EC&Mimimi - Sobre fanfic, conteúdo e a língua portuguesa

Oi vocês,

No último EC&Mimimi do blog, eu informei que, quem tiver interesse de participar da coluna é só mandar o texto com identificação que seria um prazer postar aqui!
A Kamila já havia me enviado há um tempo atrás um texto para participar então a partir de agora confira o #mimimi dela. No final eu vou deixar o e-mail para quem quiser participar.






Olá!
Quem escreverá a seguir, é a Kamila, do Resenha e Outras Coisas. Primeiro, quero agradecer à Ani, por me ceder um espaço no seu cantinho. Agora, vamos falar de um assunto que não vejo que é tão falado por aí: a relação entre fanfic e a língua portuguesa. E o que andam escrevendo nelas.
Acredito que muitos saibam, mas para quem não sabe, fanfic é um gênero literário que consiste em escrever uma história tendo como protagonista alguém famoso ou algum livro consagrado. Exemplo: existem fanfic sobre Justin Bieber (tentei ler uma e não passei de duas páginas) e sobre a saga Crepúsculo. E doa a quem doer, fanfic é gênero literário sim, assim como o romance, a distopia e a ficção científica.



Uma coisa que me irrita muito é erro de português – acredito que irrite a muita gente, aliás. Eles estão em todo lugar, mas tem em dúzias nas fanfic. Uma vez, me mandaram uma fanfic que tinha como tema os personagens Cirilo e Maria Joaquina, da novela Carrossel, do SBT. Até aí, nem sabia o que era fanfic. Sério, quase vomitei. A história era ruim (em suma, os dois eram adultos, tinham transado e ficaram rememorando os momentos. E só). E tinha erros de português. Muitos erros.
No fim do ano passado, tirei um texto do meu acervo de redações escolares, fiz algumas alterações e me inscrevi no projeto Brasil em Prosa, da Amazon. Ele ficou lá por um bom tempo. Só o tirei de lá no mês passado, quando migrei para o Wattpad. No meu blog, eu fiz um post para os meus leitores anunciando que estava escrevendo um romance (aliás, aproveito para pedir que leiam, votem e comentem, por favor, é o Segunda Chance).
Porém, muito antes de divulgar meu texto, resolvei passear pelo site. Socorro. Logo de cara, postei meu conto (Uma História de Amor e Árvores) e o site me sugeriu algumas fanfic. Mas, gente, o que tinha de texto escrito errado, só Aurélio na causa (#Pasqualechora). Tinha uma, sobre One Direction (percebi que histórias com eles, são lidas como se fossem a Bíblia), que NA PRIMEIRA PÁGINA, praticamente tudo o que estava escrito tinha erros.



Então, o mimimi que escrevo está mais para apelo do que para mimimi. Gente escreva. Escrever é maravilhoso e libertador (pelo menos para mim). Mas, caso vocês não saibam como escreve determinada palavra ou como montar uma frase, PESQUISEM. Usem o dicionário e a internet, se informem. Para escrever esse texto, eu fui ao site Nyah Fanfiction, acredito que um dos mais populares do Brasil, para ver o nível de popularidade. Não abri uma conta (pediam informações demais e não tem a opção de usar o Facebook para acessar), mas na página inicial, vi que o site fez um post explicando a diferença de consertar e concertar. E ainda convida o público para acessar uma página em que explicavam diversas questões do idioma.



E não é só isso. Muitos escrevem até bem, mas não tem conteúdo. Eu sei que não sou ninguém para julgar (nem quero), e mesmo sabendo que praticamente todas as fórmulas para um livro de sucesso foram usadas à exaustão, gostaria muito de ver uma fanfic que não tivesse tanto apelo sexual. Não sei se é regra, mas nunca vi uma fanfic que não tivesse apenas sexo (se vocês conhecerem alguma, me avise).
Quem me acompanha lá no Resenha, sabe que, quando estou lendo, prezo pela mensagem que a história me transmite. Seja lá qual for à mensagem, quero aprender algo. Por mais que as pessoas encontrem nas fanfic uma forma de estar mais perto de seu ídolo (uma das personagens do meu romance se chama Céline Dion- #mejulguem), gostaria de vê-los escrever algo que faça o seu leitor refletir. Não estou dizendo para não ter cenas de sexo – tem que ter, estamos no século XXI – mas gostaria de saber que existem fanfic que transmitam alguma coisa além de sexo. Sem falar que, se a história for boa, quem não garante que uma editora não se interesse (vide Anna Todd).
Sintetizo todo esse texto em: escrevam, mas com consciência, com conteúdo e com o português correto. Assim, tenha certeza de que os leitores se interessarão muito mais.
Isso é tudo. Espero que gostem. Lembrando que esse texto é de minha responsabilidade, a Ani apenas me cedeu o espaço. Qualquer coisa me chame para conversar, será um prazer!

E ai?? Concorda com a Kamila? Quer ver seu #mimimi por aqui? Mande e-mail para: contato@entrechocolatesemusicas.com

Beijinhos,

17 comentários

  1. Aniiiiiiii e Kamila, que coluna legal!
    E EU ENTENDO TOTALMENTE!
    Gente, erro de português em QUALQUER tipo de escrita me irrita total e profundamente. Nunca li fanfics, sendo bem sincero, mas imagino o tanto de porcaria gramática e textual que deve ter por lá...
    Hahahaha.
    Fanfic só li as da Cat de Fangirl, da Rainbow Rowell.
    <3

    Quero participar!
    Adorooooo reclamar, hahahaha.
    Vou procurar um tema e te mandar, Ani.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Não conhecia essa sua coluna e simplesmente AMEI !!!!
    Concordo plenamente com a Kamilla, pois, falta de criatividade já irrita bastante (no caso Cirilo e Maria Joaquina) e ainda por cima esses erros de português que teimam em aparecer e nos deixar descrente com os nossos jovens.
    O pior de tudo é que nem é só nos fanfics que encontramos essas derrapadas na língua portuguesa, basta ficar alguns minutos online nas redes sociais que já encontramos várias falhas :(
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana,

    desconhecia essa coluna, achei super legal! Concordo com a Kamilla acerca da falta de criatividade. Sobre os erros de escrita acho muito ruim, muito chato quando deparamos com isso, os jovens precisam ler e estudar mais, eu li poucas fanfics e já me deparei com isso, é desanimador. Bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani, Oi Kamilla!
    Primeiro: que sensacional essa coluna! HAHAHA
    Segundo: Sou adepta a qualquer forma de expor suas ideias e pensamentos. Acho que existem fanfics bem interessantes, eu mesma já li vááárias na época de Rebelde e RBD, rs. Nunca me esqueço de uma em que a Anahí teve uma filha com o Poncho e a garotinha tinha síndrome de Down. O problema central é que hoje as pessoas simplesmente querem ser famosas e acham que podem ganhar dinheiro se escrever qualquer coisa.
    Os erros de português incomodam sim, não vou ser hipócrita, acho que quem quer escrever precisa se preocupar sim com a qualidade do seu texto, porem sinto que o que mais vale em um texto atualmente é o sexo. Olha a quantidade de romances hot que temos por aí! Sem eira nem beira, né? Quero mais sentimento, mais emoção, quero sentir que aquilo foi escrito com alma!
    Parabéns pelo mimimi, foi muito bem vindo! Por um mundo com mais mimimis assim. ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sabe qual é o problema de erros em fanfics, Kamila? Não sei se você trabalha em algum site, mas os mais famosos tem betas, que você deve saber que tem função de revisar e arrumar justamente os erros, e aí o povo abusa, escreve de qualquer jeito, e manda pra que elas se virem. É um horror mesmo, mas não sei, fanfic é algo mais primitivo, um começo de carreira, e infelizmente 90% dos "autores" se preocupam mais com o conteúdo da história do que com o português em si, o que é um erro tremendo. Nada justifica, não custa nada pesquisar mesmo, mas digo porque já escrevi fanfic na vida quando era bem mais nova, e não me incomodava tanto esses erros como me incomoda hoje em dia kkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo comentário! Não trabalho em site, mas sei da função do revisor. Acredito que mesmo sendo o princípio de um texto, não justifica tantos erros. Isso pode esconder algo mais grave: a falta de domínio do idioma!

      Excluir
  6. Olá!

    Obrigada pelo espaço! E só mudaria os links, porque fiz algumas alterações rs mas não mudo uma linha sequer do que escrevi!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana. Oi Kamila.

    Bom meninas, eu não sabia de Fanfic é considerado um gênero como foi citado na postagem.Eu imaginava como uma homenagem que o leitor faz para o autor ou uma forma divertida de ajudar diminuir o bloqueou literário. Eu concordo com você Kamila que escrever é muito bom e ajuda demais, mas as vezes algumas pessoas querem escrever, mas não tem criatividade e acaba escrevendo de qualquer maneira.Eu acho para quem gosta de escrever precisa presta atenção nos erros porque alguns são erros bobos. É só prestar atenção um pouquinho para não acontecer.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Aniii, tudo bem? Acho essa coluna super legal, qualquer dia mando meu mimimi pra vc viu, sua linda? Kamila meu amor, graças a deus alguém pensa como eu! Eu acho péssimo quem escreve errado. Não conhecia esse gênero, admito, mas os erros de português estão cada dia mais onipresentes e gente, isso é terrível! Inclusive vejo muitos erros pelos blogs da vida e nós temos OBRIGAÇÃO de escrever bem e certo! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, meninas.
    Eu particularmente não gosto de fanfics, principalmente se for de um livro que eu amo. Amo a história e os personagens iguaizinhos estão lá. Mas tem muitas gente que gosta. Quanto aos erros de português, não és exclusivo de fanfics não. Esses dias peguei um livro para ler no Wattpad e não consegui de tantas palavras erradas que encontrei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani e kamila, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Confesso que eu nunca li uma fanfic e por isso mesmo nunca entendi muito bem o seu objetivo. Gostei que você falou sobre os erros de português, acho que esse é um dos problemas que enfrentamos hoje pelo declínio da educação, acaba refletindo em qualquer texto que as pessoas escrevem. Uma pena, pois a leitura sempre foi um instrumento para melhorar a redação e o vocabulário, se os livros possuem erros, qual será o nosso futuro? Adorei a coluna.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu sempre li muuuuita fanfic. Sou 'das antigas' do nyah, tbf, comus e etc etc. Há sim uma enorme quantidade de fanfics com erros terríveis, pessoas que não se preocupam em fazer uma mínima revisão do seu texto, nem de gastar míseros 30 segundos para fazer uma básica pesquisa ao amigo google. É horrível, eu sei. Outra parte também está nas histórias sem conteúdo, dá até um susto.
    PORÉMMMMMMMMMM, nem tudo é ruim.
    Podemos encontrar um elevado grau de ótimas histórias. Ótimas histórias MESMO! Escritoras de fanfics com uma escrita e um português tão bom que barram muitas autoras profissionais. Sim, existe! E da mesma forma que existe essas pessoinhas de um português tão bom, podemos adicionar aí um enredo espetacular nas duas histórias. E, repetindo o que falei antes, barram muitas autoras profissionais mesmo!
    Não acho legal generalizar.
    A maioria das escritoras de fics são suas próprias revisoras. Óbvio que muitos erros poderiam ser reparados, mas cobrar tudo ao pé da letra acredito que não faz sentido.
    Quando começo a ler uma história cheia de erros fico louca e, na maioria das vezes, paro a leitura. Porém, se o conteúdo ainda for bom, continuo lendo. Acredito que com todos os erros - mesmo que a pessoa não se esforce para conserta - algo dentro da leitora voraz que aqui existe está com uma plaquinha ''hey, obrigada por compartilhar sua história aqui''.
    É isso.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia há muito preconceito em relação a fanfics, falo isso, pois quando li no post que ele é um gênero literário (a qual concordo com a colocação), me lembrei disso, muita gente torce o nariz, mas querendo o não, as fics, são sim parte da literatura. Vou ser sincera, eu escriva fanfics, tanto que meu blog surgiu para que eu pudesse ter um espaço para divulgar, pois eu estava cansada do Nyah, que só tem fics eróticas em sua maioria e estas, sempre são as de mais destaque e bem isso desanima, por isso criei o blog, mas depois de um tempo, parei de escrever. Seu post levantou uma questão série e muitos que escrevem fics tem a tendencia de errar, os erros gramaticas, alguns coisas, acredito que dá para relevar, mas sério, já vi erros grotescos, histórias mal contadas e tal, acredito que antes de digitar a história a pessoa deve sim procurar dicas para escrever bem, mesmo que for dicas profissionais, afinal, vai que faz sucesso? Enfim, adorei o tema e sua colocação sobre ele.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  13. Oi, meninas!
    Eu nunca fui muito fã de fanfic, li algumas quando era mais nova sobre RBD e personagens das séries da Disney, mas nunca me interessei muito. Acho que é importante que as pessoas escrevam (como a Kami disse, escrever é mto bom!), mas desde que elas tenham algum objetivo (uma história bem estruturada e afins). O bom conhecimento da gramática também é importante. Não sei a idade das pessoas que costumam escrever fanfics com mais erros de português, mas como foi dito no texto, o Google está ai para nos ajudar! Sei que alguns erros podem passar batido, mas tem uns que não dá, HHAHAHAH!
    Adorei o mimimi da vez :D

    Beijos e um maravilhoso fim de semana,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Eu não sabia que fanfic era considerado um gênero literário, é sempre bom aprender coisas novas! rsrs Confesso que nunca curti fanfic, acho que li as "ruins" mesmo, como você disse, sem conteúdo. :/
    Eu não gosto nem de romance erótico com muitas cenas de sexo, o que eu sei que é contraditório, mas é que pra mim não pode ser só isso, tem que ter história e um bom desenvolvimento, rs.
    Adorei seu post! Eu sempre que tenho dúvida procuro sinônimos, e como se escreve algo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não curto fanfic, mas sobre os erros, não é só nas fanfic né, acho que em todos os lugares. No próprios blogs existem. Na as pessoas que se disponibilizam qualquer texto, história, livros, etc... deveriam reler o que escrevem. Não sou uma Pasquale da vida, pois escrevo errado bastante, mas não custa reler e corrigir né. Te entendo perfeitamente.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Gente que coluna interessante, gostei dela, quando eu tiver um mimimi vou enviar pra você com certeza!
    Mas vamos lá eu li pouquíssimas fanfics, lia sobre Sakura Card Captors e Naruto, realmente tem uma pegada meio sexual nelas as vezes eu também estranhava kkkkkkk
    Os erros de português sempre incomodam, porém acho que na verdade o povo deveria revisar o que posta antes de postar, acredito que eles escrevem já no site e nem se dão ao trabalho de jogar no word (que melhoraria muito a situação do texto), mas ainda assim eu acho super valido, o que realmente é importante é por pra fora os sentimentos numa história.
    Eu amo a Céline Dion!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com