[Livros] A Escola do Bem e do Mal - Soman Chainani


Oi vocês,

  Para quem não sabe, o EC&M tem parceria com o Grupo Editorial Autêntica, que é formado pelas editoras Nemo, Vestígio, Autêntica e Gutemberg. Em agosto, eu recebi o livro A Escola do Bem e do Mal do Soman Chainani, na verdade eu ia pedir um outro livro, mas minha mãe sugeriu esse pela capa. Obrigada mãe! 

A Escola do Bem e do Mal


Título Original: The School for Good and Evil
Autor: Soman Chainani
Editora:  Gutenberg
Páginas: 346
Sinopse: No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.
Este best-seller é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.


   Eu recebi esse livro em agosto, mas graças a faculdade, só consegui ler agora. Sabe aquele clichê de que deveria ter lido antes? Então! A história se passa no povoado Gavaldon, onde conhecemos Sophie, linda, loira, de olhos verdes e "bondosa" e sua amiga Agatha, uma menina magra, de cabelos negros que vive de roupas escuras e sozinha. Sophie faz de tudo para tirar Agatha de casa (ela mora em um cemitério. Motivo? Sem vizinhos para incomodar), leva biscoitos e suco, chama para caminhar no parque. Na verdade, Agatha faz parte das boas ações de Sophie. Em Gavaldon, a cada quatro anos acontece as eleições e todo mundo fica chato no facebook, não pera...  duas crianças são 'raptadas' pelo Diretor da Escola, mas não é qualquer diretor, é o Diretor da Escola do Bem e do Mal, uma escola onde são feitos os contos de fadas.

Na Floresta Primitiva/ Há duas torres erguidas/ Na Escola do Bem e do Mal/ A Pureza e a Malícia/ Quem nelas ingressar/ Não tem como escapar/ Se um Conto de Fadas/ Não vivenciar.

 O sonho de Sophie é ser escolhida e vivenciar seu conto de fadas com seu príncipe. As crianças levadas tem algumas características parecidas, entre elas: ou ela boazinha demais (e se tornam princesas) ou ruins demais (e se tornam vilões), por isso Sophie faz as "boas ações", ela nasceu para ser princesa. Já Agatha está sempre sozinha, não fala com ninguém, sempre de preto, uma bruxa talvez?

"-Você é apenas diferente...
- Diferente como?
- Bem para começar, você só veste preto.
- Porque não suja.
-Você nem sai de casa.
- Lá ninguém fica me olhando.
- No concurso Crie um Conto, a sua história terminou com a Branca de Neve sendo devorada por abutres e a Cinderela se afogando na banheira.
- Achei que era um final melhor.
- Você me deu um sapo morto de aniversário.
- Para lembrar que todos nós morremos e acabamos podres embaixo da terra, comidos por minhocas, e que por isso devemos aproveitar nossos aniversários enquanto ainda os temos Achei atencioso."
O diálogo continua assim e eu morri de rir nessa parte
   A história das duas muda quando o Diretor da Escola aparece no povoado atrás de duas adolescentes e leva - claro - as duas meninas. Quando são levadas para a Escola do Bem e do Mal, algo de errado acontece e a Sophie é deixada na Escola do Mal e a Agatha, na Escola do Bem. As duas então tentam a todo custo provar que estão trocadas, na verdade, a Sophie tenta isso, Agatha tenta voltar para sua casa, com sua mãe e seu gato.
  No desenrolar da história conheceremos muitos outros personagens que são importante para a mesma, o Diretor da Escola não é o responsável pelas histórias escrita na Escola e sim o Storian, uma caneta com "vida própria" que já estava responsável pelo conto de fadas das meninas. Mas como todos sabem, sempre há uma vilã e uma mocinha e nesse livro nem tudo é o que parece.

Somente quando destruírem o que acham que são é poderão abraçar quem verdadeiramente são!

  A história é super bem ambientada, o autor descreveu todo o local sem se tornar cansativo e repetitivo, há muita ação e diálogos bons. Fazia muito tempo que não lia nada que envolvesse conto de fadas, e ler A Escola do Bem e do Mal para mim foi um presente, estava sentido falta de livros como esse. Chainani soube usar a fantasia dos contos de fadas para colocar em seu livro algo que vejo muito no meu dia a dia, pessoas superficiais. Fazer boas ações para dizer que é bom, para mim não conta, julgar alguém pela sua beleza é a pior coisa que existe (assumo que fiz e as vezes faço, preciso mudar), mas acho que de tudo que o livro contém a pior característica é quando uma das personagens usa a outra para poder se dar bem. Uma coisa que fica bem claro no livro também é a competição feminina. Como em todo conto de fadas há um príncipe, nesse caso Tedros - filho do Rei Arthur - enquanto Sophie se mata por ele para ter o amor verdadeiro, Agatha não quer nem chegar perto dele, mas a amiga tenta competir a atenção dele.

Sabe, não importa o que somos, Sophie. É o que fazemos.

Uma coisa que eu adorei foi o fato de utilizar personagens dos contos tradicionais nos livros, todos os estudantes, exceto Agatha e Sophia que são consideradas alunas-leitoras (uma espécie de cota), são filhos de príncipes/princesas ou vilões, alguns professores também fazem parte das histórias que conhecemos, como a fada madrinha da Cinderela.
   Me apaixonei pelo livro, li em dois dias direto, não conseguia parar literalmente, só pra comer e dormir quando meus olhos ardiam. A diagramação está linda, os detalhes em cada início de capítulo são lindos, a fonte é boa e eu não reparei muito nos erros de português, a unica coisa que eu não curti é o fato de que cada diálogo começa com aspas, eu prefiro travessão hahaha, mas fora isso achei incrível.
  Como se trata de uma trilogia, o final ficou aberto e me deixou bem curiosa com o que pode acontecer, as batalhas para provar que nem sempre o bem é o correto são incríveis e os últimos parágrafos me deixou de boca aberta. Não sei se deu para perceber, mas eu AMEI o livro e estou esperando a continuação.

Qual é a única coisa que o Mal jamais poderá ter... E que o Bem jamais viverá sem?

  Já leram a Escola do Bem e do Mal? Se interessaram?

Beijinhos,



39 comentários

  1. Olá!

    Você terminou de ler esse livrão! Hahahaha adorei a sinopse, não sei se leria por ter contos de fada, mas a capa é tão linda!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gostei da historia tipo contos de fada moderno que se passa numa escola, acho que mts meninas gostam de historias assim né

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história. Sou como tu, às vezes gosto de livros com fantasia, príncipes, etc... Acho que seria uma boa leitura, mas não sei se com mais livros a história não fica um pouco cansativa. Mas que bom que tu gostou.

    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros mais lindos que você já me mostrou! Quero muuuito ler ele, depois vai me emprestar!!!! hahaha
    Estou lendo A Seleção e aprendi que pra ser princesa não é necessário só ter beleza, então fala isso pra Sofie! hahaha
    Você foi uma boa menina nesse post e não revelou nenhum spoiler, parabéns kk
    Sei bem como é ficar tanto tempo lendo, acho que tô até ficando anti social....


    Beeeijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Não li, mas já tinha ouvido falar. Na época não achei tão interessante pela sinopse, mas depois de ler a sua resenha posso dizer que parece valer à pena, essa leitura.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI MINHA LINDA! Ai sua resenha ai, e tenho certeza que vai me deixar com MAIS vontade ainda de querer esse livro *-*
    Uau, que motivo para morar em um cemitério, comecei a rir demais aqui, e a descrença é o que não falta também. Fico tentando imaginar sua reação ao ler isso também. Me arrepiei aqui ao ler que o destino das duas está "trocado", apesar que no fundo achei errada a atitude de Shopie, já achando que Agatha pertence a um lugar tão sombrio, depois de ler sobre o destino delas, entendi então.
    Adoro quando o autor aposta nos detalhes, mas nada muito exagerado, porque ninguém merece a total descrição da colcha da cama de uma delas, arre, já até babei de sono ao pensar nisso. Com a sua resenha, MARAVILHOSA, é claro a vontade de ler só aumentou e aposto que esse livro vale cada página. Estou encantada com esse mundo em que elas são levadas, CHEGA LOGO MEU EXEMPLAAARRR!

    BEIJOS MINHA LINDA <3
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  7. Oi ana, se na minha epoca a escola fosse assim eu teria motivo para faltar sempre kk
    Ana me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Tenho lido muitas resenhas sobre esse livro, e a cada uma delas minha curiosidade aumenta. Gostei bastante da sua!
    Vou ter que colocá-lo como prioridade na lista. rs

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Estou doida para ler esse livro....
    Espero gostar dele também...
    Eu achei a capa linda...
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ani adorei a resenha , escola do bem e escola do mal , alunas trocadas só isso já rende muita curiosidade , adorei a capa do livro sua mãe pelo visto acertou em cheio hein. beijos Já entrando para a famosa lista . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Lindona <3 que livro interessante, sua resenha me deixou com uma extrema vontade de ler e me interessei mais ainda por ser uma trilogia, adoro trilogias! Essa coisa de bem e do mal e essas 2 amigas, esse livro deve ser perfeito. Já entrou pra minha lista de leituras de dezembro, pois enquanto geral viaja e tal, eu me jogo nos livros *-*
    bjooo <3

    ResponderExcluir
  12. otima resenha! Eu adoro ler, mas tenho um gosto um pouquinho chato. A capa desse livro é linda demais.

    Beijos, ♥
    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  13. Oie! Adorei a resenha essa com certeza vai ser a minha próxima solicitação para a editora!
    Bjs, tem promoção no ar, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-aniversario-de-1-ano-do.html
    e se puder comentar nesse post ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/amor-sem-limites.html
    =D

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bem curiosa em relação a esse livro
    Não conhecia, mas já quero ler

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana, tudo bom?!

    Já tinha gostado da capa do livro, mas não tinha nem lido a sinopse, acredita? Adorei saber que tem conto de fadas envolvidos. Deve ser um livro fofo e muito engraçado. Imagina ser boazinha a sua vida inteira e descobrir que está no conto de fadas errado? Ai gente! HAHAHAHAH. Adorei a sua resenha! E o livro é escrito por um homem, você sabia?! :O Achei um máximo! HAHAHA

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  16. Olááá!
    A capa realmente é linda, fiquei apaixonada, haha.
    GENTEEEE, esse livro parece ser ótimo. Adorei esse diálogo, haha.
    Já quero!
    Beeijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola!!!! Eu fiquei com vontade de ler agora hahahaha Adoro contos de fadas, gosto desse estilo de leitura, e a sinopse, mais a sua resenha, me deram água na boca, mesmo tendo vários na fila, e ainda coisas da pós para ler, ainda assim abriria um exceção agora para ele hehehehe Essa capa é uma obra de arte praticamente, de tão linda que é!!!!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  18. Eu desejei ler esse livro, mas nem consegui receber da editora. Parece fantástico

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  19. Quis ler esse livro desde que lançou. Me pareceu ser muito bom e depois da sua resenha e da sua opinião sobre o livro e como você leu ele, agora quero ler mais ainda heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Não lembro qual foi a última vez que li algo relacionado a contos de fadas, mas fiquei encantada com esse livro.
    Ele parece conter um enredo bem agradável.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa, é só até amanhã!

    ResponderExcluir
  21. Parece um livro interessante, mas se é trilogia, não quero ler. Estou correndo desse tipo de livro. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  22. Não fala em leitura atrasada, a faculdade aqui tb está me matando =(
    Ahhhhh que fofinho esse livro *_*

    ResponderExcluir
  23. Como eu nunca vi esse livro por aí? hahaha. Tem cara de ser uma excelente fantasia. E eu? Eu amo fantasias! A sua resenha está ótima e já fez o livro entrar para a minha lista de livros.
    Tem resenha nova lá no blog, beijos! http://trezeparameianoite.blogspot.com.br/2014/10/a-maldicao-do-tita.html#.VFPgIDR4psU

    ResponderExcluir
  24. Só tinha lido a sinopse desse livro, gostei muito da resenha e gosto de livros clichês, esse parece ser legal pegar duas personagens comuns e colocar com pessoas da realeza para viver um conto de fadas, uma escola bem diferente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu amo releituras de contos de fada, as novas perspectivas, novos começos e novas explicações para os fatos apresentados, este livro parece ter uma boa proposta.
    Parabéns pela resenha.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  26. A história é clichê, pela sinopse nos já conseguimos identificar que Sophia não pode ser tão boazinha assim.. mas quem se importa? Eu adoro chicles <3 e contos de fadas hahaha
    Não sabia que os demais alunos eram descendentes de nossas queridas princesas, nem que os professores são essas pessoas fofas. Já havia me interessado pela história, depois da sua empolgação, quero o mais ainda na minha estante.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani, tudo bem? Eu já tinha visto este livro na blogosfera e quero muito ler, sua resenha só me animou. A capa dele é linda né? A premissa me atraiu.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  28. Que máximo os estudantes serem filhos de príncipes/princesas ou vilões! Adorei! E gente, a fada madrinha da Cinderela como professora? Que máximo! rs... Amo esses livros que fazem a gente não conseguir desgrudar deles, e espero ter a oportunidade de ler logo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  29. Ola, a capa é perfeita mesmo! A minha mãe também me dá umas dicas boas de livros assim! Eu amo, conto de fadas e vou muito querer ler esse! Bjus

    ResponderExcluir
  30. Eu não li esse livro, tenho parceria com a editora, mas acabei perdendo o dia de solicitar um livro, acredita? kkkkkk Mas falando desse livro, bom, eu li vários elogios sobre ele, mas ainda não consegui me sentir interessada na história, quem sabe mais para a frente.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi,
    Eu adorei o enredo deste livro e como as referências externas a contos de fadas foram utilizadas na trama! Eu adorei isso de princesas e vilãs e cara, eu quero ler este livro :(
    Também tenho parceria com o grupo, mas recebi outro livro! Espero gostar do meu tanto quanto você gostou do seu :3
    Resenha linda!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oi,

    Já vi outra resenha do livro e me apaixonei pelo livro, sou louca por Contos de Fadas, e sempre gosto de quando reescrevem os contos, e pela descrição das meninas já gosto Aghata, não gosto de pessoas forçadas, acho horrivel, e de vez em quando sempre julgo as pessoas só pela a aparência e depois que conheço elas, percebo que quebrei a cara e que essas pessoas são super legais!

    Mayla

    ResponderExcluir
  34. Flor, já li o livro sim,e gostei muito. Só não gostei muito do final por ter sido tão corrido e meio confuso, mas eu acredito que minha confusão será resolvida nos próximos volumes da trilogia.
    Sou completamente apaixonada por essa capa, reflete tão bem o enredo do livro. E o quanto é inovador? Adorei!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  35. A princípio eu não tinha me interessado porque achei que era uma fantasia comum, mas falou em conto de fadas já me despertou interesse. Adoro quando rola essa intertextualidade, ainda mais com filhos dos personagens que já conhecemos tão bem. Acabei pedindo outro à Gutenberg, mas achei bem bacana esse também.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  36. Olá Ana,
    nossa eu não imaginava que o livro trazia uma historia assim, cativadora. Eu simplesmente me encantei pela historia, pois ela reconta de um jeito diferente os contos de fadas, o que marcou e muito infância, e sempre quando a uma leitura assim eu procuro por ela e logo começo a minha jornada pela historia.
    E esta em questão realmente me chamou e muito a atenção, gostei do titulo Escola do bem e do mal, ode eles formam os vilões e princesas do mundo encantado :D
    Com toda certeza vou procurar pelo meu livro, mas como você disse ser uma trilogia, vou esperar um pouco para que lancem os próximos, pois não gosto de começar algo e ter que esperar os próximos. hahaha
    Adorei a resenha, e amei os quotes.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  37. vcs sabem quando sera lançado o proximo no brasil ?

    ResponderExcluir
  38. Esse livro é maravis!!!
    Fiz um vídeo sobre ele também

    https://www.youtube.com/watch?v=MOUHIqAnTS8&

    Comigo aconteceu o mesmo que com vc... Recebi o livro e demorei para ler por conta da faculdade e depois demorei mais ainda pra gravar o vídeo... Mas deu tudo certo. Estou roendo as unhas aguardando pelo novo =)

    ResponderExcluir
  39. Li esse livro milhões de vezes!!! Adoro contos de Fadas e é incrível como nunca me canso da história. Os outros 2 "Uma mundo sem principes" e "infelizes para sempre" é a perfeição da vilania dos contos de fadas! kkkk <3

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com