Se o vento diz - José Fernando Guedes

Oi vocês,

Eu sempre admirei pessoas que escrevem poemas, contos, poesias, prosas e seus derivados. Antigamente, eu não tinha muito costume de ler obras do gênero e nem conhecia muitos autores, mas a Oasys Cultural veio para me ajudar. Hoje venho falar de mais uma sugestão de leitura feita por essa assessoria tão sensacional!


Título: Se o Vento Diz
Autor: José Fernando Guedes
Páginas: 66
Editora: Imprimatur
Sinopse: Uma visão muito particular da vida – por quem lida, no dia a dia, com a morte – está expressa de maneira delicada e suave, e ao mesmo tempo incisiva, nas poesias de Se o vento diz. O autor é o neurocirugião carioca José Fernando Guedes, cuja maior parte do tempo é dedicada à incrível tarefa de reparar a ‘morada da alma’, para ser mais poético, ou o ‘hardware mental’, para ser mais pragmático, de seus pacientes. O restante, ele investe na escrita e no manancial onde se abastece: a observação atenta da natureza. Os poemas de Se o vento diz refletem esses momentos de introspecção que deságuam em insights preciosos do autor, expostos em seus versos.



Se o vento diz é o primeiro livro de poesias do neurocirurgião carioca José Fernando Guedes. A obra foi lançada pelo selo Imprimatur da Editora 7Letras e traz diversos poemas do autor com uma visão mais intimista sobre diversos assuntos. 



Guedes é neurocirurgião e está em contato diariamente com a vida e até morte de seus pacientes e, justamente por isso, possui uma visão particular sobre vida. Com uma maneira sutil e delicada, o autor consegue nos encantar com suas palavras.
Eu particularmente sempre demoro para escrever resenhas de livros de poemas, fico tão encantada com os poemas que acho que não consigo expressar tudo o que sentir ao ler a obra. 



É nítido que o autor se inspirou em pequenos instantes para compor seus poemas, como citei, sua sutileza é encantadora. 
O livro é curtinho, possui apenas 66 páginas, e você consegue ler rapidamente. A escrita de Guedes é envolvente e única. 
Sobre a parte gráfica, acredito que a capa foi uma excelente escolha, sutil e bonita é condizente com o conteúdo do livro. As páginas são amareladas e a fonte possui um espaçamento agradável. 
Em suma, Se o vento diz é uma obra incrivelmente bem escrita e delicada. Aconselho a obra para quem ama poemas e principalmente para quem está querendo começar a leitura no estilo.  

“Desse modo, falo comigo,
Quando tu me lês.
E tu falas contigo
Se no que eu digo
Tu também crês.”

Beijinhos,

8 comentários

  1. Oiii Ani tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua resenha e indicação dessa vez menina, eu gosto de livros assim que nos retratam a alma e que até mesmo nos transferem uma mensagem linda, essa edição está um fofura e gostaria muito de ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não tenho muito jeito com poemas e poesias, mas fiquei curiosa com esse livro.
    Gostei bastante de conhecer um pouquinho da obra aqui no seu blog. A leitura parece ser rápida e leve... Fluída... fiquei bem interessada mesmo.
    Vou anotar a dica ;)
    Obrigado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada de poesias ou poemas. Até fico curiosa pra ler algo assim, é diferente e parece ser bem gostoso de ler. Vou anotar esse livro e espero ler em breve.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ani! Nossa, também sinto as mesmas coisas ao ler um livro de poesia haha. São incríveis, a escrita é envolvente e tão intensa que na hora de escrever a resenha você fica com medo de não transpassar tudo que você sentiu ao ler haha. Mas a sua resenha está incrível e me deixou bem curiosa para ler essa obra. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não sou a maior fã de poesias, mas admiro quem as escreve. Me interessei muito por essa obra, bem curtinha, com a mensagem certa no momento certo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Dica mais que anotada, muito bom conhecer novos e talentosos poetas, nem preciso dizer que amo esse gênero e escrevo, quem sabe um dia tenho um livro publicado, né? Gostei da forma que você apresentou essa obra e já quero ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani
    Gosto muito de livros de poemas, dependendo muito, claro.
    Ainda não conhecia esse e gostei da dica. Gostei de coisas mais sutis.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Não conhecia o autor nem sua obra, mas fiquei curiosa para ler e encantada por saber mais sobre o que possivelmente o inspirou a escrever os poemas. O fato de ele estar sempre em contato com a vida e morte de uma pessoa me deixou ansiosa para conhecer a sensibilidade da escrita dele. Adorei a resenha e o poema que você selecionou para o final da postagem!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com