O Diário da Princesa - Meg Cabot

Oi vocês,

Hoje vamos falar de um livro que muita gente conhece, nem que seja apenas de nome. E o meu papel aqui, vai ser destruir TUDO o que você acha sobre essa obra. Até porque, antes de ler O Diário da Princesa, eu sempre achei que era um livro infantil demais. Que eu sou fã da Meg isso não é novidade, mas há algumas obras da autora que eu sempre tive um certo preconceito, mas depois de ler ODP, percebi que eu estava errada. Enfim, entenda.

Título Original: The Princess Diaries
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 295
Sinopse: Edição Comemorativa 15 Anos com apresentação de Paula Pimenta - Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance que chega às telas em uma produção dos estúdios Disney.






Primeiro livro de onze, O Diário da Princesa conta a história de Mia Thermopolis, uma adolescente comum que nunca foi popular. Mia é alta, seu cabelo não é dos melhores, calça 39 e ainda não tem seios (um problemão para ela). Fora tudo isso, ela ainda está com notas baixas em Álgebra e para piorar só mais um pouquinho, sua mãe está saindo com seu professor da matéria.



Mia está enfrentando todo esse turbilhão emoções ao lado da sua melhor amiga Lily, mas sua vida muda quando recebe a visita de seu pai Philliipe Renaldo com uma noticia que vai mudar sua vida.
Ok, é impossível alguém me dizer que não conhecia a história da Mia né? Todos assistiram e se encantaram – ou não – com a mega produção da Disney para esse livro. E o meu papel aqui hoje é destruir suas boas impressões do filme. 


Quando a Queen Meg veio ao Brasil, em uma entrevista ela disse que existem dois universos de O Diário da Princesa, o certo e os filmes. Na hora eu não entendi muito bem o motivos daquilo, mas ao ler o livro eu pude perceber. A Disney utilizou apenas como base, pois a história é mega diferente.
Começando por: O PAI DA MIA NÃO ESTÁ MORTO! Pois é, no filme ele está morto e Clarice, avó de Mia, quem avisa que ela é a herdeira do trono de Genóvia, já no livro, o portador da notícia é o pai! Que está vivo e decide contar pois não pode mais ter filhos e por isso, Mia precisa assumir o posto. Nos filmes, a Grandmère de Mia é um doce e super paciente né? Digamos que não é isso que acontece na obra. Clarice é manipuladora e chata! Já Amélia, nossa protagonista, é muito parecida com a Mia dos filmes, conseguia até ouvir a voz de Anne como narradora.

"A gente se acostuma com o fedor depois de algum tempo. Acho que a gente consegue se acostumar com qualquer coisa..."

Quando comecei a ler o livro, jurei que empacaria, pois já conhecia a história e para mim seria mais do mesmo, grande engano. Foi maravilhoso me entregar a leitura e conseguir me divertir com as aventuras de Mia. Ela é uma adolescente que está se descobrindo, mas nem por isso é chatinha. Como grande fã da Meg, sempre tiro o chapéu para suas personagens femininas que são super feministas e lutam sempre por direitos sem se tornarem forçadas.



A minha edição é MARAVILHOSA. Capa dura com tecido, folhas brancas e ilustradas com fonte diferenciada e agradável. No inicio encontramos uma apresentação feita pela querida Paula Pimenta, onde ela conta como ela conheceu a Meg e como isso influenciou a carreira dela.



Em suma, O Diário da Princesa é uma comédia muito fofa que supera aos dois filmes (que segundo a Meg, o segundo filme da franquia foi feito por pedido dos fãs) e estou bem ansiosa para saber o que acontece a seguir com a jovem Princesa Amélia. Leitura aconselhada.

Beijinhos, 

35 comentários

  1. Olá!

    Eu adorei o primeiro filme, mas você destruiu minhas ilusões haha brincadeiras a parte, gostei de saber o que realmente aconteceu na história. Nesse caso eu prefiro os filmes, mas quem sabe um dia eu leia os vários livros... Doze, certo?

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler essa estória, só não sei quando farei isso! hahaha
    São muitos livros e eu não tenho grana para tanto...
    Mas amo a escrita da Meg e confio em qualquer livro dela, até nos de época!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha só que bacana! É sabido que a obra é muito melhor sempre e nesse caso vc teve sorte de conferir.
    Eu passo, porque não é meu estilo de leitura, mas adorei o filme. Super divertido e fofo!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani!
    Nossa, esse foi o meu primeiro livro 'grosso', acredita?
    Eu amo tanto a Mia, cresci com ela *-*
    E sim, os livros são totalmente diferentes, a começar pelo pai dela mesmo. E Clarice, que não tem nada de doce no livro, HAHAHAHAHHAA. Como eu me divertia com ela e a Mia <3
    Estou doida para saber sua opinião sobre o rumo que a Mia tomará nos livros.
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Tudo?Estou voltando ao mundo virtual e vim te visitar.
    Infelizmente para mim o livro não funcionou, conheci primeiro o filme e me encantei pela história e quando fui ler o livro infelizmente ele não me prendeu e fiquei muito triste porque queria ler os outros livros da série, mas acabei desistindo. Essa foi uma das raras vezes que posso dizer que prefiro o filme ao livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana.
    Eu nunca li um livro da Meg Cabot. Não sei porquê, nunca despertou interesse, mesmo que a resenha seja muito boa como a sua é. Já assisti o filme e gostei, mas o livro até o momento não.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiiiee, tudo bem flor? Como você mesmo disse, todo mundo já vou, ouviu, meu, enfim, o diário da princesa mega conhecido! Eu não tive oportunidade de fazer nenhuma dessas coisas, massss sempre preferi ler do que assistir pq é raro o filme que é fiel ao livro. Agora, lendo a tua resenha acho que fiz bem em n ter começado pelo filme. Aliás, fiz bem em nunca querer ter visto o filme e sim, ler o livro. Bolsas

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiiee, tudo bem flor? Como você mesmo disse, todo mundo já vou, ouviu, meu, enfim, o diário da princesa mega conhecido! Eu não tive oportunidade de fazer nenhuma dessas coisas, massss sempre preferi ler do que assistir pq é raro o filme que é fiel ao livro. Agora, lendo a tua resenha acho que fiz bem em n ter começado pelo filme. Aliás, fiz bem em nunca querer ter visto o filme e sim, ler o livro. Bolsas

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai que edição mais linda! Nunca li O diário da princesa, mas adoro os filmes então provavelmente gostaria muito do livro, já que você diz que ele é bem melhor e diferente. Aliás isso não é nenhuma surpresa, né! O livro é na maioria das vezes é melhor que o filme.
    Adorei sua resenha, nunca tive vontade ler esse livro, mas agora fiquei curiosa.

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O filme da disney é "baseado" no livro, isso eu já sabia. Se fosse "adaptação" provavelmente não iriam mudar isso.
    Interessante você ter destacado essa diferença, gosto de ver os dois Mundos com outros olhos.
    Preciso ler O Diário da Princesa e queria muitooo essa edição linda sua.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma das que só conhecem a trama por conta dos filmes, minha filha adora e sempre assisto com ela, já prometi comprar os livros para ela ler, mas confesso que não tinha conhecimento de todas estas diferentes entre um e outro, achava mesmo que eram bem parecidos...Imagino que os livros devam ser infinitamente melhores que os filmes.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá :)
    Assisti o filme e pelos seus comentários na resenha pude perceber as diferenças :/ Por isso que prefiro as adaptações que são mais fieis :)
    Ótima resenha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou daquelas que só assistiu aos filmes, embora já tenha ouvido falar sobre as diferenças que você pontuou em sua resenha. Tenho vontade de ler para tirar as minhas próprias impressões e conclusões, mas sou mega fã dos filmes. :)


    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/



    Ps.: Que edição maravilhosa de linda!!! <3

    ResponderExcluir
  14. Adoro o filme, mas ainda não li os livros, que por sinal são ONZE?! Nossa!
    Apesar das diferenças pretendo algum dia ler toda a série (aos poucos, é claro), até porque o livro sempre é mais detalhado e nos faz participar mais da história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Podem me julgar, mas acho esse livro fofo demais! Quero nem saber que tenha uma linguagem própria para as mais novas, amoooooo!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  16. Nunca li diários assim, só o de Anne Frank, que é uma história bem diferente. A leitura desse livro parece ser bem divertida, leve e rápida, e estou precisando de uma leitura assim.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, já li o livro e apesar de ter achado ele um pouco clichê o adorei. Ele me prendeu do começo ao fim, mas acabei não terminando de ler toda a coleção por ter optado em concluir alguns livros de parceiros.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi *---*

    Apesar de adorar a escrita da Meg Cabot, nunca li O diário da princesa, eu ei que estou perdendo um livro maravilhoso, mas acho ele muito juvenil, não sei se gostaria. Mas essas edição de comoração da Galera está tão linda que tenho vontade de comprar só pra deixar na minha estante. Fico feliz de você ter gostado tanto do livro, e ainda mais do livro superar e muito os dois filme da Disney.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei a amar a Meg por causa desse livro, que li quando ainda era adolescente. Os filmes me decepcionaram, e eu nem sabia porque diabos haviam feito um segundo (agora eu sei).

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  20. Li acho que os cinco primeiros livros da série e me apaixonei de cara por Mia, que personagem mais divertida e espontânea! Eu achei linda essa edição, quero muito ela! Será que eu ainda acho para vender?
    Bem, continue lendo os livros, eles são muito bons!
    Ainda não assisti os filmes, mas quero muito. :D
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oie!!
    Eu amo o filme, mas realmente ele não pode ser considerado muito adaptação, porque tem muita coisa diferente! Mas eu gostei como eles fizeram o filme, prefiro a avó do filme, ainda mais por ser a diva Julie Andrews. A melhor amiga dela é chata nos dois hahah, mas a relação fofa com o menino lá(agora esqueci o nome) foi muito mal aproveitada no filme, enquanto no livro ele é super amigo e parceiro dela. O que me fez torcer muito pelos dois <3
    Enfim, essa é uma série que eu amo mesmo sem ter lido quase nenhum dos livros, só os 3 primeiros.
    Essa sua edição é perfeita!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Nossa você desconstruiu toda a minha infância hahhahaha
    Legal saber que o filme é uma coisa completamente diferente do livro, vou ter que ler o livro para saber quem é a Mia de verdade.
    Abraços
    pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Ani!
    Adorei a sua resenha! Amei a capa e fiquei feliz em saber que existe essa edição linda e especial. Você explorou muito bem o livro em suas fotos, adorei!
    Quanto à história, é do tipo que me atrai. Ganhei o quarto livro da série e estou super animada para ler todos os livros, apesar de serem 11 volumes!
    Valeu pela dica!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu adoraaava assistir ao filme quando novinha! haha mas não seria um livro que eu leria ( ainda mais uma série). E realmente me surpreendi pelas mudanças que você apresentou! A edição é liiinda mesmo, da vontade de ter só para decorar a estante!

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ani.
    Eu tenho vontade de ler esse livro.
    São muitos livros na lista de desejos e a grana e o tempo estão curtos.
    Mas a escrita da Meg é muito elogiada e tenho que ler algo dela urgente!
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  26. Nem devia existir o segundo filme, o primeiro era perfeito sozinho! E sempre soube que as histórias eram diferentes, mas ainda gosto MUUUUITO do filme pra me aventurar no livro rs Mas é um que esta na lista pro futuro. Adorei sua edição e queria ela *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Ooi. Nossa, eu sempre achei o primeiro filme uma fofura, mas o segundo eu ficava tipo WTF e isso bem antes de ser leitora. UIAHOUAHI Em certo ponto é bom saber que um não tem nada a ver com outro. Acho que não sendo uma fã de Meg como eu sou (só li (e amo) A Mediadora) eu acabaria optando para ler essa série, por ter gostado da adaptação. Mas sinceramente princesas não é algo que me atraia muito e poxa, 11 livros? :O Parecem ser bem curtinhos e com essa edição bonita acho que é até mais fácil de encarar, mas enfim! haha
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  28. Assisti o filme depois de ter lido o livro a muitos anos atrás, li na adolescência, então imagina, amei de cara, até hoje é um dos meus livros prediletos, li a edição da capa rosa, que babo até hoje, pois acho uma graça! Com certeza gostei mais do universo do livro, o filme é legal mas não chega aos pés da obra, mesmo tendo amado a história, ainda não dei continuidade, quero muito saber o que acontece, mesmo já tendo pegado um spoiler aqui e ali, afinal, faz tempo que a série foi lançada, mas sempre é bom ler, afinal, é Meg! <3

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Eu lembro quando vi o filme pela primeira vez. Eu amei e terminei assistindo de novo logo depois. Fiquei com o pé atrás por ter tantos livros, por isso que não comprei, nem quando era pequena :/ Eu ganhei de presente a versão em inglês. Eu amei a leitura e realmente é bem diferente do filme. Essa edição é completamente maravilhosa. Babando pelas fotos.
    ahahahah
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ani, eu já ouvi falar muito do livro, mas só assisti ao filme.
    A leitura parece fluir bem.
    Espero ter a oportunidade de ler e me encantar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  31. Oiiie
    aaaai essa edição, meu deus, estou louca por ela e espero comprar em breve, eu amo essa série e quero muito reler, é com certeza uma das minhas favoritas, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá linda,

    Até leria, mas 11 livros é demais para uma série, por isso parei com Outlander 22 livros é demais haha. Gosto muito dos filmes e dificilmente leria algum conto-de-fadas dito moderno, porque sempre termina do mesmo jeito.

    Beijos,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Ani lindona, eu adoro essa capa é linda, preciso. Meg Cabot já lembro de você rss. Eu assisti o filme e adoro já, ainda não li livro mas assim que encontrar um preço bacana vou comprar essa edição. ótima resenha nela só ressalta o quanto a escrita da Meg é maravilhosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Eu nunca assisti ao filmes, mas tenho curiosidade, mas quero muito ler o livro antes. Adaptações são mesmo muuiito diferentes rs'
    Essa sua edição é linda e estou babando nela. Adorei!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  35. Acho que sou a única alienada que não sabia que o filme era uma adaptação de um livro. Fiquei imensamente curiosa para saber mas sobre essa história tão diferente.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com