24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - #Esquenta

Oi vocês,

Como vocês sabem, a Bienal do Livro está chegando! Faltam apenas 22 dias para o maior encontro da literatura e estou muito animada. Esse ano, a Bienal terá dois gostinhos para mim. Vai ser meu primeiro ano como blogueira credenciada (obrigada Universo dos Livros) e palco de estudo para o meu TCC.
Consegui tirar 10 dias de folga e estarei todos os dias lá acompanhando todas as novidades para vocês. Estou extremamente animada e ansiosa para o evento e pensando nisso, separei alguns temas para falar aqui no blog.
A partir de hoje, teremos post toda sexta-feira como uma espécie de esquenta. Com dicas de autores, novidades das editoras e como se programar bem para o dia.
Para começar, vamos falar um pouco sobre o tema e as novidades para esse ano.



O tema deste ano é “História em todos os sentidos” e acontecerá entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro no Pavilhão de Exposições no Anhembi. A expectativa da organização é receber ao longo dos 10 dias, cerca de 700 mil visitantes, vale lembrar que na última edição, foram 720 mil visitantes.
Com oito espaços culturais e uma agenda extensa de debates, sessões de autógrafos, apresentações de música e teatros, a proposta deste ano é ser mais que uma simples feira de livros.
Os organizadores garantiram que nesse ano o espaço será bem maior e com mais segurança. Aliás, diversas coisas mudaram para ser melhor para os participantes.
A primeira grande mudança é em relação as sessões de autógrafos, para ser mais justo e organizado, este ano teremos o distribuidor de senhas eletrônico. Os autores mais concorridos estão com suas senhas disponibilizadas desde segunda feira. As quantidades de senhas são decididos pelas editoras e autores. Só participará quem tiver a senha, ou seja, nada de dormir na fila.
As editoras também estarão promovendo sessões nos estandes, então é preciso ficar de olho.
Os espaços serão divididos por temas, como por exemplo: a Arena Cultural, terá foco principal os encontros com os autores best-sellers e youtubers, o Salão de Ideias para o público que quer participar de debates e para os pequenos haverá o Espaço Mauricio de Sousa. Mas vamos falar melhor sobre as atrações desses espaços no próximo post.



Uma coisa que assustou os visitantes nesse ano, foi o aumento do ingresso. Na última edição paulista, estava custando entre R$12 e R$15 reais, esse ano os valores estão entre R$20 e R$25 reais. A justificativa é que com o aumento do dólar ficou mais caro trazer os convidados internacionais e o organizador garantiu que a maioria de seus visitantes são os “não pagantes” (professores, estudantes, profissionais do ramo)
Esse ano, a Bienal vai ter 280 expositores, um número bem inferior ao de 2014 que era 350. Culpa da crise? Talvez, mas podemos perceber que tudo está sendo feito com muito carinho e dedicação pelas editoras e autores.
Agora é sua vez, diga aqui quais dias você estará na Bienal e o que você quer saber? Semana que vem eu trarei mais algumas novidades para vocês.


Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2016:
Quando: de 26 de agosto a 4 de setembro
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana)
Ingressos: R$ 20 (visitas de segunda a quinta-feira) e R$ 25 (visitas de sexta-feira a domingo)
Onde comprar: site da Tickets For Fun (clique aqui) e em pontos de venda (clique aqui para ver os endereços)
* Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso
Pacotes promocionais de ingressos
Pacote galerinha: dez ingressos meia-entrada dão 10% de desconto
Pacote galera: cinco ingressos inteiros dão 20% de desconto
Pacote família: três ingressos inteiros dão 10% de desconto

Transporte gratuitoPara os visitantes que forem de metrô, haverá ônibus gratuitos fazendo o trajeto de ida entre a estação Portuguesa-Tietê e o Anhembi durante todos os dias da semana. Aos finais de semana, também haverá ônibus fazendo o trajeto entre o Anhembi e a estação Barra Funda.

12 comentários

  1. Olá!

    Estou ansiosa também, pena que não vou poder ir todos os dias hahaha só de pensar que conseguiremos conciliar diversão com TCC dá um gás a mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani,
    Não sei se vou conseguir ir, quero tantos livros, mas teria que gastar para ir até a Bienal, né? E vamos combinar que é mais o evento que vale a pena do que os livros em si (digo, comprá-los), o que é legal é conhecer autores e pessoas com o mesmo interesse que você.
    Eu sempre fui a Bienais, mas esse ano provavelmente vou ficar devendo. Aproveita por mim???? Quero saber todas as novidades!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou super ansiosa para o meu segundo ano de Bienal do livro em SP. Ano retrasado sofri bastante para falar com autores mais famosos, fiquei cerca de 3 horas para falar com a Bruna Vieira, por exemplo. Esse ano peguei senha para muitos autores, mas estou dependendo da minha credencial ser liberada rs. Mesmo que ela não seja liberada, pretendo ir vários dias. O que prejudicou foi o aumento do ingresso, mas espero conseguir ir bastante esse ano. Ano passa fui apenas nos dois domingos de bienal, mesmo assim, a primeira experiência foi maravilhosa! Vou acompanhar seu blog para saber mais sobre suas dicas de bienal.

    ResponderExcluir
  4. OOi! Não moro em São Paulo e estudo então, vou conseguir ir só em um dia. Ainda assim já é uma coisa, né?! haha
    Espero sair bem satisfeita.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vai ser minha segunda bienal, mas minha primeira como blogueira, estou muito ansiosa! *-* Ainda não tive aprovação da credencial, mas espero que seja aceita!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ani!
    Seria maravilhoso poder participar da Bienal esse ano, é um dos lugares que eu realmente gostaria de ir. Porém, moro em outro estado e estou impossibilitada de ir. Espero que logo apareça uma oportunidade!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não posso ver posts sobre Bienal que logo meu coração fica apertadinho. Ai que vontade de ir!!
    Mas as postagens de programação com certeza vão ajudar muita gente.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Fico bem triste por morar no interior nessas horas viu, dá até vontade de chorar. Nem na Bienal de BH deu pra eu ir... Muito legal essas postagens de programação, eu mesma num tava nem um pouco ligada. Aiii que vontadinha de ir. :(

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ani!
    Muito legal você decidir falar e explorar toda a temática da Bienal no seu TCC, boa sorte com ele! Esse é certamente um dos eventos anuais mais aguardados, principalmente pelo público leitor, mas enquanto realizado apenas no Rio e em São Paulo, fica inviável para eu participar, tão longe aqui no Nordeste. Mas um dia, quem sabe?
    Foi uma ideia muito boa das editoras de distribuírem as senhas via site mesmo, evita os tumultos e as filas intermináveis e nem sempre garantidas de autógrafo dos anos anteriores, rs. Que seja um evento ainda mais lindo e incrível que o do ano passado!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá! Que delícia ir à bienal de SP e, pela primeira vez, credenciada ao blog! Desejo boa sorte ao captar os dados para o TCC! Que bom que conseguiu tirar os dias de folga! Queria muito poder ir, mas uma viagem nesse momento para mim está fora de cogitação! Desejo tudo de melhor!!!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ai como eu queria ir na Bienal, mas infelizmente esse ano não vai rolar, está tudo muito caro. Mas queria muito visitar os estandes lindos das editoras e claro rever aqueles autores lindos..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani! Que legal que você vai lá todos os dias! Meu sonho rs Essa é minha primeira Bienal e eu to extremamente animada! Vou no dia 3 só eu acho, mas espero que dê pra aproveitar bastante.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com