O Livro dos Cachos - Sabrinah Giampá

Oi vocês,

Quando eu vi o lançamento do O Livro dos Cachos, eu fiquei muito empolgada, imagina minha felicidade quando a Paralela aceitou enviar um exemplar para mim.
Para quem não sabe, depois de quase dez anos, eu resolvi largar a progressiva e toda química no cabelo e comecei a famosa fase de transição e é sobre isso que o livro fala.


Título Original: O Livro dos Cachos
Autora: Sabrinah Giampá
Páginas: 144
Editora: Paralela
Sinopse: “O liso é sempre mais chique e elegante”/ “Não dá para ir à festa sem fazer chapinha”/ “O cabelo enrolado não é profissional' Se você tem cachos, provavelmente escuta frases como essas desde a infância. Isso porque, na nossa sociedade, o cabelo não liso é tido como um problema que deve ser corrigido a qualquer custo. Não é à toa que o Brasil é um dos países em que mais se gasta dinheiro com tratamentos químicos de alisamento. Mas o que está por trás da suposta supremacia do liso? Quais são os males que as escovas progressivas, japonesas e afins trazem para nossa saúde? Como tratar, hidratar e estilizar nosso cabelo (e o de nossas filhas) de forma eficaz e saudável, respeitando a natureza dos fios? Em Livro dos cachos, Sabrinah Giampá — jornalista e cabelereira com especialização em cachos — responde a todas essas perguntas de maneira simples e direta. De quebra, ensina técnicas infalíveis para escolher os produtos adequados, higienizar o cabelo da maneira correta e, claro, combater o ressecamento e o tão temido frizz. Uma leitura indispensável para todas as mulheres, cacheadas ou não. E aí? Pronta para fazer as pazes com as suas madeixas?




Sabrinah Giampá é jornalista e cabeleireira especializada em cachos e nesse livro ela conta um pouco da história dela e de diversas mulheres que estão passando ou que passaram pela transição capilar e aprendendo a se aceitar como verdadeiramente é.



A transição capilar muitas vezes é mais do que simplesmente deixar de usar química no cabelo e começar usar produtos menos agressivos, a Transição na realidade é uma forma de você se conhecer. Nós vivemos em uma sociedade que gosta de ditar o que é ou não bonito e normalmente, os cachos são tão bem vistos e quando as pessoas aceitam, eles precisam ser comportados, arrumados e até mesmo feitos com babyliss. Inclusive, queria deixar claro que nunca entendi a lógica de alisar um cabelo cacheado para enrolar com babyliss e chapinha. 



O Livro dos Cachos vem com a missão de desconstruir esse mito de que existe cabelo bom e cabelo ruim. Vivemos em um país miscigenado e nem faz sentidos todas termos os mesmos cabelos, roupas, maquiagens, não é mesmo? Somos únicas! E nossos estilos nos definem.
Giampá fala não apenas de questões sociais que já estão – infelizmente – enraizadas na nossa cultura, mas também traz dicas para quem quer começar a transição.



Eu sou adepta da técnica Low Poo (pouco shampoo) há 8 meses e percebi uma melhora considerável no meu cabelo que sempre viveu a base de formol e relaxamento. Precisei mudar um pouco minha rotina e quando digo pouco, é pouco mesmo! O que eu tenho que fazer é ler alguns rótulos (ou nem faço mais isso, já que há muitas dicas de produtos na internet) em busca de produtos sem petrolato, parafina liquida, óleo mineral e afins. Tudo isso porquê mesmo que esses produtos deem a sensação de maciez, eles não hidratam verdadeiramente. E a obra tem uma tabela de produtos “proibidos”, dicas de finalização de cachos, mostra o significado de todas as técnicas que podem ou não serem feitas. Tudo muito didático e de fácil entendimento. 



O Livro dos Cachos também traz entrevistas e algumas dicas de pessoas que já fizeram ou fazem a transição capilar e até mesmo dermatologistas explicando se é ou não eficaz essa mudança de comportamento. Vocês sabiam que quem faz a técnica muitas vezes tem o cabelo mais limpo do que as adeptas as escovas e chapinhas? Pois é.
Lembro que quando eu decidi fazer a transição foi muito difícil obter apoio aqui em casa. Meus pais queriam muito que eu voltasse a fazer progressiva e até mesmo se prontificaram a arcar com os valores, fora os comentários que somos obrigadas a ouvir em todos os ambientes. Foi complicado, mas depois de ver o resultado eu vi que eu estava no caminho certo.



Como eu citei, a transição não é apenas capilar. Quando decidimos mudar dessa forma, é algo que afeta tudo em nossa volta. Depois da transição eu posso dizer que me descobri, me sinto mais bonita, mais especial... mais eu. 
E pode ter certeza que O Livro dos Cachos será sempre um livro que terei nas mãos! Se você tem vontade de fazer transição ou está fazendo é uma ótima pedida! E ah, nada de vir com papinho de que cabelo cacheado é difícil de cuidar!!! O tempo que você demora fazendo chapinha em um dia se fracionado é o mesmo tempo utilizado para fazer uma boa finalização nos cachos. Além de manter o cabelo mais limpo né?
Se descubra e se ame! Empodere-se!

Confira o vídeo resenha em:




Beijinhos,

5 comentários

  1. Olá!

    Sério, quem disse que seu cabelo não está bonito está muito cego! Super apoio quem quer mudar seu visual e assumir seus cachos, mas apoio também quem quer continuar alisando e etc. Conheci esse livro através de você e fiquei feliz em ver como seu tratamento está te deixando mais linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani! Quando eu era criança tinha o cabelo mega liso, completamente escorrido, e nunca gostei dele... Rs... Agora ele é um pouco ondulado mas nem de longe forma cachos que acho mega lindos! Também não entendo os motivos de quem alisa um cabelo naturalmente cacheado para depois cachear com babyliss. Tentei entender low poo mas minha cabeça não conseguiu absorver as informações,me senti um tanto quanto lerda e desisti. :( Esse livro parece ser muito bom, estou pensando em ler! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que amor de resenha e que amor de livro. Já conhecia o livro, mas nunca tinha lido nada sobre.
    Estou passando pela transição e não é nada fácil, realmente. Adorei saber que posso encontrar dicas pelas páginas. Super me interessei!!


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei esse livro um sucesso! A capa é maravilhosa e, pelo que você contou, o conteúdo também! Foi imediatamente para minha lista de desejados! Eu usei progressiva por 7 anos e só parei quando vi meu cabelo cair quase pela metade, devido à agressão do formol. Passei por uma fase difícil (cabelo nem liso, nem anelado), mas atualmente meus cachos já estão quase no meio das costas. É um trabalho diário de aceitação, com o cabelo e com a pessoa completa. Também ouço pessoas falando coisas que não deveriam, mas atualmente já nem absorvo mais. Ainda não fiz a low poo, apesar de já ter ouvido falar nela. Quero o livro pra saber não apenas sobre ela, mas sobre os produtos e as técnicas que devemos evitar.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Paula.

    O livro deve ser maravilhoso, aqui em casa será uma ótima leitura porque meu cabelo e da minha filha são cacheados. Minha filha as vezes fica um pouco com receio dos cachos, pois a maioria das sua amigas tem cabelos com escova progressiva e ela fica desejando fazer, mas ainda não está totalmente segura. Vou indicar esse livro para ela ler também. Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com