Ídolo Teen - Meg Cabot

Oi vocês,

Blá, blá, blá eu sou fã da Meg... Isso todo mundo já sabe... Há diversos livros dela que eu já li antes do blog e agora estou relendo para trazer resenhas para vocês. O escolhido de hoje é Ídolo Teen.


Título Original: Teen Idol
Autora: Meg Cabot
Páginas: 269
Editora: Galera Record
Sinopse: Não acontece muita coisa na pequena cidade de Clayton, em Indiana. Pelo menos não até a chegada da sensação do cinema teen americano, Luke Striker, à cidade. Jen Greenley, uma adolescente popular e boa em dar conselhos e resolver os problemas dos outros, é escolhida para ser seu cicerone pela escola. Ela é tão boa em dar conselhos e guardar segredos que se tornou a conselheira anônima do jornal da escola. Ainda que resolver os problemas dos outros não faça os seus - como o de não ter namorado - desaparecerem, mesmo assim é divertido.
O único problema é que ninguém, fora Jen, pode saber quem ele é e que está em Clayton.... Manter a identidade de Luke em segredo; mentir para sua melhor amiga - fã número um do ator -; escrever uma coluna para o jornal do colégio; e paquerar um amigo que, a propósito, já tem namorada; é um pouco demais para Jen!
Para completar, a presença de Luke na escola causa um tumulto tão grande que nem mesmo Jen sabe consertar. Em especial porque está totalmente envolvida na história! Será que Jen, a confidente de todas as horas, que sempre consegue ajudar todo mundo, vai aprender a seguir o próprio conselho, sair dessa e finalmente encontrar o verdadeiro amor?



Jenny Greenley tem 15 anos e estuda o ensino médio na Escola Clayton. Ela é uma menina normal, não costuma chamar atenção por seus atributos e é considerada amiga de todos. Jen sempre tem um conselho para dar, por isso, se tornou Annie, a conselheira anônima do Register, jornal da sua escola. Somente ela, Scott (editor chefe do jornal) e a diretoria sabem desse cargo. 



Por essa fama de boa moça – ou maionese (se ela não está o sanduíche desmorona) – ela fica incumbida de uma missão. Ser a babá de um ator famoso sem que ninguém mais saiba disso. 
Luke Striker é um ator famoso desde pequeno, ganhador de diversos prêmios e precisa fazer laboratório em um colégio no interior para um próximo personagem. Mas para tudo ocorrer bem, ele precisa se disfarçar e ninguém pode saber da presença no colégio. Mas será que Jenny conseguirá manter mais esse segredo?

"Sua amiga pode não ter nada para contar. Nem todo mundo acha os próprios sonhos tão empolgantes como sem dúvida você acha os seus. Talvez ela só esteja tentando não chatear os outros. Por que não devolve o favor?" (claramente eu dando conselhos)

Narrado em primeira pessoa, pela Jen, o livro traz o universo dos colégios americanos para nós só que sem lideres de torcida. Jenny é aquela pessoa que odeia conflitos, mas não acaba com eles, ela apenas coloca panos quentes só que não consegue ver a diferença entre resolver e empurrar com a barriga. Quando Luke chega na Clayton, para ela acaba sendo normal, afinal ela não era fã dele, então age como se nada tivesse acontecendo.  É quando ele começa a perceber que as atitudes dela não são revolucionaria como ela mesmo acha. 

"Notei que algumas vezes, quando as pessoas estão para ir embora, brigam com a gente sem motivo. É como se fosse mais fácil para elas dizer adeus se estiverem furiosas do que ainda gostando da gente."

O enredo me fez perceber que as vezes, por querer manter amizades, nós “passamos a mão na cabeça” de quem erra com medo de ser verdadeiro. É bom tratar com honestidade aqueles a quem chamamos de amigo, assim como gostaríamos que fizessem conosco. É claro, que honestidade e sinceridade são diferentes de má educação, há limites para tudo. Durante a leitura é visível o amadurecimento da personagem. Aliás, todas as mulheres da Meg, são fortes e determinadas, até mesmo as adolescentes, algo que eu gosto muito. 

"Ah, eu deixaria os jornalistas... Porque é preciso ter alguém para registrar o que está acontecendo. Para que a nova sociedade não cometa os mesmos erros da antiga."

A narrativa é fluida e de fácil compreensão, mas não é fútil. A diagramação está boa. Minha versão é de folhas brancas, mas as fontes são boas e a leitura não ficou cansativa. Achei poucos erros de português, nada que tirasse o brilho da obra. 
Em suma, Ídolo Teen é um livro leve e divertido para curar uma ressaca ou ler depois de um livro mais denso. Leitura aconselhada.



Beijinhos,

25 comentários

  1. Olá linda,

    Estou começando a ficar muito apaixonada pela Meg só por causa dessas resenhas daqui rsrs.

    Esse livro tem muitas lições pelo que li da sua resenha e sempre temos problema com amigos.
    Algumas vezes somos muitos sinceros...outras somos omissos e "amaciamos" o erro do outro.Todo relacionamento merece prudência e cautela.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani, legal essa sua iniciativa de reler os títulos para postar as resenhas por aqui. Bom, eu também sou fã da Meg Cabot, mas ainda não li esse livro. Confesso que meu sonho é ter todos os seus títulos em minha estante, maaas ainda não deu certo rsrs Gosto de seus livros justamente por serem leves e divertidos. Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. mais um titulo da meg que nao conhecia, confesso que esse achei um pouco mais adolescente msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu não li sua resenha, porque eu estou lendo ele atualmente e sinceramente tenho que confessar que estou gostando bastante de todas as situações que a Jenny está passando, principalmente quando tu citou que ela não deve aceitar as coisas numa boa para que a outra se sinta melhor, mas falar a verdade e ser sincera, porque atitudes erradas pode magoar a outra pessoa bem próxima e a mensagem que a Meg passa é muito bacana. Espero poder curtir até o fim do livro. Vamos ver, mas na verdade eu queria ter tido mais envolvimento com os personagens, não está sendo AQUELA LEITURA sabe? mas é um bom livro para ler em momentos assim para sair de uma ressaca por exemplo. rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro, mas sou suspeita pra dizer, porque amo a Meg Cabot e seus livros. Ela tem um jeitinho de escrever que me faz gostar de qualquer história, por mais clichê que seja. Achei interessante o fato de ser um colégio americano sem líderes de torcida, já que é sempre uma constante. Você resumiu a escrita da Meg "narrativa fluida e de fácil compreensão, mas não é fútil", todos os livros (que já li) são assim. Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Estou com esse livro da Meg há algum tempo aqui para ler achei ele super fofo e espero me divertir com historia também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ani,

    Eu nunca li nada da Meg Cabot, porque nunca foi o tipo de livro que eu gostei de ler. Não é preconceito, mas as premissas raramente me chamam a atenção. Acho previsiveis. Anyway, Ídolo Teen é aquele livro pra ler em um feriado ou pra quando a gente ta com vontade de ler coisas que se passam em colegiais americanos (que confesso serem legais as vezes).

    Quem sabe eu não leia mais para frente? Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani!
    Eu amo a Meg Cabot,mas tenho diversos livros dela que ainda não li e esse é um deles.Antes da sua resenha não tinha muita ideia do que esperar,mas confesso que,assim como a moça do comentário acima, achei o Ídolo Teen tem muita cara de feriado,férias e afins,devendo ser uma boa leitura para essas ocasiões.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Sério que você é fã dela? hahaha brincadeira! Mas gostei bastante dessa premissa, mesmo eu não fazendo essa leitura agora, com certeza eu arriscaria nessa leitura, já que sei mais ou menos como a Meg escreve - ainda não virei fã, mas gosto.

    ResponderExcluir
  10. Oi linduxa, sou igual você, se gosto do autor, não canso de falar dele e você está certíssima em reler livros e trazer para nós resenhas destes que foram lidos antes do blog. Eu faço isso também. Não conhecia esse título da Meg Cabot e fiquei interessada, não para mim, mas para comprar de presente para minha sobrinha. Adorei a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani, tudo bem?
    Que legal que você tá fazendo essas releituras para trazer resenhas para o blog!
    Nunca li nada da Meg Cabot, mas tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dela.
    Ídolo Teen tem uma premissa bem divertida e que me lembra muito os filmes da Disney (que eu adoro...rsrs).
    Fiquei interessada na leitura e caso tenha oportunidade irei fazê-la.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, o livro é bem adolescente, mas mesmo assim eu leria, eu gostei da sinopse e sua resenha me deu mais vontade de querer lê-lo. Já ouvi falar muito dessa autora, porém até hoje nunca li nada dela, acho que está na hora de começar a ler,kkkk.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?
    Eu gosto tanto destes livros <3 fazem eu lembrar os livros que eu lia na minha infância, este é um livro que eu leria com toda certeza. Seu texto e as fotos ficaram incríveis.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana Paula.
    Eu nunca li nenhum livro da Meg, mas vejo muita gente falando bem da escrita e das histórias dela. Na verdade, não li por falta de tempo mesmo rsss.
    Gostei bastante da premissa desse livro, parece uma história divertida, contagiante e fluida. Eu amo essas histórias que se passam em colégio/escolas americanas, me divirto muito nesse tipo de leitura. E já adicionei o livro a minha lista de leitura rs.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Adoro livros adolescentes, pois são divertidos e sempre transmitem uma mensagem legal.
    Gostei dessa história e como é de Meg já sei que vale a pena ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Amei a dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi *---*

    Acho um amor todos os livro juvenis da Meg ela tem talento pra coisa. Esse em especial não li ainda mas quero com toda certeza e fico ainda mais feliz em ver que sua resenha foi tão positiva e concordo com você, as vezes por "amigos" relevamos muito coisa.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Um livro bem adolescente, né? Acho que esse eu passo, rs!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  18. Olá Ani,
    Diferente de muitas pessoas, comecei a ler os livros da Meg de velha (li recentemente o primeiro volume de O Diário da Princesa) e estou amando a experiência. Assim como buscando outros títulos da autora.
    Ídolo teen pela capa e sinopse chamou muito minha atenção, mas acho que sua resenha corroborou para isso.
    Por ser um livro leve e adolescente, acho que darei uma chance ainda esse ano!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Também sou grande fã de Meg Cabot, mas confesso que assim como vários outros livros eu ainda não li este. Achei a estoria bem interessante e adoro como ela constrói os personagens e faz com que amadureçam. Acho que realmente não podemos passar a mão na cabeça de ninguém pra manter amizade. Fez errado tem que chamar atenção mesmo, amigos fazem essas coisas também. Ótima resenha, adorei *-*

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  20. Oie, eu também gosto bastante da Meg, já que ela fez parte da minha adolescência com O diário da princesa, mas pouco conheço as outras obras dela. Só pela sinopse e sua resenha, tenho a impressão de que é um daqueles livros que começamos e não conseguimos mais parar, aparece divertido. Gosto muito dos colégios americanos e pena que não temos líderes de torcida, elas sempre são divertidas, apesar de chatinhas,
    Gostei bastante desse quot: "Notei que algumas vezes, quando as pessoas estão para ir embora, brigam com a gente sem motivo. É como se fosse mais fácil para elas dizer adeus se estiverem furiosas do que ainda gostando da gente."

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Meg, mas sempre vejo muitas pessoas falando super bem da escrita dela. Eu gostei muito da premissa desse livro, parece ser uma historia levinha mas com muitos ensinamentos. Espero ter a oportunidade de ler o Idolo Teen.

    ResponderExcluir
  22. Olá.

    Ainda não li nada da Meg, apesar de ler muitas críticas positivas a seus livros, mas mesmo assim nunca comprei nada dela para ler. Vou tentar mudar isso esse ano, e começar a ler um pouco mais da autora, espero conseguir e já coloco Idolo Teen nessa lista também. Espero gostar dos livros, tanto quanto leio por ai.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa obra da Meg e adorei a premissa?!?! Não sou fã de clichês, mas tem horas que eles soam tão bem! Principalmente para quebrar da rotina de livros mais densos!
    É uma dica bem válida para mim (mesmo que eu não tenha lido nada da Meg - ainda!)

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    Que capa mais fofa, adorei. Eu gosto de livros com essa pegada adolescente e acredita que nunca li nada da Meg, mas só vejo comentários fantásticos sobre seus livros e só pela capa esse parece ser uma leitura ótima, ainda mais para quem é fã da autora como você.
    Ehehe conselheira anônima isso deve ser divertido. Minha nossa ser babá de um ator famoso e aposto que é gatão e ter que manter segredo ah isso é demais.
    Acredito que muitos adolescentes acabam escondendo a verdade do amigo para não estragar a amizade, realmente isso é verdadeiro e acontece muito.
    Um livro que com toda certeza agrada o leitor que está a procura de algo leve e divertido, gostei de conhecer esse livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros leves e divertidos, mas confesso que esse não chamou muito a minha atenção e eu não leria no momento, sabe? Até que achei a premissa legalzinha, mas não fui conquistada :/ Essa coisa de babá de famoso me lembra muito esses filminhos de sessão da tarde de ídolos teen e eu to enjoada desse assunto por enquanto, então deixo para a próxima kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com