Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany

Oi vocês,

No final do ano passado, recebemos da nossa parceira Editora Rocco um exemplar de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e como eu não li ainda os livros da saga – não me matem! – eu solicitei que a Pamella do Minuto Tech lesse e nos dissesse o que achou da obra, e hoje vocês conferem o resultado.


Título Original: Harry Potter and Cursed Child
Autores: J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Páginas: 352
Editora: Rocco
Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. 
Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.




“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é o nono livro oficial do mundo magico de Harry Potter criado por J.K Rowlling, que marcou gerações e resultou em filmes derivados do mesmo universo. E este livro que é um roteiro de uma peça de teatro com a mesa alcunha escrito por John Tiffany e Jack Thorne, com aprovação da autora.
Em “A Criança Amaldiçoada” somos levados para o ponto exato onde o “Relíquias da Morte” nos deixou, com Harry e Gina levando seus filhos para a plataforma 9 ¾, além de Rony e Hermione com sua filha Rosa e Draco Malfoy com Escórpio, seu filho.



Alvo Severo, o filho do meio da família Potter é um menino com medo do primeiro ano de Hogwarts sofrendo provocações constantes do seu irmão Thiago, acaba fazendo amizade no trem com Escórpio, que ao contrário de seu pai, é um menino doce e divertido, mas ainda sim um Malfoy e carrega com ele um terrível rumor de que seria filho na verdade de Voldemort, o que o torna um excluído dentro da escola. Alvo acaba indo para Sonserina se tornando motivo de chacota e enfrenta junto do seu novo melhor amigo.



O livro não mostra o que de fato acontece com Alvo nos três primeiros anos de Hogwarts, mas de certo é o motivo principal para ele odiar levar o nome “Potter” e criar um vínculo inexistente com Harry, tornando o convívio dos dois, explosivo em alguns momentos. 
O Ministério da Magia agora está sob o comando de Hermione e junto com Harry, que agora é o Chefe do Departamento de Execução das Leis Mágicas,  decide guardar um novo vira-tempo que fora encontrado, porém, o rumor de sua existência se espalha a ponto de Amos Diggory bater na porta de Harry pedindo para usar o vira-tempo e trazer seu filho de volta a vida.



Alvo escuta a conversa e decide fazer aquilo que “seu pai não tem coragem” e voltar no tempo para salvar Cedrico, levando Escórpio consigo e contando com a ajuda da sobrinha de Amos, Delphi.
Com o Vira Tempo como condutar da história temos uma chuva de nostalgia, fã-service e easter eggs. Existem referências de todo o universo da magia no livro, desde os games, até sobre Animais Fantásticos. Se você queria cenas entre Hermione e Rony aqui você tem aos montes, se gostaria de ver mais sobre Harry e Draco, novamente você verá bastante.  Mas o motivo que torna a história saudosa é o mesmo que a torna pobre.



Não se tem elementos que fazem o livro expandir o mundo magico, ao contrário ele anda em círculos, sai do ponto, roda, e volta para o mesmo ponto. A história não cresce, ela usa o passado e as diversas realidades alternativas que cria, para trazer de volta personagens e colocar outros em situações inimagináveis.
Outro ponto a se destacar é de que o livro é um roteiro de peça de teatro, com isso não temos a linguagem romanceada de J.K Rolling, há muitos diálogos, o que leva situações sendo verbalizadas desnecessariamente. 
E por ser uma peça teatral temos mais uma adaptação do universo da magia, personagens como o Rony sofre alterações, onde se torna o alivio cômico da história e em sua grande maioria apenas isso. Já outros personagens parecem ser retratos do que víamos nos filmes e não nos livros como é o caso da Gina e do Cedrico.



Claro que condensar personagens desta maneira causa desconforto aos fãs, mas é necessário entender de que passa de mais uma adaptação, onde a linguagem, o tempo de palco deve ser considerado, mas não justifica a reviravolta fraca e até mesmo sem nexo criada.
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada apesar das falhas funciona como uma obra nostálgica aos fãs, sua leitura é rápida e fácil, reencontrar o trio Harry, Rony e Hermione como adultos, passando por problemas como todo mundo, é sem dúvida um ponto positivo, além de ter o Escórpio como uma grata surpresa se tornando o meu personagem favorito do livro.


Beijinhos,

15 comentários

  1. Leia, leia Harry Potter. Parabéns pela parceria com a Rocco, eles são um sonho de consumo. Achei a sua resenha muito boa e fiquei com mais vontade ainda de ler por causa dela! Mas agora que você disse eu também fiquei um pouco decepcionada de ter mudado algumas coisas nos personagens que tantos amamos.

    Memórias de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi Palloma! Eu gostei bastante do The Cursed Child. Eu li logo quando lançaram a versão em inglês, talvez o calor do momento tenha me deixado mais animada durante da leitura. Li sem ter qualquer expectativa ou opinião de terceiros. Eu entendo todos os pontos negativos apontados, que também vi em outras resenhas, mas ainda assim achei bacana ter rever alguns personagens e estar de volta em Hogwarts.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tenho vontade de ler a peça só para saber como é, mas já tenho bem em mente as partes negativas, mas acho que acabou sendo o preço pago pelos fãs por serem tão desesperados, quando anunciaram a peça foi praticamente uma exigência, se saiu uma peça é porque TEM um livro, os editores que não são burros nem nada tascou-lhes um livro hora.
    Vamos ver como vai sair o roteiro do Animais fantásticos, que já foi anunciado que vai sair em livro.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Harry Porter, mas nunca li um livro! Hahahahaha! Adoro os filmes e vou esperar ansiosa por esse também (espero que seja lançado!). Parabéns pela parceria!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e ainda preciso comprar o meu exemplar.
    Devia ter aproveitado na promoção da saraiva, mas esqueci rsrs
    Estou bem curiosa para conhecer esse volume da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de HP e ainda não li esse livro e nem tinha lido resenha até agora, então algumas coisas me deixaram muito curiosa e outras me desanimaram, principalmente as diferenças que foram citadas.
    Mas ainda sim claro vou comprar o meu!!!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  7. oie!
    Ótima resenha. Adorei as fotos tb.
    Estou bem curiosa para ler esse livro.
    Legal vc destacar que é uma adaptação e que tem uma linguagem diferente. Assim fica claro :)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Também nunca li nada de HP, mas entendo o furor em volta desse livro. Por mais que não traga nada de muito novo, vale a pena ler só pra relembrar esse mundo que encantou - e continua encantando - muita gente. Lindas fotos, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Sendo fã de Harry Potter, meus motivos de até hoje não ter lido esse livro são vários. As opiniões estão muito divididas, a história é um roteiro e esse ponto principal de a volta ao passado que eu ao meu ver era bem desnecessário. Enfim, eu não sei se um dia eu lerei porque tenho mega medo de decepção. Sua resenha foi minuciosa e levantou tantos pontos positivos quantos os negativos. As fotos também, são arrasadores. Adorei o post, e quem sabe eu mude algum dia de opinião.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani.
    Ganhei um exemplar desse livro no final do ano passado, mas ainda estou um pouco relutante em ler essa nova história. Entendo que seja uma adaptação e que muita coisa tenha mudado, mas mesmo assim tenho medo de me decepcionar... Vou tentar tomar coragem!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani, antes de ler o livro eu achava que não tinha nada a ver essa publicação, sabe. HP é uma série tão perfeita que não tinha sentido estragarem com uma história desnecessária.
    Mas fui lindamente surpreendida, adorei o livro a história e apesar da forma escrita não ser o que estamos habituados, tammbém me agradou bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ola Lindona eu sou apaixonada pelo universo HP, ainda não li o livro mas suas considerações sobre o livro ser o roteiro com isso eu posso estranhar um pouco, uma pena que há um pouco de enrolação no livro, mas como apaixonada sou obrigada a ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Oi! Gostei muito da sinceridade da sua resenha, e devo acrescentar que, apesar de ser fã de HP, não tenho a mínima vontade de ler The Cursed Child... porque acho desnecessário esse clima ruim entre Alvo e o Harry, ainda tem os demais pontos negativos que você levantou e o fato de ser um roteiro, então... talvez eu gostasse de assistir - não sei - mas, esse volume realmente não me cativou.

    bjs | Papierllon

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu achei esse livro bem desnecessário, não gostei de setenta por cento dele.
    Achei as atitudes do filho do Harry bem inadimplentes, enfim, foi uma péssima leitura para mim.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Quando teve o lançamento do livro aqui no Brasil, em Brasília, eu compareci, mas não consegui comprar um exemplar. Ainda era o volume em inglês, na época... Acabou que o tempo foi passando e não comprei a obra. Gostei de saber sua opinião sobre o livro, eu sempre fui mais focada nos filmes de HP que nos livros.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com