Belgravia - Julian Fellowes

Oi vocês,

Hoje vamos falar de um livro que recebemos com muito amor da Editora Intrínseca.


Título Original: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca
Páginas: 430
Sinopse: Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos. Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.




Quando recebi o convite da editora Intrínseca para conhecer o universo de Belgravia eu fiquei extremamente empolgada. Afinal é um gênero que eu passei a adorar e corta qualquer ressaca que eu tenha passado. 
Para quem não sabe, Jullian Fellowes, autor da obra, é o criador da queridinha Downton Abbey, uma série que infelizmente eu ainda não consegui assistir (#acabaTCC). Belgravia foi lançado primeiramente em forma de e-book em capítulos semanais, pelas minhas pesquisas, a ideia do autor era trazer de volta a forma como as histórias eram lançadas, por meio de folhetim (coisa que hoje é bem mais comum por causa do wattpad). 

"Essa é uma história sobre pessoas que viveram há dois séculos e, ainda assim, muito do que elas desejaram, muito do que se ressentiam e as paixões arrebatadoras em seus corações eram bastante parecidas com os dramas que vivemos agora, em nosso tempo..."

O enredo se passa em 1800 e foca em duas famílias da Inglaterra. A primeira de Sophia Trenchard, filha de um comerciante bem sucedido que por suas provisões para os soldados em guerra, se torna popular com a alta sociedade da época e a segunda, pertence ao Lorde Edmund Bellasis, que assim como qualquer outra família tradicional da época, tinha certo preconceito com quem não fizesse parte do mesmo círculo que eles. O enredo se alterna entre as histórias das duas famílias e as ligações que as prende. 



Foi meu primeiro contato com algo relacionado com o autor e eu preciso dizer que fiquei de boca aberta. Como vocês puderam perceber, eu dei uma sumida por aqui, por causa da faculdade, logo, parei algumas leituras, mas essa sempre me chamava para a conclusão. 
Como eu citei, ele foi divulgado em forma de capítulos anteriormente, e talvez por isso, a leitura tenha tirado tanto o fôlego uma vez que em todos havia um fato ou uma revelação que me prendia e me deixava ansiosa. Julian é bem detalhista, e isso poderia ser um perigo, mas não. Ele soube dosar bem o que queria detalhar e é praticamente impossível não se sentir em Belgravia durante a leitura. 



Cada personagem conta com sua carga emocional que foi bem condizente e especial. Destaque para Anne Trenchard, mãe de Sophia, uma mulher determinada e centrada o que é bem difícil se conhecer em obras do estilo, foi uma grata surpresa. 
Sobre a parte gráfica, está lindo! A capa, a diagramação, a divisão dos capítulos (são bem longos, mas divididos em cenas, o que dá um respiro maior), espaçamento e as folhas amareladas formam um belíssimo trabalho da Intrínseca. 
Em suma, foi uma leitura que me fez perder algumas horas de sono, mas valeu a pena e agora é hora de colocar Downton Abbey em dia. 



Beijinhos,



12 comentários

  1. Eiii finalmente acabou esse livro! haha
    Como você deve saber esse gênero não é bem meu favorito e acho que a leitura seria um pouco arrastada pra mim.
    Mas que bom que foi uma experiência boa pra você!!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Vi alguns desenhos do autor em outro blog e fiquei boquiaberta. Como você sabe, não sou fã dos romances de época, mas sempre vejo uma ou outra resenha, sempre elogiosa. Aliás, primeira resenha que leio dele. Sobre o modo como o autor publicou, simplesmente genial, ainda mais usando a Amazon!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ani!
    Recebi Belgravia também e estou mega empolgada para fazer a leitura. A edição está linda e a trama parece ser daquelas que prende o leitor.
    Bom saber que as descrições não são maçantes. Se tem algo que me deixa zonza são aquelas cenas descritas de forma tão detalhada que me dão agonia. Bom saber que ele passa longe disso.
    Assista Downton Abbey pq é MUITO BOM!!!! Sou uma viciadinha nela. Hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ani ^^
    Eu também não vi Downton Abbey ainda, mas quero muito. Também estou curiosa para ler "Belgravia", estou tentando encaixá-lo na pilha aqui, mas tá difícil...hehe' Adoro livros históricos, e este parece ser muito bom. Pelo menos é o que aparenta, e eu só vi coisas boas a respeito da história até agora, então estou animada.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ani. Tudo bem?
    Sou uma das que também não tem tempo mais pra nada por causa da faculdade #AcabaLogoTCC
    Também nunca assisti à série mas só vejo comentários positivos.
    Com relação ao livro: a sinopse não me conquistou mas sua resenha sim, assim como a capa, que está com um tralalho gráfico belíssimo.
    Comecei a ler romances históricos faz pouco tempo e estes me prendem totalmente, ainda mais assim, sendo narrado intercaladamente aumentando o clima de suspense. Adorei a indicação!

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ani, como vai?
    Que coisa mais linda essa obra, eu confesso que o gênero em si não desperta muito meu interesse, mas a edição está um arraso, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani, tudo bem?
    Essa fase de tcc é realmente complicada, quando estava fazendo o meu simplesmente não conseguir ler nenhum livro. Gostei de saber que valeu a pena perder algumas horas de sono para terminar a leitura.
    Eu ainda não vi a série, mas não foi por falta de recomendações, tenho amigos que adoram e realmente parece que é muito boa. Fiquei curiosa para conhecer a escrita do autor, principalmente porque você mencionou que os personagens são bem construídos. Parece ser uma leitura muito boa principalmente por ter como centro duas famílias e fiquei bem curiosa para saber mais sobre as ligações que as prendes.
    A edição realmente está muito bonita, gostei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani, tudo bem?
    Eu também recebi Belgravia e vou ler por agora. Gosto muito desse gênero e estou animada para ler.
    Que bom que você gostou, isso me anima muito e acho essa capa muito linda. Eu não vi Downton Abbey, mas tenho vontade de assistir.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Não tinha visto esse livro ainda mas já me apaixonei logo pela capa!
    Gostei da ideia do autor de ir soltando por capítulo e tal, o fato de sempre tem algum impacto em cada capítulo deve ser bem empolgante!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani, também sou fã do gênero e estou chocada com essa capa. Já quero ler, ter e sua resenha só me deixou mais animada. De fato livros históricos são ótimos para tirar a ressaca. Adorei saber que tem carga sentimental <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem??
    Não sou fã desse gênero, mas gostei da proposta da editora para esse livro, a capa é linda, que bom que gostou da leitura!! ótima resenha!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ani!
    Vi muitas divulgações do livro recentemente, mas acredita que só agora estou parando para saber do que se trata, por causa da sua resenha? Hum, e parece interessante mesmo! Não sabia que o autor era o responsável pela Downtown Abbey, mas também não muda muita coisa porque não tenho interesse na série em particular, mas quem sabe eu não confira o livro depois? Esse cenário histórico e todo esse paralelo envolvendo duas famílias distintas e sua ligação é uma proposta que me chama bastante a atenção. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com