Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaoru

Oi vocês,

Finalmente a sexta chegou e hoje é dia de resenha! Estava ansiosa para falar sobre essa obra com vocês, foi bem difícil resenhá-la, mas foi uma leitura super proveitosa! Hoje eu vou falar sobre Nocaute!

Título Original: Nocaute
Autores: Anderson Fernandes e Débora Kaoru
Editora: Buriti
Páginas: 184
Sinopse: Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.



Sinceramente, não sei como começar essa resenha. Acredito que a sinopse revela bastante sobre a história, então acredito que não preciso falar muito sobre ele. Conheci os autores quando li Entre Quatro Poderes e me encantei pela escrita. Como todos sabem, eu AMO um romance, quando voltado para o chicklit então, me conquista. Mas é sempre bom sair da rotina e ler algo um pouco diferente, e isso acontece com as duas obras dos autores. Em Entre Quatro Poderes, o foco é a corrupção já em Nocaute, os autores falam sobre a Maioridade Penal. Como são dois jornalistas, há diversas informações que eu tenho certeza, que foram checadas por diversas vezes.



Pitbull é um jovem que pode ser seu vizinho, colega de classe, uma pessoa que você encontrou na rua ou ainda está para nascer. Sabe aquela frase “a vida não está fácil”? Então, para ele, ela faz sentido desde as primeiras horas do dia. O jovem perdeu tudo e todos que tinha e acreditava ser uma família aos poucos e de maneiras diferentes – as quais eu não vou ater por causa do spoiler – e por causa disso, ficou a mercê da sorte. Enquanto estava no abrigo, sabia que, pela idade, não seria adotado. Quando teve uma oportunidade de família, descobriu o preconceito da pior forma possível, o ódio tomou conta dele e de uma forma ou de outra ele acabou caindo no mundo do crime. 

"Realmente irmão, vivemos uma época em que a sociedade enxerga nossos pobres como escória, como lixo. Em vez de buscar pela solidariedade, ela prefere o afastamento."

E isso tudo é apenas uma parte do que acontece na vida de Pitbull. Entre diversas reviravoltas dos destinos – todas ruins, diga-se de passagem – ele conhece um casal que compadece de sua história e começa a orientar e ajudá-lo. Antônio descobre no esporte a salvação dos seus problemas e uma forma de superação.

"Mas o que val a pena mesmo é saber que simples gestos de atenção trazem à luz pessoas que muitas vezes estão acostumadas a viver em plena escuridão."

De uma maneira sutil, os autores mostram uma história que pode ser real e acontecendo até mesmo do seu lado. O fator de discussão e reflexão da obra é a Maioridade Penal que está sendo discutida direto. Para ser bem sincera, não sabia muito bem do que achar da temática. Acho que muitas coisas precisam ser debatidas e que preciso MUITO estudar melhor o caso. Mas é nítido que vivemos em um sistema falho, que engole as pessoas sem dar reais oportunidades de crescimento. 
Acredito que há muito que melhorar no nosso governo, menos repressão, menos presídios, mais escolas, mais educação. Sim, eu acredito que com mais escola, não haveria um índice tão alto de criminalidade. 



Enfim, como a primeira obra, os autores conseguem nos fazer pensar e refletir sobre temáticas que vivemos e passamos diariamente. Por ser um livro escrito por jornalistas, percebi um número alto de informações na obra, o que é bom, mas da forma como foi escrito, perdeu um pouco a naturalidade, principalmente nos diálogos. Localizei poucos erros de português e a parte gráfica está simples e ótima. Li a primeira edição pela editora Buriti, mas o Fernando me informou que a obra agora está lançada pela editora Publicar e ganhou uma nova capa que está linda! A leitura está super recomendada!

"Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis."
Beijinhos,

35 comentários

  1. Já gostei.
    Não li nada sobre essa temática, achei interessante.
    É bom ler algo que seja atual, uma referência à sociedade, gosto disso.

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade história de vida, com temas bem polêmicos atualmente
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Vi que você estava bem concentrada na leitura durante a semana hahaha apesar da capa, nem imaginava que a premissa fosse são forte! Pra sair da zona de conforto, é uma ótima pedida! Nos faz refletir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ani, feliz que tenha gostado do livro. Também adorei a resenha. Nocaute, certamente foi um pouco mais desafiador que Entre Quatro Poderes. Fizemos diversas entrevistas antes de construir os personagens, e por isso a história fica tão próxima da realidade. Temos grandes expectativas com este livro e estamos até surpresos como ele tem sido bem aceito e bem comentado. Infelizmente tivemos o azar de escolher a editora errada, que não tratou os autores e a obra com o devido profissionalismo e isso causou uma série de problemas. Mas este é apenas um dos muitos percalços enfrentados por autores nacionais. No entanto é vida que segue, matando um leão por dia e sucesso pra gente. Ah, seu blog é espetacular. Fico muito horando com a parceria!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani!
    Como você está?
    Confesso ser algo totalmente diferente do que eu já li, um drama bem real, né? Palpável nos dias atuais.
    Tem um filme com esse nome, não tem? Achei que era baseado neste livro, mas vejo que não.
    Não sei se leria facilmente, mas me interessei.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio sobre esse livro. Gostei da temática e vou dar uma procurada por aí. É bom demais sair da zona de conforto né? Eu ando fazendo muito issoce tenho me surpreendido bastante.
    Esse me faria isso tb! Hehehehe


    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ani.
    Já conhecia os autores do outro livro, que eu não li, mas vi várias resenhas positivas. Achei bem interessante o foco desse livro ser um tema que está gerando muitas discussões. Eu acredito que não adianta diminuir a maioridade, e sim aumentar o número de escolas e priorizar a educação. É uma ótima dica de leitura, eu leria com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Paula, li esse livro recentemente e também publiquei a resenha no meu blog. Concordo com você em diversos aspectos, além de afirmar que a narrativa é muito bem desenvolvida, principalmente por conseguir transmitir várias mensagens nas entrelinhas. É um livro que pode ser muito bem explorado devido a sua seriedade. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu gosto bastante de livros e histórias realistas, mas essa é uma obra que eu não tenho vontade ou curiosidade de conhecer :/ a premissa não me chama a atenção, e por mais que eu só tenha encontrado resenhas positivas de "Nocaute" até agora, não fiquei animada para ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não tinha me interessado em saber sobre o que era o livro quando vi a capa, e me dei mal, pela sua resenha tem um tema que eu me interesso muito ler. Eu adoro leituras mais atuais, que retratam situações reais e reflexivas. Gostei da trama, vou ler se tiver oportunidade.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. uma amiga minha leu e curtiu bastante a leitura... confesso que a premissa me deixou curiosa, e tentarei ler assim que possível... a temática abordada é bem importante, e nos põe a refletir sobre a sociedade...

    ResponderExcluir
  12. Uau!!! gostei do livro de cara. A capa é muito bonita e a sinopse já mostra o que devemos esperar da leitura. Ao ler a sua resenha só pude constatar que eu me agradaria muito do enredo e da construção dos personagens. Eu ainda não conhecia e achei uma dica maravilhosa, meu marido não gosta muito de ler mas vou apresentar esse livro à ele e certamente que vai ele vai ficar curioso assim como eu fiquei

    ResponderExcluir
  13. Oie, Ani.
    Não conhecia nem obra e nem autores.
    A história até parece ser muito boa, mas não fiquei muito empolgada em ler.
    Quem sabe mais para a frente ou outra obra deles.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Achei muito legal e interessante o tema que o livro aborda. Nunca li nada do tipo que traz o assunto sobre maioridade penal e pelo que identifiquei na resenha a história está longe de ser um documentário, o que é ótimo porque nos aproxima do protagonista.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/2016/03/inscricoes-para-o-booktour-do-livro.html

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? :)
    Quando soube sobre o que tratava o livro torci um pouquinho o nariz, pois não faz parte dos meus géneros favoritos e ainda pra mais escrito por jornalistas (confesso que tenho um preconceito com livros do tipo), mas após ler a resenha confesso que fiquei um pouquinho curiosa acerca da história, pois fez-me lembrar um filme que vi faz muito tempo.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Oiie,

    Que legal o livro abordar o tema de Maioridade Penal, nunca li nada sobre o assunto, mas parece ser cheio de informações e afins, a premissa do livro foi o que me despertou curiosidade pra fazer a leitura, e também concordo que se tivesse mais educação e escolas, teria menos criminalidades.
    Gostei da forma que escreveu a resenha, sucesso!

    beijos
    www,apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Ani,
    Acho tão bom quando um livro consegue nos fazer refletir sobre determinado tema. Já li as mais variadas resenhas desse livro e não consigo formar uma opinião sobre a minha intenção de ler. Por vezes, não quero ler, mas, agora que terminei de ler sua resenha, fiquei bem curiosa para fazer a leitura.
    Quero entender como os autores tratam esse tema. Eu, particularmente, tenho uma opinião formada sobre ele, mas quero ver se posso mudar.
    Beijos e parabéns pela resenha.
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu não costumo ler livros do gênero mas gostei da resenha e é uma ótima dica para quem curte e precisa, bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Fiquei bastante curiosa com a leitura. Por ser jornalistas, imagino que o livro dê um aprendizado muito bom para o leitor, no qual ele entenda vários pontos específicos do tema. Fiquei bastante curiosa e vou procurar.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Olá, não conhecia essa obra e achei sua resenha ótima, obrigada pela dica. Achei a premissa bem interessante ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ani!
    Confesso que, só de ver essa capa, eu imaginava, não sei bem porquê, que tratava-se de um livro de auto-ajuda ou algo do tipo, mas mesmo contendo a veia jornalística dos autores, parece ser um enredo muito bom mesmo. É um tema que realmente precisa ser debatido e estudado com muita calma, pois realmente, não apenas com mais escolas, mas com oportunidades educacionais e trabalhistas em geral, certamente não teríamos uma situação tão precária como temos atualmente. Bom saber que a obra vai ser relançada, fiquei curiosa e talvez confira se surgir alguma oportunidade. No mais, parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  22. Hello!!! Olha, se a gente for procurar direitinho, em cada esquina tem um "pitbull" e co eles vemos, dia após dia, histórias de superação e de marginalidade. É uma pena, mas essa é a realidade do nosso país. Achei a temática do livro interessante,embora seja uma situação que já vivenciamos é sempre bom conhecer um pouco mais sobre essas pessoas e suas histórias, ainda mais quando temos um final feliz! Ahhh, livro autografado, amei<3

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, que bom ver uma obra que fale sobre um tema tão importante como esse, se não dermos suporte as crianças e adolescentes, a situação só tende a piorar, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a capa só porque me faz lembrar o filme Guerra Civil hahaha
    O tema abordado no livro é bem interessante, mas não me vejo saindo da zona de conforto no momento para ler algo do tipo, mas deve ser bem curiosa por ter sido escrita por jornalistas!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    não conhecia essa obra e confesso que não lembro de ter lido alguma literatura fora do direito sobre essa temática. Gostei que o livro traz muitas informações, tem aspecto jornalístico, deve ser uma boa obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  26. OI, Ani
    Eu tenho Quatro poderes em casa, mas ainda não li. Tinha visto algumas pessoas falando desse livro e fiquei bem curiosa. BOm saber sua opinião também. Adoro esses livros que nos fazem pensar que as coisas podem acontecer ao nosso redor, passam mais realidade. Gostaria muito de ler. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Se eu dissesse a você que não gostei da premissa do livro, estaria mentindo, pois eu gostei bastante, e acho que é uma discussão bastante relevante na atual conjuntura. Porém, creio que terei que esperar um pouco para ler a obra, pois ela me pareceu um pouco pesada para o meu momento atual. De qualquer forma, anotarei a dica, pois acho que, futuramente, será uma leitura muito interessante. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  28. Ani lindona eu amei a premissa e confesso que ter um enredo como esse com um final feliz para o menino é lago que me faz bem, hoje vivemos em um mundo que esse "final feliz" está cada vez mais raro. Pelos visto os temas de suma importância foram abordados de maneira leve. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Achei interessante um livro que traz debates tão atuais e nacionais. Com certeza, nosso país precisa de muitas melhorias, principalmente um investimento financeiro e moral na educação, e como todos dizem a educação é a solução para uma mudança real. Mas infelizmente vemos muitos jovens fazer o que bem entendem, furtando e outras coisas bem piores. Se pararmos pra assistirmos os noticiários, sempre vemos aqueles jovens no centro do Rio, furtando sem dó nem piedade. Penso que com a diminuição da maioridade penal, muitas dessas situações seriam evitadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi!!
    Maioridade Penal é um assunto que está sendo muito comentado nos dias de hoje, ainda mais com a violência crescendo da maneira que está, sei que muitos são a favor e outros contra, esse é um assunto que temos que conversar muito para colocar na mesa os pontos positivos e negativos.
    Muitos jovens estão na mesma situação de Pitbull, acabam indo para o lado do crime muitas vezes por não ter opção, mas pelo visto Pitbull teve a sorte de encontrar alguém que quer ajudar e fazer ele dar a volta por cima.
    Realmente esse é um tema que precisa ser muito estudado e também penso como tu, a educação é a base e infelizmente a nossa educação está ficando cada vez mais sucateada.
    esse é um livro que todos deveriam ler, para pensar mais sobre esse tema.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  31. OLa, terminei meu livro, é uma fantasia moderna, se interessar algum dos blogs uma leitura beta pode me contatar no meu email. diego.p.sousa13@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Ani!
    Eu já tinha visto a capa do livro por ai, mas nunca tinha ido muito a fundo pra saber mais dele. Gostei muito da sua resenha que mostra bem ao que o livro veio. Quero ler pra ver essa discussão sobre a maioridade penal!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante o livro falar sobre Maioridade Penal, já conquistou meu interesse. Infelizmente, como você disse, as vezes a pessoa entra nessa por não ter outra saída, pelo mundo não ter sido justo com ele. Não que ele não tenha escolhas, mas sem orientação e com tudo dando errado. Vou procurar por esse livro! Obrigada pela dica.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  34. Tenho visto muitos blogs falando desse livro,
    a principio confesso que julguei pela capa, mas depois que tomei conhecimento do conteúdo denso e realístico passei a enxergar esse livro com outros olhos, considero lê-lo algum dia, principalmente porque das questões importantes que ele aborda.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  35. Oi!

    Adorei a resenha! Maioridade Penal é um tema que venho debatendo há um tempo, principalmente o ano passado, quando quase passou o projeto de redução.
    Eu sou completamente contra, acho que acaba punindo as maiores vítimas da criminalidade e da desgualdade social: os jovens.
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora to louca pra comprar e ler.

    Isabela Sena

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com