24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - #Esquenta

Oi vocês,

Dando continuidade ao esquenta sobre a Bienal, hoje vamos falar sobre os espaços que serão disponíveis para nós. Esse ano, o intuito era ter um espaço mais abrangente e não apenas para venda de livros. A organização investiu bastante em palestras e bate-papo com autores tanto nacionais quanto internacionais. E esse e o tema de hoje.






Arena Cultural

Espaço dedicado a palestras de autores internacionais e nacionais que terão sessões diárias. Alguns dos nomes participantes são Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Rarryn Fisher e Mac Barnet, Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella e os youtubers Kéfera Buchmann, Jout Jout e Lucas Rangel, entre outros. Mauricio de Sousa também participaria dessa mesa, mas de última hora foi desmarcado.


Salão de ideias

O espaço contará com "discussões atuais com questões de relevância social e literatura", a curadoria é da CBL, do Sesc e do Itaú Cultural e terá a participação da jornalista Miriam Leitão, a escritora e historiadora May Del Priore, a historiadora e feminista Margareth Rago, o antropólogo Roberto Damattra, a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o economista Ladislaw Dowbor, o filósofo Oswaldo Giacoia Junior, entre outros



Cozinhando com Palavras

Com curadoria do chef André Boccato, o espaço promove livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura. A proposta é a mesma das edições de 2010 e 2012 da Bienal. Também foi levada à Feira de Frankfurt em 2013.
Dentre os participantes convidados agora, estão o colombiano Dagoberto Torres, Mauricio Schuartz, Jefferson Rueda, Morena Leite, Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Luiz Farias, entre outros.



Espaço Infantil Mauricio de Sousa
Estão previstas atividades para crianças, como parede de escalada, teatro de fantoches e brincadeiras de colorir. A exposição Mauricio 80', em homenagem ao criador da Turma da Mônica, relembrará a trajetória do artista.



Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro

Participam Paulo Araújo, que está na trilha da novela "Velho Chico", Edmara Barbosa, Klevisson Viana (ganhador do Prêmio Jabuti), Stélio Torquato, Bráulio Taraves, Arlene Holanda, Marco Haurélio e Crispiniano Neto. Haverá também apresentações de cordel e rap.



BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História)

Entre shows e contação de histórias, promoverá os Corderlíricos, descrito como batalha de MC's com mistura de rap e embolada, organizada por Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, e Gaspar, do Z'África Brasil. Já a sessão Pequenos Sambistas, conduzida pelo ator e compositor Cristiano Gouveia, terá histórias inspiradas em sambistas.



Auditório Edições Sesc São Paulo

Os destaques aqui devem ser o show Filho de Peixe, com Edgard Scandurra, da banda Ira!, e seu filho, Daniel Scandurra, e o debate Laboratório Booktuber, com participação de Tatiana Feltrin, Eduardo Cilto e Pam Gonçalves.



Espaço Ignácio de Loyola Brandão

Debates sobre direitos autorais, políticas públicas, lei de inclusão, produção e mercado editorial. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil está na pauta de discussão.

E além de tudo isso, o evento contará com três ambientes para autógrafos que serão organizados por senhas. Todas elas distribuídas no site oficial do evento. Verifique aqui.

Então é isso, sexta que vem traremos mais novidades sobre o evento.

(Fonte: G1)

Beijinhos,

11 comentários

  1. Eiita que falta menos de um mês hein!!
    Não vejo a hora de chegar! Estou muito animada com essa edição, apesar de vários autores que eu gosto terem ficado de fora.
    Mas acho que vai ser bem legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani,
    Eu não vou poder ir :(
    Mas aproveite por mim, eu queria muito ir para a sessão da Bianca Briones. É quem eu mais queria conhecer.
    De autores internacionais, quase nenhum me empolga realmente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Tem tanta coisa boa nessa bienal que nem sei por onde começar nos dias que eu for! Adorei esse post, espero ansiosamente o próximo post!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Com certeza mais uma bienal que será sucesso.
    Eu ia adorar conferir o espaço do cordel e essa palestra com os booktubers.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani, tudo bem?
    Toda vez que vejo algo relacionado a bienal eu tenho uma dorzinha no coração porque não poderei ir. Acho bem interessante eles diversificarem os espaços, as palestras e possibilitarem discussões interessantes, atingindo assim um público maior e incentivando ainda mais o amor pela literatura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani! Pra falar a verdade não vi muita diferença quanto às edições anteriores, a maior parte dos espaços já estava presente na Bienal, acho que só não davam destaque a eles. Bom, estarei lá e pretendo conferir o máximo de coisas que for possível, tenho que sentar pra planejar minha programação... muito provavelmente nos encontraremos! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani, tudo bem?
    Uma pena que não vou poder ir na Bienal esse ano, mas achei bastante interessante as programações. Dela eu queria ir na Arena Cultural para conhecer Ava Dellaira, Jennifer Niven, Jout Jout e Maurício de Sousa. A Miriam Leitão eu conheci na Feira do Livro de Brasília.
    A programação tá boa e para vários gêneros.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani, adorei saber um pouco mais sobre o que vai acontecer por lá. Eu quando vou geralmente acabo não participando de nenhum evento do tipo mas me interessei por alguns que vc apresentou, quem sabe quando eu estiver lá decida participar

    ResponderExcluir
  9. Gostei, são espaços interessantes e legais para aproveitar o evento, o que me preocupa é o espaço mesmo, pois na última Bienal que fui, além de lotada, foi horrível para locomover, ir ao banheiro e beber água, espero que eles tenham melhorado isso também, pois tive uma experiência bem ruim. :(

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAH como eu queria tá perto de SP pra ir na Bienal, minha gente. É um dos eventos que eu sofro bastante por morar longe :(

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei como você deu destaque a programação. Deveria ter vindo aqui antes hehe

    Eu não conhecia as autoras Jennifer Niven e Amy Ewing, mas fiquei acompanhando elas pelas redes sociais enquanto viajavam pelo Brasil e elas são muuuuuito fofas. Fiquei morrendo de vontade de ler os livros delas. Você já leu?

    Achei bastante interessante o destaque que eles deram para a culinário nesse evento. Porque faz todo o sentido. Existe uma infinidade de livros voltados para essa área. Muito legal ver um evento como bienal explorar isso!

    beijos
    Espero que te encontrar na bienal do rio, ano que vem!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com