O Sol Perdido - Luiz Henrique Mazzaron

Oi vocês,

Como foi de carnaval? Aqui eu consegui ler um pouco, curtir minha família e colocar algumas séries em dia, cinema, casa de vó... Enfim, deu pra curtir bastante! Bom, hoje vamos falar de um lançamento do nosso parceiro Luiz! Ele me convidou a ler a obra antes de seu lançamento - que será ainda esse mês - e hoje eu trago resenha o primeiro livro da trilogia As Lendas de Illusa.

Título Original: O Sol Perdido
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Arwen
Páginas: 342
Sinopse: Erik é órfão e faz parte dos Raposas Prateadas, grupo de ladrões infame do Reino do Norte. Em meio à tensão política e econômica vigente no reino, decidem fazer o roubo do século. O alvo? O castelo real.
Tudo parecia perfeito, mas as coisas não saem como planejado: a missão falha e o grupo de Erik são capturados. Seria o fim de todos, mas Aleshandra, rainha regente, revela que o rei Corben Leindrast desapareceu e propõe uma troca: a vida do bando pelo rei, ou simplesmente pelo anel real, indispensável para resolver a questão da sucessão do trono.
Sem escolhas, Erik parte em uma jornada tortuosa pelas terras de Illusa junto aos Raposas e a escolta da revolucionária princesa Taíssa Leindrast, desbravando terras perigosas e enfrentando de mercenários a grandes dragões.
Mal sabia ele que aquela aventura se desdobraria em algo muito maior e mais perigoso, que mexeria não só com suas crenças sobre aquela sociedade movida pelo poder e pela fé distorcida, mas também com seu coração solitário e com o destino de todos os povos.
Intrigas, traições, um romance proibido e o despertar de um mal antigo permeiam a busca pelo rei, abrindo caminho para aquela que seria conhecida como a mais fantástica das Lendas de Illusa.


O Sol Perdido é o primeiro livro da trilogia Lendas de Illusa de Luiz Henrique Mazzaron. Conhecemos a escrita do autor em Máscara – a vida não é um jogo, e nesse livro, vamos conhecer outra face dele.
A história se passa em Illusa, Erik e sua família viviam no Distrito Velho do Reino. Eles eram muito unidos até que um dia seu pai é recrutado para servir o exército local e acaba não resistindo, sua mãe que estava em uma tristeza começa a definhar até deixar Erik e Bliss – sua irmã – sozinhos no mundo. 



Eles então passam a integrar a família dos Raposas Prateadas, um grupo de ladrões do Reino do Norte. Liderados por Olimpo, o grupo nunca foi pego por terem todos os planos muito bem arquitetados. 
Ao entrarem no grupo, os dois percebem que os problemas do reino é muito maior do que eles imaginavam. Depois do sumiço do Rei, a Rainha Aleshandra não está conseguindo lidar com os problemas, aumentando impostos e tirando o auxilio das famílias mais desfavorecidas. Os Raposas tentam de todas as maneiras ajudar a população e podem colocar tudo a perder com um plano perigoso demais.
Luiz é responsável por quase todas minhas saídas da zona de conforto. Primeiro em Máscara e agora com O Sol Perdido quem me acompanha no blog sabe que não sou a maior fã de fantasia do universo, pois acabo demorando muito para me sentir na história, então quando o autor me convidou, eu aceitei por que me senti curiosa com a mudança de gênero de escrita, mas comecei com o pé atrás. 
Durante a leitura fui percebendo que algumas características que vemos em Máscara continuam nessa obra. Luiz começa de maneira sutil apresentando alguns elementos e “do nada” acontece uma reviravolta na história que você até perde o ar. 



Os personagens são bem construídos e como primeiro livro de uma trilogia, você é levado de maneira sublime para o universo de Illusa e apresentado a tudo que acontece lá. O autor teve cuidado em apresentar e explicar tudo, sem deixar a obra cansativa ou dar muitas voltas.
É possível ver o amadurecimento da escrita do autor, ele não perdeu as características, ainda é possível ver o Luiz de Máscara aqui, mas de uma maneira melhor. 
Eu li em PDF a convite do autor, então não sei dizer sobre a parte gráfica, mas sei que a Arwen deve está cuidando muito bem desse quesito, pelo menos a capa já mostra isso.
O livro ainda está em pré-venda e você pode adquirir aqui. E que os próximos livros cheguem logo para eu matar minha curiosidade com o desenrolar da história. Para os fãs do gênero, leitura mais que aconselhada!

Beijinhos, 

41 comentários

  1. Flor o link no "aqui" não está aparecendo, adorei a premissa e sua resenha me deixou bastante curiosa (ESPERO QUE NÃO TENHA TERROR, SR LUIIIZ!), e já quero garantir o meu.
    Parabéns ao Luiz pela ousadia de mudar de gênero, eu adoro mudar e super apoio quem tenta também!
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari! Já arrumei! E não tem! Pode ficar tranquila ;D

      Excluir
  2. Oi Ani. Tudo bem?

    Que imagens lindas, eu adorei elas! A sua opinião despertou vontade de conferir a história. Vou deixar a sua dica anotada. Caso apareça uma oportunidade, vou quer ler o livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Também não curto tanto fantasia, mas a julgar pelas imagens (o autor quem fez?) a leitura vale muito a pena! Vou esperar sair pela Arwen para ver se consigo um.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei a resenha por mais que não é um gênero que eu goste, mas temos que dar aberturas para novos livros né?!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!Tudo bem? Espero que sim.
    Quando estava passeando pelo facebook da Arwen e vi a capa fiquei morrendo de vontade lê-lo.Depois dessa resenha, a vontade aumentou ao infinito! Adoro aventuras e fantasia.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani,
    eu sou uma grande fã de fantasia, então todos os títulos da editora Arwen me interessam muito. O Sol Perdido tem uma capa incrível e uma premissa agradável para os amantes do gênero. Eu já vi uma resenha desse livro e fiquei fascinada. A sua veio para comprovar que eu tenho que ler em breve. É muito bom quando o autor consegue descrever todo o universo, abordar os plots sem ser cansativo ou pedante. Com certeza uma obra que lerei em breve. :D

    ResponderExcluir
  7. Li a sinopse e curti a história, parece bem interessante e é bom quando os personagens são bem desenvolvidos, isso nos prende a leitura. Tb gostei muito das imagens, muito bonitas.
    Parabéns pela resenha e pela parceria.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ani.
    Puxa, esse tipo de história geralmente não me fascina muito, mas como vc descreveu devemos sair de nossa zona de conforto e ler algumas coisas que não são de nosso agrado imediato.
    Fico feliz por saber que o autor é brasileiro. Nossa literatura está evoluindo bastante.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Já tinha lido uma resenha pequena desse livro (pequenas impressões) e a blogueira também gostou bastante. Normalmente eu não sou muito fã de livros com reinos e coisas do tipo, mas estou MUITO curiosa para ler esse livro, em especial por conta das ilustrações dos personagens...haha' Estou ansiosa para ler, e mais ansiosa ainda para saber que reviravolta é essa *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau! faz um tempo que quero ler o outro livro dele (Marcara) e agora você me traz uma resenha como essa! mais um livro que acabou de entrar nos meus desejados. Achei a história totalmente fantasiosa e é um gênero que tem me despertado interesse, ainda mais sendo nacional.

    ResponderExcluir
  11. Olá, também não sou muito fã de fantasia, mas assim como o Luíz é pra você existe um ou outro autor que consegue me arrancar da minha zona de conforto, apesar dos elogios a história não me chamou a atenção. Parabenizo o autor por ter se arriscado e mudado de gênero, ainda pretendo ler o livro máscara dele.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro e fiquei mega empolgada com a sua resenha, mas o que me desanima bastante é ser trilogia. Estou em um momento de livros únicos. Anotei a dica e vou esperar o momento certo para desfrutar desta leitura.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Na parte que você fala que depois que o rei sumiu a rainha não consegue lidar com os problemas aumenta os impostos e tira o auxilio das famílias mais desfavorecidas. Isso me lembrou muito o Brasil e nossos políticos corruptos. Eu entendo que a rainha não fez isso para querer roubar, mas porque não está conseguindo controlar o reino sem o rei.
    Parabéns pela resenha, mas eu não leria este livro, pois gosto de romances clichês <3

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Olha eu gostei bastante da proposta do livro do autor.
    O livro Máscara eu já conhecia por várias resenhas, mas eu não me aventurei a ler, porque não faz meu gênero, mas esse livro por ser fantasia é outra estória. Acho que vou amar ler. Vou tentar procurar ler em ebook para ter uma ideia. Espero gostar bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-o-grupo.html

    ResponderExcluir
  15. adorei conhecer mais essa trilogia de fantasia, do jeito que eu mais curto!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oiie Ani,

    Adorei conhecer um pouco mais sobre esse livro e do que esperar da trilogia . Não conhecia nem o autor e nem os livros, mas adorei mesmo, ainda mais por ser do gênero fantasias, gênero esse que estou gostando demais de me aventurar. A capa está linda, a Arwen está arrasando nas edições.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas achei a premissa interessante, o chato é que não curto muito o gênero. Mas é legal saber que o autor amadureceu sua escrita nesse volume, acho legal quando isso fica perceptível.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  18. Sabe que agora que me falou do livro anterior que liguei o nome à pessoa. Mas eu também não sou muito ligada em fantasia como você, porque demoro a me conectar em mundo e personagens, mas acho que você conseguiu se convencer da história e isso já é um grande passo inicial, já que é uma trilogia e o restante vem para os outros livros.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Muito bom ler durante a pré-venda, conhecer a história antes de todo mundo heim?!
    Parabéns, a resenha ficou muito boa e fiquei encantada como o autor desenvolve a história.
    Amo história nesse gênero e vou conhecer.
    Espero que a continuação chegue logo para matar a sua curiosidade.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  20. Olá Ani,
    É tão bom quando saímos de nossa zona de conforto e gostamos da sensação.
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas acho que vou começar por O Sol Perdido. Parece ser um livro muito legal e instigante.
    Gostei muito de saber que os personagens são bem construídos e espero ler em breve e gostar também.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Ani, eu sempre ouço falarem muito bem do autor, eu tenho bastante vontade de ler o livro Máscaras dele, mas confesso que esse O sol perdido não chamou minha atenção, parece muito diferente do que estou acostumada. Mas ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani...
    O Lu é o grande responsável para me tirar da minha zona de conforto com este livro... a premissa apresentada me deixou muito curiosa... eu li os três primeiros capítulos e gostei muito só ele mesmo pra conseguir esse feito... eu adquiri meu exemplar antes de ler, porque sou fã dele, mas assim como você estava com um pé atrás... mas depois que li o três primeiros capítulos ele conseguiu me instigar rs... fiquei bem curiosa... adorei a sua resenha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem??

    Gostei bastante da premissa! A única coisa que me desanima é saber que é uma trilogia hehe, ultimamente eu tento fugir de trilogias ou qualquer tipo de sequencia... As ilustrações estão lindas! Aposto que a arte gráfica também vai ficar :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Heey, tudo bom?

    Fiquei bastante curiosa para ler este livro, espero compra-lo em breve.

    Beijo Beijo <3

    http://luxandocomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ani, li uma entrevista do autor no blog da Nath (Pobre Leitora) e apesar de ficar meio com receio de Máscara ele havia comentado sobre O Sol Perdido, eu até anotei aqui do lado para saber um pouco mais, então a sua resenha caiu como uma luva. Bom, ao contrário de você Fanatsia é meu gênero preferido, confesso que forma poucos os nacionais do gênero que me chamaram atenção, mas tenho lido tão bem sobre a escrita do Luiz que estou encorajada a dar uma chance. Não vou ler a sinopse, mas o pouco que você disse sobre a história me deixou curiosa, principal ponte é que o autor amadureceu como escritor mesmo sem perder suas características. Tá na lista :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana, tudo bem?

    O Luiz também me convidou e claro que aceitei. Embora não seja muito fã de fantasia medieval, eu também fiquei curiosa para ver como ele tinha se saído em um gênero que é tão diferente de "Máscara" e por enquanto, estou gostando bastante.

    Comecei a leitura hoje, e ainda estou no início, mas estou achando o livro bem envolvente, com personagens bem construídos, e todas as característica de Illusa e todos os problemas políticos e social que os moradores passam. Imagino que ainda terá bastante aventuras pela frente e que bom que você gostou tanto assim.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  27. Oi! Tudo bem?

    Bom, meu carnaval foi tranquilo também! Deu pra curtir bastante e ao mesmo tempo descansar. Enfim, que bacana receber a obra antes! rsrs Adorei o mundo de Illusa e estou louca para conhecê-lo! Pelo jeito, o livro é do jeitinho que gosto e saber que possui personagens bem construídos fisga meu coração <3

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  28. Oi Ani!
    Sou parceria do autor e fiquei bem animada com essa mudança de gênero. Amo Máscara, mas ver o Luiz se aventurando por outros caminhos é bem legal. A história em si me chama a atenção, principalmente os Raposas, que me pareceram um grupo interessante.
    Estou contando moedinhas aqui pra conseguir comprar o livro porque quero muito mesmo ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Amei a capa do livro. Fiquei bastante curiosa com a sua resenha e parece ser um livro muito bom, já que adoro fantasia. Vou procurar o livro e quem sabe até comprá-lo.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  30. Oi, desde o momento que eu vi essa capa eu fiquei incrivelmente apaixonada por ela e desejosa de saber mais sobre a história. Gostei de saber que ao mesmo tempo em que é diferente de A máscara na escrita mais madura continua sendo no mesmo estilo! Tenho certeza que a Arwen está fazendo um excelente trabalho!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  31. Oiii
    Amei sua resenha. Eu sou loucaaaa com fantasias e fiquei muito interessada na história.
    Os livros da Arwen nunca desapontam.
    A capa não chama tanta atenção. Mas acredito que é irrelevante ao tanto que você gostou do livro.
    Obrigada pela sugestão.
    Vou anotar o livro aqui e quem sabe não sobra dinheiro para comprar? kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Ani!
    Sou que nem vc, fantasia é um gênero que não faz parte dos meus preferidos. Já li alguns e, apesar de ter sido uma boa experiência, acabo sempre voltando para minha zona de conforto. Já meu noivo é fã e tá sempre lendo algum (inclusive já me indicou vários, mas eu ainda não me empolguei pra ler - rs).
    O Sol Perdido parece ser um bom livro, tem uma história que aparentemente prende o leitor e as ilustrações que vc colocou no post são lindas demais! <3 Eu piro com ilustrações e fiquei babando nessas.
    Vou mostrar sua resenha ao meu noivo, acredito que ele vai curtir. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi Ana!
    Tenho mesmo problema que você com livros fantásticos e se você deu uma chance pra esse livro, eu também daria viu.
    Fiquei curiosa, a história parece bem interessante e o bom é como você disse a história não fica cansativa e o autor vai apresentando todos os personagens.
    Fiquei bem interessada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  34. Ooi, Ani! Eu já havia lido uma resenha de Máscaras e lembro que fiquei bastante curiosa para conhecer a escrita do autor. Achei interessante nesta obra mudar completamente o gênero e ainda assim fazer um bom livro, isso mostra que ele é um bom autor.
    Também não sou muito fã de fantasia, mas às vezes arrisco algumas leituras justamente para sair da zona de conforto. Ainda bem que você curtiu e não achou a leitura massante.
    Vou ficar de olho no grupo de Arwen e ver se tem ou se irã disponibilizar para os parceiros o PDF.


    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  35. Eu me surpreendi quando soube que o autor ia lançar uma fantasia. Li Máscara e não conseguia imaginar ele escrevendo algo desse tipo, pelo jeito ele fez isso muito bem e conseguiu manter sua identidade, gostei de saber! Eu adoro fantasia, então estou muito curiosa para conferir a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  36. Oi, Ani, tudo bem?
    Lembro de ter visto uma entrevista com o autor em outro blog ainda esse mês, se não me engano, e apesar de Máscara definitivamente não me atrair, já não digo o mesmo de O Sol Perdido. Desde a entrevista, havia ficado curiosa com ele e agora, com sua resenha, essa curiosidade só aumentou. Já faz alguns anos que o gênero de literatura fantástica vem me conquistando, principalmente com nacionais, e espero, logo que surgir uma oportunidade de leitura, que este seja mais um deles. Interessante a apresentação dos reinos e dos então ladrões que vivem em meio a ele, deve ser uma aventura muito intensa e envolvente. E nem falemos dessas ilustrações incríveis, um charme à parte. Adicionado à minha listinha já!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  37. Ani lindona sou apaixonada por livros de fantasia, sendo bem escritos são maravilhosos e capazes de levar o leitor a viagens maravilhosas, para começar a capa é linda, a premissa muito instigante com esse bando de ladrões e o plano sair errado. Já amei, JÁ QUERO LER PRECISO RSS. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Achei muito interessante essa obra, por mais que eu goste muito de fantasias, nunca tinha lido nada de um ladrão, ainda mais quando eles vão assaltar o castelo real rsrss
    Fiquei babando nas ilustrações, e no modo que você descreveu a obra, ela parece realmente muito bem construída e leve para o primeiro volume da trilogia.
    Espero que a edição da Arwen seja linda!

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  39. Não curto tanto fantasia, mas achei o enredo interessante, as imagens são lindas! Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  40. OLa, terminei meu livro, é uma fantasia moderna, se interessar algum dos blogs uma leitura beta pode me contatar no meu email. diego.p.sousa13@gmail.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com