que isso é preconceito mesmo. Tenho certeza que as pessoas que passam a conhecer a modalidade passam a compreender melhor”.

Projetos como o Fundo de Investimento Esportivo de Campinas, Bolsa Atleta, do Governo Federal, Bolsa Talento do Estado de São Paulo e a Lei de Incentivo ao Esporte, ajudam na manutenção dos equipamentos e compras de uniformes, mas não é o suficiente. Luis acredita que a falta de diversos fatores impede o crescimento e patrocínio do esporte no país. “Eu acredito que precisamos de uma ação maior dessa parte da mídia para fortalecer o esporte. Foi a primeira vez, em 2015, que o rúgbi foi incluído na relação de modalidades Pan-americanas e a participação do Brasil no Parapan já mostrou o quanto esse quadro pode mudar com uma simples projeção da imprensa”.

Para ele, a vinculação de centro reabilitação ao esporte, como ocorre no exterior seria excelente para descoberta de novos talentos. “Às vezes o próprio centro de reabilitação já tem uma equipe de rúgbi em cadeira de rodas, normalmente esses centros são os primeiros focos que vão reunindo pessoas que tem uma deficiência que é elegível ao esporte. Seria uma forma de se trazer mais atletas para a modalidade. Sei que o rúgbi ainda é novo no país e que algumas coisas demandam tempo, mas acredito que ações da imprensa e de parcerias com centros de reabilitação, seriam dois caminhos que ajudariam muito no fomento da modalidade”.

Luis Fernando Cavalli. Atleta da ADEACAMP e Seleção Brasileira de Rúgbi Adaptado

Quando questionado o que aprendeu com acidente e o que diria ao Luis de 11 anos atrás, o atleta afirma que “eu nunca fui de pedir as coisas, de ficar esperando. Eu sempre tentei me virar sozinho e a deficiência me expõe. Isso pra mim tem sido uma grande lição. Aprendi a ser mais paciente, mais tolerante, entre outras coisas, mas o que fica bastante evidente é isso. Eu diria ao Luis do passado, para se ele importar menos com as coisas e que ele buscasse aproveitar mais seus relacionamentos, que hoje é uma necessidade no meu dia-a-dia”, finaliza.

Oi vocês,

Hoje o post foi um pouco diferente. Para quem ainda não sabe, eu estou no sexto semestre de jornalismo e uma das melhores coisas da vida são os trabalhos práticos. Eles me enchem de dor de cabeça, mas vê-los prontos me deixa extremamente orgulhosa e por isso estou aqui dividindo uma matéria de autoria minha (com ajuda da Kamila) sobre Rúgbi Adaptado. Conhecer o esporte foi um presente enorme para mim e espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre ele.

Beijinhos,

45 comentários

  1. Excelente matéria!!
    Muito obrigado pela divulgação do Rugby em Cadeira de Rodas Ana Paula!!
    Muito obrigado por me permitir participar como seu entrevistado! Adorei!
    Gde bj,
    Luis Fernando Sper Cavalli

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal a matéria!
    Nunca imaginei que esse esporte existisse. Por isso é tão importante a divulgação de iniciativas como esta.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. uau que bacana! achei um super exemplo de superação!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Caramba que bacana e que exemplo de superação e vontade. Achei incrível essa divulgação de vocês. É algo que vale a pena ser compartilhado para que todos conheçam até como uma verdadeira lição de vida para nós
    Parabéns
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Nunca ia saber que existia *-* por isso que eu adoro ler blogs, cara!

    Tem post novo, ou quase isso!
    Blog: Talo de Maçã
    FANPAGE!

    Peixinhos de luzz ;*

    ResponderExcluir
  6. Oie Ani,

    eu lembro como esses trabalhos práticos matavam na faculdade, mas depois de pronto era só alegria!!!
    Parabéns pela matéria. Gostei muito da abordagem, todos os aspectos do esporte mencionados.
    Infelizmente, no Brasil, o futebol é muito valorizado e os outros esportes esquecidos, mas com matérias assim podemos tentar mostrar para as pessoas que não exite só esse esporte.
    Espero mais matérias assim....

    =))

    BJoks

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani, tudo bom?
    Não sabia que o esporte podia ser praticado por cadeirantes e adorei a novidade de que o Brasil vai ter "time" para concorrer nas Paraolímpiadas. Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  8. Foda!
    Como já disseram aqui em cima, a divulgação de esportes desconhecidos para a maioria como esse é de fato importante. Eu ainda não conhecia o rúgbi adaptado, mas com certeza vou me lembrar do seu post durante as paralimpíadas do ano que vem. Parabéns pela postagem. [:

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Amei a matéria. Acho muito importante essa inclusão, fiquei boba de saber que o rugbi é o melhor esporte para tetraplégicos, sempre que vejo imagens do esporte vejo os jogadores fazendo 'montinho', nunca imaginei o esporte Adaptado, e é sempre bom ver que pode, sempre se descobre uma maneira.
    Adoro assistir os jogos 'para', eu vejo neles exemplos muito importantes, eu mesma deveria me inspirar mais e fazer algum exercício.
    Meus parabéns novamente e muito, mas muito sucesso mesmo para os atletas e as pessoas que estão por trás do projeto.
    Até a próxima.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A força e superação desse pessoal é algo lindo de se ver!
    E o vídeo foi emocionante! Como eles se entregam à partida, ne?

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://www.pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos - facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria, achei um esporte lindo e esse incentivo com certeza é fundamental, Eu já conhecia e gosto bastante, só não acompanho, aliás não acompanho esporte nenhum :( Recentemente eu li o livro Para-Heróis da jornalista Joanna de Assis e fiquei maravilhada e muito emocionada com a leitura, fala justamente sobre a superação de pessoas que tiveram algum acidente ou que já nasceram com necessidades especiais. Um bom livro, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Menina, que matéria linda! Isso incentiva e muito qualquer pessoa! Nossa, qualquer forma de esporte faz tão bem, que se as pessoas realmente soubessem o bem que faz para o corpo, teria bem mais incentivo. Menina, parabéns por essa matéria, ela deve ser muito divulgada!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Obrigada por lembrar novamente! Você sabe que estarei sempre disponível para ajudar rs Essa matéria, apesar de ser um simples trabalho de faculdade, pode abrir muitas portas, tanto pra você como pro Luis. Parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa achei bem interessante a matéria!! E logo que eu comecei a ler pensei: "como eles conseguem jogar rugby numa cadeira de rodas?? É praticamente impossivel!". Ai depois conforme eu fui lendo percebi o quanto tenho a mente fechada... Acho que temos que dar cada vez mais espaço para as pessoas con deficiencia, e não é por que não conseguem andar que são possam fazer certas coisas...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela matéria, flor! Achei o tema muito bacana, pois desconhecia a modalidade do esporte. Gostei de ver que as cadeiras de rodas são reforçadas para o contato agressivo do esporte. Isso não o descaracteriza em nada. O modo como redigiram a notícia é também digna de nota! Qualidade e fluidez. ;)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Olha parabéns pela matéria, não sabia que existia ruby adaptado. Espero que com os jogos Paraolímpicos esse tipo de esporte seja mais divulgado na mídia.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Acho muito bacana esses esportes que são adaptados para jogadores na cadeira de rodas, pois os motivam a viver novamente, mostrando que tudo é possível com um pouco de força de vontade.
    Vou tentar acompanhar os jogos ano que vem, pois pelo vídeo deu pra ver que será uma bela partida :)
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Não sou ligada aos esportes, então não sabia nada sobre o Rúgbi. Achei o seu texto muito interessante, é incrível como os esportes podem ajudar pessoas com alguma deficiência, não é? Mas é triste saber que os esportes adaptados nem sempre têm o reconhecimento que merecem. Adorei o texto ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela matéria, é emocionante ver a força de vontade e a superação desse pessoal. Não sabia sobre o Rúgbi, mas achei fantástico! Acho belo esse estímulo de mostrar que independente de você estar em uma cadeira de rodas ainda pode levar sua vida e ter felicidade. Amei!

    Beijinhos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ani, conheço o rugby há alguns anos e é muito bom ler algo falando sobre ele ainda mais o de cadeira de rodas para ajudar na recuperação de pessoas.
    Amei a matéria e estou ansiosa para ver essa modalidade em 2016.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Oee, tudo bem?
    Já pratiquei esse esporte algumas vezes na escola só que eu acabei desistindo. E a matéria ta incrível!! Esse pessoal da um banho de superação.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani! A matéria ficou muito legal, apesar de ser sobre um tema que não me interessa nem um pouco... nada que é sobre esporte me atrai, ironicamente acabei fazendo minha monografia sobre marketing esportivo, rs, mas foi só porque na minha faculdade a monografia era feita em grupo junto com o projeto experimental em que formávamos uma agência de publicidade. Me deu até vergonha por não fazer esporte nenhum ao ver pessoas que lesionaram a medula se esforçando tanto no rúgbi!! Só não fico com mais vergonha ainda porque estou pensando seriamente em transformar minhas caminhadas em corridas, já é alguma coisa. hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oiiie,

    Que matéria liinda, adore. Sabe acho que a gente precisa dá essa importância aos atletas especiais, é bom até para eles. Adorei mesmo, adorei conhecer mais sobre o Rúgbi. E vamos que vamos para as Olimpíadas.

    Bj

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  24. Rúgbi não é um esporte comum no Brasil e gostei de ler mais sobre ele. Ainda mais o Rúgbi adaptado, que a gente nem imagina que pode dar certo. Muito bom ver tantas pessoas que superam seus limites.
    Eu adoro assistir campeonatos, apesar de nao praticar nada.
    Gostei de saber que o logo é misto, acho q nao nunca vi nenhuma modalidade assim, onde homens e mulheres pudessem ser um time.

    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Que matéria legal. Eu não conhecia muito sobre o rugbi - só de nome e de referencias em alguns filmes que assisti - e foi ótimo conhecer um pouquinho mais. Melhor ainda ver a adaptação dele para cadeirantes. Adoro essas coisas do esporte... O quanto ele pode ser inclusivo - e achei bem curioso ele poder ser misto. gostei de saber disso!
    Parabéns pela matéria!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá! Parabéns pela matéria, ficou show! Sempre gostei de rugbi, justamente por ser um esporte bem intenso. E achei muito legal ver esses atletas envolvidos, nos dando uma bela lição de superação e dedicação. Porque não é fácil o que eles fazem, são verdadeiros heróis! beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!
    Que matéria linda e emocionante. Já conhecia o Rúgbi tradicional mais o em cadeira de rodas é uma novidade pra mim. O esporte mostra que não há limites quando se tem força de vontade e determinação, um grande ensinamento. Que as Olimpíadas de 2016 traga a conscientização a todos e a renovação do respeito mútuo.

    Parabéns e Sucesso.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  28. Helo!!
    Olhar esse post aqui me dá aquela sensação de que às vezes na vida reclamamos muito de barriga cheia, é lindo ver as pessoas se superando a cada dia, é uma força que nos inspira e que nos move.
    Eu lembrei do livro "superação" do Nic Vuijicc (acho que é assim que escreve).
    É a história do próprio autor de como ele deu uma virada na vida dele mesmo sem braços e sem pernas, esse eu quero muito ler, mas estou me preparando que deve ser uma leitura bem forte.
    Parabéns pelo post.

    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ani!

    Que matéria linda, parabéns! Eu já conhecia (e adoro) o Rugby tradicional, mas essa modalidade adaptada é novidade pra mim, infelizmente eu ainda não conhecia. Linda a dedicação e a lição de superação que eles ensinam para nós!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  30. OI Ani, muito legal a sua matéria, ficou bem legal e nada monótona. Primeiro tenho que dizer que o cara do Brasil é um gato né... Ui! E realmente eu achava que era um esporte violento e a primeira foto parece que é assim, mas depois li que as cadeiras é que pegam o maior impacto, então acredito que não seja tanto e o que importa é demonstrar que nada impede o desenvolvimento dos esportes!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Ana!
    Parabéns pelo texto! O rugbi, assim como qualquer esporte, pode ajudar muito na reabilitação dos deficiente físico. Muito bacana vc divulgar essa iniciativa.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  32. Que iniciativa bacana. Não só de quem criou o projeto como a sua de compartilhá-lo. Vou ser sincera que desde quando li o livro como eu era antes de você da Jojo Moyes eu me senti na "obrigação" de me inteirar mais no assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá! Que matéria incrivel, gostei que você abordou todos os aspectos desse esporte. Tantos outros esportes são um meio de ajudar na recuperação das pessoas e creio que vamos e devemos incentivar a todos praticar esporte.

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Uma das poucas coisas que fico feliz em meu país é isso: há muito incentivo aos esportes, eu sei que essa não é a prioridade para todos. Mas, imagina o que seriam de pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. A força de vontade deles é algo lindo de se presenciar, além de ser uma grande lição de vida, muitas vezes nós humanos "perfeitos" reclamamos das dificuldades, e aí vem uma pessoa dessa e dá um tapa na cara sem mão. Devemos lembrar de agradecer mais e reclamar de menos.
    Adorei seu post! É muito motivacional.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi amada!

    Que bonito! Até pouco tempo eu nem conhecia o esporte, meu irmão me apresentou o Rugbi e comecei a me apaixonar pelo esporte - muito melhor que o futebol para mim, agora ver o Rugbi em cadeira de rodas foi ainda mais bonito e inspirador! Realmente lindo!

    Beijos
    Paulinha - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Ani,
    Adorei a matéria e acho que você está na faculdade certa :)
    Talento de montão...
    Amei saber mais sobre o esporte e por ele ser mais um instrumento de inclusão.
    Mostrou também que o esporte inclui com segurança, já que uma equipe médica torna os jogadores aptos ou não.
    Adorei a curiosidade sobre o time que tem mulheres ganhar meio ponto a mais.
    Que fofos hahahaha
    Quero ver mais post assim por aqui, adorei :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  37. Amiga olha eu achei super legal a sua postagem
    até porque é muito legal saber que o esporte serve para
    pessoas que tem necessidades especiais. Acho até interessante, porque fico boba como eles tem capacidade de fazer as mesmas coisas que nós mesmos fazemos. Eu acho muito legal isso, até porque eles passam por uma superação incrivel. Eu gostei muito do video. Parabéns viu? Gostei muito !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/nova-parceria-editora-generale-oba.html

    ResponderExcluir
  38. Uma matéria excelente, que só prova o quanto a superação move as vidas das pessoas e o quanto ela pode ser conquistada através do esporte!
    Amei o post!
    Já estou seguindo e adorando o conteúdo do seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  39. Excelente matéria. Adorei... o seu blog.

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Adorei a sua matéria. Não sabia que tínhamos esse esporte aqui no país e fiquei impressionada e admirada com esses jogadores, não só os brasileiros, mas todos eles. Que lição de vida e superação, você não poderia ter escolhido melhor tema não só para fazer a sua matéria, mas para se envolver e nos envolver também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi Ana, tudo bem?
    Já conhecia o esporte pois tenho um amigo cadeirante que pratica. Acho muito importante esse tipo de contato, afinal estar em uma cadeira de rodas não deve ser o fim do mundo como muitos pensam, e sim mais um obstáculo a ser superado. Adorei a matéria.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Ani, minha flor...

    Adorei a matéria.... parabéns... enquanto eu lia eu pensava onde será que ela fez a pesquisa... e saber que foi Vox que fez foi maravilhoso... achei um maximo... porque eu falo por mim.. não sou muito ligada em matérias esportivas... mas acho incrível o trabalho com os para atletas... eles tem uma força que incentiva a gente e nos faz pensar melhor a vida que levamos... achei mesmo incrível e curti cada linha que li... eu não sabia dessa modalidade e já estou torcendo e muito para esses campeões.... xero!!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Ani!
    Post inspirador, é diferente do que vemos aqui, mas valeu totalmente a pena ter lido.
    Traga cada vez mais novidades, certeza que você será uma grande jornalista.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi amiga
    Tudo bom?
    Excelente matéria.
    Meu avô trabalhou a maior parte da vida com deficientes que praticavam esportes e quando eu via o que eles faziam, fiquei fascinada, pois nunca colocam desculpas para fazer as coisas.
    Não vi rúgbi ainda, mas pelo vídeo achei bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Oi Ani, tudo bem?
    Parabéns pela reportagem! Não sabia que tinha essa modalidade de rúgbi e fiquei bem feliz. Isso só mostra que uma deficiência não interfere em nada quando se quer alguma coisa. Espero que com as Paraolimpíadas as coisas melhorem, que cheguem mais recursos e mais pessoas participem.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com