EC&M Entrevista: Babi A. Sette

Oi vocês,

    Essa semana (que começou na terça) o EC&M está participando da Campanha A Promessa da Rosa. Essa campanha nada mais é do que uma semana de divulgação do novo sucesso da Babi A. Sette, nossa parceira.
    É um prazer enorme ajudar a divulgar essa obra e todo o sucesso dessa autora que eu sou fã. A Babi é uma pessoa maravilhosa e sempre que eu puder vou dizer isso. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time de parceiros e a considero MUITO mais do que uma simples parceira.
   A semana vai ficar rolando aqui e na nossa página do Facebook. O post de hoje é a entrevista que fiz com a autora. Confesso que fiquei com invejinha dos outros blogs pois eles receberam em vídeo e eu precisava do texto por causa da revista. Confira a entrevista na integra:



EC&M Entrevista Babi A. Sette

Entre Chocolates & Músicas: De onde surgiu a paixão pela leitura? E quais seus gêneros favoritos?
Babi A. Sette: A minha paixão pela leitura tiveram fases: Até os treze anos eu gostava muito de ler, depois disso vieram àqueles livros que temos que ler por causa do vestibular; fiquei meio traumatizada rs e abandonei a leitura por um tempo. Nessa fase, eu só lia poesias. Me apaixonei pela leitura outra vez há uns cinco anos quando li Harry Potter, Crepúsculo e Cinquenta tons de cinza. Hoje, não fico sem ler. O meu gênero favorito é o romance histórico.

EC&M: Porque você decidiu se tornar escritora?
Babi: Eu estava passando por um momento muito grande de mudanças internas e de autodescoberta. O meu primeiro romance surgiu no máximo dessa fase, eu precisava escrever para tentar me entender, para tentar entender a vida e minhas emoções. Quando terminei de escrever essa história, minha família sabia o que eu estava fazendo; eu praticamente me internei em um quarto durante quatro meses. “Como assim ela está escrevendo um livro?” (rs). O meu marido foi o primeiro a ler, eu não esperava nada disso, eu sempre escrevi para mim em primeiro lugar, e depois dele, outros amigos e parentes pediram para ler e então, todos que liam me incentivaram a publicar. Escrevi o segundo livro e depois o terceiro - Entre o amor e o silêncio - e foi só a partir dele que me senti pronta para tornar esse mundo imaginário, público.

EC&M: Quais suas inspirações enquanto escreve? Você ouve música, rememora algum livro lido, lembra-se de alguma história vivida (sua ou de outra pessoa)…
Babi: Música em primeiro lugar e depois eu sinto que a inspiração vem de tudo; lugares, pessoas, filmes, livros… Costumo dizer que estou sempre trabalhando. Por exemplo: vou viajar, não estou apenas conhecendo lugares, estou olhando tudo com olhos que querem ir para dentro das coisas, dos costumes, das pessoas, dos sons, dos cheiros. Monto diariamente um acervo interno feito pela observação junto com a sensibilidade e a intuição. Busco sempre ir além das aparências de tudo e assim eu acho que encontro minha inspiração

EC&M: Como você faz para criar seus personagens? Inspira-se em algum famoso ou em algum amigo ou parente…
Babi: Eles vêm de algum lugar que poderia existir, talvez até exista e não apenas na minha imaginação rs. Às vezes sinto que eles estão ali, nesse lugar, esperando algum escritor que queira contar as suas histórias. Quando começo a colocar no papel, algumas vezes, junto à criatividade com experiências e pessoas reais, misturo um pouco disso tudo com a intuição.

EC&M: Em relação à autopublicação, qual sua opinião sobre isso?
Babi: Acho fantástico, uma oportunidade incrível de novos escritores mostrarem os seus talentos.


EC&M: E sobre as plataformas digitais gratuitas e online, como o Widbook e o Wattpad, você acha que ajuda o autor iniciante? E o autor já reconhecido, você acredita que ele é prejudicado?
Babi: Acho que quanto mais, melhor. Quanto mais gente escrevendo mais gente lendo e vice-versa. Acho que essas plataformas de leitura gratuita fazem uma função importante na hora de apresentar novas obras. Não é todo mundo que se sente disposto a investir para conhecer novos escritores. Mas, também, acredito que existe uma hora que os escritores que se auto-publicam por lá, devem parar e começar a cobrar pelos seus trabalhos.

EC&M: Em sua opinião, a literatura feita atualmente no Brasil é valorizada? Você acha que o autor brasileiro é bem visto em relação aos best-sellers internacionais?
Babi: Acho que sim. Se falarmos em best-sellers nacionais eu não acredito que o público faça diferença. O que eu acho que acontece é que os autores de fora que são traduzidos e publicados aqui, já são reconhecidos mundialmente, então, além de já terem um nome feito, as editoras que os publicam estão dispostas a investir bastante em MKT. Na verdade, pelo que sei, uma verba de investimento em MKT faz parte do contrato das editoras daqui no Brasil junto  ao detentor dos direitos autorias de fora, como uma condição para fecharem esse contrato.

EC&M: Você prefere ler: um livro físico, um livro no e-reader ou um livro numa plataforma online?
Babi: No e-reader. Não vivo sem a minha biblioteca digital.

EC&M: Entre o Amor e o Silêncio foi lançando na Bienal do Livro de 2014 e esgotou rapidamente, em sua opinião a que se deve a isso? E quais suas expectativas para o lançamento de A Promessa da Rosa?
Babi: Acho que se deve a uma junção de muitas coisas, vou listar rs,
·         Uma capa bonita e uma sinopse atraente;
·         Um trabalho intenso de divulgação em mídias sociais;
·         O apoio incrível dos blogs literários;
O fato de a história ter agradado ao público - Muito feliz e grata com tudo isso.
Sobre a Promessa da rosa:
Eu sou suspeita para falar porque eu amo esse romance. Muito mesmo. Mas, sei que isso não é a garantia do sucesso. Estou cheia de expectativa com a resposta dos leitores, é um gênero muito diferente de Entre o amor e o silêncio. Mas, acho que isso é natural. As pessoas acreditam que depois que você tem um livro que foi bem aceito e de sucesso, o autor fica tranquilo com a certeza de que só publicará outros sucessos. Bom, eu acho que nenhum autor por mais consagrado e reconhecido que seja, por mais que ele tenha 100 best-sellers publicados, ficam 100% seguro sobre como será o desempenho de uma obra nova. Mas, essa expectativa faz parte e é também a magia desse processo, todo o livro é algo vivo e cada leitor terá uma experiência intransferível com ele. O que eu espero desse novo lançamento? Que a viagem literária valha a pena àqueles que se permitirem embarcar junto a ela.

EC&M: Quais conselhos você dá para quem quer iniciar uma carreira literária?
Babi: Hoje com a internet o processo de busca de informações ficou muito fácil. Acho que um ótimo começo é juntar o máximo de informações sobre; editoras, processos de publicação, o que fazer depois do livro publicado? Profissionais do meio que podem auxiliar; contratar ou não uma assessoria de imprensa?
Com o livro pronto busquem leitores críticos, existem alguns escritores talentosos e já consagrados que fazem esse tipo de trabalho, acho fundamental. Invista em cursos.

Agradeço a Babi por todo carinho e confiança com o EC&M e em breve trago mais novidades sobre a obra para vocês!

Beijinhos, 

31 comentários

  1. Oi Ani! Nossa a Babi é uma querida, confesso que na época não fiquei interessada pelo primeiro livro da autora, mas quando fiquei sabendo do segundo e como sou a louca dos romances de época fiquei louca por este livro e pretendo ler o quanto antes! Tenho certeza que vou amar!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. que legal ver essa entrevista e conhece-la melhor, eu tbm adoro um belo romance historico! hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Que legal a entrevista! Ela parece ser uma excelente autora, fiquei com vontade de ler os livros dela <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    A Babi é muuuito fofa :)
    Não li o primeiro livro dela, mas tô muito curiosa em relação ao segundo haha acho que vai furar fila haha
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi
    A Babi é muito simpática, é muito bom ter parcerias com pessoas assim.
    Não nenhum dos livros dela, mas só pela personalidade que ela tem já imagino que devem ser muito legais..
    Ela é muito atenciosa.

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Ai, adorei <3
    A inspiração realmente vem de tudo (ou melhor,do nada), inclusive música
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista. Acho que todo mundo já passou pelo ódio de ler, por ser obrigado a ler certos livros na escola. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem?
    Simplesmente amei a entrevista, da pra ver que a autora é simplesmente muitoooo fofa. Pena que o livro dela não é o tipo de genero que eu costumo ler mas quem sabe eu dou uma chance não é porque eu me apaixonei muito pela capa e pela sinopse (porque já pesquisei hehe).

    Abraços e já estou seguindo seu blog ;)
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olááá!
    Sou louca pra ler os livros dessa autora, parecem ser perfeitos demais!
    E as capas são sempre divas, né?! Amei a entrevista.

    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora, mas gostei de saber sobre ela através dessa entrevista. Acredito que todos nós leitores nos perguntamos qual a inspiração de nossos escritores favoritos, e gostei de ver essa pergunta aqui.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista, adoro conhecer mais sobre os escritores e é tão gostoso quando eles são acessíveis ♥♥ adorei as capas dos livros tbm rs
    Beijinhoss
    Ensaio de Monomania 

    ResponderExcluir
  12. Olá Ani, adorei a entrevista e sua perguntas, achei legal conhecer como ela se apaixono pela leitura, como começou a escrever e o que ela acha da auto publicação <3 Logo logo vou estar lendo seu novo lançamento e espero gostar <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista!! Gostei muito de saber mais sobre ela...
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nenhum livro da Babi, mas acompanho o trabalho dela pelas redes e acho o muito legal a forma como ela se relaciona com sues leitores. Ela parece ser uma pessoa muito meiga. Foi ótimo ler a entrevista, a gente sempre aprende algo com pessoas que já estão no mercado dos livros a mais tempo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente tenho que confessar que gostei bastante da sua entrevista.
    Eu acho a Babi um amor de pessoa, embora ela não tenha falado muito comigo, mas espero que ela continue fazendo muito sucesso com ambos os livros, pois suas obras tem sido bastante comentadas pela blogosfera. Gostei de conhecer um pouco sobre ela e se utrabalho. É sempre bom a gente ler algumas entrevistas para saber sempre um pouco mais do que podemos saber hahahaha

    Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-ruina-e-ascensao.html

    ResponderExcluir
  16. A minha noiva, Neyla do blog Coisas de Meninas, também é parceira e compartilha desse sentimento seu: acha a Babi uma fofa e se rasga de elogios tanto para pessoa quanto pelas obras.
    É sempre bom achar pessoa realmente apaixonadas pelo que fazem e possuam talento. pois temos que concordar que amor apenas não basta, né verdade? Gostei de conhecer mais sobre a autora que tanto encanta a minha noiva e tantos(as) leitores. Parabéns pela entrevista!


    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a autora mas foi bom ler a entrevista.
    Títulos já na minha lista de desejos
    Bjuss!

    ResponderExcluir
  18. Babi é uma revelação incrível, sem dúvida, uma das minhas parcerias favoritas! Eu não sabia que ela tinha outros livros, agora vou importuná-la para ler hahaha Eu tive o mesmo problema que a Babi com a leitura, quando eu fiquei adolescente peguei um trauma de leitura por causa do colégio que pelo amor de Deus. Adorei a entrevista e poder saber um pouco mais sobre a babi =)

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    A Babi foi uma fofa ao dedicar seu precioso tempo para conceder a entrevista para a revista! E mais legal foi ver que eu li a entrevista com exclusividade hahaha Brinks, ela merece sucesso, pois é uma diva!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a entrevista, a Babi é uma graça, já quero ler os livros dela, gosto do gênero e me encantei por essas capas também!
    Muito sucesso a autora!!!
    Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  21. As capas são lindas
    adoraria ler os livros dela
    assim como adorei saber um pouco mais sobre ela

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Gostei muito quando ela falou: "estou olhando tudo com olhos que querem ir para dentro das coisas", pois eu acredito nisso, aqueles livros que mais nos tocam, são os que nos passam verdade, então, precisam falar de pessoas de verdade, ainda que sejam fictícias. Adorei a entrevista e tenho certeza de que o lançamento será um sucesso.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Ani!
    Eu adoro essa sua coluna de entrevistas! A gente conhece mais autores nacionais e, o que é ainda mais legal, ficamos sabendo um pouquinho mais sobre a sua trajetória individual, dificuldades e anseios, inspirações, etc.
    Eu amo romance histórico e estou curiosíssima para conhecer o trabalho da Babi!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Entre o Amor e o Silêncio é INCRIVEL! O livro é muito bom e achei o máximo er uma história dentro da história. A Babi é muito talentosa. Curiosa para ler o segundo livro dela.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  25. Aaaah, uma que prefere ebook também! o/
    A Babi tem carinha de paz. haahahha Legal ela estar sempre atenta às pessoas, lugares e situações para ter inspiração pras histórias. E gostei também de ela destacar a equipe por trás do livro, elogiando capa, edição, blogueiros...
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, amiga linda ♥♥♥ que saudade eu tava do seu cantinho! Prometo que vou passar por aqui mais vezes ;)
    A Babi é uma pessoa/autora incrível, não é mesmo? E não foi à toa que ela conseguiu agradar tantas pessoas com sua escrita, jeito e dedicação. Apesar de estar lendo um livro dela, ainda não tinha parado para 'pesquisar' um pouco mais sobre sua vida, e ao ler sua entrevista, pude me sentir mais próxima dela. Eu desejo que ela continue crescendo cada vez mais (assim como a amizade de vocês, que dá pra ver que não é apenas blogueira/autor, e acho isso lindo).

    Mil beijos e até mais!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  27. Olá! Tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum livro da escritora, mas, tenho muita curiosidade!

    Amei a entrevista! <3 Ficou um amor!

    No meu blog está rolando uma semana de divulgação também! :) É a #SemanaUNA, dedicada ao livro Um Novo Amanhecer da Cinhtia Freire!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, adorei a entrevista! Ainda não li nada da Babi, mas lendo a entrevista ela parece uma fofa né!? Tenho o livro Entre o amor e o silêncio mais ainda não consegui iniciar a leitura. A Promessa da rosa tem uma capa linda e o enredo me chama a atenção. Quero muito ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Ana, tudo bem? Adorei a entrevista. Eu tenho "Entre o Amor e o Silêncio" e estou doida para ler, e nossa, concordo com ela, aquela capa é incrível. "A Promessa da Rosa" por ser um romance histórico não faz muito meu estilo, pois não curto muito esse gênero, mas mesmo assim, a sinopse está ótima e a capa mais uma vez está linda. Gostei do que ela disse, sobre mesmo publicando 100 livros best-seller, nenhum escritor está seguro de que o próximo vai fazer sucesso.

    Desejo que a autora continue fazendo muito sucesso e continue escrevendo sempre mais!!

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  30. Ain gente, tem como ser mais fofa? <3
    Estou super ansiosa para Promessa das Rosas chegar aqui em casa! Eu prefico o físico, mas não fico sem meus ebooks rs
    Gostei mais ainda da autora por dar credito a equipe que ajudou na divulgação de Entre o amor e o silencio. Cada dia mais curiosa para conhecer a escrita da autora.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  31. Boa entrevista! Nao sou fã de romance, então não conhecia a escritora... Mas ela parece muito legal! É bom ver que alguns autores valorizam o trabalho dos blogueiros, e espero que ela continue fazendo muito sucesso com seus lançamentos! Também achei ela corajosa, por mudar o tipo de escrita... As vezes o autor pode se sentir confortável dentro do q já escreve e nao sai daquilo... parabens pra ela, e pra vc pela entrevista! =D

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com