Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

Oi vocês,

Hoje tem Bienal!!!!!!!! Queria avisar que estarei por lá diariamente e vocês podem acompanhar melhor pelo Instagram e pela Página do blog no Facebook. Todos os links estão aqui na lateral. Estarei levando marcadores! Espero encontrar vocês por lá...
O post de hoje não é sobre a Bienal, mas é tão legal quanto. Como é a última sexta-feira do mês - agosto está mesmo acabando - hoje é dia do projeto #VidaLiterária.

Título Original: The Accident Season
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.


A Temporada de Acidentes está no ar! Na verdade ela acontece todo mês de outubro, talvez eu esteja um pouquinho adiantada, mas é melhor prevenir do que remediar não é? 
Infelizmente, acho que a sinopse fala demais e por isso, nessa resenha eu pretendo falar apenas da minha experiência com a leitura.



A família de Cara sofre um sério problema durante todo o mês de outubro, nesse período, eles sofrem todos os tipos de acidentes possíveis. Desde tropeçar e bater o dedinho na quina até um atropelamento. Ninguém sabe o que causa esse tipo de coisa, mas todos tomam os cuidados necessários para que não aconteça nada grave demais. Porém, esse ano parece que a temporada será mais perigosa. Será que Cara e sua família conseguirá sobreviver? 

“Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
Mas um brinde à estrada de água.”

Conheci esse livro na Turnê Intrínseca, a forma como o enredo foi contado no dia foi tão emocionante que eu me arrepiei e até fiquei com medo. Deixei um bom tempo passar até que tomei coragem e a curiosidade falou mais alto e chamei as meninas para lerem comigo. Confesso que não foi tudo isso que eu achei. 
Imaginei um enredo mais denso, mais pesado e até mesmo mais assustador... Mas tudo o que aconteceu durante a leitura foi bem leve... A principio a fantasia foi bem escondida, depois de alguns capítulos isso foi mudando e ficando surreal, mas não me incomodou como achei que faria. É tudo meio confuso, porque Cara, nossa protagonista é confusa. Ela não entende os seus pensamentos ou sentimentos e por isso acabei me perdendo um pouco. 

“Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que acidentes se transformam em tragédias.”

Parabenizo Moïra, ela foi extremamente original no quesito criação de enredo, não li nenhum livro nesse estilo – talvez, por não ler muito do gênero – seus personagens são palpáveis e a leitura é fluida demais! Li super rápido, inclusive no metrô e ônibus, coisa que não consigo fazer com frequência por causa dos enjoos.
Li em e-book, então não tenho muito o que falar da diagramação, mas não localizei erros na escrita. Como eu citei, infelizmente eu esperava mais da obra, mas mesmo não cumprindo 100% com as minhas expectativas foi uma leitura agradável. Aconselho aos fãs de fantasia e para quem está começando com o gênero.

“Às vezes parece que a gente sobrevive aos acidentes por algo além de sorte.”


"Como eu disse lá em cima, a leitura não foi tão proveitosa. Já é sabido que eu não sou tão fã de livros de fantasia, por diversos motivos, sendo um deles o fato de que nunca me concentro 100% na história. Durante a leitura, me lembrei de outro livro que li, O Oceano no Fim do Caminho, do Neil Gaiman, se virasse um filme, acho que teria classificação livre, pois as crianças iriam amar acompanhar a Cara nessa aventura. Espero que ela continue, porque sua escrita, apesar de não ter me conquistado plenamente, é muito boa. Para os fãs de fantasia, a leitura é recomendadíssima!" - Kamila, Resenha e Outras Coisas

Esse post pertence ao:









Beijinhos,

12 comentários

  1. Poxa, jura que você não gostou 100% da obra? eu achei genial, toda essa premissa sobrenatural junto de assuntos pesados e traumas dos personagens. Gostei muito <3 e aproveite bastante a bienal!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Bem, você já sugeriu títulos melhores ahahaha brincadeira à parte, o livro nem é tão bom nem é tão ruim, fãs do Gaiman com certeza vão amar e a Moïra está de parabéns pela originalidade!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ani, tudo bem?
    Adorei sua resenha. A divulgação desse livro sem dúvidas deixou muitas pessoas com vontade de lê-lo (inclusive eu) e criou expectativas altas demais em todos, o que é complicado durante a leitura já que muitas vezes quando isso ocorre o livro não atende tão bem.
    Fico feliz em saber que é uma história realmente diferente de tudo que você já leu, isso me deixa empolgada para realizar a leitura mesmo você não achando ele perfeito. Acredito que a leitura seja válida, portanto irei anotar a dica aqui e lê-lo sem grandes expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ani, tudo bem? Eu tenho bastante curiosidade e vontade de ler esse livro. Mas não espero nada assustador. Espero algo bem leve mesmo hahah. Mas eu adoro, então acho que posso gostar desse livro.
    E essa capa é maravilhosa <3 Quero ver se compro o exemplar físico <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani,
    Acabei de falar para a Raíssa do 'O Outro Lado da Raposa' sobre eu não conhecer muito o gênero, mas me interessar por esse livro especificamente. Um enredo original que vai me surpreender, me empolga.
    Ah, boa bienal para você, eu vou trabalhar!!! :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, como vai?
    Gente eu ganhei esse livro mês passado de presente e confesso que estou louquinha para realizar a leitura já, eu sempre vejo comentários positivos e minhas amigas super me indicaram, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Não conhecia esse livro (mas ultimamente estou tão desligada...). Fiquei bem curiosa pois, como você disse, o enredo me parece original. Esse não é o meu gênero preferido, mas sou tão teimosa que com certeza vou querer lê-lo! Foi uma pena você não ter gostado tanto, Ani :(
    beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Ani, tudo bem?
    Gente, que horror! Todo mês de outubro acontecer isso. Coitados.
    Eu gostei da premissa dele e saber que a leitura é rápida e fluída me anima, uma pena que a leitura não superou suas expectativas. Então quando eu for ler não vou com sede ao pote, vou com calma..kk.

    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Também conheci esse livro na Turnê e fiquei mega curiosa. Até pensei em comprar no dia, mas tava tãaaaao caro, que nem rolou. Tinha até esquecido dele, até que encontrei sua resenha.
    A história parece ser muito legal e essa história dos acidentes no mês de outubro (meu mês <3) é bem intrigante. Já imaginava que a história fosse ser bem rápida de ler e a trama parece ser MUITO original, algo que anda escasso na maioria dos livros (nada contra o velho clichê, mas eu sinto falta de algo diferente as vezes).
    Tá na lista dos desejados e espero encontrar num preço legal. o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A personagem ser confusa não deveria deixar a leitura confusa, mas acho que entendo o que você quis dizer. E o fato de ser denso mas de uma forma leve também me chama a atenção.
    Quando li a sinopse fiquei muito empolgada para ler o livro, mas depois fiquei com um certo receio já que ela conta um tanto que demais do livro - e isso me deixou preocupada em ficar a leitura toda esperando esse ou aquele detalhe da sinopse aparecer, sabe?
    Mas, ainda assim, quero arriscar e espero curtir o livro :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Pena que a obra não atingiu plenamente suas expectativas, Ani, mas achei a premissa o máximo, e fiquei bem curiosa para descobrir o que gerou essa temporada de acidentes anual. Fora que amei a capa, e você sabe que amo fantasia. Com certeza vou querer ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani, sua linda, tudo bem?
    Que pena que não moro em SP, mas tomara que esteja se divertindo e comprando todos os livros que pretendia. Assim que vi esse livro na turnê eu também fiquei louca, é muito diferente. Estou super curiosa para descobrir que acidentes são esses. Será que a família dela é a única? O que gerou tudo isso? Como parar? Que pena que não era tudo o que esperava, mas ainda não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com