Desafio 12 Meses Literários 2018

Oi vocês,

No post de hoje quero falar sobre o Desafio dos 12 Meses Literários, mas antes quero aproveitar para informar três coisinhas.
Primeira: Nossos dias de postagem mudaram. A partir de agora teremos apenas dois posts por semana e eles serão de terça e quinta. A mudança tem a ver com o fato de que estava tudo muito corrido para mim e eu não estava conseguindo cumprir um cronograma correto.
Segunda: Diminui drasticamente o número de parceiros do blog. Isso porque o Entre Chocolates & Músicas é um blog de uma pessoa só. Eu cuido dele sozinha e pontualmente conto com a parceria da Kamila para trazer conteúdos para vocês, mas 98% dos posts são de minha autoria e meu tempo anda bem restrito. Por isso, – e porque eu tenho 64 livros não lidos na estante – eu achei que seria mais justo manter parceria apenas com as editoras e autores que eu confio e não atrasam o cronograma.
Terceira: Antigamente o blog tinha posts com temáticas muito mais amplas e não só literatura e eu estava sentindo falta disso, então a partir vamos diversificar bastante nas temáticas. Espero que vocês gostem disso e participem com ideias e sugestões.
Agora vamos falar sobre o Desafio 12 Meses Literários.



Esse Desafio surgiu no comecinho de 2017 em uma conversa com a Karine do Books and Carpe Diem. A ideia inicial é tentar incentivar a leitura, movimentar o mercado e trocar experiências. Tendo em vista que o brasileiro lê menos de 5 livros por ano (ainda estou aguardando a atualização dos dados oficiais da CBL para confirmar o número exato), ler 12 livros já aumenta muito essa média. Nós acreditamos que isso ajuda a tonar o país mais leitor e mais rico culturalmente. 
E você deve estar se perguntando: Como esse desafio funciona? É bem simples. Nós criamos um grupo e lá nós conversamos e decidimos quais serão os temas desse ano. Obviamente serão 12 temas, ou seja, um por mês. Nós não impomos um livro, apenas a temática. Nesse ano, queremos que no último final de semana haja uma postagem de debate sobre o tema eleito para entender como era cada livro escolhido, o que cada um achou, quais elementos os livros tinham em comum, etc. 
Esse ano, além de mim e da Karine, também teremos a ajuda da Kamila para moderar as conversas e tirar as dúvidas em relação ao projeto. No final do ano terá um sorteio para quem participar de todos os desafios.

Os temas desse ano serão:


Janeiro – Literatura Nacional | Minha escolha: 32 Cartas - Aguinaldo Tadeu
Fevereiro – Um autor aniversariante do mês | Minha escolha: Meg Cabot
Março – Romance | Época | Erótico | Chick-Lit | Minha escolha: O amor nos tempos do ouro - Marina Carvalho
Abril – Um livro abandonado na estante | Minha escolha: Muito amor, por favor - Vários autores
Maio – Suspense | Thriller | Terror | Policial | Minha escolha: O Casamento - Victor Bonini
Junho – Um livro do seu gênero favorito | Minha escolha: Chick-Lit
Julho – Um livro publicado no ano em que você nasceu | Minha escolha: Corpo de Delito - Patrícia Cornwell
Agosto – Releitura | Best Seller | Minha escolha: Tamanho 42 não é gorda - Meg Cabot
Setembro – Um livro com menos de 200 páginas | Minha escolha: Alice no País das Maravilhas
Outubro – Um livro que comece com a inicial do seu nome | Minha escolha: A Lista - Cecelia Arhen
Novembro – Um livro que ganhou uma adaptação | Minha escolha: Augie e eu - R.J. Palacio
Dezembro – Um autor que você nunca tenha lido | Minha escolha: Os últimos dias da noite - Graham Moore ou Não me abandone jamais - Kazuo Ishiguro


Agora que eu já apresentei o projeto para vocês eu espero que se empolguem para participar! Ah, não é necessário ser blogueiro não viu, basta amar ler! Então, repassem para seus colegas. Agora quero saber, vocês estão participando de algum projeto ou desafio literário? Se sim, diga aqui nos comentários!

PS: Minhas escolhas podem mudar ao longo do ano, mas a ideia é aproveitar todos os livros que já tenho na estante. 

Beijinhos,

22 comentários

  1. Adorei o desafio! Se eu tivesse esse tanto de livro pra ler faria tbm, meu deus 64 livros :O muita coisa né? Legal vc ampliar a temática do blog, vai ser ótimo!

    Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o desafio!!!! Estou pensando em fazer também ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista, da sua lista só li Alice no país das maravilhas, e tem um monte ai que deu vontade de ler, estou super ansiosa para fazer a minha listinha logo <3

    ResponderExcluir
  4. Oi! Achei bem legal os temas do desafio, eu e a minha parceira de blog estamos pensando em fazer uma maratona de férias no meio de janeiro e fevereiro para ver se lemos alguns livros que estão encalhados na estante tbm. Quanto a meta de leitura de 2018, eu já comecei a fazer, mas ainda não escolhi todos os livros que pretendo ler, acho que irei adicionando no decorrer do ano. Mas já tem mais de doze! Escolher é fácil, dificil mesmo é cumprir, não é mesmo?! Kkk
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Sobre o terceiro aviso: diversificar é sempre bom.
    Adorei esse desafio, principalmente o conceito por trás. É triste que o brasileiro leia somente 5 livros por ano e espero que isso mude. Estou aqui pensando seriamente em participar do desafio.
    Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro essas pessoas criativas que fazem desafios assim! Já salvei pra fazer, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Certeza que esse desafio eu irei aderir, achei ele fantástico, a minha unica dificuldade será pegar um livro abandonado e retorna com ele hein. Adorei o livro escolhido para novembro.

    ResponderExcluir
  8. Sei como é não ter parceria no blog, a Cabine conta apenas com minhas postagens e as vezes cansa, mas continuo firme, também segui esse lance com as temáticas, dá uma descontraída no blog.
    Olha, nunca participo de desafios, acho que não sei perder rsrs, mas o seu é bem legal e eu quero participar, mas tenho uma dúvida:
    Eu preciso saber previamente os livros que vou ler dentro de cada tema?

    Se me permitir quer postar na Cabine sobre o meu primeiro desafio.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já estou em dois desafios literários, e tentada a entrar neste seu Vou dar mais uma pensada e vamos ver. Em relação ao blog, readaptação é sempre necessária. Também sou apenas eu para tocar o meu, e sei bem das suas dificuldades.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. eu adorei esse desafio mas acho q pra mim n iria funcionar, mas eu espero q dê super certo pra vc bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Gostei de ver os avisos (bem uteis!) quanto ao blog e a pequenas mudanças...

    Para alem disso, acho ótimo que participes nesse desafios mensal!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Adorei o desafio e boa sorte com as leituras. Esse ano tô cheia de projetos de leituras, então não vou poder participar dessee. Adorei o post.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  13. Ooi!
    Eu sempre amo ver os temas desses desafios mas eu sempre peno para decidir se devo ou não participar, porque quando vou ler acabou pegando algo aleatório ou de parceria e provavelmente não cumpriria nada. De qualquer maneira espero que seja proveitoso e que ajude galera ler coisas diferentes e mais do 5 livros no ano.
    Beeijos
    https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Que bacana esse desafio, achei as escolhas maravilhosas e inclusive até anotei a dia de uns, já que nao conhecia. Ei só não participo por que criei uma meta e dentro delas já estabeleci alguns livros para ler ao longo do ano. Espero que consiga finalizar bem esse desafio, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Estou com sérios problemas em um livro que comece com a minha inicial. putzs, to para usar o C invés de K kkkkk
    Mas sim, vamos incentivar a leitura pois estamos precisando muito disso. Que esse ano seja melhor que o ano anterior.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Que legal esse desafio. Como ja estou com 3 desafios participando, infelizmente não consigo pegar mais algum. Espero que você consiga cumprir suas metas.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu achei muito legal o desafio e os temas que vocês escolheram. Só não vou participar, porque já estou participando de outros 2 e uma maratona, então, não sei se consigo cumprir mais um.
    Mas achei muito interessante e espero que você consiga cumprir todos os desafios.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie
    poxa que desafio livro, eu espero que vc consiga cumprir e com leitura muito legais. O casamento esta na minha meta e meg cabot tambem pois estou com varios dela parados na minha estante

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Vou tentar fazer, salvei a imagem. Gostei dos desafios e acho que é mais tranquilo assim, se eu fizer, aviso no Instagram do blog RS
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Gostei desse desafio, mas não consigo participar dessas coisas, acabo perdendo o foco :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Gente adorei haha estou bem tentada em participar confesso, porque também acho que tenho praticamente tudo na estante. Adorei e vou dar mais uma olhada melhor <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Gostei do desafio! Já quero participar!
    *-*
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com