A Garota no Trem - Paula Hawkins

Oi vocês,

Já faz muito tempo que quero falar sobre esse livro com vocês, mas acabou que com a loucura de 2016 eu acabei deixando essa resenha de lado. Aliás, nesses quase 3 anos de blog, essa foi a resenha que mais demorei para escrever. Mas A Garota no Trem foi uma "leitura" incrível!


Título Original: The Girl on The Train
Autora: Paula Hawkins
Páginas: 378
Editora: Record
Sinopse: Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.
Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. 
Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.


Lançado em 2015, A Garota no Trem de Paula Hawkins causou um frisson nas redes sociais. O Thriller conseguiu chamar atenção e ficar em destaque de vendas por um longo período até que seus direitos foram comprados e no finalzinho de 2016 a obra foi parar nas telonas.



No enredo conhecemos Rachel, uma mulher que segue sua rotina a risca, todos os dias ela pega o trem das 8h04 da manhã com destino a Londres. Ela já conhece o percurso de cor, inclusive o trepidar do trem as casas que fazem parte do trecho. 
Todos os dias quando o trem para no sinal vermelho, Rachel observa a casa de número 15, ela é praticamente obcecada pelo o que acontece no imóvel e até nomeou os moradores. Jess e Jason são perfeitos na cabeça da nossa protagonista. Porém, um dia, após um solavanco ela acaba presenciando uma cena chocante e dias depois, ela descobre que Jess na verdade se chama Megan e está desaparecida. Mas será que alguém acreditaria nela?

"Eu costumava observar esse casal perfeito. É o amor que sempre quis."


Eu demorei muito para trazer essa resenha aqui e o motivo é simples: eu não li o livro, eu ouvi! E é um misto de sentimentos que não dá pra explicar com clareza. Quando eu comecei a ouvir a história fiquei um pouco entediada, confesso... mas qualquer thriller me deixa assim, então eu fui forçando até engatar. Preferi o áudio-book porque estava naquela fase de loucura da faculdade e com ele poderia ouvir no ônibus e até mesmo enquanto fazia um ou outro relatório. 



O fato é que a história me pegou de um jeito que eu não conseguia mais parar de ouvir. Eu queria entender o que estava acontecendo, o que tinha acontecido e claro o que iria acontecer. Foi uma narrativa tão complexa que eu não sabia que torcia para uma personagem ou para outra. O final foi surpreendente e me deixou alguns dias pensativas, eu nunca iria imaginar o desfeixo que teve. 



Eu ouvi o livro pelo Ubook e foi super tranquilo, o aplicativo é bem fácil de manusear e ele para onde você deixou marcado (pelo menos comigo foi assim, mas ouvi comentários que algumas vezes voltava no início do capítulo). O que me incomodou um pouco foi a voz escolhida para narrar Anna. Uma voz enjoada, com um sotaque carregado e desnecessário. Fiquei cheia de preguiça dela.
No mais, vou assistir ao filme e em breve conto para vocês se tive a mesma sensação ao ver.
Para quem não conhece o Ubook, acesse esse site aqui e saiba mais, é um aplicativo maravilhoso e já tem até autor nacional! Mas seja como for, conheça essa história!

"Porque tenho medo de mim mesma."


Beijinhos,

26 comentários

  1. Olá
    Tenho muita curiosidade com esse livro, o que mais me atraí é essa história que a protagonista cria em torno da outra e como isso vai virando uma bola de neve.
    Agora que saiu o filme preciso me apressar por quero assistir

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ter a experiência de ouvir um livro, é bem prático para certas situações, como ao cozinhar ou arrumar a casa, por exemplo. Eu estou muito curiosa com esse livro, parece ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa que legal, também quero um audio-book!
    Amei a sua resenha, e posso garantir que o filme é bem fiel, é foi muito bm adaptado.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro, primeiro porque amo thriller psicológico, mas é o tipo da leitura que eu faço raramente pq me deixa uma baita ressaca... rs... Fico feliz em encontrar mais uma critica positiva sobre a obra. ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Gostei mtoooo da Garota do Trem, li sem expectativas e o livro me surpreendeu demais.
    Ja vi o filme e nao achei aquela tensao toda, gostei mais do livro, apesar de ter sido mto bem adaptado.
    Recomendo demais a leitura, a capa original é mto mais legal.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oie! Esse livro acabou com os meus nervos. Ainda mais porque a narradora não era confiável e a gente não tinha como ter certeza do que estava acontecendo! Foi eletrizante mesmo! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Adoro Thrillers psicológicos! Super me interessei! Ótima análise!

    ResponderExcluir
  8. O filme dele estreou ano passado, não é? Não sei bem... Quero muito ver o filme, mas tenho que ler o livro primeiro. Nunca tinha lido resenha dele. Adorei a sua! Que novidade é essa de áudio books? Que coisa incrível! Amei saber! Vou procurar! Grata pela dica dupla! Beijos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Vi o filme, mas ainda não li o livro. O filme é muito intenso e realmente prende a gente naquela história da outra pessoa sem saber o que é imaginação da personagem... realmente é muito bom! Assim que tiver oportunidade vou ler o livro com certeza!
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá ♥
    Já estava louca para ler o livro antes mesmo de lançarem o filme. Fiz a leitura bem rápido, pois a estória realmente me pegou de jeito, mas no quesito quem era o assassino eu já saquei de cara, pelo fato de assistir muito filme policial e ler bastante coisa desse meio para mim não me surpreendeu. A narrativa é boa e a autora tenta confundir a cabeça do leitor com três narrativas. Parabéns pela sua resenha amei. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ola Ani lindona achei muito interessando ouvir o livro, estou muito curiosa para ler o livro e assistir o filme, realmente o livro causou um furor nas redes sociais. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda e vou testar ouvir livros.
    beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu sou doida para ler A garota no trem.
    Já assisti ao filme e gostei bastante, o que me deixou ainda mais curiosa pela leitura, pois na maioria das vezes o livro supera o filme.
    Que legal que você ouviu a história, deve ser uma experiência bastante interessante, e o bom, como você disse, é que é possível ouvir a qualquer momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu adorei esse livro. Me surpreendeu.
    Apesar do filme ser uma versão mais branda tb gostei.
    Sou viciada em audiobooks, mas os nacionais eu evito. Os melhores que já ouvi são os narrados pelo pessoal do Instituto/Fundação Dorina Nowill.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Nossa nunca tive essa experiência de ouvir um audiobook. Tem muita diferenciação mesmo? Acho que não me daria bem porque não sou multitarefas ao mesmo tempo hehehehe Olha confesso que não curto muito thriller, pelo simples fato que nunca me chamou atenção, mesmo os famosinhos. Acho que talvez ouvindo seria uma forma melhor para testar outras sensações. Dica anotada apesar de ainda estar em duvida HAHA
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. OLá linda,

    Eu estou curiosa com o Ubook e acho que vou dar uma chance é agora, porque ando ocupada para ler os livros físicos e no áudio fica mais fácil de dar continuidade as leituras sem problemas.

    Gosto demais desse livro, porque prende até o fim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Esse é um daqueles livros que está na minha wish list faz tempo, só que infelizmente não tive a chance de adquiri-lo ainda. Mesmo já tendo lido várias outras resenhas dele, essa foi a que mais gostei. Além disso, achei demais a oportunidade de "ouvir" um livro. Acho que vou aderir a ideia <3

    ResponderExcluir
  17. Achei bem interessante sua experiência em ouvir o livro, nunca tive por isso nem sabia que haviam vozes para determinados personagens. Desde que lançou só ouço elogios a obra, sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani, tudo bem?!?! Menina garrei numa antipatia com esse livro... Depois que vi as comparações com o garota exemplar eu nem dei uma chance verdadeira a ele, li mas já comecei revoltada rsrsrsrsrs.
    Show essa experiência de ouvir né?! Que bom que você curtiu, a galera ainda está bem relutante a esta forma de entretenimento. A resenha ficou muito boa mesmoooo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Não sei o que dizer do ubook, só sei que estou querendo ler esse livro faz tempo, mas agora só acho com a capa do filme - cujo trailer me encantou. De todos modos, gosto de thrillers, então acho que será uma boa leitura para mim.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou louca para ler esse livro, assisti ao trailer e fiquei com mais vontade de ler. Esse mistério todo em torno do desaparecimento da personagem, essa angústia em saber o que vai acontecer. Necessito! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Desde que eu vi esse livro pela primeira vez a capa me deixou bem curiosa para acompanhar a história e saber como termina. Quando foi para o cinema e vi o trailer achei o máximo. Ainda não consegui assistir, mas pelos comentários positivos parece valer a pena. Gostei muito da indicação, ainda não conhecia o ubook. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  22. Ani, sabe que nunca ouvi um áudio book? Eu até ouvi falar do Ubook na Bienal, mas ainda não fiquei curiosa para testar... Que chato essa questão da voz enjoada! Eu li esse livro e adorei, também achei o final surpreendente! Não vi o filme porque só vi comentários negativos e fiquei com medo de ter uma péssima experiência e isso atrapalhar minhas lembranças do livro... Hahaha...

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Assim que esse livro saiu fiquei louca para ler, pois adoro um triller, mas o tempo passou e não me animei de ler, quando leio resenhas que elogiam a obra eu fico louca rs' e a vontade volta. Nunca ouvi e nunca senti vontade de comprar um áudio book acho que não iria funcionar comigo, talvez em inglês, mas não em português rsrs.. gostei da resenha, me animou para ler, mas não sei quando irei ler !

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Evito ler livros no hype, e por isso ainda não li A garota no trem, mas como amo thrillers e existe uma forte comparação a Garota Exemplar, morro de curiosidade em conhecer esse livro. Li muitas resenhas sobre e acredito que não irei me decepcionar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Eu adoro essa história, o filme também é muito bom. Mas o livro consegue ser mais emocionante.

    ResponderExcluir
  26. Oie....
    Que experiência interessante essa não?
    Nunca tive acesso a um áudio book e que legal, deve ser demais. Você escolheu uma obra incrível para essa experiência.

    Beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com