Somos Tão Jovens - Antonio Carlos da Fontoura


Oi vocês,

 Eu não sou muito fã de Legião Urbana/Renato Russo, gosto das músicas mas nunca quis ir atras da historia dele ou da banda, então não sei dizer se o filme foi realmente fiel a história, mas quero deixar minha opinião sobre o filme, adivinha quem me convidou pra ver o filme, isso mesmo o Quixote e essa resenha faz parte daquela exportação do blog ReOC que eu expliquei aqui.

Somos Tão Jovens
Distribuidor: Imagem Filmes
Ano: 2013
Gênero: Drama, Bibliografia


Sinopse: O filme se passa em Brasília no ano de 1973 e conta a história de Renato Russo, que acabou de se mudar do Rio de Janeiro e sofria de uma doença óssea - epifisiólise - que o deixou durante um período em uma cadeira de rodas para se recuperar de uma cirurgia após um tombo de bicicleta. Enquanto estava em casa, ele começou a se interessar por musica, era fã de punk rock e após melhorar do seu problema de saúde entrou no cenário musical formando a banda Aborto Elétrico e, logo depois, a Legião Urbana
.
    Logo que Somos Tão Jovens estreou eu quis assistir por se tratar de um tema que eu gosto muito que é musica. Deixando claro que eu não gosto de musicais, mas adoro filmes que tem músicas na história. Eu achei o filme bem curto se tratando de Renato Russo, a historia se voltou mais para a amizade dele com a Ana Claudia, a Aninha, e para os "chiliques" do Renato. MEUDEUS se baseando na historia contada no filme, como ele era "mimizento" tudo era motivo para largar a banda, não tocar, não falar, um mimimi eterno. Sempre me achei egoísta, mas se o Renato era realmente daquele jeito, ganhou de lavada. Tudo tinha que ser do jeito dele, o que me irritou profundamente, maas ele era um gênio musical, isso é um fato.  Fiquei com a sensação de o filme foi cortado, que estava faltando algumas partes, mas como eu disse não conhecia a historia dele a fundo, não tenho como julgar se o filme está certo ou não. Uma coisa indiscutível é a atuação do Thiago, muito incrível, estava muito parecido com o cantor até o tom de voz, outra atuação perfeita foi a do ator Edu Moraes que interpretou Hebert Vianna, houve momentos que eu achei que ele estava dublando (se alguém souber se ele estava ou não, por favor me diga) o jeito de falar é idêntico ao Hebert. O filme é cheio de trocadilhos com os nomes das músicas, então quando Renato tinha alguma inspiração ele soltava algo na frase que você já se toca "aaah geração Coca - Cola". 
Agora a minha parte favorita foi descobrir que Ainda é Cedo foi feita para alguém que tem metade do meu nome (até porque nunca encontrei alguma música para Ana Paula, esse é o lado ruim de ter nome composto). Eu adoro essa canção, acho a letra incrível (como varias outras do Legião/Aborto) e saber que ele escreveu como um pedido de desculpas foi muito legal, confesso que fiquei emocionada na parte que ele a canta pela primeira vez e a Aninha vai surgindo e acaba perdoando o egoismo de Renato. "Uma menina me ensinou quase tudo o que eu sei, era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei..."



No geral, eu gostei muito do filme, por não ser aquela SUUUPER fã, não sei se a historia estava completa (já disse isso), fiquei com a sensação de que faltava muita coisa para ser contada sobre ele,e o Quixote como fã me explicou que era uma fase que os fãs não gostaria de ver, quando Renato entrou em depressão e tudo mais, mas é um filme muito bom para assistir no final da noite.

E você é fã de Legião? Já assistiu o filme??
Beijinhos,


56 comentários

  1. Olá!

    Não curto a banda mas admiro as letras.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é bem emocionante em algumas partes e irritante em outras. Parece que todas pessoas que fazem um grande sucesso tem algum problema ou uma personalidade forte. Então acho que talvez esse seja o segredo para o sucesso!
    Enfim, amo as músicas do Legião, pra mim são mais do que apenas músicas...

    Beijos Aninha

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  3. eu assisti esse filme no cinema e me apaixonei! gosto demais de legiao, então achei o filme um maximo!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Tbm não sou fã de Legião urbana, nem vi esse filme ainda, mas o povo gostou bastante! Aaah, eu adoro musicais! hahaha
    Achei engraçado o que a Raíssa disse aqui em cima "Parece que todas pessoas que fazem um grande sucesso tem algum problema ou uma personalidade forte." kkkkkk, é verdade! XD
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu li essa resenha lá um pouco antes de vc criar esse cantinho lindo.

    Até tenho vontade de ver esse filme, mas eu esqueçooooo uhahuahua.

    Bjo sua lindaaaa !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aninha!
    Parabéns pela resenha, garota! Não sou fã do Renato e não escuto as suas músicas com frequência, mas até que a dica foi bem válida. Conhecer um pouco mais sobre a vida desse cara meio mimizento, como disse, seria no mínimo uma forma de entretenimento.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi o filme, mas parece legal :D

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  8. Parece legal esse filme, mas eu raríssimas vezes assisto filme nacional :~

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ani. Nunca fui fã de Legião, mas curto as poucas músicas que conheço. Não sei se eu gostaria de saber sobre a vida do Renato Russo (na verdade, acho que não) por causa de tudo que já ouvi sobre ele. Aí junta com esse período depressivo, sei lá, acho que não vou gostar. Mas fiquei curiosa com esse cara que interpreta o Herbert, gosto muito dele.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Nunca fui fã da banda ou das músicas, mas é um ponto importantíssimo da História no Brasil, culturalmente falando. Marcou uma geração, então eu assistiria o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. AMO Legião Urbana, mas acredita que ainda não vi o filme?
    Mas quero muito!!

    Estou postando todos os dias no blog, não esqueça de visitar! ;)
    Beijocas!

    Blog Fabi Lemos
    Link do Sorteio
    Fan Page
    Meu Canal
    Instagram - @fabilemosmakeup

    ResponderExcluir
  12. Amo muito legião mas não curti muito achei que focou apenas no renato. Mas o filme é ótimo. To começando o blog se gostar segue
    http://blog-quem-disse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de Legião Urbana, mas curto algumas músicas. Fiquei interessada em assistir ao filme logo que estreou também, mas não tive oportunidade até hoje.rs Seu comentário sobre ele me despertou o interesse novamente ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Anni! Tudo joia? Espero que sim. Seu blog é um amooorzinho, já favoritei seu cantinho!
    NOSSA, eu PRECISO de ver esse filme! Sou super fã da Legião <33
    Adorei o post, fofa! Fiquei mega curiosa pra assistir!

    Beijos!
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu sou SUPER fã de legião urbana e esse filme é muito bom! E acho que o ator que interpretou o renato é muito parecido.
    Beijos! Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  16. Deve ser bem legal o filme, também não somos fãs, mas gostamos de algumas músicas, ele escrevia músicas maravilhosas.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. AniLinda minha linda! Tudo bom <3
    Sou apaixonada por Legião, cresci escutando eles e muitas músicas são meus hinos em determinados momentos. Estou sempre cantando, murmurando ou fazendo sons referentes as músicas. Quando eu estava grávida, coloquei todas as músicas para tocar, as caixinhas próximas da minha barriga. Fiquei fazendo carinho e cantando, já pra Karina gostar e criar gosto, espero que tenha dado certo.
    O filme é maravilhoso, particularmente gostei muito e fico arrepiada até os dentes. Li uma curiosidade que o ator foi quem cantou mesmo todas as músicas, e por isso tiro o chapéu para ele, não só por isso mas por representar tão bem, um homem que conseguiu tocar os corações de muitas pessoas. Sempre que a oportunidade aparece, lá estou eu assistindo o filme, e confesso até, derrubando algumas lágrimas!

    Beijos minha linda <3
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Também sou fã de Legião!!!
    Quero muito ver esse filme!!

    Te indiquei para uma tag lá no blog... :)

    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, não vi esse filme também não sou muito fã do legião rs. Mas fica ai a dica rs
    Beijos

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Sou apaixonado pela Legião Urbana e seu legado. Obviamente, por conta disso fui assistir esse filme no cinema. Gostei de várias partes e detestei tantas outras. Achei a escolha do elenco maravilhosa, com ressalvas. A coisa que mais me incomodou, de certa maneira, foi o rumo que o roteiro tomou. Mas eu tentei ignorar isso ao máximo durante os diálogos um pouco bobinhos com trocadilhos das músicas para apreciar o filme.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda nao assisti esse filme!
    Mas ta na lista!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  22. Oiii. Eu não assisti ao filme e não sou lá das mais fãs, mas gosto de algumas musicas. Gostei da sua resenha sobre o filme, vou tentar assistir. :) Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ola Aninha lindona eu adoro Legião e suas músicas , concordo Renato era um gênio pode ter lá suas manias como todo gênio rssss. Eu não assisti o filme ainda, outro dia passando nos canais vi somente uma parte que ele estava bebâdo depois acabei não terminando de ver. Vou ver se compro para assistir. beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ana Paula!
    Como você, não sou mega fã da banda, mas gosto e fiquei super interessada depois de ler seus comentários.
    Acho que não só pela banda, mas por tratar de um cenário importante da música nacional.

    Parabéns pelo blog!
    Abraços;

    http://www.bibliophiliarium.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Eu já ouvi falar do filme, porém, nunca assisti...
    Quem sabe um dia eu assista.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani, tudo bom?
    Adorei o post de hoje <3
    Assim como você, nunca procurei saber muito da história da Legião, nem nada...Mas adoro as músicas!!!
    Ainda não vi o filme, mas espero poder ver logo!!
    Beijinhos,

    Thati;
    http://nemteconto.org

    O livro "Feita de fumaça e osso" está sendo sorteado no blog. Vem participar!

    ResponderExcluir
  27. uma resenha lindisima,parabens amiga
    Adicionei um novo post e me gostaria de ter a sua opinião
    Aguardamos sua visita -> tr3ndygirl fashion blog
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  28. Nao curto a banda, mas as letras sao demaisss
    Seguindo, se puder retribuir *-*
    Bjinhoss

    www.guriacaprichosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu já assisti esse filme. Gostei, mas achei que seria mais legal se fizessem uma segunda parte contando a história do Legião Urbana em fase de sucesso, sabe?
    Achei incompleto por isso

    beijo

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho vontade de assistir, mais preguiça de procurar para assistir. Preciso assistir mais filmes.

    Te indicando para uma Tag http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2014/09/tag-um-livro-e-um-filme.html#more

    ResponderExcluir
  31. Oie! Ainda não assisti ao filme, mas acho que de tanto escutar as musicas dele já decorei metade delas!!! kkkk
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/vortex.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  32. Que legal, ja quero assistir esse video
    adoro legiao urbana
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  33. Caramba! Você assistiu esse filme!!! Fico muito impressionado quando a pessoa fala que assistiu "somos tão jovens" e não sei responder o porque. Gostei da forma que você falou do filme, fiquei encabulado quando você disse não gosta de musicais, eu curto muito. E achar que a história estava com muitos cortes é muito ruim, mesmo que você não saiba a historia real, se vai a busca e acha isso, é porque a fonte não foi muito convincente e precisava de mais.
    Bjs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. OI... Ana

    Ainda não asisti ao filme.. me parece que os i´dolos são meio egoístas, né mesmo?? O Renato fez muitas letras lindas.
    Adorei seu blog.

    Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  35. Oie Ani =)

    Ah!!! Qualquer coisa referente ao Legião Urbana me deixa nostálgica <3
    Bons tempos, dá tanta saudade rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  36. Aaah eu sou suspeita pra falar. Sou super fã de Legião, então claaaro que eu amei esse filme, hahaha. Me arrepiava todas as músicas, me lembro de cantar junto na sala de cinema quando lançou xD

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Oi Ani.
    Sim, sou fã de Legião, fez parte da minha adolescência, me traz muitas lembranças e saudades.
    Mas admito que não tive nenhuma curiosidade quanto ao filme, e mesmo lendo sua resenha continuo sem interesse, eu tenho uma vaga lembrança sobre a história da banda e a difícil fase de Renato Russo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  39. Ah, confesso que não sou muuito fã não rs :(
    Mas pra quem é, o filme parece ótimo!!!
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  40. Eu não sou fã do Legião, mas as músicas são boas e com muito conteúdo, algo que falta nas músicas atuais. Ainda não vi o filme, mas gosto de ver filmes com músicas e baseado numa história real. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  41. Legião urbana pra mim é uma lenda, não sou mega fã, mas gosto muito das músicas e acho que foi uma das ultimas grandes bandas que tivemos, infelizmente. A coisa do egoísmo do Renato é que na real ele era uma pessoa bem depressiva, e isso alterava o resto do comportamento,

    Ainda não vi o filme, mas quero muito vê-lo

    ResponderExcluir
  42. Aninha,
    Eu sou fã (digo sou pois Legião é imortal) e acho que poderia gostar do filme, embora acredite que essas adaptações não captem de fato a alma dos artistas. Contraiando isso, acho relamente que Renato era mimizento kkkk

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  43. Oi Ani, tudo bem?
    Eu adoro as músicas do Renato até hoje, mas confesso que não conheço sua história. Então, o filme vai me apresentar Renato, com certeza. Que bom saber que as atuações convencerem, acho difícil representar alguém tão famoso, as críticas são inevitáveis. Vou anotar a dica e quando puder vou ver o filme.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi,
    Eu sou fã de Legião. Cara, é uma banda perfeita com músicas perfeitas e que marcaram uma geração. Eles saíram da música e eu cheguei ao mundo. Não acompanhei nada da carreira deles no momento, mas hoje eu sempre pesquiso e adoro saber mais sobre eles.
    Esse filme é muito bom. Eu adorei podermos explorar um pouco mais da vida do Renato, sua doença, suas composições, pedido de desculpas e seu tempo no Aborto.
    Gostei muito do filme e como fã, eu também recomendo.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Achei bem legal a sua crítica sobre o filme, eu não sei se o assistirei porque eu não sou muito de ver filmes, sabe? Não tenho tanto ânimo em assistir, a não ser que seja uma história que tenha chamado muuito a minha atenção e não foi o caso desse filme, até porque eu não sou fã da banda, claro que acho a mesma incrível, mas não é aquela coisa de acompanhar tudo sobre eles, sabe?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  46. Oi, não sou fã de Legião Urbana e ainda não assisti ao filme, mas pretendo, pois minha cunhada ama, e super recomendou.
    Assim que der com certeza irei assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Ani eu não sou uma fã exemplar, mas com certeza sou fã da banda e do renato russo.
    Eu assisti o filme no cinema, fiz coro junto com o pessoal na sala.. gostei mesmo! Como você, fiquei com a impressão de que ficou faltando algo..
    Saber mais sobre a criação de musicas que eu amo foi incrível! Ver a formação de várias outra bandas das quais eu sou fã, e ver o como todos eles se cruzaram foi algo melhor ainda =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  48. Amo as músicas da Legião Urbana, mas nunca fui esse tipo de fã que corre atrás da história dos ídolos. E sei lá, depois do que você falou do Renato, não fiquei com vontade de assistir não, quero continuar gostando das músicas e quando eu sinto antipatia de alguém acabo desgostando! hehe... prefiro não ver as atitudes egoístas dele retratadas na tela.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  49. Olá,

    Amo a banda, sou apaixonada por todas as músicas, sempre achei o Renato Russo um gênio, claro que como todo cheio tem suas manias e idiossincrasias que sinceramente respeito, afinal quem não tem pequenos defeitos? Não assisti o filme e nunca me senti motivada a vê-lo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá Ani,
    eu já assisti a este filme, e confesso que gostei. Mas não me senti morrendo de amores.
    As musicas desta banda, são poucas que eu gosto. Mas acho que o filme retrata bem o inicio, de como formou-se ela e de como chegaram ao sucesso. Alem de ficarmos conhecendo melhor os integrantes, que nem sempre sabemos ou é revelado assim.
    Uma boa dica de filme, e sua resenha - opinião - sobre o filme é ótima. Você levanta bem o lado e ruim do filme.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  51. Olá, Ana!

    Poxa, sua resenha me deixou com ainda mais vontade de assistir ao filme, sabia? Já tinha visto algumas vezes o trailer e outros materiais de divulgação, mas sempre acabei deixando passar... "ah, depois eu procuro e assisto". Espero assistir em breve - e gostar!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Ah, eu amo cinema nacional! É tão rico que fico triste em saber que as pessoas só lembram de comédias da Globo Filmes. De qualquer forma, esse é um filme que infelizmente n tive a chance de ver ainda, embora tenha uma vontade gigantesca. Espero ter a oportunidade logo.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Adoro Legião e fui correndo ver o filme! Saí de lá sentindo que faltava algo mas gostei muito!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  54. Olá Ani!
    Eu confesso que não gosto muito de filme brasileiro e ainda não vi esse. Mas vou concordar com você que o ator que interpretou Renato estava muito parecido com ele, eu vi alguns trechos e fiquei impressionada. Pelo que fiquei sabendo o Renato Russo era daquele jeito mesmo, tinha que ser tudo do jeito dele, sabe como é gênio também tem defeito.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Eu amo Legião Urbana, porém ainda não vi o filme, mas pretendo em breve.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Amo legião, o filme é bacana , mas não é tãaaao bom...

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com