Extraordinárias - Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Oi vocês,

Depois de um tempo fora do ar, voltamos às atividades no blog. E nada mais justo do que voltar no Dia Internacional da Mulher com a resenha dessa obra sensacional que recebi da Editora Seguinte, parceira do blog.

Título:Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Páginas: 208
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.


“Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil” escrito pelas jornalistas Duda Porto e Aryane Cararo, foi lançado pela Editora Seguinte e traz a história de diversas mulheres que lutaram e ainda lutam para revolucionar nossa história.



Se atualmente ainda é difícil ser mulher por causa do machismo e preconceitos diários que precisamos lidar, imagina como era esse cenário há séculos atrás? É engraçado como sempre que somos questionados sobre quem são nossos heróis/heroínas e inspirações, estamos inclinados a citar personagens da ficção, muito dificilmente alguém citará uma pessoa que realmente existiu. O cenário fica pior quando normalmente nossas inspirações vem de fora do país. Acredito que isso aconteça pelo fato que não somos apresentados direito a nossa história e quando isso acontece, é feito de uma forma superficial. Nessa obra, as autoras nos convidam a conhecer a história de diversas brasileiras que mudaram suas vidas e nossa sociedade. 



Eu confesso que nunca fui muito fã de estudar história, mas eu acho que isso tem a ver com fato de que eu nunca tive professores motivadores, e mesmo louca para ler Extraordinárias, fiquei com receio de ser uma obra pesada e cheia de informações ou de difícil compreensão. Fiquei extremamente feliz ao iniciar a obra e perceber que os textos são escritos de maneira direta e fácil de compreender além de ser repleto de informações extras.
É visível que as autoras tiveram um cuidado enorme durante a pesquisa de cada personagem. Essa obra é incrível e um verdadeiro presente para nossa geração. Homens, mulheres, crianças, jovens, adultos, enfim todos deveriam ter contato com essa obra. Afinal a vida dessas personagens muito dificilmente são citadas em sala de aula e quando são, é de maneira superficial. 



As autoras falam na apresentação que a cada personagem pesquisado, outras tantas apareciam, e elas resolveram escolher as que nasceram e/ou optaram viver em nosso país. Achei a iniciativa muito bacana, até porque eu conhecia algumas só de nome.
Entender um pouco sobre a coragem de Dandara, Ana Néri, Maria Quitéria entre outras, me deixou inspirada e emocionada. Poder conhecer a história de diversas pioneiras me fez refletir sobre diversas coisas que acontecem em nosso mundo até hoje. 



Me veio um sentimento misto de felicidade e tristeza em ver o quanto evoluímos e o quanto ainda falta acontecer. Mas me anima ver que ainda lutamos por um mundo melhor para a geração futura.
Extraordinárias tem uma diagramação linda! Essa capa holográfica chama atenção de qualquer pessoa e cada personagem possui uma ilustração exclusiva feita por mulheres - que é outro diferencial bacana. Além da história de cada heroína, o livro também traz uma linha do tempo com todas as conquistas femininas desde o século XVI até os dias de hoje. 
Esse livro é lindo, a proposta é maravilhosa, o trabalho tá incrível e eu não tenho nada para reclamar dele. É uma obra necessária para todos. O livro mostra o verdadeiro significado das palavras: feminismo e empoderamento. Leitura mais que aconselhada!

Beijinhos,

12 comentários

  1. Não consegui comprar esse livro ainda, mas morro de vontade.
    Achei a ideia e a edição maravilhosa. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Caramba, que livro rico! Juro que normalmente eu fujo de livros assim, pois costumam ser um pouco massantes, assim como costumam ser as aulas de história de professores que "só estão passando o que o currículo manda" (sem generalizar, porque eu tive um professor muito bom). Adorei e esse eu leria, sem dúvidas. Anotando a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Essa capa me ganha totalmente, é tão única! Fico apaixonada. Eu fico feliz com esse tipo de livro porque de certa forma acaba divulgando as mulheres fortes que temos pelo Brasil, ótima dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei incrível essa história. A capa ja tinha me chamado atenção mas não sabia que se tratava de um enredo tão extraordinário.
    Ja quero ler!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei essa edição muito linda! A capa holográfica deu um charme a mais. E suas fotos ficaram maravilhosas. Estou muito interessada nessa leitura e poder conhecer mulheres que fizeram história no Brasil.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Essa edição está maravilhosa, eu ainda não comprei mas já deu para notar. Adorei a sua resenha e poder ver um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Acho a proposta do livro maravilhosa e esplêndida. Que presente melhor para dar a uma mulher que não esse?! Fora a edição, que das 50 versões do mesmo tema que já vi, esta de longe é a melhor. Tenho pretensão de um dia adquiri-lo. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também amei esse livro e todas as personagens femininas que ele nos apresenta e que foram tão importantes para a história do Brasil.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Fico com vontade de ter esse livro, mas só pelo consumismo mesmo. E porque o projeto editorial está lindíssimo, pena ser tão caro (mas eu entendo que ilustrações sempre encarecem o produto). Comecei a conhecer mais mulheres brasileiras e suas histórias depois que descobri o Minas na história. E ano passado, na faculdade, fiz um projeto de podcast sobre mulheres, então, também aprendi bastante.
    Que bom que gostou do livro, seria ótimo se mais mulheres (e homens!) procurassem esse tipo de leitura.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que eu procure mas sem dúvida é uma leitura interessante pela importância da mulheres citadas em nossa história.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá Ani, esse livro parece ser uma coisa linda, além de trazer varias personalidade incríveis *--* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  12. Eu recebi esse livro e o li no mesmo dia, já queria para presentar minhas sobrinhas, acho fundamental. Espero que na próxima edição, acrescentem Marielle Franco. ainda estou estarrecida ao que aconteceu com ela.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com