A Princesa de Gelo - Camilla Läckberg

Oi vocês,

Mais uma resenha do #VidaLiterária aqui no blog. A responsável pela escolha desse mês foi a Kamila do Resenha e Outras Coisas. A Princesa de Gelo é o primeiro livro de uma série e considera Camilla Läckberg a nova Aghata Christie, mas será que é mesmo?


Título Original: The Ice Princess
Autora: Camilla Läckberg
Editora: Planeta
Páginas: 365
Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos e ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador.
Uma trama que mostra por que Camilla Läckberg é considerada a nova Agatha Christie.



Primeiro livro da série Patrik Hedström, A Princesa do Gelo, traz a história de Erica Falk, uma escritora que volta a sua cidade natal e descobre a morte suspeita da sua amiga de infância. Alex, foi encontrada morta com um corte no pulso congelada em uma banheira. Erica que ainda não superou a morte dos pais e procura encontrar consolo em sua irmã Anna, porém não encontra e por isso tenta resolver o mistério do falecimento de Alex.



O detetive Patrik Hedström, percebe no meio da investigação que nem tudo é o que parece e junto com a escritora começa a perceber que a cidadezinha possui um passado perturbador.
Como citei, esse livro foi escolhido pela Kamila, do Resenha e Outras Coisas, e mesmo não estando muito animada para ler um livro policial fiquei ansiosa para saber se a autora merecia o título de nova Agatha Christie e é com muita tristeza que eu respondo: NÃO!

"A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Uma princesa de gelo."

A leitura foi extremamente cansativa e arrastada para mim. Teve um início interessante e eu até me empolguei, porém, a autora quebrou o clima de uma maneira tão súbita que eu não consegui mais me conectar com a protagonista, o que me fez demorar mais que o normal para concluir a leitura. 
Outro ponto que me incomodou, foi que os capítulos eram muito longos, deixando ainda mais arrastada que o necessário. Os erros da edição também foram bem difíceis de tolerar.



Mas nem tudo foi desagradável, a autora criou diversos personagens secundários que foram bem trabalhados, e eu como defensora dos coadjuvantes não poderia deixar de citar isso por aqui. 
Não teve nada que eu pudesse comparar com a rainha Agatha, logo, foi uma leitura muito cansativa e até mesmo decepcionante. Porém, vi muitas resenhas positivas para a obra, então não se decepcione com minha opinião e procure conhecer a obra.

"Sinceramente, foi uma boa leitura. E só. Apesar de ser arrastada em alguns momentos, por causa das muitas descrições, pude notar que foi uma trama bem pensada, acredito que isso se deva ao fato de que, antes de ser escritora, Camilla trabalhava como produtora, então, provavelmente escrevia roteiros e coisas que o valha. Se por um lado, as descrições eram um poucos chatas, por outro, as mesmas descrições eram o que salvavam a história, pois eram esses detalhes que amarravam a trama." - Kamila, Resenha e Outras Coisas

"Além disso, a estória ficou o tempo todo girando em torno da personagem principal e o foco da investigação se perdeu em meios aos problemas pessoais da protagonista. Acho que a emoção de se ler um romance policial se perdeu um pouco por causa desse estilo de narrativa." - Raíssa do O Outro Lado da Raposa

Esse post pertence ao:











Beijinhos,

23 comentários

  1. Oi Ani,

    Vi outras resenhas desse livro e não foram muito boas também :(
    Essa comparação com Agatha Cristie é um pouco injusta.

    Grande beijo,
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Realmente, parece ser uma trama muito boa e misteriosa!
    Fiquei com vontade de ler, gosto de descrições bem caprichadas, então daria uma chance ^^

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que chato! Acabei de ler a resenha da outra participante e ela parecia tão animadinha. Isso prova como pessoas diferentes têm visões diferentes de uma mesma obra.

    Gostei do mistério, mas a ideia de ser arrastado me deixou preocupada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani! Poxa, é uma pena que você não tenha gostado.Não acho que tenha um autor ou autora que possa substituir a escrita fantástica da Agatha Christie, mas existem escritas que são tão boas quanto as dela. Tinha ficado interessada e curiosa em desvendar o mistério desse livro, agora que você falou da lentidão e dos erros, fiquei meio em dúvida kkk.Mas resenha está ótima e me esclareceu bastante, bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ani.
    Que pena que não gostou do livro.
    Ele me pareceu ser o tipo de história que eu gosto e quero muito ler esse e os outros da autora!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Como eu comentei em outra resenha, também tenho problemas com histórias arrastadas e com grandes detalhes. Mas confesso que fiquei curiosa com esse mistério todo. Se vou ler ou não, ainda estou em dúvida, mas tá anotada a dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Nossa, é muito ruim quando a leitura é cansativa, eu nunca tinha visto o livro, e premissa não me prendeu, então vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa me surpreende que você não tenha gostado do livro, eu adoro essa autora, tenho todos os livros dela publicados pela Planeta.
    Eu simplesmente adorooo, quem sabe num próximo livro você se identifique não é mesmo?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler uma resenha sobre esse livro e lá disse que o livro não me chamou muito a atenção e a capa também não me chamou muito apesar de amar livros de romance policial!! Uma pena o livro não ter te agradado muito, tinha até pensado em dar uma chance pra ele!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani,
    Não é um livro que chame minha atenção, sabe?
    Eu sei que leio muitos romances, mas eles dificilmente me decepcionam.
    Agora, com sua opinião, certeza que não vou ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Que pena que você não gostou do livro. É complicado quando fazem essas comparações, né? Ainda mais uma comparação com a Agatha Christie.
    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, não me interessei muito.Algumas coisas que você mencionou, provavelmente me incomodariam também. Além disso, não é o tipo de leitura que normalmente chamaria minha atenção.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e achei legal você aconselhar as pessoas a lerem e tirarem suas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ani!
    Eu sou muito fã de literatura policial e, principalmente, da Agatha Christie :) Eu acho que o grande problema é a expectativa que a comparação com a rainha do crime gera.
    Também curto personagens secundários bem escritos.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Acho essa pressão de compara uma autora com outra que é simplesmente um ícone do gênero atrapalha bastante, detesto isso.
    Eu tenho vontade de me arriscar, adoro livros policiais e eles não costumam me decepcionar, quem sabe me agrade mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Vem cá, vamos chorar porque a leitura não foi tudo isso pra mim também, e olha que eu adoro policiais! E o que mata mesmo é ficar comparando com A ou B, tipo, não é nada legal, cada um é cada um...

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ani!
    Uma pena que o livro não tenha suprido quase nada das suas expectativas sobre as comparações com a Agatha, mas acontece. Narrativa arrastada é mesmo um ponto bem delicado durante uma leitura, mas valeu o destaque que você deu aos personagens coadjuvantes; tenho a mesma opinião que você sobre eles, valorizo demais autores que os constroem bem e dão realmente importância à eles na trama. Talvez quem não leia muito da Agatha ou mesmo que não espera comparativo entre ambas as autoras possa aproveitar mais a leitura, não sei. Mas ótima resenha mesmo assim.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    Acredita que até hoje não li nenhum livro da Agatha Christie?
    Sempre vejo ótimos comentários sobre a escrita dela, e preciso ler algo dela urgente rs
    Esses dias eu li um suspense policial, fiquei bem animada, porque quase não leio o gênero; apesar de gostar :D.
    Sua resenha é a primeira que leio do livro e confesso que não fiquei com vontade de lê-lo rs estou correndo de leituras cansativas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Livro de suspense quando perde o embalo é triste porque daí a gente não consegue se emocionar e vai desistindo e parece que não passa mais a leitura. Parecia que ia ser uma boa história.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, muito bom quando a gente consegue ver em uma resenha 2 opiniões, nesse caso, bem diferentes. Eu curto um romance policial, mas esse gênero não pode ser uma leitura arrastada e lenta. E, se o leitor perder o ritmo da leitura, já sabe que a leitura não vai fluir. Dificilmente colocaria n minha lista de leituras...

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Nossa acabei ler a resenha do mesmo livro em outro lugar, e vi como as opiniões são bem diferente. Eu, normalmente, já não curto romances policias, sabendo que é uma leitura arrastada e que a autora não consegue te fazer conectar com os personagens é pior ainda. Não sei se um dia leria o livro. Ótima resenha e opinião sincera!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Não conhecia o livro, mas também não leria após sua resenha rs. Livros com narrativas arrastadas são um saco! Que pena que não funcionou para você.

    Estou seguindo seu blog <3
    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  21. Oiee Ani ^^
    Acho que acabei de ver a resenha da Kamila lá no blog dela...haha'
    Bom, eu não gosto muito desse gênero, e ver que as meninas não gostaram (capítulos longos também me cansam, e quando a gente não se conecta com os personagens, fica difícil, né?) me desanimou ainda mais :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani, sua linda, tudo bem?
    Acabei de ler a resenha da Kamila sobre esse mesmo livro e já tive a impressão que o livro não funcionaria justamente pela narrativa cansativa e por esses capítulos longos. Agora sabendo que você não conseguiu mais se conectar com a protagonista, só confirma minha opinião de que não é a leitura para mim. Que bom pelo menos que os personagens foram bem trabalhados. Como sempre gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Ani, tudo bem?

    Eu já não curto romances policiais por falta de conexão com a trama, por isso saber que esse livro possui uma narrativa arrastada e capítulos longos já me faz ter certeza que essa história não é para mim. Essa dica eu infelizmente passo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com