#Mapas do Acaso: Saudade.

      
     

  Hey Lovers! Hoje aqui no cantinho reservado pelo EC&M falarei sobre saudade, e talvez você que esteja aqui me acompanhando e lendo meus textos se identifique. Espero que o meu amor pelas palavras percorra qualquer distancia até atingir seu coração ♥


Saudade

      Uma coisa pode-se ter certeza: A distância pode sim causar a saudade, mas ela nunca causará o esquecimento. A saudade tem vários significados, ora pode ser uma solidão que te faz sentir a falta do que tinha – ou até do que tem, ou então saudades que te proporcionam alegrias a cada lembrança.

     Em meu caso, e acredito que seja o de muita gente, na maioria das vezes são solidões, vontades de voltar atrás e consertar orgulhos mal resolvidos. A saudade tomou conta de tudo que construímos e com toda certeza veio pra ficar. Lápis e papel em mãos sempre foram meus verdadeiros cúmplices, deixavam meu orgulho de lado por alguns meros segundos, os pensamentos nas desculpas que eu poderia formular, mas continuo achando que se as mesmas desculpas viessem à tona quando antes os problemas poderiam ser consertados, nada teria graça, pois tudo tem seu tempo.

    Esse tipo de acontecimento me despertou essa tal saudade, - Ah, a saudade (...), e modéstia parte eu superei, nós todos somos capazes de superar. Talvez as ruas movimentadas façam-te lembrar de algo, musicas podem lembrar a doçura das amizades que conquistamos. Aprendi que ninguém é melhor do que ninguém e que todo mundo tem seu valor.

    Como bem disse Martha Medeiros, ‘’trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é a saudade’’.

   Nossa vida é recheada de planejamentos que talvez nunca deem certo – Projetos incertos, planos jogados para trás. Pra ser sincera eu gosto do presente, pois como diz um velho ditado: ‘’O futuro a Deus pertence’’.

Você consegue dizer quantas vezes sente saudade por dia? 


Um super beijo no coração de cada um!


31 comentários

  1. Oii
    Sinto saudade de pessoas, momentos, sentimentos, coisas...
    Mas esse é um sentimento que dificilmente vai ser esquecido. Então aprendi a conviver com ele. Não o rejeito, mas o acolho como um velho conhecido.

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    A saudade é inevitável, assim como a morte. Eu gostaria de não sentir saudade, porque ela é triste e atrapalha a nossa vida.... Enfim, o que passou passou... E foram tantas coisas!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Saudade vai fazer sempre parte da nossa vida, seja pelas pessoas que já passaram, pelas pessoas que vão passar e até mesmo objetos ou sensações sentidas.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto Ana. Quem não sente saudades? Eu tenho muitas saudades do tempo que já foi, saudades de quem está longe, e até de algo que nunca aconteceu hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, que texto maravilhoso, parabéns! Você se expressou muito bem nele, e eu me identifiquei demais, saudade com certeza é a pior dor que existe, não tem uma dor de cabeça ou um machucado exposto que doa mais do que a saudade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo joia?
    Eu acabo lidando constantemente com a danada da saudade, ela te pega de jeito as vezes viu, e de fato o futuro a Deus pertence, eu busco tentar deixar meus planos e minha vida nas mãos do pai, e seja o que ele quiser;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. ah saudade... pra mim um dos sentimentos mais doidos que existem, sinto mt saudade do que já passou e as vezes até do que ainda nao veio :/

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, :)

    Acho que sentir saudade sempre vai fazer parte da nossa vida; saudade de pessoas e de momentos... mas, como dizem, isso significa que o passado valeu a pena não é?
    Pelo menos, acho melhor pensar assim! haha

    Mas é infinitamente trite essa solidão que vem com a saudade que só pode ser curada por aquilo que não volta tão cedo... :/

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ah que belo texto... as vezes não gosto de me permitir sentir saudades. Ok, maioria das vezes e desde sempre, porque não é algo que minha pessoa goste de sentir. Maaaaaaaaaas... quem nunca desmorona um pouco né? Sentir saudades de momentos e pessoas especificas é bom sim.

    xx Carol - Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  10. A saudade é um sentimento que machuca muito. Mas se existe uma saudade é porque um dia houve momentos felizes. Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Saudade às vezes incomoda, mas também pode ser um sentimento necessário.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii. Sinto saudade o tempo todo e de tudo! Do meu pai que faleceu, dos amigos que fiz durante os anos e que se distanciaram, dos mais variados momentos e de quando tudo parecia ser bem mais simples.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  13. Acho que discordo com a Martha, se foi embora não era p ser, se teve saudade teve um sentimento, porém como todas essas coisas, uma hora passa.
    Pode doer mais passa.

    Desculpa pela demora.
    Beijinhos =*
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que saudade dói sim. E, ao contrário da Pamela, acho que esse pensamento de saudade atrelado ao amor entre homem e mulher muito reduzida. Sinto saudades do meu avô, e nunca vai passar. Às vezes lembro momentos alegres, mas a maioria das vezes gostaria de que ele estivesse aqui. Enfim... saudade é um sentimento bom e ruim, mas que de fato nunca some.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. TIPO: Martha Medeiros. Martha é amor. Martha é minha diva literária brasileira <3 sééério!

    saudade doi sim. Mas saudade significa que algo foi bom, saudade significa que algo foi feito certo. Não é bom senti-la com pesar, confesso... mas isso serve de trabalho e crescimento pessoal pra cada um.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Saudade é um sentimento bom que todo mundo tem, seja em relação a algo ou alguém, uma lembrança, um acontecimento... Podemos sentir saudade de tanta coisa, até de nós mesmos quando estávamos passando por determinada fase ou faixa etária.
    É bom sentir saudade. Melhor ainda é quando fazemos algo para suprimi-la, retomando a fazer ou ter aquilo que nos trouxe saudade - pelo menos quando é possível ;)

    Parabéns pelo texto!

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, amei o texto!
    A saudade realmente dói, não tem como evitar. A maior saudade que eu sinto é do meu sobrinho Murilo, que faleceu com apenas seis meses de vida. Mas na maior parte das vezes é aquela saudade boa, de algo que foi maravilhoso e mudou a minha vida. ♥

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  18. Vish.. kk acho que já perdi as contas. Concordo bastante com o seu texto, a saudades é pior que chiclete, gruda e as vezes não tem jeito de ir embora. Acho que todo dia sinto falta de algo do passado, e provavelmente isso não é algo bom, mas por outro lado significa que você viveu momentos felizes que você desejaria repetí-los diariamente. O ruim é que a vida segue, e esses momentos vão ficar pra sempre com você, mas só na sua mente :( mas outros virão, não é? nisso que temos de pensar

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Cidades de Papel", vem conferir!

    ResponderExcluir
  19. Oie Ana
    primeira vez aqui no blog, e me deparo com esse texto maravilhoso. Eu sinto saudade de tanta coisa. Às vezes a saudade é triste, daquele tipo em que me pego pensando em minha tia querida, ou na minha avó que não estão mais aqui. Mas tem dias que a saudade é das boas lembranças, como quando meus filhos eram bebês.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  20. Oieeee :)
    Menina, to aqui curtindo uma "crise de saudades" do meu melhor amigo. Ele foi estudar em Juiz de Fora e a distância entre nós, que antes era de 8 minutos (morávamos pertinho) agora ficou imensa. Mooooorro de saudades dele, mas para minha felicidade nos veremos em julho.
    Saudade dói demais, ahh se dói.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  21. Saudades é um sentimento ruim pra mim, machuca
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana!
    Adorei seu post e a citação de Marta Medeiros, realmente o que mais dói é saudades, e não há remédio que cure (na maioria das vezes)!
    O curioso é que a palavra "saudade" só existe na língua portuguesa e é muito difícil de traduzir. Outras línguas não têm uma palavra específica para designar esse sentimento. Engraçado, né?

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ana! Ah a saudade é uma coisinha tão complicada, né? A gente sofre bastante quando a está sentindo... É uma dor mesclada com boas lembranças (da pessoa), até porque só sentimos falta de quem nos marcou, né? Agora me lembrei de uma poesia da Clarice Freire que diz mais ou menos assim: "Reclamam da existência da saudade. Eu entendo. É uma moça de difícil convivência. Mas, se não fosse ela, quem tomaria o lugar da ausência? Que coisa engraçada é a saudade. Não tem alma nem corpo, textura ou odor. Mas toma o lugar de coisas de carne, cheiro e cor. (...) A saudade é tudo. Só não é indolor." Adorei o texto! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana, que texto lindo. Sinceramente não consigo dizer quantas vezes sinto saudades no dia, pois acho que a saudade está ali presente sempre e as vezes nem sabemos. Sinto saudades de parentes, da infância, de amigos, de pessoas que amo, de situações e talvez até de coisas que não encaro como saudade. Mas por outro lado penso que saudades são lembranças de sentimentos bons e que precisam fazer parte de nossa vida.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Amei o seu texto, saudade é uma coisa que todo mundo sente e quem tem diversas maneiras de sentir né? A pior com certeza é aquela saudade que bate tristeza e solidão junto, mas tem a saudade que deixa aquele sorriso no rosto, e a vontade de viver tudo aquilo de novo.. Essa última é a que eu mais gosto de sentir!

    Adorei mesmo seu texto, parabéns!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana, tudo bem?
    Saudades é algo que realmente machuca e doí as vezes. Mas as vezes também é bom sentir saudades! Eu gosto de as vezes na tranquilidade do meu quarto, me lembrar saudosa de coisas que já aconteceram, de pessoas que já conheci e de momentos que se tornaram importantes.
    Esse é o tipo de saudades de que gosto de sentir, dessas que faz a gente se sentir vivo sabe...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi oi!
    Amei o texto!
    Saudades é uma coisa que não tem como fugir de sentir e que eu sinto todo dia, de várias pessoas e inclusive coisas e momentos, ás vezes é uma saudade boa, mas a ruim também aparece.
    Temos que aprender a conviver né, é difícil, mas....
    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. Olá :)
    Saudade é uma palavra que só existe em português, mas que define tanta coisa né?
    Acho que saudade não é no total uma coisa ruim. É bom sentir saudades, em alguns momentos.
    Adorei seu texto, explanou bem o significado dessa palavra.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  30. The King Casino | Situs Judi Slot Online Terbaik 2021
    Play online Pragmatic Play https://septcasino.com/review/merit-casino/ Slots at The King Casino - septcasino Member Baru & Terpercaya 2021! novcasino Rating: 98% https://tricktactoe.com/ · ‎240,388 votes

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com