Surfistas, Beijos e um Pé de Pato - Carolina Cequini

Oi vocês,

Estava com tanta saudades de postar resenhas por aqui. Antes de começar a de hoje, gostaria de pedir desculpas a Carol, autora do livro, pela demora da postagem. Essa resenha está pronta já tem um tempinho, mas por conta da semana de divulgação, tive que atrasar um pouco.
Recebi esse livro em parceria com a Oasys Cultural e foi uma leitura extremamente agradável, afinal como não gostar de uma autora que cita Meg Cabot e Friends no enredo??
Título: Surfistas, Beijos e um Pé de Pato
Autora: Carolina Cequini
Editora: Atheneu
Páginas: 283
Sinopse: Celine tem 15 anos e é apaixonada por Gabriel, o surfista mais cobiçado de sua escola. Infelizmente, a bola da vez para ele é Bruna, uma garota metida que tenta fazer da vida de Celine um inferno.
Quando Celine é obrigada a ficar duas semanas na casa de sua tia Luisa nas férias de julho, ela encontra um pé-de-pato estranho que, em contato com a água, dá a ela uma cauda de sereia! Celine logo descobre que não é a única sereia que habita as águas do Rio de Janeiro...
Ao mergulhar em um novo mundo embaixo d’água, Celine conta com a ajuda de sua nova amiga metade peixe, Serena, para chamar a atenção de Gabriel e tirá-lo das garras da insuportável Bruna.
Mas, em meio às intrigas amorosas, Celine descobre um grande segredo acerca de seu passado. Sua nova vida de humana e sereia trará muitas surpresas...
Não tem como uma menina não se identificar com os problemas da adolescência: o primeiro amor platônico, o primeiro beijo, a primeira desilusão amorosa e a sensação de que as responsabilidades chegam de paraquedas em sua vida, sem que você tenha certeza de que é isso que quer. Em meio à magia das sereias, Celine é apenas uma garota que tenta sobreviver aos conflitos dessa fase e decidir o seu destino.



Surfistas, Beijos e um Pé de Pato é o primeiro livro da série Magia das Sereias, da jovem autora Carolina Cequini. Nele, conhecemos a história de Celine, uma adolescente de 15 anos apaixonada pelo mar e por Gabriel, o surfista mais gato do colégio.
Juntos eles formavam um trio ao lado de Bruna, estavam sempre juntos até que depois da sétima série cada um seguiu um caminho. Gabriel foi surfar, Bruna virou uma super-patricinha que só pensava e namorar e Celine continuou a mesma.
Nas férias de julho os pais de Celine vão viajar a trabalho e a deixa com a tia Luísa por duas semanas, o que parecia ser um pesadelo para qualquer adolescente – duas semanas trabalhando com a tia e sem uma internet decente – se torna um sonho para Cel. 

"E aí, Cel? Animada com as férias?
- Não.
- Iiih, por que está tão triste?
Talvez porque meus pais estejam chegando nesse momento em Veneza enquanto estou aqui. Talvez porque a maioria da galera da minha sala vá passar a semana em um hotel de luxo - com os garotos gatos do segundo e terceiro anos - enquanto estou aqui. Talvez porque eu tenha comido um salgado estragado na hora do lanche que me deixou com mal-estar. Talvez por tudo isso." (eu adorei esse humor ácido dela)

Ela encontra no meio das bagunças da família, um pé de pato e resolve ficar com ele. Depois de um dia de trabalho ela resolve entrar na água com seu novo acessório e acaba descobrindo que aquele não era um simples pé de pato, mas que ele a transformava em uma sereia. 
Então Celine tem que descobrir o que tornava aquele pé de pato mágico, o que acontece debaixo das ilhas do Rio de Janeiro e tentar conquistar o coração do Gabriel.

"Como é que me sai sozinha em pleno Rio de Janeiro e não leva o celular?? Eu liguei para a Daniela, e para praticamente todas as suas amigas! Ninguém sabia onde você estava! Pronto, pensei, deram um "Boa noite Cinderela" pra ela e mataram a menina!"
Quem nunca passou por isso né?

Celine é uma personagem doce, determinada e muito engraçada, é impossível não rir com as escolhas e comparações da personagem; Gabriel é o típico personagem que tem tudo para dar certo, mas no meio do caminho dá errado, o achei muito prepotente, metido e chato e Bruna, bem... Bruna é a vilã, mas com poucas participações no enredo (mas quando aparece, não curtimos muito).



O livro é narrado em primeira pessoa, por Celine, e eu achei esse recurso o mais viável para a história, pois ele deixou o enredo mais dinâmico e leve. Durante a história vamos conhecendo a vida e a incerteza de uma adolescente que está se adaptando a vida adulta, os medos, as desilusões e as duvidas que todos nós já tivemos, por isso, ser narrado pela personagem principal foi tão importante.
A autora se preocupou com os pequenos e importantes detalhes no enredo e conseguiu contar tudo sem se tornar cansativo ou repetitivo. Ela inseriu pequenas críticas a nossa forma de tratar o meio ambiente que eu achei sensacional e também trabalhou bem os personagens secundários que ajudaram muito a trajetória de Celine durante o enredo, o que pra mim é essencial. 



Na capa podemos ver a transformação de Cel, e está muito bonita. A diagramação da obra está linda, além de escrever a Carolina ilustrou a obra, então cada capitulo inicia com um detalhe de uma onda e em alguns deles há uma ilustração correspondente à cena todas são muito bonitas. A fonte é agradável e o espaçamento entre as palavras está ótimo, as folhas são brancas, mas não atrapalhou a leitura.


Em suma, Surfistas, Beijos e um Pé de Pato é um chicklit adolescente muito divertido que conta de uma maneira leve as descobertas de uma adolescente. Aconselho a leitura para quem ainda não perdeu a “magia adolescente” e quer aprender um pouco mais sobre o mundo mágico dos mares cariocas.



PS: O livro faz parte de uma série e nesse primeiro volume a história foi fechada com a introdução para o segundo, que por sinal, já estou ansiosa para ler.

Beijinhos,

33 comentários

  1. Olá!

    Você tinha me falado desse livro, mas não tinha visto as imagens. Muito bonitas! Por que você não me disse que a protagonista se chamava Celine? hahaha Agora vou ter que procurar por ele! Gostei da premissa por que, por ser adolescente, eu vejo que é possível voltarmos no tempo e relembrar nossa própria adolescência... Eu gostei da sua resenha, muito boa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. realmente impossivel nao gostar de um livro que cite friends, hehe! deve msm ser uma leitura bem gostosa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adoro autores que citam obras que amo, como Meg e Friends, só isso já me ganhou. Confesso que achei a sinopse um pouco clichê com a parte do colégio e lembrei um pouco de H2O meninas sereias. Entretanto confesso também que gosto de histórias assim, divertidas, leves e juvenis. Adorei a resenha e leria o livro ^.^
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o título do livro, achei muito legal haha resenha ótima!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu nunca li nada envolvendo sereias, a não ser em Harry Potter, mas elas não eram nada simpáticas lá. hahaha
    Mas achei legal a estória. Não se eu leria agora, tô atolada de livros. Mas é aquele tipo de livro que eu também não dispensaria se tivesse a oportunidade de ler.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que legal *-* já pensou, achar pés de patos e se tornar sereia ao coloca-los! Que coisa mais mística! É aquele típico drama adolescente d eleves, que eu adoro!

    Post novo sobre uma lojinha sensaaa que eu achei no instagram, vamos?
    P.S: Voltei a usar minha page antiga no face, então se você não curtiu ainda, curte :)
    Blog: Talo de Maçã
    Fan Page: Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  7. Olá, li este livro e gostei bastante. A autora criou um livro muito leve e divertido que me fez dar risadas e me fez gostar ainda mais das sereias e das praias, bj. http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um fã apaixonado por livros infanto-juvenil. São histórias leves egostosas de ler, que nos salvam do estresse.Eu achei um amor essa estória acho que leria sim. A capa é linda!

    Eu quero! *---*
    Bjão.
    - Diego, BLog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Mas que capa super fofa essa!
    Não conhecia o livro mas como adoro uma trama adolecente vou procurar pra ler.
    Adorei que a autora trabalhou bem os personagens secundários e simplesmenta não se esqueceu deles. Acho que vou comprar o livro para uma sobrinha
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! Tudo bem? Adorei a resenha! Acho a capa desse livro tão bonitinha e a sinopse da obra também me cativa. Gente, o livro é cheio de ilustrações! <3<3 E essa diagramação? Super me conquistou! :3 Espero ler "Surfistas, Beijos e um Pé de Pato" em breve! :D Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção de "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  11. Ani lindona adorei a premissa do livro, me parece ser uma leitura leve, as ilustrações estão lindas assim como a diagramação. Ainda não conhecia a autora e o livro. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olha eu achei a história do livro bastante interessante.
    QUem vai resenhar em meu blog é a Ana, mas ela por conta da escola e tudo mais deu uma atrasada, mas espero que ela venha a colocar logo no blog, porque estou curiosa para saber a opinião dela também sobre a história. Achei o livro lindo e me parece ser uma história bastante interessante. Fiquei atraida só por ver as ilustraçòes. Espero poder ter a chance de ler essa história assim que puder =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-memoria-falsa.html

    ResponderExcluir
  13. Oii! Tudo bem?
    Já tinha visto esse livro em algum lugar e me interessou bastante.
    Adorei a resenha. É um livro num estilo diferente do que estou acostumado. Espero poder ler!
    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ani.
    Um livro nacional de uma jovem escritora.
    Sensacional essa capa.
    Uma história juvenil, adolescente, mas parece muito boa.
    É muito ver novas obras nacionais.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani, bom, primeiramente eu não leria pela capa, não gostei muito, mas ai comecei a ler sua resenha e tive certeza disso. Apesar de parecer ser bem mais que um romance o fato de os protagonistas serem adolescentes me distancia dessa leitura. Além disso você disse que Gabriel não é muito legal e fico torcendo desde já para que ele não fique com a Celine no final, pq né? Ngm merece um amor prepotente, metido e chato, assim não dá rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani! Bem, a história parece ser realmente legal e muito bem escrita, sua resenha não deu a impressão de que a autora deixou algum ponto de fora ou omitiu alguma coisa que seria legal. E o mais legal ainda, ela própria desenha o livro, adorei! :) Nunca li nenhum livro que trate especificamente de sereias, só não sei se leria esse justamente por causa dos personagens muito adolescentes e a trama também um bocado adolescente, há muito tempo não faz mais meu tipo. E não entendi quando você disse "chicklit adolescente", o chicklit é justamente quando as personagens já são adultas, o livro estaria mais para um teen mesmo, não (acho que nem YA eu diria pois a protagonista é novinha)?
    Beijo :*
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani, o livro parece ser bem juvenil, né? Adorei, sou super fã dos livros juvenis, acho ótimo para aliviar a cabeça depois de uma leitura mais densa, e esse livro parece ser incrível, fiquei bem curiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Ani,
    Nossa, que capa linda!
    O livro parece ser bem incrível, adorei!

    No meu blog está tendo um sorteio maneiro. Que tal participar? :)
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/2015/08/sorteio.html

    Beijos,
    Carol ♥

    ResponderExcluir
  19. Ani, pela sua resenha um amor ♥ Adoro chick-lits bem escritos, ainda mais brasileiros *u* Citação de Friends, sereias... Já quero ler!
    Beijos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani, tudo bem?
    Eu adoro livros com temática de sereias, acho super fofo. Gostei de saber que a protagonista é doce e determinada, além de ser engraçada. Gosto quando os personagens secundários são bem trabalhados e que a autora explicou tudo, mas sem ser cansativo.
    De vez em quando adoro ler chicklit adolescente, então dica mais que anotada. Parabéns pela resenha :D

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  21. olá Ani, não conhecia o livro, mas já me apaixonei pela capa e a historia, adoro livro com sereias <3 Gostei de saber que a autora não tem uma narrativa cansativa *--* Vou anotar a dica e quando tiver chance vou lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana,
    Não conhecia ainda esse livro mas achei ele muito fofo...Adoro livros divertidos e romanticos assim. Se puder quero ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Que capa mais graciosa, ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da indicação. Histórias de sereia são sempre divertidas e misteriosas, me faz lembrar a série Meninas sereias <3 Sua resenha está ótima. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  24. Não curto muito histórias com sereias, e realmente preciso evitar novas séries, então por enquanto prefiro não ler. Mas adorei o fato de ser ilustrado, a questão da crítica à nossa forma de tratar o meio-ambiente e os personagens secundários ganharem espaço no enredo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Apesar de gostar muito livros que trabalham seres fantásticos que aparecem poucos nas narrativas, como é o caso da sereia, não curti muito que o livro seja chick-lit adolescente, pois esse gênero definitivamente não é para mim. Mesmo sabendo que a autora cita Friends (uma das minhas séries favoritas), acho que vou deixar essa dica passar dessa vez. Adorei as ilustrações e essa diagramação bem trabalhada, dá vontade de comprar só pra ter na estante *_*.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que livro fofo! Adorei a capa dele, e lendo a sua resenha fiquei ainda mais encantada. Achei perfeita a diagramação do livro, e sobre a autora colocar críticas sutis de como estamos tratando errado o meio ambiente, parece uma leitura ótima pra todas as idades.
    Com certeza vai para minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  27. Uau, de início olhei do que se tratava o livro e: "sério ?"
    Mas sabe... Fiquei interessada, realmente interessada, parabéns pela resenha.
    É de boas resenhas que a blogsfera é feita hahahaha.
    Bjs, Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, tudo bem?

    Adorei a resenha e adorei o título do livro... rsrs, adoro esses títulos diferentes. A história parece ser bem legal e com personagens desconstruídos e gostei da ambientação no Rio e sobre explorar os mares. As vezes é bom ler essas histórias adolescentes, dá uma nostalgia da época em que eu tinha esses mesmos problemas dos personagens. Não gosto de personagens prepotentes e acho que ia ficar com raiva do Gabriel algumas vezes e da Cel por ficar tentando conquistá-lo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  29. Oi Ani, minha flor, tudo bem???
    Adorei a sua resenha mesmo não curtindo muito a temática do livro... na verdade eu lembrei de um filme que eu assisti com a minha filha que curtimos muito, mas não lembro o nome do filme agora rs. Eu gostei muito dos desenhos... achei super criativo da parte da autora... parece que a leitura flui bem, principalmente para quem curte chick lit não é mesmo?? Eu ainda pretendo ler algo do gênero, mas não me senti motivada ainda com nenhum, ou eu já li e não me lembro hahaha. O que mais gostei de saber foi que a autora utilizou nosso cenário nacional como ambientação, então ela já ganhou pontinhos comigo.... fiquei imaginando a mocinha como sereia, nadando em nossos mares... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Gostei na sinopse e da sua resenha, ador livros com essa temática. Parece ser um livro leve, uma leitura super descontraída rs'
    A capa não chamaria a minha atenção se eu o visse na livraria- tenho um certo problema com verde rs' Gostei dos desenhos, isso acrescenta muito na leitura e no livro! Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  31. Me apaixonei na resenha de Surfistas! Amo tudo com sereias
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  32. Embora já seja mais velha, eu adoro essas historias de adolescentes, algo mais leve, divertido e com romance rsrs..Achei o enredo bem legal, e adoro series, mas gosto de esperar estar tudo lançado e ler de uma vez só!!
    Adorei sua resenha,dica de leitura anotada!!

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    Eu adoro histórias juvenis como essa e gostei da criatividade desse livro. A fantasia inserida é simples, mas parece ser bem instigante e envolvente, ainda mais para os leitores do gênero. Um livro que eu leria por ser leve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com