[Livros] Petaluma - Tiago Velasco


Oi vocês, 

   Estou bem feliz, meu contrato no estágio foi renovado, como estou na assessoria agora, cada dia eu trabalho mais e aprendo mais sobre essa área e é muito legal, queria dividir essa felicidade com vocês.
   Lembra que eu fui convidada pela Oasys Cultural para ler Petaluma do Tiago Velasco? Então, eu devorei o livro em uma noite (tá, duas... Parei pra assistir MasterChef) e hoje trago a resenha do livro para vocês.

Petaluma


Título Original: Petaluma
Autor: Tiago Velasco
Editora:  Oito e Meio
Páginas: 106 
Sinopse: Nove contos conduzidos pela ideia da identidade, marcados pelo cinismo e por uma escrita enxuta, dão forma a Petaluma, segundo livro de contos do escritor carioca Tiago Velasco. Um jornalista é designado a escrever o obituário do próprio pai e, enquanto escreve, reflete sobre o homem real e o idealizado. Um carioca cansado do Rio de Janeiro começa a falar espanhol, se muda para a Argentina e volta a falar português: é estrangeiro em qualquer parte. Um restaurante longe do Brasil reúne expatriados que falam um idioma, o petalumish, que mistura vários outros e que permite que todos se entendam. Assim, Velasco constrói as narrativas de seus personagens: entre a perda e a busca, nem sempre bem-sucedida, todos procuram um lugar para si no mundo.

    Petaluma é uma junção de 9 contos com seu tema principal sendo a identidade, todos narrados de uma forma marcante e diferente. Vou falar um pouco de cada um dos contos, de uma forma bem resumida e sem spoilers.
  Em "Em Pedaços" conhecemos Carlos que acorda de um coma, não se lembra de quem é e sai de sua cama no hospital, vagando pelas ruas tentando encontrar sua casa/família, ele não se recorda de nada, somente pequenos flashs.
  "A Morta de São José" conta a história de uma desconhecida que morre na rua de uma cidade pequena. As autoridades formam uma comissão para descobrir a identidade da jovem, enquanto o corpo dela se decompõe empesteando a cidade com o cheiro de podridão e moscas.
  Em "Estrangeiro" conhecemos João, nascido e criado no Rio de Janeiro mas só se comunica em espanhol e quando chega na Argentina fala o bom e velho português. Uma ótima critica aos cariocas - e não somente a eles, creio que a todos os brasileiros - que tratam melhor os estrangeiros que o seu próprio povo.
  "Ernesto/Andrezza", conta a vida de Ernesto, um travesti que sonha encontrar seu "Brad Pitt". Tem um final que não sei explicar... É algo surpreendente e incrível. Nossa, esse conto não sai da minha cabeça... (e eu não posso contar spoiler)
  Em "Obituário" conta a história do filho jornalista que tem a chance de escrever seu primeiro texto grande no jornal, o obituário do seu pai de quem guarda um rancor antigo. Enquanto o filho escreve vai percebendo que é muito parecido com o pai.
  Em "...a dois" um casal comemora seus quarenta anos de casados e uma noite acorda "colados", enquanto esperam o médico da família retornar da viagem, eles começam a valorizar o tempo que passam juntos, retomando atitudes do começo do casamento, ao logo dos dias, eles que no começo estavam unidos pelo dedo mindinho, com o tempo não se distinguiam mais. Sendo necessária a intervenção do filho para uma cirurgia de emergência.

Espelho
- Por que você me ama?
- Porque você me ama!

   "Reflexo", conta a história de um personagem que foi demitido do trabalho em crise existencial, que se livra de todas as obrigações impostas a ele, vivendo da sua maneira. Depois de um tempo, seguiu finalmente o conselho de sua mulher e foi em busca de um tratamento, conseguiu um emprego, voltou a sua rotina e percebeu ao se olhar no espelho que era idêntico a todos os outros homens que andam pelas ruas.
   E o conto de que dá nome ao livro, "Petaluma" é o na minha opinião o mais pessoal e o que mais me prendeu. Conta o sentimento de um estrangeiro, fazendo intercambio em um local desconhecido, sendo "busboy" (um tipo de garçom) para poder ter dinheiro, querendo terminar a faculdade. Dez anos depois ele vê que Petaluma foi uma reunião das suas próprias neuroses.
   Terminei o livro um pouco perturbada, mas de uma forma boa. Queria mais, os contos são bem escritos, de uma forma original que nos prende e faz refletir sobre nossa própria identidade. Acho que isso me deixou com o esse sentimento de "perturbação". A diagramação é boa e simples (do jeito que eu gosto), letras em um tamanho ótimo, folha grossinha e amarelada. Gostei muito da leitura e espero ler mais do Tiago, gostei muito da forma como o autor mexeu com meus sentimentos.

Você encontra mais do Tiago Velasco em: http://tiagovelasco.wordpress.com/

  Agradeço a Oasys Cultural pela oportunidade de leitura, como sempre, incrível. E vocês já leram?

Beijinhos,


41 comentários

  1. Não o conhecia adorei saber mais sobre ele!
    Estou indo visitar o site dele!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tbm não conhecia esse haha parece ser legaal!
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela renovação =D .. sobre o livro, adoro contos e quero ler sim =D

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parabéns pela renovação! Você me orgulha a cada dia!
    Quanto ao livro, mais uma vez conheci através de ti, e de todos os contos o que mais me chamou a atenção foi Estrangeiro.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que quando você terminou o livro ficou olhando pro nada e pensando no sentido da vida.. hahaha
    Gosto de livros assim, que tem mais de um propósito e tem um significado diferente pra cada pessoa que lê.

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha visto nenhuma resenha deste livro. Parece bom. E parabéns pela renovação do seu estágio. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    PARABÉNS pela renovação! Você merece!
    Não li e não conhecia. Gostei bastante da premissa!
    Vou adicionar a minha lista!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii eu ja tinha recebido esse link para entrar no site, uma amiga fã me mandou mais ainda não entrei rs você reforçou e to indo la agora.
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Fiquei muito interessada em ler Petaluma, os contos tem temas muito interessantes e que despertaram um grande interesse em mim. E faz um bom tempo que não leio um bom livro de contos então estou meio que a procura de algum legal para ler :).

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Não conhecia o livro, mas pelas prévias que você deu, eu fiquei muito curiosa para ler. Os que mais me chamaram a atenção foi "Em pedaços" e "Ernesto/Andrezza", ficou curiosa sobre o final kkk
    Ah, parabéns pela renovação do estágio \o/

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Você trabalha em assessoria? Que legal, eu também!

    Então.. nao conhecia nem autor nem livro, mas as histórias relatadas me deixaram curiosa. O homem escrever o obituário do pai, um brasileiro falando espanhol.... gosto dessas coisas com pitacos psicológicos

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro
    muito legal as historias, amo contos!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela renovação, Ana. Não conhecia o livro, nem o autor, mas gostei muito da premissa do livro, é o tipo de livro que eu adoro, dica já está anotada. Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não conhecia mais pela sua resenha parece ser um livro reflexivo, mais parece ser interessante mesmo não sendo um tipo de livro que goste. Pelo menos você gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ari, tudo bom?!

    Parabéns pela renovação do seu contrato!! Preciso ler mais livros de conto, sério mesmo. Ainda não conhecia esse autor, mas fiquei curiosa para saber mais sobre ele. Uma pena que o blog não esteja atualizado desde maio. Enfim, gostei bastante das suas considerações de cada conto e o que mais me chamou atenção foi "A Morta de São José" e "Petaluma". Parabéns pela resenha do livro.

    Beijos, Rob.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Me interessei pelo livro, até porque eu gosto bastante de contos :D
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela renovação no estágio. Sobre o livro fiquei interessada, só apaixonada por contos e fiquei interessada mesmo. Gostei de saber que ele é bem escrito, e que fez você repensar sua identidade. Gosto de livros assim, que nos faça repensar nossos valores.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Parecem histórias bem interessantes :D
    Parabéns pela resenha :)

    xo,
    Dressa
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Não gosto muito de livros de contos, mas fiquei interessada nesse.
    Curiosa com o final de Ernesto/Andrezza, haha.
    construindoestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, então a sua serviu para elucidar alguns pontos ainda obscuros sobre a obra.
    O que posso dizer é que adorei a resenha e quero ler esse livro.
    Adoro contos e achei bem diferentes as premissas abordadas pelo autor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Primeiramente, meus parabéns!
    Eu não sou fã de contos, mas pela primeira vez um post sobre eles me fez ficar curiosa e agora pretendo ler, espero que eu goste tanto quanto você flor... Vou pesquisar mais para saber. Adoro textos que deixam uma reflexão, que exige do leitor mais do que simplesmente ler algo.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Conheci o livro aqui no blog fiquei bem curiosa, pois estou numa fase de leituras de contos e estu amando! Bom eu fiquei muito cuirosacom o conto "a dois" e Petaluma foram os dois que mais me chamaram atenção.

    Mayla

    ResponderExcluir
  24. Oiii =D
    Adorei essas mini resenhas dos contos =D
    Fiquei bem curiosa para ler alguns. Eles parecem ser bem interessantes
    Parabéns por essa leitura agradável
    Beijooo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nunca ouvi falar sobre o livro e agora está na minha listinha de desejos! Adorei o conto sobre o intercambista! *-* Volto aqui depois de ler hahahaha

    http://sabetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas com certeza fiquei curiosa e querendo ler depois da sua resenha, ao que parece é um livro um tanto quanto irreverente.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Gostei da resenha.
    Parece ser bem interessante,
    amei o blog estou seguindo, se puder
    retribuir ficarei muito feliz...

    hihi ><
    http://mid-nightt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha não conhecia amo livros que da pra ler rápido e que seja bom! bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
  29. De um primeiro momento e sendo livro de contos, um gênero que não gosto muito, não tinha me interessado, mas lendo mais sobre os contos em si, achei que deve ser bem bacana. Acho que leria sim. E parabéns pela renovação do estagio hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. ótima postagem, não conhecia o autor ainda.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. MasterChef *------*
    Eu não curto muito livros de contos porque sempre quero saber mais e mais da história.. pelo pouco que você contou, fiquei bem curiosa com os dois e obituário. parecem trazer boas reflexões =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  32. Olha, não curto muito livros de contos, mas achei alguns tão interessantes que se tiver oportunidade vou ler o livro sim! Adorei o do casal que fica "colado", o do filho que vai escrever o obituário e o do cara que acorda do coma. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  33. Bem bacana a resenha, gosto desse tipo de livro. Fiquei curioso pra conhecer as histórias.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá

    Não me lembro de já ter visto o livro por aí, mas confesso que fiquei bem interessado por ele. Eu adoro contos e a temática de todos eles me atraiu bastante. Achei interessante as tramas de cada um e eu certamente leria se tivesse a oportunidade. Já que devorou, acredito que eu faria o mesmo!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  35. gosto bastante de livros de contos, esse ainda nao conhecia

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  36. OLA Ani que bom que curtiu a leitura , gostei da temática dos contos. Deixa eu colocar um pouco minha lista de leitura em dia que irei ler esse também. Beijos e sucesso ao autor.

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Ana, tudo bem? Parabéns pela renovação do contrato do estágio, e que legal que você está feliz!!

    Bom, adorei a sua resenha... realmente fazer uma resenha de livros de contos é um pouco mais díficil, pq a gente tem que dar um apanhado de todos os contos, mas sem falar demais para não soltar spoiler e não ficar grande demais. Achei bem legal os contos, e adorei o tema retratado, e das formas como foi. Me interessei por todos eles, mas acho que os que mais me chamaram a atenção foram "Em Pedaços", "Estrangeiro" e "Obituário". Achei interessante essa sensação que você teve ao terminar o livro, é bom quando isso acontece.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  38. Oi, Ana! Não li e não sei se leria. Gosto de contos, e esses até parecem legais, mas creio que eu iria ficar com o mesmo sentimento de querer mais que vc teve.Os temas são interessantes, e gostei de saber que a escrita é envolvente. Quem sabe um romance do Tiago pra eu ler...
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  39. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas adoro livros de contos e/ou crônicas. Acredito que trabalhar com a identidade é sempre um bom tema para os escritos. Adoro livros que nos envolve e aproxima através de sua escrita e lendo essas reviews de cada conto, eu adoraria ler Obituário. Imagino o choque do personagem ao se deparar tão próximo de um pai que ele guarda certo rancor! Bem delicado e interessante!
    Parabéns pelo contrato renovado \ô/

    Abraço
    Adriano G.
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com