O Garoto que Tinha Asas - Raiza Varella

Oi vocês,

Que tal começar a semana com uma resenha?? Estou com ela pronta há um tempinho e precisei refletir para postar aqui. Por mais pontos negativos que tenha encontrado na obra, foi uma leitura bem agradável. Entenda.

Título Original: O garoto que tinha asas
Autora: Raiza Varella
Editora: Independente
Páginas: 408
Sinopse: Depois do conto de fadas protagonizado por Bárbara e Ian em O Garoto dos Olhos Azuis chegou a hora de conhecermos a história de outro casal encantado. Augusto Bittencourt, vulgo Monstro, é um renomado médico, dono de uma carreira sólida e do hábito de dispensar uma mulher atrás da outra sem piedade. Nunca se apaixonou e não acredita que um dia irá encontrar uma mulher interessante o suficiente para mudar esse fato. Mas o destino parecia pensar diferente, em uma madrugada fria ele presencia um terrível acidente de carro e conhece a garota sem nome. Uma garota que há muito tempo não sabe o que é ter um lar, se sentir segura e não precisar fugir de ninguém até que, em meio aos destroços, ela vê alguém correr em sua direção, um garoto que ela poderia jurar ter asas. Embora Augusto esteja muito longe de se parecer com um anjo, ele acaba por salvar a sua vida. Pela primeira vez, o médico de pouco humor e muito caráter terá que enfrentar e ir contra todos os seus princípios para cumprir uma promessa que não deveria ter feito e de quebra, quem sabe, se apaixonar. Em O Garoto que tinha Asas vamos descobrir se o príncipe encantado realmente vem montado em um cavalo branco ou se sua cor é o que menos importa em meio a uma singela releitura de A Bela e a Fera.


Segundo livro da trilogia Encantados da autora Raiza Varella, em O Garoto que tinha asas conhecemos a história de Augusto Bittencourt, conhecido também como monstro. Eu vou me limitar a não contar muito do enredo, apenas dar minha opinião sobre o livro, uma vez que a sinopse nos conta tudo que é necessário.


Para quem não sabe, a trilogia surgiu após uma série de pedidos para Raiza, a princípio, seria apenas o livro O Garoto dos Olhos Azuis, que conta a história de Barbara e Ian, depois do sucesso do livro e dos pedidos incansáveis das leitoras, a autora investiu em escrever um livro para cada irmão. O próximo contará a história de Gustavo.
Como a sinopse diz, o enredo começa mesmo quando Augusto presencia um acidente muito feio de carro, ele deveria não se envolver, mas ele sente a obrigação de ajudar a moça sem nome que está ao volante. Enquanto os paramédicos estão encaminhando ela ao hospital, ele fica incumbido de tomar conta do que a garota chama de “vida”. Guto nunca foi delicado, quem leu o primeiro livro da trilogia sabe que ele nunca foi sentimental, mulheres para ele só dura uma noite e nada mais. Sentimentos? Para quê? Essa vida funciona para ele e tudo desmorona quando o acidente acontece. 

"Aquele olhar foi o culpado de tudo que aconteceu em seguida."

Depois de dias em coma a jovem acorda e ele ainda se sente responsável por ela e da “vida” dela. Só que Anna – como ela se apresenta – tem problemas demais e fala de menos, para se proteger e quem está a sua volta, ela se priva a guardar tudo para si colocando todos em sua volta em risco. 
A escrita da Raiza é maravilhosa, constatei isso em O Garoto I e posso dizer isso depois de ler essa obra, mas alguns pontos me incomodaram. 

"Em dias bons eu sonhava com vidas alternativas, sonhava com um futuro seguro onde eu pudesse chamar um lugar de lar, ao invés de chamar de esconderijo."

O primeiro foi à presença constante de Barbara durante o enredo, era óbvio que por ser protagonista do primeiro livro, ela estaria presente nesta obra e não achei ruim, porém, foi cansativo e muitas vezes chato ver a forma como ela interfere na vida das pessoas. Eu acho que como o livro tratava do Augusto, ela poderia dar um espaço para ele, deixar ele se resolver um pouco. Eu entendo que, por causa da criação deles (que podemos acompanhar melhor no primeiro livro) é normal essa união, mas me assustou ver que a Babi passava mais tempo na casa do irmão do que na própria casa, ou que em alguns momentos Augusto e Anna estavam conversando e ela surgia do nada – juro, do nada – porque estava ouvindo a conversa. Achei forçado e em alguns momentos tive vontade de tirá-la do livro a força.

"Lares são instáveis, podem ruir a qualquer momento, assim como as pessoas, lares machucam..."

Outra coisa que me incomodou um pouco foi o excesso de informações do livro anterior, como o primeiro contou a história da Babi e ela está sempre presente (quase em todos os capítulos) eles relembram detalhadamente os acontecimentos da primeira obra. É normal uma vez que Anna não os conhecia, mas acho que a autora poderia pegar apenas uma frase e dar um gancho para história principal, pois para mim – que tinha o primeiro livro vivo em mente – se tornou cansativo. O lado bom é que, se você ainda não leu o primeiro, não se sentirá perdido. 
A sinopse fala que a obra é uma releitura de A Bela e a Fera, e acredito que isso seja pelo enredo mostrar um mocinho extremamente bruto e por sua consequência, machista. Lembro que a autora recebeu alguns comentários criticando a postura de Guto, já eu não achei nada de mais, ele é o espelho de muitos homens que já conheci e vi. O problema eu acho, é essa mania que as pessoas têm de querer mudar os outros a todo custo sabe? Em uma determinada cena, Anna pede uma coisa que Guto, por sua essência não ser de um príncipe em um cavalo branco, não pode dar. Isso também é um espelho que percebo por minhas amizades, ou situações que já vivi. Infelizmente, não podemos mudar as pessoas 100%, mas podemos aprender a conviver com seus erros e falhas, afinal ninguém é perfeito, não é mesmo? Por causa disso, achei alguns diálogos de Guto tentando se declarar para a jovem, um pouco forçado demais, eu não consegui acreditar no sentimento. Parecia que ele estava falando e fazendo apenas para agradá-la sabe?



E como me comprometi a ser sincera em todas as resenhas escritas aqui no blog, não gostei da forma como Anna foi egoísta escondendo seu segredo e colocando todos em risco. Concordei MUITO com Bernardo, que em minha opinião, foi o personagem mais sensato durante o enredo e que apareceu menos. O segredo dela é a origem de tudo, e concordo que a vida não deu chance para que ela pudesse confiar em muitas pessoas, mas ela estava colocando a vida de outras pessoas em risco também. 

"Eu precisava dele mais do que eu precisava respirar."

Eu sei você deve está pensando que eu odiei a obra, mas não. Eu gostei e muito do livro, como citei, a escrita da autora é sensacional e envolvente, os capítulos são curtos e muito bem escritos e isso faz a leitura seja super fluida e leve. Há vários pontos que a autora aborda que valem a apena a discussão. A capa está linda e seguindo um padrão. A obra é independente e eu li em e-book em parceria com a autora, a diagramação em e-book ficou muito boa e também segue o padrão do primeiro livro. 
Mesmo com todas essas ressalvas, eu aconselho a leitura! É um romance muito bonito, que mostra a evolução profissional da autora e cheio de altos e baixos que nos deixa vidrado do começo ao fim.

"O amor é isso. Você suporta alguém comendo o seu sorvete, roubando seu carro, seu travesseiro, o pode do seu controle remoto. Você releva as roupas jogadas pela casa, o mau humor e as crises de choro. Você apoia, Augusto, você melhora, você se doa."

Beijinhos,

24 comentários

  1. Não sabia que seria um livro para cada irmão. E essa é a primeira resenha que leio desse título, apesar de já ter lido muitas outras resenhas sobre o primeiro volume. E é claro qur ainda quero ler esses livros, porque acredito que são bem o estilo que eu mais curto.
    Beijos, Fer ♡

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que seria um livro para cada irmão. E essa é a primeira resenha que leio desse título, apesar de já ter lido muitas outras resenhas sobre o primeiro volume. E é claro qur ainda quero ler esses livros, porque acredito que são bem o estilo que eu mais curto.
    Beijos, Fer ♡

    ResponderExcluir
  3. Sempre quando o nome deste livro me vem a mente, imagino que a capa deveria ser diferente, mesmo achando essa capa maravilhosas. Fiquei imaginando quais seriam os pontos na história que deveriam ser discutidos e isso atiçou minha curiosidade.
    Espero ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Ani lindona eu li o primeiro livro e amei a escrita da autora, estou com esse livro e pretendo ler em breve, mas sei que irei me incomodar com alguns pontos negativos que ressaltou como a presença em demasia de Babi, tudo bem eu adoro rever personagens queridos, desde que não tirem espaço dos protagonistas. Jura que a mocinha será egoísta já vou ler com uma cinta kkkk. Irei ler para ter minha opinião formada. beijos amei a sinceridade da resenha.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já li a resenha do primeiro livro e mais essa resenha e não me convenci a ler.
    Nenhuma das estórias me chamou a atenção e com todos os defeitos da continuação acho que não valeria a pena pra mim ler.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Resenha ótima e verdadeira..
    Acho que até os livros "ruins" nos ensinam alguma coisa.

    Beijo

    (Sou a garota que falou com vocês no ônibus a caminho da Turnê Intrínseca! ♥)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani, eu li o primeiro livro e estou morrendo de curiosidade para ler esse segundo agora, só é uma pena que o primeiro é tão falado nesse segundo, apesar de eu gostar muito da Babi. Mesmo assim estou super curiosa com essa obra que parece ótima!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas do 1° livro da trilogia e achei a premissa dele interessante.
    Foi bem legal por parte da autora ter ouvido os pedidos dos seus leitores e ter transformado em uma trilogia.
    Entendo totalmente os pontos que te desagradaram na leitura e te parabenizo pela sinceridade em sua resenha, pois isso é essencial em um blog, e mostra o quanto você respeita seus leitores!
    O livro O Garoto que Tinha Asas tem uma premissa interessante, mas suas ressalvas me deixaram com um pezinho atrás para essa leitura.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu gostei bastante, mesmo com a Babi brotando no meio da cena hahaha mas a leitura pra mim foi proveitosa, e espero que no próximo, a Babi apareça menos e que a Raiza desenvolva ainda mais seus personagens.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani,
    Gostei muito da sua resenha.
    Tenho muita curiosidade de ler o primeiro livro e não acho que investirei na leitura desse segundo volume. Acho que a autora não tinha intenção de escrever e fez mesmo assim, o que pode ser prejudicial para a história. Mesmo você indicando o livro, esses pontos fracos me fazer crer que não curtirei a leitura.
    Espero ler o primeiro volume em breve, pois acho que a escrita da Raiza é muito boa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu ainda não tive a chance de ler o primeiro livro da autora, mas já me encantei com sua resenha. Eu comprei o livro com a autora já faz algum tempo e estou bem curiosa para fazer a leitura, mas agora vou ter que fazer isso depois que voltar de viagem. E vou ver se compro o ebook para fazer a leitura também. Espero me apaixonar tanto como você. Vamos ver o que eu vou achar dessa obra, apesar de alguns pontos que tu citou ai. Mas estou curiosa agora... hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu tenho bastante curiosidade sobre o primeiro livro, mas até agora não surgiu uma oportunidade para eu ler, mas também acho que a autora não precisaria ficar lembrando a todo momento da história do primeiro livro, assim acaba ficando meio cansativo para quem já leu mesmo... Mesmo assim, fiquei curiosa sobre a história, parece que tem alguns clichês, mas eu amo isso haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu nunca tinha visto essa série na vida. Fiquei surpresa, na verdade. Como eu não li o livro anterior, não sei se posso entender seus pontos de vistas sobre algumas coisas, porque né, cada um é cada um, mas confesso que fiquei com um pouco de preguiça, porque os personagens me pareceram cansativos e maçantes. Vou dar uma chance quando ter a oportunidade, mas já vou sem muita expectativa, mesmo que a autora seja excelente. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu estou até hoje querendo ler o primeiro, e fiquei sabendo esses dias que a autora já estava publicando o terceiro (rápida ela, não?)
    Mas fiquei bem decepcionda com os pontos fracos que você citou, da protagonista do livro 1 aparecer a todo momento na história, de querer mudar o rapaz a todo custo, isso fica meio maçante e desanima bastante.
    Espero um dia ainda poder ler o um (e parar nele mesmo rsrs)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou muito ansiosa para ler o primeiro livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Uma pena que esse livro não tenha te agrada taaanto, a premissa é boa, mas acho que não associaria a Bela e a Fera apenas por que o personagem é bruto, então concordo com você.
    Uma pena o livro ter excesso de informações do livro anterior, realmente isso é mega irritante, cansativo e faz com que a leitura não flua tão bem.
    Amei sua resenha, parabéns pela sinceridade.
    Adorei saber que os capitulos são curtos, isso ajuda muuuito.

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu sou um pouco como você é me irrito quando a continuação de um livro fica repetindo tudo do lucro anterior!? Sei que as vezes é para refrescar a memória do leitor,mas as vezes se torna cansativo.

    Eu ainda não conheço a escrita da autora mais deu para notar que ela escreve bem, já que mesmo se irritando em alguns trechos vocês ainda assim curtiu o livro.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Primeiramente, quero te parabenizar pela resenha. Você expôs todos os pontos que você gostou e não gostou sem denigrir a imagem do autor, coisa que muita gente faz. Gostei bastante da sua sinceridade e isso é necessário para mostrar o que realmente sentimos quando lemos certo livro. Sobre a trama, não curtir. Você apontou pontos que vão me desagradar e não sei se leria o livro. Contrapondo, ainda bem que a escrita da autora salvou.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi *--*

    Sabe que morro de vontade de ler esses livros da autora e não sabia que era essa a ordem para os livros. Apesar dos pontos negativos que você apontou creio que a leitura é razoável, irei ler para poder ter minhas impressões.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O tema e a ideia parece ser bem interessate. Mas seria bom uma pausa entre o primeiro e o segundo para não ficar cansativo
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  20. Apesar dos pontos negativos, eles parecem ser relevantes e da para acompanhar a leitura. Entendo quando os acontecimentos do primeiro livro voltam a estar presente no segundo de forma repetitiva, isso geralmente não é muito bom. Mas ainda sim eu leiria o livro porque gostei bastante da premissa, principalmente pelo jeito que a Anna e o Guto, apesar de ter sido trágico. Vou procurar saber mais do primeiro antes de ler esse.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor.
    Acho que, apesar da avaliação que fez envolver vários pontos frágeis da obra, a autora tem muito a ganhar se lê-la com o coração aberto. Eu adoro trilogias e séries, mas confesso que sempre temo como um autor conseguirá dar prosseguimento à história. Fico naquela expectativa de melhor aprofundamento dos personagens ou – nesse caso – que o foco de quem é o protagonista esteja claro para o autor. Infelizmente, ficar dando destaque aos personagens e à história do primeiro livro me desanimou bastante. Mas pretendo ler o primeiro livro, isso sim! Só não sei se vou prosseguir depois.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiiê
    Eu tenho o primeiro livro (digital tambem) mas ainda não li, achei a sinopse super bacana e vi vários elogio sobre a escrita dessa mulher. Acho também as capas as coisas mais fofas, espero amarmuito a história pois esse tipo de enredo me envolve muito e eu curto bastante. Adorei a sua resenha, acho muito legal focar mais na opinião. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  23. Oi Ani,

    Olha mesmo com a sua ressalva e tendo dito que sim, gostou muito da leitura, a obra não chamou a minha atenção, não fiquei curiosa e nem tentada a ler, o que acredito que não farei mesmo. Mas te entendo completamente, as vezes a gente gosta muito da leitura, mas existem alguns pontos que fazem ficar claro pra nós que não podemos dar cinco estrelas a ela. Eu imagino como deve ser chata essa interferência da outra personagem numa história que não é dela, talvez por isso prefiro séries assim que sejam como os bridgertons onde os personagens do livro passado pouco aparençam pra não roubar a cena, ou confundir sobre de quem é aquela estória.

    beijooos

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre O garoto dos olhos azuis, mas não tive oportunidade de lê-lo ainda. Agora, lendo a resenha de O garoto que tinha asas, decidi que preciso ler o primeiro livro o quanto antes para poder ler o segundo. Amei a pre missa do livro, e fiquei com a impressão de que me identificarei com os personagens. Dica mais que anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com