O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Oi você,

Hoje é dia de Vida Literária! Para quem não sabe, os blogs EC&M, Resenha e Outras Coisas e O Outro Lado da Raposa, leiam o mesmo livro e postem na última sexta-feira do mês (que por causa do feriado, foi mudado para hoje)
O escolhido pela Raíssa foi O Oceano no Fim do Caminho, e hoje eu trago a resenha da obra.

Título Original: The Ocean the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.






Primeiro livro “adulto” publicado pelo autor Neil Gaiman, O Oceano no Fim do Caminho conta a história de um homem que após cumprir suas “obrigações” em um velório, resolve sair de carro sem rumo. Inconscientemente, ele chega ao endereço que morou há 40 anos, enquanto via que tudo estava mudado, resolveu seguir pela estradinha até a fazenda da família Hempstock, onde morava Lettie, sua amiga de infância. 

“Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.”


Eles se conheceram quando ele tinha sete anos e ela 11, e ao chegar ao local, ele resolve sentar em frente ao lago da propriedade e relembrou os fatos de uma aventura que aconteceu há anos atrás.  
Narrado em primeira pessoa, o personagem principal nunca teve seu nome citado durante o enredo, apenas os personagens secundários foram nomeados, o autor usa e abusa da fantasia durante a escrita do enredo e isso acabou me deixando confusa. Ao terminar a obra, fui à busca de outras resenhas para saber se apenas eu que não consegui entender muito bem o enredo e pude ver que isso não foi apenas comigo.

“Crianças pequenas acham que são deuses, ou pelo menos algumas acreditam nisso e só ficam satisfeitas quando o resto do mundo concorda com seu jeito de ver as coisas.”


A mensagem principal do autor está ali, estampada na nossa cara, mas a forma como tudo foi descrito e amarrado, ficou confuso e sem nexo em alguns momentos para mim. Talvez a minha falta de tato para esse tipo de enredo tenha me atrapalhado durante a leitura. A escrita do autor não é complexa, não é difícil, ele não cria elementos estranhos demais ou países com nomes esquisitos, como é de costume do estilo. Porém, os elementos utilizados não foram capazes de me tirarem as dúvidas que tive ao longo do enredo.  Por conta disso, não consegui curtir 100% a história narrada, mas não pense que não aconselho a leitura. Muito pelo contrário! Para os fãs de fantasia é um prato cheio. 



Terminei a leitura com dúvida do meu passado, será que tudo o que eu vivi aconteceu mesmo? Acredito que essa era a sementinha que o autor quis implantar nos seus leitores. 
Como já disse, a obra é válida para todos os que adoram fantasias e aos que querem arriscar também. Infelizmente, esse livro não funcionou tanto para mim – porém, não foi uma leitura perdida – mas, ele é muito bem avaliado no skoob e com diversas resenhas positivas. Leia e comprove.


“Ele pensou numa história com bastante fantasia. O problema é que tem fantasia demais. Eu fiquei confusa, doida para acabar o livro logo, porque realmente esse livro me foi uma decepção. A trama não me prendeu cada hora o menino passava por uma situação mais inacreditável que a outra. Digamos que não é todo leitor que vai acreditar no mundo que o garoto contou, achei bem descabido”. Kamila - Resenha e Outras Coisas

"Gaiman explora a mente infantil do personagem e cria um universo fantástico, cheio de possibilidades e sem nenhuma certeza de nada. Você fica se perguntado se as coisas que o garoto vê e os personagens que interagem com ele são realmente reais ou se é tudo invenção dele.
Para se aproveitar essa estória ao máximo é necessário que a pessoa tenha a mente aberta e não espere entender tudo logo de cara. Nesse livro não existem verdades concretas, cada um interpreta de um jeito e não adianta ficar buscando muita lógica, afinal de contas é uma criança de sete anos quem está narrando." Raíssa - O Outro Lado da Raposa

Outros Quotes:

“... ainda latejada e doía, e agora meu peito também doía. Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou muito inflexível.”
“Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”
“Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.” 
Beijinhos, 

28 comentários

  1. Oi Ana Paula, tudo bem?
    Que iniciativa legal e acho que o livro não poderia ter sido melhor escolhido. Apesar de ainda não ter lido, já ouvi muitos comentários a respeito e suas considerações confirmam que é uma leitura válida com certeza. Ah, adorei os quotes também.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já li muito sobre esse autor mas ainda não dei uma chance a ele por não saber se estou preparada para a escrita dele. Adorei a premissa do livro, e com certeza, vai entrar pro hall de queridos.... acho essa capa maravilhosa... e essas quotes, até anotei algumas.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Uma pena que a leitura tenha se tornado um pouco confusa e até sem nexo em alguns pontos.
    Eu nunca li esse livro ou alguma obra do Neil Gaiman, mas ja ouvi falar que é uma leitura que geralmente gera um pouco de confusão em quem não está familiarizado com a escrita do autor.
    De qualquer maneira fica como dica para quem gosta de fantasia.

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei curiosa pra ler esse livro. A premissa é ótima e pelo que você disse, bem misteriosa e cheia de elementos fantasiosas... é uma pena você ter ficado um pouco confusa com algumas coisas, mas quero ler assim mesmo. Quero saber porquê a leitura te deixou com dúvida do seu passado. Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie, eu sempre vi o título desse livro por aí mas não tinha ideia do que tratava, fiquei intrigada pelo hóspede que cometeu suicídio e acho que foi o ponto principal que me chamou atenção. Por outro lado, a opinião de vocês de que é um livro confuso com muita fantasia me deixa com um pé muito atrás, por já sou temerosa com fantasia, não são todas que leio e não me atraem muito livros confusos. Não é aquele tipo de obra que eu correrei para ler, mas não descarto, já que é um clássico bem conhecido. Adorei os quots e um que me chamou muita atenção foi esse: “Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”

    ResponderExcluir
  6. Só ouço elogios em relação ao Neil Gayman, apesar de sempre ressaltarem que este livro é confuso, ainda assim, fiquei interessada em função dos quotes que você compartilhou, achei a escrita intensa e bonita e isso é um ponto que eu valorizo em uma narrativa. Enfim, quero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Como eu já disse, a leitura não funcionou para mim, mas com certeza os fãs do gênero vão adorar! Para sair da zona de conforto e descobrir um novo tipo de escrita, a leitura foi válida!

    ResponderExcluir
  8. Pelo menos você conseguiu aproveitar algo da leitura! haha
    Eu gostei muito do livro e já comprei outro do autor. Me identifico mais com esse gênero e reconheço a fama que o autor tem de ser um dos melhores escritores de fantasia da atualidade.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gente, quando vi você dizer que é um livro para adultos me peguei pensando se é mesmo porque o livro é uma fantasia pura né? Mas foi uma descoberta maravilhosa de leitura. Nossa, tinha tanta coisa que eu fiquei maravilhada com tudo aquilo e ao mesmo tempo é um drama tão grande que é impossível explicar. Eu amei este livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani,

    Eu amei amei o livro. Eu entendo suas críticas e acho super válidas. Cada um tem sua bagagem e suas experiências literárias e de vida, cada leitura é diferente para cada pessoa. Eu adoro a forma de narrativa e construção de enredo do Neil Gaiman, então sou meio suspeita para falar, porque rasgarei elogios. Fico feliz que tenha dado uma chance para o livro, mesmo ele não tendo te preenchido totalmente. :)

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu também gostei desse livro, mas não totalmente. Me senti confusa em algumas partes, e acho que foi com ele que eu descobri que não sou fã de fantasia...hehe' acabei me decepcionando um pouco com a história, mas não desanimei para ler os outros livros do autor, pois vejo que o pessoal gosta bastante das outras obras dele :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    É uma pena que o livro não tenha funcionado para você. Realmente, em algumas partes ficaram confusas, mas acredito que no decorrer da estória tudo se esclareu. Foi meu primeiro contato com o autor, e gostei super da forma inovadora como ele criou e desenvolveu esse livro. Estou curiosa para ler outros livros dele, e espero que seja o mais breve possível.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii Ana, tudo bem???? Pena o livro não ter te agradado de todo :P Mas acontece :3
    Realmente vejo muitos comentários positivos a respeito, mas pelo visto as meninas também tiveram uma opinião meio parecida com a sua né? Ó o nível da amizade hahhaha :)
    Eu nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade. Tenho alguns dos seus livros anteriores e não tenho certeza se vou curtir, mas quero conferir. Esse também é um que espero ler e torço para curtir :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ani
    Tenho muita vontade de ler esse livro, já que todos só falam coisas boas.
    Adorei suas impressões e tenha certeza de que Gaiman quis sim plantar essa sementinha de dúvida nos leitotes.
    Espero ler muito em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Embora você tenha dito que a leitura não funcionou muito para você, a sua resenha me deixou bastante curiosa para ler o livro. Não só por se tratar de uma fantasia, gênero do qual gosto muito, mas pelo efeito que causou em você, de se perguntar se tudo o que viveu aconteceu de fato. Parece-me ser uma leitura desafiadora, e eu gosto muito disso. Lerei assim que possível e depois conto a você o que achei. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Olá Ani,
    É uma pena que o livro não tenha te agradado no todo. Li a resenha da Raissa hoje e vi o quanto ela gostou. Essas opiniões diferentes é o que me deixa feliz nesse universo.
    Eu, quando li o livro, gostei bastante, apesar de isso ter acontecido apenas depois que conclui o livro, pois terminei com uma enorme interrogação na cabeça.
    Gostei demais da sua resenha e da sua sinceridade.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada do Neil Gaiman, mas esse livro parece ser bem interessante, e não é de agora que ouço falar dele. O que mais me chamou a atenção além d capa, foi o quote que você postou. Minhas expectativas em relação a esse livro aumentaram e estou louco para lê-lo <3
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  18. Ola tudo bem?

    Nunca li nenhum livro do autor e apesar de ja conhecer esse titulo ainda não tive essa oportunidade. É uma pena quando a estória acaba sendo confusa a leitora deixa de ser prezerosa e torna-se arrastada. Adorei sua resenha você escreve muito bem sem dar spoiler. Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Já conhecia o autor, porém nunca li nenhum livro deste. Achei legal o livro ser de fantasia e se tratar de uma aventura do passado do personagem principal. So acho uma pena ele ser tão fantasioso ao ponto de tornar a leitura confusa e o leitor ficar sem entender algumas coisas. Mesmo assim, acho que me arriscaria a ler este livro, pois a curiosidade fala mais alto. Kkkk


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  20. OOOOOI

    Então.. li a resenha da Raíssa do mesmo livro e é engraçado como opiniões de pessoas diferentes podem divergir, né? Como disse lá no post dela... muito me chamou a atenção a capa desse livro (e amo um azul, então socorro). Não sabia que esse era o primeiro livro adulto do autor.

    P.S.: Você comentou lá no meu post sobre me abraçar. Quer me abraçar? VAMO SE ABRAÇAAAAAAAAAAR! hahahah VEMK!

    beeeeijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ani, que pena que o livro não era tudo o que você esperava. Eu já li ele um tempo atrás e lembro que gostei bastante, eu não gosto muito de fantasias, mas particularmente achei esse livro incrível.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor!
    Que pena que parece ter faltado uma relação mais explícita entre os acontecimentos narrados pelo autor. Eu sempre tive imensa curiosidade em ler vários livros dele, inclusive esse. Inclusive adquiri vários e esse, em especial, ganhei num sorteio. Infelizmente, no entanto, não tive tempo para ler nada ainda... Ou seja, desconheço a narrativa do autor. Lendo sua resenha, temo não atender minhas expectativas completamente. Hmmm... será que também gostarei da obra, mas com tantas ressalvas?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Eu já li esse livro a muito tempo e agora lendo sua resenha me deu vontade de rele-lo. Que pena que a você ficou confusa com a história, mas creio que a leitura foi proveitosa p ti. Na época que li, eu me lembro de ter gostado na leitura, mas não me lembro da trama em si.
    Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!! :)

    Fiquei curioso com o livro! Nunca tinha ouvido falar e essas opiniões contraditórias deixaram-me "com a pulga atrás da orelha"... :)

    Não sei bem o que pensar... Este livro parece ser do meu género, mas esse mistério do "Será que vivi mesmo isso" deixou-me receoso..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, agora tô meio em dúvida se leio ou não esse livro, eu gosto da capa e do título, mas normalmente não gosto de obras com algumas das características que você citou, como não saber o nome do narrador por exemplo.

    ResponderExcluir
  26. Já vi vários elogios ao Gaiman e também que não são todas as obras dele que são unanimidade, pretendo ler algo dele, eu gosto muito de livros de fantasia, mas as suas ressalvas me desanimaram com o livro, pois afetam muito as minhas considerações finais, acabei de ler um livro com os mesmos problemas, porém é genial o tema.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiie Ani, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra de Gaiman, e sinceramente, acho que não deveria começar por esse. Como assim não se sabe o nome do personagem principal? Eu ficaria muito confusa mesmo, ainda mais por que usou muitos elementos e isso me deixa completamente confusa. Acho que não o leria.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Ani!

    Menina, eu não sabia que tinha fantasia no meio desse livro, fiquei até com vontade de ler agora! rs... A princípio achei estranho, fantasia no meio das lembranças, mas acho que isso de "será que tudo que vivi aconteceu mesmo?" é uma dúvida que sempre vou ter... acho que tem coisas que eu acho que lembro que alguém que me contou, fora que quando eu era criança meu pai tinha um restaurante que eu lembrava como se tivesse uma escada super larga e com degraus quase infinitos, e há pouco tempo ele me levou lá e me mostrou que o lugar tem apenas três degraus e bem estritos! hahaha... Então até entendo a fantasia no enredo... rs... Acho que vou ler sim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com