A Mulher da Cabine 10 - Ruth Ware

Oi vocês,

Mais uma vez contamos com a presença da Kamila – do Resenha e Outras Coisas – para falar suas impressões do último livro recebido em parceria com a Editora Rocco.


Título Original: The Woman in Cabin 10
Autora: Ruth Ware
Páginas: 320
Editora: Rocco
Sinopse: Aclamado pela crítica e há mais de 30 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, A mulher na cabine 10 estabelece de vez Ruth Ware como um dos grandes nomes do suspense contemporâneo, na melhor tradição de Agatha Christie. No livro, uma jornalista de turismo tenta se recuperar de um trauma quando é convidada para cobrir a viagem inaugural de um luxuoso navio. Mas, o que parecia a oportunidade perfeita para se esquecer dos recentes acontecimentos acaba se tornando um pesadelo quando, numa noite durante o cruzeiro, ela vê um corpo sendo jogado ao mar da cabine vizinha à sua. E o pior: os registros do navio mostram que ninguém se hospedara ao seu lado e que a lista de passageiros está completa. Abalada emocionalmente e desacreditada por todos, Lo Blacklock precisa encarar a possibilidade de que talvez tenha cometido um terrível engano. Ou encontrar qualquer prova de que foi testemunha de um crime e de que há um assassino entre as cabines e salões luxuosos e os passageiros indiferentes do Aurora Boreal.


A Mulher na Cabine 10 nos apresentará a jornalista Laura “Lo” Blacklock de uma maneira bem tensa: com seu apartamento sendo invadido por um assaltante. Ele leva a bolsa e o celular dela, mas não sem antes quebrar tudo e deixá-la muito traumatizada. 
Porém Lo tem uma missão muito importante: viajar no famoso cruzeiro de luxo Aurora Borealis. O navio, de propriedade de um certo lorde Richard Bullmer, fará sua primeira viagem e, para isso, a nata da nata da sociedade mundial foi convidada. O objetivo principal do navio é fazer com que os presentes se sintam em casa – e possam ver a Aurora Boreal. E Lo estaria lá representando a revista de turismo para a qual trabalhava, substituindo sua chefe, que entraria muito em breve em licença-maternidade.



Só havia 10 suítes no navio e Lo ficaria na de número nove. Cada suíte tinha um nome de um escritor sueco – Bullmer tinha um pé na Escandinávia. E uma esposa norueguesa. A jornalista sofre de depressão e o assalto em sua casa, poucos dias antes, potencializara todos os seus medos, que só piorariam quando ela vê um corpo sendo jogado ao mar.
Mas, antes disso, Lo acabara de desembarcar no suprassumo do luxo. Tudo ali era perfeito, ostentoso e caro. Cada suíte tinha um funcionário a seu dispor 24 horas. Quem estaria a cargo de Lo era Karla, que aparentava ser norueguesa, mas falava um inglês impecável. Tudo era para as pessoas mais ricas do mundo e Lo não sabia onde enfiar a cara, já que era ali uma mera jornalista.

Agora, voltando para sua suíte, ela está se arrumando para um jantar luxuoso, quando nota que deixou o rímel em casa. Então ela vai até a suíte ao lado ver se alguém, caso tivesse alguém lá, emprestava. Depois de muito bater, uma jovem usando camisa do Pink Floyd a atende e, com alguma má vontade, lhe entrega a maquiagem. Minutos depois, Lo vê um corpo sendo jogado ao mar e bastante sangue na varanda.
Porém, quando ela vai chamar Nilsson, que é uma espécie de chefe dos empregados, e lhe conta toda a história, ela descobre que ninguém jamais esteve na cabine 10, que a mesma foi alugada e o empresário cancelou o pedido de última hora. O fato de ter bebido não ajudou Lo, Nilsson achava que ela poderia ter misturado o álcool com seus fortes remédios. Para variar, quem também estava no navio era Ben, seu ex-namorado. O relacionamento não foi dos melhores, que acabou de maneira conturbada, mas, por incrível que apreça, a presença de Ben ali a aliviou um pouco. Era como se ela tivesse em quem confiar.
Mas ela sabia o que tinha visto era real. E ela não estava enganada. E alguém não queria que Lo investigasse o que ela tinha visto. Além do lorde Bullman, estavam no navio sua esposa, Anne, que estava em tratamento de câncer, o fotógrafo Archer, jornalistas e alguns empresários, como Cole, Alexander, só para citar alguns – não vou dar mais nomes porque são muitos e admito que não me lembraria de todos eles. E quanto mais Lo procurava, mais complicado ficava para ela. Só que ela não ia desistir de saber o que foi feito da mulher da cabine 10.

Com um faro investigativo tão bom quanto de Agatha Christie (não disse que é melhor, mas que é igualmente bom), Ruth Ware nos deleita com uma obra que te fará sentir como se estivesse no navio, tendo as mesmas sensações que Lo, mesmo que você nunca tenha tido uma crise de pânico na sua vida.
Com uma narrativa que me lembrou Assassinato no Expresso do Oriente, em que Lo Blacklock (gostei do sobrenome) encarna uma investigadora que precisa saber o que aconteceu com uma certa mulher, que sumiu no meio de tantas pessoas importantes e influentes. Ela se sente fracassada, por causa de sua depressão, ansiedade e crises de pânico, que pioraram após o assalto em seu apartamento e o término de namoro com Judah – um jornalista de guerra.



No navio, Lo terá que superar seus medos da pior forma, enfrentando um potencial assassino à solta, que se esconde atrás de sessões de massagens e taças de champanhe. Eu descobri o final assim que o plot foi revelado – é meio óbvio, mas só dá para saber quando o plot é revelado. E por incrível que pareça, isso me deu mais vontade de saber o que ia acontecer com a protagonista.
Aliás, uma coisa muito interessante sobre ela: caiu na armadilha do comodismo. Lo, assim como eu e muita gente que estudou jornalismo, ela fez o curso para querer salvar o mundo e fazer diferente e tudo o mais, mas acabou num emprego numa revista de viagens, em que ela sonhava chegar ao cargo de sua chefe. Não gostava de lá, mas também nunca se esforçou para sair e colocar a cara no mundo, como, por exemplo, Ben, o ex-namorado, que se arriscava sem medo em busca de melhores oportunidades. Confesso que me identifiquei com ela nesse ponto.

Com um final de se surpreender, A Mulher na Cabine 10 é um livro que te deixa aflita em praticamente todos os momentos, pois entramos na mente de Lo e sabemos que ela não está reagindo da melhor forma, mesmo fazendo um excelente trabalho – de investigação, não para a revista. A escrita fluente e sincera de Ruth, apesar de alguns rodeios que ela faz pra contar o luxo e glamour do navio, faz com que você embarque no Aurora Borealis junto com Lo para descobrir como a história vai acabar.
A edição da Rocco está muito boa, apesar de ter encontrado uns errinhos de digitação. Adorei a capa, mesmo eu tendo levando algum tempo para entender que a foto é uma janela de cabine de navio. Gostei bastante da história e espero que a editora traga mais obras de Ruth para o Brasil.


Beijinhos, 

19 comentários

  1. Ahhh... adorei a resenha, fiquei tão intrigada com o tal corpo jogado ao mar, será que a Lo está louca?! Pelo gênero do livro acredito que não e é claro que quero ler pra saber o desfecho desse cruzeiro dos sonhos.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro me lembrou A garota no trem, não somente a capa, me parece o tipo de leitura que tira o fôlego de qualquer um, eu fiquei fascinada só ao conferir suas impressões haha me arrependo de não ter solicitado essa obra, quero pra hoje!

    ResponderExcluir
  3. Ana tudo bem? Sua resenha foi maravilhosa, me encantou que já estou procurando o livro para comprar, esse mistério em faz roer as unhas kkkkk, vou ler depois te conto que achei da leitura. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não conhecia o livro e já fiquei muito curiosa aqui. A sua resenha me deixou com um mega interesse em ler também, parece ser uma trama excelente e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Se você não falasse do detalhe da capa ser a janela da cabine também não teria notado, rs.
    Estou cada dia com mais e mais vontade de ler livros de mistério, mas não tenho um único na estante, o que me deixo bem frustrada.
    Esta é mais uma história que vai entrar na minha lista de "quero ler", consecutivamente na lista de próximas compras também. =)
    Obrigada pela ótima resenha!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu achei bem interessante essa premissa e parti pra comprar o ebook. Gosto de leituras com mistério e se você comparou com Ágatha espero curtir esse pois também estou curiosa pra conhecê-la e ai já terei uma ideia do estilo dela também.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já vi alguma coisa sobre esse livro, não lembro onde, mas sei que fiquei curiosa com ele. Este ano ainda não li nenhum de mistério e ainda não coloquei nenhum na minha meta deste ano, acho que vou adicionar a sua dica. Gostei da sinopse e adorei sua resenha! Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que estou com vontade de iniciar a leitura desse livro logo. Adoro o gênero e estou curiosa pelo desfecho *_*

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Li esse livro recentemente e gostei muito.
    Achei o começo um pouco parado, mas depois que a coisa começou a engrenar eu não conseguia mais largar.
    Eu também gostei muito da forma que a autora trabalhou a depressão e os ataques de pânico da Lo e como ela abordou o comodismo na profissão.
    Adorei a resenha.
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani, pelos seus comentários esse livro parece ter um suspense bem bacana nessa busca da protagonista para saber o que aconteceu *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Paula, como está?
    Eu li a resenha da Bárbara sobre esse livro recentemente e a trama me interessou muito, mas esses pontos que tu abordou melhoraram bastante a mina impressão sobre ele, dado que em alguns pontos é perfeitamente possível se identificar com a protagonista.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Apesar de ter demorado um pouco pra ler (desculpa) esse foi um livro maravilhoso, me senti dentro do navio e se pudesse, faria qualquer coisa pra ser amiga da Lo. Adorei a leitura e obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ani, tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas desse livro e gostei muito do que encontrei, principalmente, poque eu curto muito obras investigativas e uma tão boa quanto a rainha do crima não pode ser ruim.
    Também achei a capa e títulos condizentes com a trama, sabe?
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu gosto muito de livros que envolvam mistério, inclusive estou lendo um agora. Parece ser um livro muito bem escrito, já fiquei bem curiosa! Acho a capa desse livro muito bonita, eu o compraria só pela capa rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem? Achei a capa e o título interessante. Apesar de todo o mistério envolvendo a trama, o livro não me atraiu a ponto de desejar a leitura. Lógico que se estivesse com ele em mãos provavelmente leria, mas assim como a Lo não tomou atitude para sair de seu emprego, nem criou um objetivo pelo qual pudesse ir atrás, eu também não vou correr atrás da obra, a não ser que caia em minhas mãos para leitura, kkkkk. Mesmo assim estou de certa forma curiosa para saber sobre o desfecho inesperado... Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa parece ser um livro bem bacana, mas confesso que não é de um gênero atrativo para mim, apesar da comparação com Agatha Christie. A capa parece ser bem condizente com o conteúdo e o título também. Que bom que você gostou <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha. Nunca li nada da Agatha Christie (o que quero mudar logo) e você fazer a escrita da autora Ruth Ware como tão bom quanto, me deu ainda mais vontade de ler o livro. Estou super curiosa para sabe o que aconteceu com a Lo. Irá para minha lista de livros que quero ler com certeza.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei muito da premissa do livro e estou bem curiosa! Espero conseguir ler futuramente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia ainda a obra, mas adoro livros com finais surpreendentes! Achei bem legal durante o tempo todo ficar dentro da mente da personagem, isso com certeza deixa as coisas muito mais interessantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com