Blogueiras.com

Oi vocês,

Depois de um bom tempo eu consegui ler a antologia Blogueiras.com e hoje eu venho falar para vocês o que eu achei da obra.


Título: Blogueiras.com
Organizado por: Blog Nem Te Conto
Páginas: 200
Editora: Lançamento Independente
Sinopse: Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar!
Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.


Organizada pela querida Thati Machado, a obra é uma antologia que traz oito histórias com oito protagonistas diferentes que se unem por uma única paixão: blogar. Entre viagens, livros e comportamentos, elas começam a descobrir que esse universo tem muito mais a oferecer do que belas fotos e temas para vídeos. 


O primeiro conto foi escrito por Mariana Mortani e traz a história de Bárbara, uma estudante de Jornalismo que é escalada para cobrir a pré estréia de uma série baseada em um livro que ela gostou bastante. Durante a coletiva de imprensa, ela conhece um homem misterioso que se torna seu guia turístico pela bela Londres. Gostei da escrita da autora, embora não tenha me sentido conectada com Bárbara 100%, foi uma ótima forma de começar a obra.

“Nada nem ninguém é apenas uma coisa. Tudo possui dois lados.”

Trazendo um assunto mais delicado, Larissa Azevedo é a dona do segundo conto da antologia. Sentimento às Avessas traz a história de Amanda, uma adolescente que sofre diariamente com sua depressão. Por conselho de seu médico, ela cria um blog onde faz desabafos de como seus dias cinzas acabam modificando tudo a sua volta. Durante uma das consultas ela conhece Ingrid e resolve dar uma chance para si. Sabemos que as doenças mentais vêm se tornando uma “epidemia” no mundo e fiquei muito feliz que mesmo com poucas páginas, a autora soube explanar o tema de uma maneira bem bacana e série – na medida certa – adorei!

“Ás vezes é só isso que precisamos, quebrar o casulo ao nosso redor e sair voando pela vida como uma linda borboleta colorida.”


O terceiro conto é da Raffa Fustagno e traz a história de Mafalda, uma jovem que um dia recebe a visita de seu personagem favorito. Segundo a lenda, depois da décima vez que você realiza a leitura de uma obra, seu personagem favorito aparece para você e se você seguir as regras do manual, ele ficaria com você para sempre. Imagina que sensacional se isso acontece mesmo? Embora muita gente fosse atrás dos personagens mocinhos mais apaixonantes, eu com certeza iria querer uma das protagonistas criadas por Meg Cabot. Adorei a história também. 



Em Segredos de Valentina, Thati Machado traz a história de uma youtuber que está no auge de sua carreira e conta com a ajuda do seu namorado para manter tudo em ordem em sua vida online. Até que o relacionamento dos dois termina e para piorar, ela é vitima de abuso sexual. Nós sabemos como isso acaba no Brasil, a vítima sai como culpada sempre. O que resta para protagonista é contratar uma assessora de imprensa focada em gestão de crise para tentar amenizar a polêmica. Adoro a forma como a Thati descreve as coisas e como ela levanta a bandeira das minorias em todas suas obras sem se perder – já vi algumas obras sem fundamento nenhum o que é triste – foi muito bacana conhecer a história de Valentina e claramente gostaria de saber como a vida da personagem está hoje.

“Acho que existe interesse à primeira vista. O amor é conquistado com o tempo.”


O quinto conto é escrito por Adrielli Almeida e nele nós conhecemos Lia que vai participar de uma coletiva de imprensa de um grupo de K-pop, mas com uma troca de credencial, ela acaba se tornando a tradutora do grupo. A escrita da Adrielli é bem divertida e eu fiquei feliz que a autora trouxe o K-pop que hoje é febre em nosso país. Mas não consegui me conectar com os personagens da mesma forma que fiz com os outros contos.
Perfeição em Existir é o sexto conto da antologia e traz a história de Helena, uma blogueira e estudante de Turismo que em uma de sua viagem conhece Enzo, um ator que depois de um acidente perdeu tudo o que tinha. Eles se conhecem em um museu e passam uma semana juntos se conhecendo e conhecendo lugares lindos no Sul do nosso país. O conto é cheio de frases profundas sobre a importância de curtir o momento e que a perfeição existe em pequenos atos. Gostei da escrita da Thays, mesmo sabendo que em contos as coisas são muito mais aceleradas, eu achei que foi um time bacana.



O penúltimo conto foi escrito pela Mari Scotti e eu adorei o fato dela trazer um pouco e fé – bem pouco mesmo – no enredo. Nessa obra nós conhecemos a Aline Cordeiro, uma jovem mãe solteira que faz de tudo para ter um bom número de seguidores. O pai de seu filho é presente e sempre que possível está com o pequeno Daniel, já Aline acredita que o fato estar com ele durante toda noite e manhã, o filho não tem direito de sentir falta dela durante as brincadeiras por exemplo. 
Enquanto eu lia, fiquei com raiva de saber das prioridades da personagem e depois parei para refletir e é assim que a maioria das pessoas age quando começa a querer sucesso. Fiquei feliz que a Mari deu um final bom para ambas as partes. 

“Não é algo que vai te fazer mudar do dia para noite, essa compreensão leva tempo. Mas o seu blog te mostrou que você não está sozinha.”

O último conto de Blogueiras.com foi escrito pela querida Teca Machado, ele segue uma linha parecida com a história de Raffa. Nele, Clara compra um novo computador onde havia um aviso pedindo cuidado ao publicar algo por ele. A nossa protagonista não entendeu muito bem e resolve postar sua primeira resenha, assim que ela faz isso suas luzes apagam e quando ela percebe está no enredo do livro. Bacana, né? Quem não queria estar dentro de um livro favorito e poder conversar com os personagens? Assim como citei no conto da Raffa, eu com toda certeza iria para algum enredo da Meg. Eu amo tanto essa autora que seria um sonho viver em um de seus enredos por um dia. Acredito que a história de Teca fechou com chave de ouro o livro.



Como todos os livros de conto, sempre tem algum que se destoa positiva ou negativamente, com esse não foi diferente, mas não teve nenhum que me deixou decepcionada ou com “bode”, pelo contrario, consegui gostar de todas as histórias, me conectando mais com umas do que com outras.
Essa é a primeira resenha que faço onde detalho cada um dos contos. Tentei mostrar para vocês o que cada obra trouxe para mim. De modo geral, fica claro em todos os enredos que ter um blog é maravilhoso, você conhece pessoas, histórias e lugares que nunca imaginou. Seja com 10 ou 1000 leitores, o importante é que sua essência sempre fique intacta. 
Parabenizo todas as participantes dessa antologia e claro, leitura aconselhada!


Beijinhos, 


15 comentários

  1. Olá!
    Adorei a capa desse livro, achei muito linda e também gostei muito de sua temática! Acho que toda blogueira irá achá-lo no mínimo interessante. =) Já fiquei curiosa para ler essas histórias, vou procurar na Amazon.
    Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tenho muita vontade de ler esse livro, a capa é linda e o tema me deixa muito curiosa afinal toda blogueira vai querer saber a experiencia dessas meninas. Adorei a resenha, bem completa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei as fotos do post, eu conhecia a obra só de nome, acompanho a Mariana Mortani no youtube e gosto bastante das resenhas dela, então certamente tem um pouquinho dela na personagem, essa é uma obra que to pra ler tem um tempão.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tinha visto esse ebook na Amazon e achei bem bonitinha a capa. Algumas autoras já ouvi falar, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fico feliz que a leitura é agradável, isso me deixa animada para conhecer em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Ani?

    Eu não conhecia esse e-book, achei a capa simples, porém legal. Fico feliz que tenha gostado dessa antologia, no momento não pretendo ler, talvez no futuro eu faça isso! Parabéns pelas fotos, ficaram ótimas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o e-book - e já coloquei na lista. Adorei a ideia - a metalinguagem, digamos - de blogueiras escrevendo contos sobre blogueiras. Fiquei muito curiosa.
    Valeu pela resenha!

    Beijos,

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu tenho esse livro no Kindle, e estou muito curiosa para ler esse livro. E sua resenha aumentou a minha vontade de ler dica anotada.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Apesar de ser blogueira, não me interessei pelo livro. Mas achei a temática bem atual e gostei, particularmente, do segundo. Acho ótimo que as pessoas percebam que por trás de muitos conteúdos existe um caráter terapêutico para muitas pessoas que precisam lidar com problemas emocionais, muitas vezes, incapacitantes.
    Já conhecia o livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele. Gostei muito da sua! Não sabia que a Adri estava nessa antologia.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    Já ouvi falar muito desse livro kkkkkk principalmente porque tenho a Lari no facebook e ela divulgou loucamente. Infelizmente não tive a oportunidade de ler ainda, mas estou com muita vontade (ainda mais agora sabendo que um dos contos tem kpop no meio).

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  10. Acho legal a ideia delas terem se juntado para escrever esta antologia. Eu não li ainda, mas gostei de saber mais sobre a obra.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho o e-book dessa antologia e quero conseguir lê-la logo. Pela sua resenha, todas as premissas dos contos me agradaram, mas o último é a que mais quero ler.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a proposta desse livro e fiquei com vontade de ler. São assuntos importantes e bem atuais =/ .

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá Ani,
    Esse livro tem contos de autores que admiro muito e de outros que quero muito conhecer. Acho que é muito legal a forma como ler contos nos contagia e como achamos uns bons e outros ruins. Eu adorei o fato de o conto da Mari trazer um pouco de fé em seu conto, acho isso essencial para o nosso dia a dia.
    Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi. eu conheço esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, adoro livros de contos e como você, tem uns que curto mais que outros, sobre esse em questão, me parece apenas entretenimento, o que estou precisando no momento ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?
    Já havia visto a antologia, mas ainda não tinha lido nada a respeito dela, fiquei bem curiosa, tenho muito interesse no trabalho da Tati Machado vou anotar essa dica.
    beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com