EC&M Entrevista - Eleonor Hertzog

Oi vocês,

Dando continuidade na Semana Especial: Uma Geração. Todas as Decisões, hoje é dia de entrevista com a autora Eleonor Hertzog! Trazer entrevistas aqui no blog é uma maneira maravilhosa de:
A) trazer curiosidades dos autores e obras para vocês;
B) exercitar minha futura profissão (jornalismo);
C) tietar, até porque ninguém é de ferro né?
Acontece que eu só faço entrevistas com autores que já conheço a escrita, justamente para poder extrair mais sobre a obra e poder entender o processo criativo. Como eu disse no post anterior, eu não li as obras de Eleonor - ainda - então essa entrevista se tornou um desafio.



Eleonor Hertzog  é pediatra por formação e escritora de coração. Lê desde que descobriu o que eram livros e, desde o primeiro livro, descobriu que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. Na adolescência, surgiram personagens, lugares e situações que não vinham de livro algum, iniciando a longa moldagem da distopia onde se passa “Uma geração. Todas as decisões.”, cujo primeiro livro, Cisne, foi lançado em dezembro de 2012. Linhagens, o segundo, foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013.








Entre Chocolates & Músicas: Para você, quem é Eleonor Hertzog. Qual foi seu primeiro contato com a leitura?
Eleonor Hertzog: Eleonor Hertzog é casada, mãe de três filhos e avó de um neto muito sapeca que logo vai completar dois anos. Adoro meus livros, meus gatos e meu jardim, apesar de não ter mais tempo para plantas. Elas sobrevivem de teimosas. Meu primeiro contato com livros foi muito pequena, ainda, e minha primeira grande paixão literária foi O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

EC&M: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?
EH: Meus autores de referência são Isaac Asimov, que mostrou que se pode escrever ficção científica de forma divertida e simples; Tolkien, por sua fantasia sensacional; e, finalmente, Agatha Christie, que ensina a escrever sem deixar pontas soltas e sem criar finais incoerentes.

EC&M: Seu livro de estreia, Cisne tem 832 páginas, a que deve esse número de páginas para um primeiro volume de série? Quanto tempo demorou até ficar pronto?
EH: Cisne é o primeiro ponto de corte de uma história muito maior. Acabou com 832 páginas porque este foi o primeiro local que encontrei para cortar o enredo sem que o pobre coitado ficasse capenga. A segunda edição, embora mantendo a mesma história, tem 726 páginas. Alguns truques de diagramação ajudaram bastante!

EC&M: Em uma palestra da SLN, você disse que tem sua própria editora (Mundo Uno) depois de ter tido problemas com outras. Você sentiu muita dificuldade para publicar sua primeira obra? Como “editora”, quais são os maiores problemas com os originais que você recebe?
EH:Sim, foi muito difícil encontrar uma editora que resolvesse se arriscar com Cisne, principalmente porque é um livro muito grande, fora dos padrões. E, como editora, o maior problema que vejo é 1. o domínio pobre da língua portuguesa, com os autores incorrendo em erros básicos; 2. a história “inédita” é uma recontagem de outras histórias que impressionaram o autor, com a roupagem ligeiramente mudada.

EC&M: Fale um pouco da série “Uma Geração. Todas as decisões.” e de onde surgiu a inspiração para ela.
EH:A série criou a si mesma, por assim dizer. Os personagens se estruturaram, o enredo se impôs e os acontecimentos tomaram um rumo que, no início, foi surpresa até para mim. Agora, estou convencida de que tudo vai terminar da única forma coerente, considerando o que já aconteceu e o que ainda vai acontecer.

EC&M: Quais dicas você daria para os novos autores?
EH: Leia, leia, leia muito! Não adianta ter uma ideia espetacular e não saber passá-la para a linguagem escrita. Afinal, escrever um livro é bem diferente de escrever no Facebook...

EC&M: O que você acha sobre as plataformas de publicação (wattpad e widbook)?
EH: São excelentes meios de autores principiantes apresentarem suas obras que, se tiverem qualidade, acabarão por ser captadas por editoras que monitoram estas plataformas. Veja-se, por exemplo, Mila Vander e FML Pepper. Ambas começaram no Wattpad!

Espero que tenham gostado da entrevista e que tenham ficado curiosos em relação a escrita da autora. E quando eu tiver com os livros em mãos, vou tentar trazer uma entrevista com mais detalhes das obras.

Beijinhos,

40 comentários

  1. Olá!

    A Eleonor é uma graça de pessoa! Ela, por ser bem esclarecida, trouxe um ponto de vista muito interessante sobre sua obra - o que será que aconteceu pro livro ter oitocentas páginas? Estou curiosa para ler.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que fofa! Parece ser um amor de pessoa! Adorei a entrevista!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Esse mulher é simplesmente genial!!! É muito inteligente e seu livro é espetacular. Li Cisne e fiquei apaixonada, de fato o livro é bem grande, mas a leitura é maravilhosa, nunca tinha lido nada igual. Estou com Linhagens e não vejo a hora de ler a continuação.
    Adorei a entrevista, ela é mesmo muito atenciosa com todos os blogueiros.
    Muito sucesso para Eleonor e para o blog.
    Beijos,
    www.abcddolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Eleonor é um amor de pessoa. Impossível não virar tiete dela. haha
    Adorei a entrevista com ela e a principal dica para quem está escrevendo: ler demais. Concordo com ela. Quanto mais você lê, melhor você escreve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Oi, nossa deve ter sido difícil mesmo conseguir a publicação dos livros, vejo muitos escritores que tentam e não conseguem. Concordo totalmente com você sobre a leitura, nunca ler vai ser um problema para mim, tento influenciar a leitura para a maioria dos meus amigos e empurro muitas dicas literárias.
    Foi bem egal conhecer mais sobre você :)
    Beijos! Parabéns pela entrevista.

    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tive que parar de ler a entrevista uns minutos para absorver a informação de são mais de 800 páginas só o prmeiro livro hahahaahaha
    Acho difícil um livro ficar sem conteúdo já tendo 500, imagine mais que isso haha
    Fiquei curiosa com o livros dela, mas dependendo de quantos ela pretende escrever para essa mesma estória, não sei conseguiria acompanhar esse ritmo kkk

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. mt bacana a entrevista e conhecer mais sobre ela, vou procurar ler algo da autora ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei da entrevista, mas tiveram perguntas que eu senti que ela não respondeu e eu queria ter lido as respostas, como o tempo que o livro demorou para ficar pronto e como foi abrir uma editora. Fiquei realmente curiosa a respeito, mas as perguntas ficaram ótimas e a entrevista idem, só queria respostas mais completas porque fiquei curiosa </3
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto de entrevistas com autores porque podemos ver as histórias que eles escreveram a partir de outro ângulo, às vezes isso pode mudar um pouco a nossa visão sobre a história.
    Não conhecia a autora, mas ela parece um amor de pssoa.
    Boas leituras, Ane.

    Bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quanta entrevista boa por aqui, adorei! <3
    Não conhecia a leitora, mas já vale uma pesquisada.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ani!
    Adorei a sua entrevista.
    Eu conheci e Eleonor na Bienal de 2013 e a revi em outros eventos aqui no Rio. Ela é uma pessoa tão simpática. Tenho muita vontade de ler os livros dela.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Cisne tem tudo isso de páginas, e recebe tantos elogios. A Eleonor tem que escrever muito bem e ter muita inspiração. Tenho muita curiosidade de conhecer essa obra dela.
    Concordo, escrever no facebook é bem diferente rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Uau.
    Eu também to fazendo algumas entrevistas e um programação especial de postagens em agosto... to amando e você?
    Sobre a autora eu realmente não conhecia, mas, adorei conhecer, não curto os autores inspiração dela, mas, acho que deva ser uma ótima escritora já que se arriscou a publicar o primeiro livro tão grande... Deve acreditar muito na p´ro´ria história e eu amei o tal “Uma Geração. Todas as decisões.”.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gente, é muito página rs' mas a história deve ser muito boa!
    Entrevistas com autores são muito boas, para conhecermos melhor suas obras e o que levou a escrever! Parabéns pela entrevista!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Linda eu adorei a sua entrevista com a autora.
    Foi bom conhecer um pouco dela.
    Eu ainda não li seu livro CISNE, mas eu o tenho tanto em físico como e em ebook. Espero poder ter a chance de ler assim que tiver oportunidade, porque ando meia que sem tempo. Mas me parece ser uma obra envolvente, porque já vi muita gente falando muito bem. Curiosa pra karamba.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se.html

    ResponderExcluir
  17. Ani lindona amei a entrevista e adorei a palestra dela na semana Nacional, concordo com relação ao autores precisam ler, e mostrar seus talentos um dia serão revelados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Nossaaa, ela tem sua própria editora? Que chique!
    Imagino que essa entrevista deve ter sido um desafio mesmo, vou aguardar sua resenha da obra dela.
    Como editora, realmente deve ser um trabalho enorme.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da entrevista, ela parece ser bem simpática. Sempre quis entrevistar um autor, mas ainda não tive a oportunidade. Parabéns pelo post. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ani! Adorei essa entrevista e achei bem legal a autora ter a sua própria editora. A dica que ela deu para novos autores eu acho muito válida, principalmente para trabalhar também no processo criativo. Me frusta muito ver essa galera que publica no wattpad e que suas historias são basicamente um amontoado de "cópias" de outros dois ou três livros do gênero escolhido, entende? E realmente, escrever um livro é muito mais do que escrevre no fbook ou em até em um blog.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eleonor é realmente demais. Muito educada. Tenho vontade de ler os livros dela, mas, realmente, todas essas páginas me assustam um pouco Haha

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a entrevista com a autora, ela parece ser uma ótima pessoa. Nossa, o primeiro livro dela tem isso tudo de páginas :O Deve ser realmente bom né, porque mostra que ela é bem criativa.. rsrsr
    Fiquei curiosa pra ler seus livros ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Adorei a entrevista! Que amorzinho essa autora, gente <3 "Cisne" está na minha lista de leitura há algum tempo, mas não tive chances de iniciar a leitura ainda...
    A dica que ela deixa para os novos autores é sensacional; escrever é um livro é algo bem diferente de um textão no facebook, né. Hahah

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  24. E viva o desafio! Com ele a gente cresce e melhora. ;) Mesmo sem ler, você fez perguntas legais, conseguindo não colocar só aquelas básicas, que todo mundo faz.
    Gosto da Leo, li Cisne e curti. E achei bem interessante a fala dela sobre como enxerga um original agora que é editora.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Que autora fofa ♥
    Estou impressionada com ela ter a própria editora *-*
    Ainda não li Cisne, mas é de se espantar com as mais de 800 páginas hahaha

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani, tudo bem?
    Conheço a Eleonor e já li Cisne faz tempo. Legal conhecer as inspirações da autora e um pouco sobre ela também. Adoro entrevistas com os autores, porque é uma forma de conhecê-los melhor e suas obras também.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  27. Ei Ani, tudo bem?

    Eu adoro entrevistas!
    Conhecer o autor por trás da obra e saber como o seu trabalho foi feito e a dificuldade até a publicação acontecer, é muito legal saber disso.

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    http://www.brendalandim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oieee, tudo bem?
    Nossa, faz tempo que tenho vontade de ler os livros dessa autora, mas ainda não tive oportunidade. Espero poder mudar isso em breve.
    Genteeee, eu não fazia ideia dessa quantidade de páginas :O Quantos livros a série tem no total (além dos dois lançados)?
    Ahh essa dica dela para os noovos autores é muito boa. Ler muuuuuito deve fazer a diferença (se bem que apesar de ler bastante eu tenho muita dificuldade em colocar minhas ideias no papel ~ tela ~ :/).

    Adorei a entrevista!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ani, você tem que ler logo os livros da Eleonor! Ela criou algo realmente original, e entendo a frustração dela quando recebe originais que mais parecem recontagem de outras histórias e que também são cheios de erros. Porque mesmo os livros dela sendo enormes, a revisão é excelente, além de ser tudo muito bem explicado e coerente. São livros apaixonantes que amo demais!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Oi amore... tudo bem??
    A Eleonor é uma mulher sensacional... super inteligente e bem direta... gostei muito Sá palestra que ela deu no SLN... fiquei encantada com o seu conhecimento sobre a escrita... sobre publicações... concordo com ela quando diz que escrever um livro não é o mesmo que escrever no face... as dicas que ela deu foram inspiradoras... Gostei muito das perguntas e de conhecer mais um pouco dessa autora incrível. Xero!

    ResponderExcluir
  31. Oi Lindona,

    Eleonor é uma pessoa muito interessante, entrevistas com autores(as) são muito bacana porque nos mostra um pouco mais dessas pessoas fantásticas que lutam para se estabelecerem, escrevem por prazer e nos dão grandes presentes que são suas obras.
    Muito legal a autora acreditar que é possível escrever ficção científica de forma divertida e simples, fatos que conquistam leitores sempre.

    Agora os livros da Eleonor são muito grandes e deve ficar pesado pra caramba para carregar na mochila, mas não ligo para isso e assim que der eu os comparei.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Any,
    goste da entrevista com a autora, que é uma pessoa muito simpática. Agora, teria gostado se ela falasse mais sobre seu problema e inicio de abrir uma editora. Ate porque temos tantos autores nessa luta, que falando sobre, talvez os ajudaria.
    Ainda não tive o prazer de ler as obras da autora, mas espero poder em breve conhecer sua historia, que tão bem é comentada.
    Adorei a entrevista!

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  33. Nossa, que enorme os livros dela, me interessei pela a sinopse de Cisne, mas não se se encaro rs.
    a autora parece ser bem inteligente e esclarecida. gostei demais da entrevista.
    Beijos
    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  34. Eleonora sua linda, você é muito fofa!

    ResponderExcluir
  35. Oi Ana, tudo bem?
    Não conhecia a autora e fiquei assustada com a quantidade de páginas do primeiro livro dela. Deve ser uma história bem detalhada. Gostei muito das perguntas feitas e das dicas da autora para os novos autores.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    A Eleonor é um amor e muito atenciosa em responder a entrevista de todo mundo. Já vi que ela gosta da minha Diva Agatha Christie e gente, ela se inspirou em um autor de ficção científica, que máximo. Ela gosta de jardins, difícil hoje em dia. Adorei a entrevista e estou torcendo pela autora. Eu amei o livro e espero que você ame também.
    beijinhos.
    cila.
    Agatha Christie,

    ResponderExcluir
  37. Oii Ani!

    Já tinha ouvido falar da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma de suas obras. Ela parece ser muito fofa e simpática e é uma graça ela ter respondido as perguntas ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  38. Oii
    Eu vi muito sobre a autora nesses ultimos tempos e acredito que essa seja a primeira entrevista que eu li da mesma e confesso que gostei muito. Vou dar mais uma olhada em suas obras e porque não ler alguma.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  39. Oie, tudo bom?
    Adorei a entrevista, principalmente a parte que a Eleonor fala sobre o mercado editorial. Eu tenho Cisne, mas não li ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com