#EC&Mimimi: Comentários



Oi vocês,

                Primeiro Entre Chocolates & Mimimi aqui no blog. Como eu expliquei, essa coluna – como o próprio nome sugere – é para eu colocar meu ponto de vista sobre qualquer tema que eu veja aqui na blogosfera. E o tema de hoje é: 


Comentários. 



                Olha toda vez que eu recebo um comentário ruim, eu tenho vontade de chutar a cara da pessoa, então pegue uma xícara de café, ou chá, ou Coca-Cola, ou qualquer coisa que você queira e venha entender o por que.
                Primeiramente eu preciso confessar que já fiz muito comentário “lixo” por aí e agradeço a todos que me puxaram a orelha para que eu melhore isso. Então eu não me excluo do post de hoje. Vamos lá...
                Quando você faz um post independentemente de ser uma resenha literária ou sobre produtos, ou ser um post do look do dia, unhas da semana, enfim, qualquer tema que você escolha, eu acredito que você perca um bom tempo programando seus posts, pensando no que vai ao ar, selecionando fotos... No caso da resenha, você tem que ler o livro – básico né? – pensar em escrever sem soltar spoiler, escrever, escrever e escrever. Alias, acho que esse é objetivo de um blog, escrever. Para postar só fotos existem outras redes sociais. Daí depois que você perde horas para fazer seu post, coloca ele no ar. Eu vou usar o meu – óbvio – como exemplo. O Entre Chocolates e Músicas é um blog literário, quando eu posto uma resenha eu deduzo que os leitores vão comentar sobre ela, mas infelizmente isso não acontece.
                Eu não sei vocês, mas eu não costumo visitar blogs que não tem nada a ver com o que eu procuro um exemplo: muito difícil eu ir atrás de blogs de moda... Não entendo nada sobre tendências, não gosto muito do assunto (existem poucos que eu visito, mas eles não falam só de moda outros assuntos estão envolvidos), mas tem algumas pessoas que vem até aqui – um blog literário – NÃO LÊ a resenha e diz: “Não tenho o costume de ler”. Juro que não consigo entender, gente o que mais tem no mundo são blogs não literários, não precisa visitar o meu atrás que eu “retribua” porque eu não vou sabe?
                Um caso que aconteceu aqui no EC&M, foi em um post da coluna #Conheça, em que uma “blogueira” comentou: “ai amiga, adorei o post, a música é linda”. Bom, o #Conheça é feito pelo Quixote – que abandonou por sinal... – e a essência do post é um texto inspirado em uma música (normalmente de bandas independentes). Ela não foi capaz de ver a foto do blogueiro.
                Eu acho assim, não tá no clima de “retribuir” os comentários, não vem. Sério, é melhor do que fazer comentário ruim. Eu citei lá em cima, nós gastamos tanto tempo escrevendo, pensando, programando para fazer o melhor para os leitores, comentários superficiais só nos desanima. (E o que mais me irrita é ver que pessoas que eu conheço são as piores em fazer comentários. Falam coisas abstratas, sem conteúdo nenhum).
                Como eu disse, eu já fiz muito comentário ruim e eu estou fazendo de tudo para melhorar. Os comentários são o nosso feedback, a partir do momento que você abre o post e clica em comentar, você se compromete a ter lido o post.
                Enfim, eu espero que vocês entendam o meu ponto de vista e comecem a valorizar mais o nosso trabalho. Sempre se coloque no lugar das pessoas, duvido que alguém aqui goste de receber comentários vazios ou apenas divulgações.  Ter um blog é melhorar e crescer a cada dia. Então, que cresçamos juntos (e não me faça querer chutar sua cara). 


Beijinhos,



32 comentários

  1. Seu ponto de vinta está correto! Eu nunca recebi um comentário maldoso, mas já recebi dos tipos, ''adorei teu blog, segue de volta'' como assim e o post? Eu não perguntei se adorou meu blog... mais infelizmente cada dia uma pessoa diz, ah vou ser blogueira, mas não tem o trabalho de se informar o quanto o feio fazer isso, você tem que comentar com carinho, elogiar o post, e tudo mais, não apenas chegar e mandar seguir de volta.

    Escreveu muito bem! Bjos:**

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. No final do post tinha que ter um toque super delicado by Ana né? hahahaahah
    Mas tudo o que você disse é verdade, até cheguei uma vez a não querer mais ficar trocando comentários exatamente por causa disso, mas enquanto eu não acho uma maneira mais eficaz de divulgar o blog o jeito é esse mesmo.
    Algumas vezes não estou muito no clima de retribuir e acabo deixando para o dia seguinte, porque odeio receber esses comentários do tipo "adorei o texto", não costumo nem aprovar comentários desse tipo.
    Mas é assim mesmo, já fiz post falando sobre isso também e não faço questão de comentários assim, não me importo com número a esse ponto, mas parece que algumas pessoas simplesmente não ligam e continuam a comentar merdas.
    Talvez seu post ajude tanto o seu blog, quanto o de outras pessoas.

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Ana, adorei o seu post, a coluna, tu-di-nho!
    É tipo um daqueles posts desabafo, né? hahahaha
    Eu tenho um para fazer, que está entalado dentro de mim, só estou esperando o momento - ou ter tempo, sei lá, hahaha!
    Tinha uma blogueira - sem nomes :x - que visitava o meu blog e comentava coisas como "Legal, adorei" e eu ficava fula da vida. Toda vez que eu passava no blog dela eu escrevia exatamente o que ela tinha escrito para mim e aí um belo dia ela despertou para a realidade e parou de visitar o NTC. Não tem um ditado que diz "ou soma ou some"? Então, estou de acordo.
    Acho que o seu post além de permitir a você um desabafo, pode acabar dando um toque para tantas outras pessoas. Assim espero, ao menos.
    E sobre o Quixote... Ele abandonou a coluna ou o blog? hm :(

    Acho que é isso, Ana. Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Gostei da nova coluna. Tem horas que precisamos dessas postagens para desabafar. Quanto ao assunto, o pior é o famoso to te seguindo, segue de volta? E o pior é que você vai olhar e a pessoa não está te seguindo nada. Além de deixar um comentário besta desse, ainda mente. Mas fazer o que nós blogueiros temos que conviver com esse tipo de coisas hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Adorei! No fundo, eu acho inutil divulgar nossos blogs comentando em outros, porque no final das contas, todas querem seu próprio reconhecimento, sem se importar com o outro
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Concordo com o que você diz! Não sou a mais indicada pra falar de comentários porque os meus não são aquela coisa "nossa que maravilha" mas tento ser simples e sucinta. Melhor escrever uma frase bonita mas que tenha a ver com o texto do que um texto enorme e sem nexo com o post. Enfim, evito a fadiga não visitando blogs de moda, sou um zero a esquerda nisso.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente não sou fã dos comentários simples, dá a impressão de que a pessoa não leu, ou leu o primeiro e ultimo paragrafo. Acho que as pessoas deveriam se aproximar mais das blogueiras. Deixar suas opiniões e não apenas concordar ou discordar.
      Cada um segue uma verdade ;)

      Excluir
  7. Entendo bem pelo que você passa. As vezes aparece alguém que não lê e fica dizendo que gostou da foto. Para os que não gostam de ler deveriam visitar o instagram. E como costumo ler super rápido, não tenho problemas com posts longos e leio sempre até o final. Mas é uma pena que nem todo mundo é assim. Só querem deixar o link do blog pra fazer divulgação. Os únicos blogs que não gosto são os que tem só fotos, do tipo só look, sem nenhuma letra e já vi muitos blogs assim. Avisa para o Quixote voltar porque ele escreve super bem e esta muito "sumido". Bjus!

    ResponderExcluir
  8. sabe uma coisa q eu acho super escrota? tipo a blogueira (o) passo o dia comentando no seu blog e tipo ainda briga com vc pq vc n retribui e comenta no dela, nesse caso vc só visita o que vc quer. ai tu vai ler os comentários da pessoa e parece q ela n leu nada do que vc escreveu. (caso que vi esses dias rolando num blog), mas fazer escândalo a pessoa quer.
    sabe eu n faço comentário escroto, mas comento o necessário pq eu sou meio nojenta pra comentar e quando comento e aponto os erros ninguem gosta, mas tem q ser assim cara pq ficar lendo porcaria tbm n dá, mas o lance tbm é saber escrever. pq ninguém sabe chamar atenção de forma legal, tem q ser babaca com os outros ai acaba com tudo.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow nem escrevi que concordo com algumas coisas no seu ponto de vista.

      Excluir
  9. Oláaa :)
    Olha, comentários acho que é um tópico delicado, mas que quase todos os blogueiros passam por algum momento ou evento desnecessário e super sem sentido. Não ligue se ocorrer novamente, sei lá, as pessoas comentam lixo quando querem fazer algo forçadamente, quando cansaram. Ou quando querem fazer gracinhas mesmo! Beijããão


    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani! Menina, eu ainda não tinha visitado o seu blog depois da mudança e quase não reconheci, já ia achar que alguém tinha roubado o seu nome HAHAH Enfim... Realmente, é muito chato receber comentários superficiais nos posts, mas acho que infelizmente estamos sujeitos a isso. Confesso que eu também já fiz muito comentário lixo (mas acho que nunca um só "legal a resenha") por preguiça de pensar em escrever algo decente. :(
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  11. Concordo com várias coisas que você disse, muitas vezes é bem nítido quando alguém comenta sem ter lido nada mais do que o título do post. Também já fiz comentários ruins na época em que estava começando, acho que isso acontece com a maioria, afinal errar é humano (só que persistir nos erros é burrice). Então acho que depois que já se sabe disso, um pouco de bom senso faz bem. Enfim, é necessário ter paciência com isso quando se tem um blog, pois sempre haverá os famosos "Adorei seu blog, me segue de volta?". E suas variações.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É muito isso e pior que ainda tem vezes que mandam só falando sobre o blog delas e pedindo para seguir. E realmente dedicamos tanto tempo para fazer um post que sinceramente não merecemos isso. Eu sou a favor de deixar o link no final, porque ai a pessoa pode ter a curiosidade de ir te visitar, agora ficar implorando? é muuito chato.
    emilesantiago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Ani, tudo????
    Adorei sua resenha, adicionei na lista.
    Beijooos e tem post novo confere lá



    KKKKK. Tô brincando.
    Menina, amei sua postagem. Aliás, amei a sua coluna. Eu já tinha te dito isso né? Eu sou a pessoa mais mimizenta do mundo e mais cricri, então evito esse tipo de postagem lá no blog. Mas confesso que não tenho muito problemas com isso. Isso não é tão comum lá no PE e quando é , eu já corto relações. hahahha. Já cansei de deixar de acompanhar blogs por causa disso. Comentários vazios e que mostram que a pessoa nem leu não dá né?
    Eu confesso que existem posts que atraem mais e outros menos. E tem alguns, que é praticamente impossível ter algo para comentar. Tipo, a postagem da União dos autores. Eu adoro, adoro mesmo a União. Participo como blogueira e como autora, mas é difícil comentar sobre sabe? Mas tem postagens que dá uma outra postagem, ahha e a pessoa comenta: te segui, me segue de volta. Ah vá né? Ninguém merece. hahaha
    Eu sou daquele tipo que comenta muito. Só não comento muito se eu não concordo com nada, dai fico meio assim, hahah. Mas as vezes eu critico, tri de boa assim, super calma do jeitinho que você sabe que eu sou né? kkk
    Faça mais postagens dessa coluna. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. kkk entendo o que você quer dizer, maioria de nós blogueiros passamos pela mesma coisa algum dia. Concordo com você, hoje mesmo eu vi um comentário que fiquei tipo ´tá, legal" porque não tem base alguma, e sabe, realmente as vezes a pessoa nunca leu o livro, então não tem muito o que dizer, ainda mais quando é outro volume de alguma série, mas não custa nada chegar e dar uma lida, tentar pegar os pontos mais importantes né? A gente se dedica um monte pra receber um 'muito boa sua resenha' só, e isso desanima bastante. Mas né, essas são as pessoas também que não duram muito no blog kkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Cavaleiro Fantasma", vem conferir!

    ResponderExcluir
  15. Disse tudo, Ana! É bem assim mesmo.
    Tem gente que comenta que você nota mesmo que leu o post, que se interessou, que quer interagir com você. Já tem outras que falam cada besteira que eu me pergunto como uma pessoa tem uma cara de pau dessas.
    Uma vez eu tinha feito uma postagem de batom, e a pessoa comentou ''Amei a cor do esmalte''. Me pergunto se era o esmalte que eu estava usando ao digitar a postagem e ela deduziu, sqn.
    Eu só entro em blogs que me interessam e acho legal. E qnd eu vejo aqueles comentários 'sem noção' de algumas pessoas (gente que só está atrás de números, mtas vezes) eu nem ligo, sabe?! Simplesmente ignoro... A gente dá aquilo que quer receber, não é?! Uma pessoa assim se faz perder. Qnd eu vejo um comentário assim nem ligo, de vdd. Sabe pq? Igual o Hangover at 16 disse aí acima ''essas pessoas também não duram muito no blog''.

    Enfim... kkkk

    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/
    ps. Realmente adorei demais esse seu novo layout <3

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana! Super concordo contigo! Tem vezes que eu recebo uns comentários meio curtos, mas todos até então tem relação com o que falo! Mas esse comentário que você relatou foi meio tenso! kkkk Eu sempre tento fazer um comentário bacana, até porque gosto de receber comentários assim! Esses comentários nos estimulam mais, né? Enfim, adorei a coluna e gostei de ver você "botando a boca no trombone"! kkk Já estou ansioso para os próximos textos! :3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu havia escrito um super comentário sobre comentários rsrsrs😊 Mas se perdeu. Então, eu também já cometi vários deslizes por aí. Mas agora me entrego mesmo aos textos que leio, por saber que trabalhoso escrever uma resenha.
    Mas eu queria ressaltar uma questão. Eu leio resenhas de séries de tv, mas quase não comento no blog que sigo. No entanto, às vezes, sinto vontade de parabenizar o autor e somente dizer que aquele texto é muito bom. Sabe, não sei se você me entende.
    Mas acho que seu post é mais derecionado para outros blogueiros que só querem ter audiência sem ter muito esforço ( legal teu post! Estou te seguindo. Me segue de volta). Isso realmente incomoda. Mas queria dizer que há esse outro leitor mais contemplativo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ani lindona entendo seu lado, outro dia recebi um comentário tão maldoso que fiquei chateada, e confesso que os comentários devem ter conteúdo, fazemos nosso cantinho com enorme carinho, mas levamos tempo, ai vem a pessoa escreve gostei de seu blog me segue, pelo amor eu apago. Vamos comentar com conteúdo por favor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Ana, tenho que admitir que as vezes faço comentários mais fracos e não porque eu não li a postagem ou só quero a retribuição do comentário e sim porque as vezes não sei bem oque escrever, mas quero mostrar que gostei da postagem. Diferente de comentários fracos ou curtos tem os que são nada a vê como o que você citou de comentar em um blog literário que não gosta de ler ou só fazer uma divulgação e esse também me irritam bastantes...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani, tudo bem?

    É realmente frustante quando recebemos comentários assim, também já recebi uma comentário numa resenha de uma blogueira dizendo que não gosta de ler. Bem, além dos blogs literários que visito também gosto de visitar de outras temas, como de música, filmes e essas coisas. Sei o quanto dedicamos a uma postagem, uma resenha mesmo eu demoro vários dias para fazer e quando recebemos esse tipo de comentários que não está de acordo com o conteúdo é horrível. Sempre que comento eu tento me expressar da melhor forma, ler toda a postagem e dar minha opinião. Quando uma postagem me chama a atenção eu sempre comento mais, em outras só mais direta. Belo post.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana, tudo bem?? Nossa, já começou a coluna com um assunto polêmico ein!!

    Enfim, concordo com você em tudo!! É muito chato a gente fazer um post, pensar no que escrever, e se preocupar em levar um conteúdo legal aos seus leitores e vem sempre alguém que nem se dá ao trabalho de ler o post e comenta algo nada a ver. Se não tiver algo decente a comentar, simplesmente não comenta. Acho, além de tudo, uma falta de respeito, e a pessoa que faz isso aposto que não gosta de receber um comentário superficial. Não recebemos remuneração pelo nosso trabalho como blogueira (bem, alguns recebem) então, o que pedimos em troca são leitores atenciosos e no mínimo comentários decentes. Enfim, existem assuntos que não nos interessa, e até em blogs literários, isso acontece, mas pelo menos devemos comentar alguma coisa útil para valorizar o trabalho que a pessoa teve em postar.

    Adorei o post e é sempre um assunto que gera polêmica!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  22. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    Vamos lá!!!!! Esse assunto é tão difícil não é mesmo? Todo mundo reclama, mas não adianta muito, cada um é cada um, não temos como mudar o comportamento do outro. Concordo com você, fazer uma postagem dá muito trabalho. Confesso que eu me preocupo mais com os comentários ofensivos, os que não são construtivos, por isso coloquei moderação nos meus. Até hoje, só tive dois assim e apaguei.
    Você sabe que gosto dessa coluna, sempre acompanho a da Kel e agora vou acompanhar a sua também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Vou te falar, viu, o tanto de "adorei a resenha" que recebo em post de divulgação, ou de "adorei a sinopse" (só isso e nada mais) que recebo em post de resenha... como os comentários no blog são moderados, simplesmente excluo essas coisas e pronto. Mas que é triste ver nosso trabalho desvalorizado assim, é. E realmente, a pessoa acessar um blog literário só pra dizer que não costuma ler é o fim. Gostei muito da postagem.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani,

    Seu post é um desabafo e um alerta e achei muito interessante porque você deu voz a/aos blogueiros no sentido de que recebemos muitos comentários ruins, às vezes me dá nos nervos e perco a vontade de comentar com qualidade o post da pessoa. Mas este post também serve de alerta para prestarmos mais atenção e nos dedicarmos mais aos comentários que elaboramos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ani!
    Essa questão dos comentários, é bem chato mesmo. Eu também fico revoltado com alguns comentários que deixam. Montamos um post com tanto carinho e cuidado, pesquisamos, elaboramos e a pessoa vem e deixa um comentário bosta, ou então nem lê o post e fala coisa que nem tem nada a ver.
    Nossa! Eu fico pra morrer também! Acho muito chato isso, se não quer ler, nem comentar, não é obrigada, mas já que vai comentar, faz direito, né!?
    To contigo nessa!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  26. Ani, otimo post. Pelo visto você se inspirou na Kel em todos os sentidos, porque já começou com assunto bombastico hahaha.
    Da uma raiva sem tamanho quando você leva horas, dias preparando aquele post super legal e a pessoa faz qualquer comentário. Pior é quando ela demostra que não leu nadinha. Já vi resenha onde eu criticava o livro e o santo ainda vinha dizendo 'sua resenha tão foi boa que me deu vontade de ler.'
    Tipo, sério? Eu critiquei até a cueca do autor ¬¬
    Eu sou a favor de só retribuir se você estiver com paciência de fazer isso. é melhor para todos!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  27. Eu entendo seu ponto de vista me senti até mal porque as vezes eu faço comentários super ruins e vazios as vezes mas não porque eu não leio o post mas sim porque estou pelo celular e fica muito ruim comentar por isso que acabei sumindo daqui por hns tempos.
    eu sempre tento melhorar e fazer comentários construtivos,mas as vezes não consigo....as vezes a mente trava.
    Gosto muito do seu blog e curto ler as entrevistas e resenhas....você é uma blogueira maravilhosa e adoro vir aqui . peço desculpas se algum dia fiz um comentário ruim.
    bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que isso acontece, como eu mesmo disse no post, até eu já fiz comentários ruins, acho que isso é meio normal, temos que estar crescendo sempre juntos. A tendencia é sempre melhorar ;D

      Excluir
  28. Esse lance de comentários é complicado. Parece que muita gente que comenta vem só pra divulgar o blog deles, e não tá nem aí para o que você escrever. Esse caso que você comentou, de trocarem o sexo, já aconteceu comigo também. E olha que o blog sempre foi meu, e nunca outra pessoa postou lá!

    Mas o jeito é só ignorar esses aí.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  29. Olá... flor, passo por isso direto, foi por esse motivo que coloquei moderação no meu blog... comentários assim eu simplesmente excluo... principalmente quando vem "Nossa que resenha legal, te seguindo retribui?" Ou quando a postagem é feita pela outra resenhista e no final do post tem essa informação e a pessoa fala como se tivesse falando comigo, poxa a resenhista fica meio chateada... mas enfim... eu não me incomodo mais simplesmente excluo e pronto... Eu tento sempre dar o melhor de mim nos meus comentários... mesmo quando chego cansada em casada em casa e tenho que comentar eu leio tudo.... e comento... é o mínimo...que posso fazer... mas essa é uma discussão interminável.... sempre tem os folgados... infelizmente... Xero!!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com