EC&M Entrevista - Natália von Poser

Oi vocês,

  Hoje é mais um dia de EC&M Entrevista e a convidada de hoje é a Natália von Poser, a primeira parceira do EC&M e autora de Uma mulher, um homem, um drink, os posts sobre ela são os mais acessados até hoje no blog. Sou apaixonada pela história do livro e pela capa que é um amorzinho... A Nat é uma fofa então sem enrolar muito, vamos para a entrevista.


EC&M Entrevista



Entre Chocolates & Músicas: Quando e como foi seu primeiro contato com a leitura?

Natália Poser: Eu sempre gostei de livros. Na verdade, eu não consigo lembrar de um momento em que os livros não estivessem presentes na minha vida. Meu avô era dono de uma livraria no interior da Bahia, e eu ficava fascinada com todos aqueles livros coloridos. Um dia ele me disse que quando eu aprendesse a ler ele me daria os livros que eu quisesse. Eu devia ter cinco anos e passei a semana toda juntando as letrinhas. Aí finalmente eu fui até ele e li um texto inteirinho. E ganhei os livros.

EC&M: Quando você começou a escrever? 

NP: Desde pequena eu amava escrever. No colégio eu ganhei um prêmio de melhor redação e fui no MEC pra receber das mãos do ministro. Nas férias um dos meus maiores prazeres era sentar na máquina de escrever da minha mãe e inventar histórias de detetives. Mas só agora que tive a oportunidade de publicar.

EC&M: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?

NP: Quando eu escrevo, tudo que está ao meu redor me inspira, músicas, filmes, conversas com amigos e outros livros e autores. No “Uma mulher, um homem, um drink” que é mais pop, eu tinha como referência o Nick Hornby que é um dos meus autores favoritos. Já no novo, que eu ainda não posso dizer o nome, a minha inspiração está sendo Lewis Carroll.

EC&M: De quem foi à ideia de se inscrever no concurso “Eu amo escrever”? E qual a sensação de ter seu conto escolhido?

NP: Foi de uma amiga minha, que soube do concurso e achou a minha cara. E certamente era. Foi inacreditável ter meu conto escolhido, principalmente porque na banca havia autores fantásticos como o Daniel Galera, que eu adoro.

EC&M: Como você concilia sua carreira de psicóloga e capitão de corveta com a literatura? (Nos explique um pouco mais da sua profissão)

NP: Eu sou psicóloga e trabalho na Marinha, como oficial. Lá, já exerci atividades na área de orientação educacional, de seleção de pessoal, e hoje, depois de fazer uma especialização em psicologia de aviação, eu trabalho realizando treinamentos e pesquisas na área do fator humano e sua contribuição para os acidentes aeronáuticos. Resumindo, eu trabalho com prevenção de acidentes. E é difícil conciliar as duas carreiras, a gente tem que ter muita garra e vontade mesmo. Muitas vezes eu escrevo durante as minhas viagens a trabalho. E no meu dia a dia, eu tenho que acordar de madrugada para ter tempo e inspiração pra escrever.

EC&M: Quanto tempo levou para escrever “Uma Mulher, um homem, um drink”? Você se inspirou em alguém que conheça mesmo para escrever o livro?

NP: Eu demorei cerca de um ano pra escrever. Em alguns momentos escrevi mais e em outros menos. Não me inspirei especificamente em ninguém pra construir os personagens, mas cada um deles certamente tem um pouquinho de várias pessoas que eu conheço. Mas é claro que depois de um tempo, todos meio que acabam criando vida própria. E isso é muito legal.

EC&M: Quais dicas você daria para os novos autores?

NP: Leiam bastante, se informem sobre o mercado editorial, se aproximem de autores que meio que falem sua língua. Escrevam em blogs, criem contos, crônicas, e façam cursos. Pensem nos seus personagens, em como eles são fisicamente, como se vestiriam, criem caderninhos de inspirações pra quando as ideias vêm naquele momento estranho. Se planejem, escrevam um story board de cada capítulo com ideias de aonde você quer chegar com cada um deles. E, não sei se já disse isso, leiam bastante. Sempre.

EC&M: Quais são seus novos projetos? Já tem algum novo livro vindo? Vamos ter mais aventuras da Paula e Ricardo?

NP: Já tenho um livro novo, e está bem perto de estar pronto. Minha ideia é lançá-lo no meio do ano que vem. Não são mais aventuras de Paula e Ricardo, mas outros personagens divertidos e fofos, e, dando um spoiler, alguns personagens do “Uma mulher, um homem, um drink” farão participações especiais na história.

EC&M: Sua resenha e nossa parceria são os posts mais acessados do blog, deixe um recado aos leitores, incentivando a conhecer suas publicações.

NP: Que legal! Isso me deixa super feliz, seu blog é uma gracinha! O que eu posso dizer para os leitores é: não tenham preconceito com os autores nacionais. Leiam a gente, a literatura que mostra os lugares que a gente conhece, que falam literalmente a nossa língua. E para conhecer melhor o meu trabalho, acessem meu blog: www.nataliavonposer.com.br/ Lá vocês podem baixar o primeiro capítulo do livro, e ler outras crônicas e contos. E se curtirem, mandem um e-mail pra mim, eu adoro trocar ideias com leitores! Muitos beijos!

  Eu adoro a forma como a Nat é simpática e atenciosa comigo, gostei muito de fazer o EC&M Entrevista com ela e quero MUITO conhecer a nova história que ela está escrevendo. Espero que tenham gostado.

Beijinhos,


34 comentários

  1. que massa a entrevista, fiquei curiosa pra ver o novo livro dela, pena que só no meio do ano que vem né? haha

    ResponderExcluir
  2. Que simpática essa autora!
    Você falando, fiquei curiosa com o próximo livro dela também.
    Adorei a entrevista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa, hoje é o último dia!

    ResponderExcluir
  3. bem legal a entrevista, deu msm vontade de ja ler o livro
    bom final de semana lindona ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a ideia de ela introduzir os personagens do primeiro livro nesse que ainda vai sair, mesmo eles não tendo relação um com o outro.
    Meu sonho, como você deve saber, é escrever um livro, e esses autores que a gente tem contato só me incentivam mais ainda pra que eu finalmente alcance esse objetivo.

    Beijos :)
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adorei a entrevista! Tomata que o próximo livro bombe tanto quanto esse! Sucesso pra vocês!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nhoooooow *-* Adorei a entrevista! Ela parece ser toda meiguinha né? *-*
    E adorei as respostas dela, o modo como ela se refere aos livros é incrível!

    Beijorejas

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista mais da hora, gostei muito de conhecer um pouco sobre a autora e o blog soube escolher as perguntas certas para matar a curiosidade dos fãs. E adorei a dica dela. <3

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista, xará. Acabei de ver a resenha do livro dela em outro blog e gostei bastante, já estou ansiosa para lê-lo!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Any =)

    Parabéns pela entrevista!
    Acho super legal conhecer um pouco mais dos autores ^^
    Que a autora tenha muito sucesso!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani, tudo bom?

    Adorei a entrevista, parabéns!! Gosto de entrevistas, assim nos dá a oportunidade de conhecer melhor os novos autores nacionais. Desejo muito sucesso para o blog e para a autora. Parabéns pela parceria!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  11. Já é para querer ler o livro, né?! Rs ^^
    Parabééns pela entrevista, ficou mega bacana e a Natalia parece super simpática!!
    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  12. gostei da entrevista, é tão bom conhecer mais sobre pessoas novas e que a gente gosta, fiquei com vontade de ler esse livro..

    Post Novo, confere ? ^^
    http://mid-nightt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ani, amei a entrevista!
    A autora é tão legal! *-* Queria muito ler o livro dela, e achei bem interessante o que ela falou sobre conciliar o trabalho com a escrita, é algo que preciso fazer melhor, haha.
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Cara, curti muito a entrevista. Ainda não li o livro dela, talvez leia-o ainda esse ano. Sobre o novo livro: mal posso esperar.

    Abraços, Mr. Souza

    smallscribble.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ani, adorei a entrevista com a Nat (tanto que até a chamo pelo apelido automaticamente ahaha).
    É lindo ver que antes de escritora ela é leitora. Assim compreende bem o público. Sem falar no fato do avô ter tido livraria, imagina que mágico era entrar lá e mergulhar no mundo da leitura.
    Natural ela se interessar bastante, e ótimo que ela nunca mais saiu desse universo, criando histórias na máquina de escrever, já treinando como futura autora.
    Parabéns a ela pelos prêmios e pelas obras, tanto já no gosto dos leitores como as que estão a caminho.
    Adorei saber sobre a outra profissão dela! Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ani! Tudo bem?
    Cara, adorei a entrevista! Já tem um bom, bom, bom tempo que não vejo uma em blogs que visito. E amei essa! Não conhecia a autora, embora já tenha ouvido falar do livro, e deu para perceber mesmo que ela é uma simpatia que só.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  17. Oláa!! Tudo bem?
    Essa entrevista foi demais! Já conhecia a autora, mas não sabia que ela era tão simpática assim. Infelizmente ainda não tenho o livro dela, mas estou muito curiosa para ler. Ainda mais que ultimamente eu procuro mais livros nacionais... *-*
    Muito sucesso para ela!
    Beijosss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito legal essa entrevista!! Adoro entrevistas assim...
    Tô de volta ao blog, te espero lá, seu comentário é importante.
    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/2014/11/to-de-volta-e-por-que-eu-sumi.html

    Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia a autora, que gracinha =D
    Parabéns pela maravilhosa entrevista e desde quando conheci o mundo literário nacional, me apaixonei e não largo mais. Existem livros bem melhores do que internacionais.
    Pode deixar que visitarei o blog e darei mais pesquisadas.

    Beijos e linda entrevista!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Eu não conhecia a autora, e gostei bastante da entrevista.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista, acho muito bacana essa categoria aqui do blog! Beijos e boa semana.
    http://www.dosvinteadiante.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a entrevista. Ela parece ser muito simpática! Fiquei curioso para ler o livro dela ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. OiOi Ani,adorei a entrevista até hoje quero ler esse livro,mas não consegui encontrar...e o post que você fez ficou divino mesmo,adoro o seu blog,sei que estou meio que por fora aqui,mas é que a vida da gente é tanta coisa,acho que você me entende.
    Bom me sinto numa dívida contigo,porque tu me indicou numa tag e ai surgiu a minha oportunidade de te taguear,portanto está tagueada.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br/2014/11/one-lovely-blog-award.html
    beijox
    xx

    ResponderExcluir
  24. Gostei da entrevista, gostei muito do Blog :) linda bjos

    pequenamabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Gostei da entrevista, me identifiquei em vários pontos. E gostei mais de saber que ela trabalha na Marinha e é psicóloga. Muito bom.

    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani. Tudo bem? Adorei a entrevista com a autora, pude conhecer melhor suas inspirações, e mais sobre ela. Que legal ela está no meio dos livros desde criança, isso é muito importante. Porque antes de ser escritora ela é leitora. Ótimas perguntas Ani e gostei muito como a autora respondeu.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  27. Que sonho ter um avô dono de livraria!! *-* E que máximo que ela, mesmo sendo tão novinha, se dedicou tanto para aprender a ler em tempo recorde e ganhar livros! =) Adorei saber que a inspiração para o livro novo é o Lewis Carroll, fiquei bem curiosa por ele. Adorei a entrevista, a autora é mesmo muito simpática e também consciente a respeito da profissão. Sucesso pra ela!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Achei muito legal essa entrevista, ainda não conhecia a Nat e o seu livro, mas realmente parece ser bem divertido.
    Ela é marinheira hahah que legal. É ainda tem muita gente com preconceito de livros nacionais :/

    Beijos, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ola Ani amei a entrevista , a cada dia temos mais autoras maravilhosas e parabéns pelo prêmio do conto, vou aguardar suas resenhas . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  30. Ahhh é TÃO lindo quando a pessoa tem uma relação assim tão intima com os livros *-* Amei a entrevista. Gostei das dicas que a Natalia deu para os novos autores. Parabéns pela entrevista e muito sucesso para a autora

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Ana, tudo bem? Bem legal a entrevista, adorei as respostas da autora... principalmente o modo como o avô incentivou ela a ler, que fofo.. rsrs. Também achei bem legal saber um pouco sobre o trabalho de psicologa dela... deve ser bem puxada conciliar os dois e por isso ela merece ainda mais parabéns, pela determinação. A literatura nacional é tão boa, não sei como tem gente que ainda não gosta.

    Que continue vindo mais entrevistas e parcerias de sucesso!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  32. Eu não conhecia a autora, mas adorei a entrevista oo/ Achei tão legal ela ter se encantado com os livros quando ainda era pequena e ter corrido atrás para aprender a ler e ganhar os livros do avô *-* Também achei bem interessante a profissão dela e o jeito que ela tenta conciliar com a literatura oo/ Por fim, eu não li nenhum post seu sobre ela, mas fiquei interessada em ler e a resposta dela ficou ótima, concordo com ela que os leitores não devem ter preconceito com os nacionais, infelizmente isso é algo que ainda é bem grande, mas creio eu que logo os autores nacionais irão conquistar os leitores *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Ani que entrevista fofa!
    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a Natalia. Quando vi que ela era Corveta me assustei! Como ela consegue consiliar as carreiras? Parabéns a ela pela dedicação e sucesso em ambas.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista e a forma como ela foi atenciosa. Muito bacana essa relação dela com a livraria do avô e o fato dela ter recebido esse prêmio. Já fui premiado em caráter regional e amei, imagina receber do Ministro? Muito chique.
    E imagino como ela consegue conciliar o trabalho, a leitura e a escrita!
    Adorei a entrevista!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com