Para Sempre Alice - Lisa Genova

Oi vocês,

Perceberam como o mês acabou rápido?? Como já sabem, a última sexta-feira do mês é reservada ao #VidaLiterária, projeto do EC&M em parceria com os blogs Resenha e Outras Coisa e O Outro Lado da Raposa. Para Sempre Alice foi o escolhido da Kamila desse mês. Confira a resenha.

Título Original: Still Alice
Autora: Lisa Genova
Páginas: 288
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Alice (no filme, interpretada por Julianne Moore) sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre. Perto dos cinquenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Poucas certezas aguardam Alice. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma. Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido (Alec Baldwin), os filhos (Kate Botsworth, Hunter Parrish e a queridinha de Hollywood, Kirsten Stewart) e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem devolver uma lembrança – mesmo que por instantes, e ainda que não saiba quem é.


Para Sempre Alice é uma comovente história da autora Lisa Genova, já adaptada nos cinemas. Acredito que a sinopse resume bem o enredo então vou me privar de fazer isso, para não ser cansativa ou até mesmo soltar um spoiler. 



Lembro-me do lançamento da obra e de diversas resenhas empolgadas para a obra, mas preferir assistir ao filme. Por favor, não me julgue por isso, foi uma ótima escolha. Quando a Kamila sugeriu a leitura da obra, confesso que fiquei com o pé meio atrás, justamente por já conhecer a obra. Mas foi uma leitura agradável, conseguimos comparar bem as duas obras e perceber suas falhas e aceitos. 
A narrativa é feita em terceira pessoa, mas é um narrador muito próximo, que consegue fazer com que o leitor se sinta no mesmo ambiente que a personagem. Passando a descobrir junto com Alice e seus familiares às dores e lutas dessa doença que mesmo com vários casos, não é bem tratada no mundo. 

“Sou uma pessoa vivendo no estágio inicial de Alzheimer. E assim sendo, estou aprendendo a arte de perder todos os dias. Perdendo meus modos, perdendo objetos, perdendo sono e acima de tudo, perdendo memórias. Toda a minha vida eu acumulei lembranças. Elas se tornaram meus bens mais preciosos.”


Durante os meses podemos ver a memória da personagem falhando e o amor de seus familiares para com ela. O que eu, particularmente achei lindo. 
Por muitos capítulos fiquei com um nó na garganta com as cenas narradas. Um ponto positivo é que mesmo o enredo sendo denso, a história não é pesada, apenas o início foi um pouco cansativo para mim. 

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia.Vivo o presente. Num amanhã próximo. Esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o Hoje. Mas isso não significa que o Hoje não tem Importância.”


Fazendo um comparativo rápido com o filme, pude ver que o segundo se manteve fiel à obra, apenas alguns detalhes foram modificados para dar andamento para a obra. 
É uma história fictícia, mas poderia não ser. É nítido ver que a autora teve um grande cuidado ao escrever e estudou bastante o tema tratado, o que é fundamental. Li em e-book então não tenho muito do que falar sobre a diagramação não me lembro de erros gramaticais. 

“Quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.”

Em suma, Lisa soube trabalhar com maestria uma história comovente e espetacular sem se tornar apelativa ou cansativa. Se você tiver a oportunidade de assistir ao filme, recomendo também, está disponível na Netflix. 

"Para Sempre Alice nada mais é do que a prática de empatia em forma de livro. O Alzheimer é uma doença que sempre ouvimos falar, mas que está longe de nossas realidades. Então ler um relato tão detalhado e íntimo é uma experiência única, que nos introduz na rotina de alguém que tem sua vida completamente transformada por essa doença." Raíssa - O Outro Lado da Raposa

"A obra acertou ao tocar não só na família da paciente, mas também nela mesma. Em um dia, Alice era uma professora com um cargo importante, no outro ela passou a esquecer o endereço de casa. E tudo isso foi descrito com uma delicadeza impressionante. Liza merece os parabéns por ter escrito uma trama tão linda e ao mesmo tempo tão rica em detalhes e aprendizados. É mais que um livro, é uma ode à vida." - Kamila, Resenha e Outras Coisas.

Beijinhos, 

36 comentários

  1. Oi Ana Paula, eu ainda não li o livro e nem assisti ao filme. Tenho muita curiosidade em conhecer essa história porque só leio comentários positivos a respeito. Através de seus comentários, percebo que a trama deve ser bem comovente mesmo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sou completamente apaixonada pelo filme, sempre que ando nas livrarias e me deparo com esse livro me vejo no impulso de comprar. Eu tenho uma história muito próxima com o Alzhermer na minha família e me vi emocionada várias vezes no filme. Maravilhosa a sua resenha *--*

    Luz e literatura!

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Sou suspeita pra falar, adorei a história! É uma leitura que nos faz mergulhar na mente da Alice, sofremos e choramos com ela. Ainda não vi o filme, mas terei que ver, pra eu poder comparar também. Mas, novamente, amei a história!!

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Sou louca pra ler esse livro e agora ao ler sua resenha preciso de um exemplar pra ontem rsrs...
    Adoro histórias comoventes, pois, elas são sempre muito enriquecedoras! Porém, algumas vezes elas acabam sendo apelativas demais e adorei saber que esse livro não é assim, logo, me animou bastante.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de vontade de ver o filme, vi que tem no Netflix só que sempre que eu vou procurar o que assistir to meio na bad dai eu fico adiando com medo de ser muito emocionante e acabo deixando ele lá na minha lista eternamente, hahahahaha, mais depois desse post preciso dar um jeito nisso rápido!
    Beijos, Mari do Brigadeiros e Tricôs

    ResponderExcluir
  6. Este livro é sensacional, li ele há uns 5 ou 6 anos atrás, comprei por inacreditáveis 9,90 no Submarino. Depois que concluí a leitura foi difícil acreditar que havia pago tão pouco por um livro tão intenso. Adorei cada linha lida. Assisti ao filme ano passado e achei bem parecido com a trama do livro, ambos 5 estrelas!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Que saudades de vir aqui!!!
    Essa é uma história que eu gostaria muito de conhecer, mas estou adiando, pois tenho a impressão que sairei destruída. Essa doença é muito triste, deve ser devastador para a pessoa e para a família também. Como você, irei ver o filme primeiro, depois irei ler o livro. Não sei dizer o motivo, mas quero ver o filme. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani,
    Acabei de ler a resenha da Raíssa do 'O Outro Lado da Raposa' e vim ler a sua... não consigo ler esse livro. O filme me abalou demais. Sinto que é o tipo de leitura que não ajudará meu psicológico, sabe?
    Mas é uma excelente história, parece uma leitura montanha russa de emoções.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e depois assistir ao filme. O tema abordado é muito interessante e importante, acho que será uma leitura emocionante e quando for ver o filme deve ser muito tocante também. Gostei de ver a sua opinião.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana.

    Lendo sua resenha, o livro parece ser sensacional, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro e nem assistir o filme, mesmo sabendo que é uma leitura com temas interessantes e não é de forma pesada. Vou adicionar a minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, Ani, mas chorei com o filme e tenho certeza que amarei o livro.
    Adorei esses quotes e só me lembraram da história emocionante.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista de Maio. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
  12. eu assisti o filme e amei a historia, um drama super emocionante. imagino que o livro deva ser ainda melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ani
    Nâo te julgo, também faço isso às vezes e vejo primeiro o filme. Nesse caso, acredito que não vá ler o livro e vou ficar só no filme mesmo.
    É normal eles alterem mesmo alguns coisas no filme. DE qualquer forma, gostei de saber que a leitura também foi proveitosa.

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho muito isso de ordem das coisas não. As vezes vejo livro primeiro, as vezes filme... Nesse caso foi o filme e ele que me deu justamente a vontade de ler o livro! Ainda não li, MAAAAAAS... quero comrprá-lo em breve *-*

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Ani,
    Fico feliz em saber que a leitura não é cansativa.
    Tenho muita vontade de assistir ao filme que foi originado por essa obra, mas quero ler o livro antes.
    Acho que ler esse livro deve ser fantástico, pois a temática é muito interessante. Essa doença é terrível e acho que nessa obra foi muito bem trabalhada.
    Adorei a resenha e espero ter a oportunidade de ler em breve essa obra!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Livro incrível. Li no começo do ano e adorei a história. O filme é igualmente ótimo. Como convívio com uma pessoa assim em casa, senti todo o impacto da doença. Terrível.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  17. Livro incrível. Li no começo do ano e adorei a história. O filme é igualmente ótimo. Como convívio com uma pessoa assim em casa, senti todo o impacto da doença. Terrível.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani!

    Poucas coisas mexem tanto comigo quanto enredos com Alzheimer. É uma das doenças que eu acho mais cruel, e as irmãs da minha avó tiveram, então morro de medo dela. Doeria muito em mim ver essa questão da memória da personagem falhando, mas ainda quero ler, e assistir ao filme também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Eu comecei a ler esse livro em digital uma vez, mas também achei o começo um pouco cansativo, então desisti do livro por um tempo. Agora estou querendo lê-lo inteiro, para poder ver o filme. Gosto bastante de livros que mexem com a gente sabe? E este parece ser um assim. Estou curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Conferi só o filme, e é bem reflexivo, nos faz parar e reconsiderar muitas das nossas escolhas. Não tive oportunidade de pegar o livro, mas acho que o leria também! Ótima resenha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Ani!
    Assisti ao filme assim que lançou e gostei muito. Fiquei curiosa para ler o livro, mas fiquei meio assim de ler já que tinha visto o filme e achava que, por ter gostado tanto do filme, o livro poderia ser diferente e eu poderia não gostar (essas preocupações bestas - hahaha).
    Fico feliz em saber que o filme foi bem fiel ao livro, gosto tanto quando isso acontece. Já me animei toda pra ler. Pelo que vi em sua resenha, acho que vai ser uma leitura tão emocionante como foi para mim ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Mas gente esse livro parece ser demais, já quero ler e a escrita da autora parece ser bem bacana, e olha sempre achei que era série na Netflix (o lerdão) kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ana!
    O enredo é lindo. Achei interessante porque embora se trate de uma obra fictícia traz temas do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  25. Ola, tudo bom?
    Eu vi apenas o filme, e amei, imagina o livro rsrs.
    Achei o filme bem interessante, é bem reflexivo, e nos faz pensar nas nossas escolhas. Adorei.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Olá!! :)

    AInda bem que gostaste da forma como a autora geriu a obra, com a sua mestria.. :) Q que fosse algo real, ou que pudesse poerfeitamente acontecer na realidade! :) Tambem aprecio isso..

    Bem, acho algo igualmente bom o facto de a autora ter tido algum trabalho e pesquisa antes de se lançar na obra! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana, tudo bem?

    Não vou te julgar por ter assistido ao filme antes, até porque eu mesmo faço isso as vezes... e as vezes ajuda até a eu ter mais interesse em ler. Quanto a "Para Sempre Alice" eu tenho muita vontade de assistir ao filme, já vi o trailer dele e parece ser bastante emocionante... o livro deve ser igual imagino, principalmente pelos quotes que você destacou.

    É uma doença bem complicada mesmo, até mais para as pessoas que convivem com a pessoa, do que o próprio paciente. Minha tia teve Alzheimer, e era bem complicado... pois um dia ela estava bem, e outro dia não se lembrava nem onde morava. É uma doença bem traiçoeira realmente, e acho que esse livro ajuda a entender melhor isso.

    Ótima resenha e adorei a consideração das outras meninas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  28. Não consigo assistir o filme antes, sempre prefiro ler o livro primeiro. rsrs Eu não conheço a obra ou o filme, mas acho a história bem tocante, quero muito ler! E claro, depois assistir o filme. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  29. Caramba, gostei muito da sua resenha. Confesso que achei se tratar de um livro autobiográfico, mas vejo que estava errada... Mas bom saber que a autora conseguiu construir uma boa história e aproximar o leitor da personagem. Não assisti o filme ainda, mas acho que irei ler o livro primeiro... Adorei os quotes que selecionou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oii,

    Sempre vejo a capa desse livro/filme e fico meio com pé atras em ver, mas depois dessa resenha, com certeza vou procurar para ver o filme e quem sabe ler o livro.

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Não vi nem o filme nem li o livro (tenho o ebook no kindle), mas esse tipo de obra eu sempre prefiro o filme, pois por mais que a história seja bela nas páginas bate uma preguiça durante a leitura então já evito. É muito bom ser uma leitura que você imagina que aquilo é real, não apenas ficção, isso sempre ganha pontos comigo!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ola!

    Eu já conhecia o livro e o filme, porém tive a oportunidade de começar a assistir ao filme, o que acabou me fazendo perder o interesse nos primeiros minutos. Perdi o interesse no livro também, embora você tenha elogiado, esse será um daqueles livros que só lerei se tiver a oportunidade.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Obrigada por ter feito um breve paralelo com o filme, flor! Eu o assisti e me senti realmente emocionada pela história. Por isso, saber que o filme é fiel ao livro me faz feliz. Interessei-me ainda mais por lê-lo, pois a leitura sempre é mais envolvente uma vez que nos sentimos ainda mais no lugar da protagonista.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oii!

    Você acredita que eu nunca li o livro e nem mesmo vi os filmes?? Eu já até ouvi falar sobre ele, várias vezes, na verdade, mas nunca parei pra ver ou ler.

    Lendo sua resenha me pareceu ser o tipo de história que eu gostarei de acompanhar, com certeza. Começo até a me arrepender por não ter feito isso antes. kkkk
    Mas nunca é tarde, né?

    Super obrigada pela dica, eu amei!
    Parabéns pelo trabalho.

    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oieee,
    OLha ainda não li ao livro e tampouco assisti ao filme, mas tenho ouvido feedbacks excelentes sobre os dois e tenho sim vontade tanto de ler, quanto de assistir. Curti muito a maneira que você modulou a sua resenha, aborda pontos excelentes, beijoos

    ResponderExcluir
  36. Oi Ani.
    Desde o lançamento tenho vntade de conehcer a história, seja através do livro ou do filme, acho que ja esta na hora né? rs Essa doença com certeza é muito séria e dificil, deve ser horrivel pra pessoa começar a esquecer de tudo e das outras pessoas. É muito legal que a familia tenha dado apoio.
    beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com