Amor Plus Size - Larissa Siriani

Oi vocês,

Depois de muito tempo, temos uma resenha no blog!! Como vocês sabem, minha vida acadêmica e profissional está tomando muito mais tempo que o desejado, mas está acabando! Pelo menos a acadêmica.
Durante a Bienal, eu adquiri alguns livros e vocês já viram eles no post anterior, então hoje vamos falar sobre o livro da dona Siriani.


Título Original: Amor Plus Size
Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus
Páginas: 280
Editora: Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz. 
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.




Maitê Passos é uma jovem de dezessete anos e mais de cem quilos. Passou a infância e adolescência sendo apenas o seu peso. Sua mãe faz tudo para que ela entre na linha e perca peso, mas ela não se esforça tanto assim... 
Mai está no ensino médio e tem que lidar com o ENEM, Maria Eduarda, uma “inimiga” que ela não sabe o que fez para a menina odiá-la tanto assim, uma paixão antiga por Alexandre, um menino que nunca tinha notado a presença dela e uma mãe fissurada em dietas mirabolante, e para conseguir sobreviver há tudo isso, ela conta com amizade da Josi e Valentina e principalmente do seu melhor amigo Isaac, um aspirante a fotógrafo que sabe de todos os segredos dela. Com um enredo envolvente Amor Plus Size nos mostra que não precisamos ser que nem as outras pessoas para ser feliz. 

Comprei esse livro na Bienal e antes de qualquer coisa, preciso dizer que AMO a dona Siriani e sua loucura, agora vamos para o enredo. Durante a Bienal pude ver que muitas garotas estavam apostando nos livros com personagens mais cheinhas, os dois destaques que eu conheço e aconselho são: Poder Extra G da querida Thati Machado e agora o Amor Plus Size. Como eu já tinha lido pelo wattpad o da Thati – e pela grana curta – resolvi apostar e conhecer a escrita da Lari. 

"Era a menina do escanteio, a que nunca tinha namorado, que dera o primeiro beijo na festa de quinze anos por causa de uma maldita brincadeira de verdade ou desafio."

O livro é muito bem escrito e nos apresenta Maitê, uma jovem que sempre sofreu gordofobia mas com o tempo acabou bloqueando todas as piadas e comentários de mal gosto para tentar ser feliz. Porém, a parte mais triste, era ter que aguentar os comentários da própria mãe em relação ao seu corpo. Por que eu gostei da história: me identifiquei completamente com Maitê. 



Diferente dela, eu comecei a engordar quando comecei no meu primeiro emprego, no colégio eu tinha um corpo ok. Mas quando você ganha seu primeiro VR e trabalha em uma esquina do McDonalds, não tem como se controlar, né? Bom, era assim que eu pensava (já mudei, hambúrguer só uma vez por mês, saúde agradece) e com isso eu consegui engordar 8 kilos em 3 anos. Pode parecer pouco para alguns, mas para mim não foi. Na realidade, eu nunca tive problemas com meu corpo, obvio que não ficava feliz quando ia comprar uma calça e percebia que tinha aumentado mais um tamanho, mas isso nunca me definiu, pois sempre fui bem tranquila. O que acontecia é que as outras pessoas se sentiam mal pela minha mudança. Parentes e amigos viviam perguntando o que tinham acontecido e muitas vezes faziam comentários escondidos sobre isso, foi então que eu comecei a achar estranho eu não ver problema no meu peso enquanto tanta gente achava. 
Nunca fiz nenhuma dieta e até tentei exercícios, mas não me adaptei e como minha saúde estava ok (tirando pelo problema de pressão, que eu controlo) decidi que não ia ficar me matando para agradar ninguém. Mas não é fácil, e é isso que a autora nos mostra durante o decorrer da história. 

"Às vezes a gente faz escolhas erradas. É sempre tentativa erro."

Quantas vezes me falaram que eu tinha um rosto bonito e que se eu emagrecesse eu ficaria linda? Quantas vezes eu ouvi meus pais dizendo que eu não me esforço para emagrecer? Quantas vezes me olharam feio depois que eu peguei o quarto brigadeiro consecutivo? Diversas! E as vezes a pessoa acha que está nos motivando, nos ajudando, quando na verdade está apenas nos deixando mais para baixo. 
Durante a leitura eu consegui identificar diversos pontos que não acontece apenas na história, mas na vida de diversas pessoas. Essa imposição social de que devemos ter um corpo perfeito é ridícula e pode parecer que não, mas acaba com muitas vidas.
Larissa aborda o tema com maestria e ainda fala sobre anorexia e bulimia sem deixar o romance de lado. Romance esse que me incomodou um pouco, Maitê era tão madura em alguns momentos e tão infantil em outros, isso me deixou um pouco desanimada, mas não atrapalhou a leitura. Não localizei erros e a diagramação está uma gracinha.



Em suma, Amor Plus Size é um livro lindo, que fala sobre diversos assuntos e acima de tudo, sobre empoderamento. Vale muito a pena conferir a escrita da Lari e conhecer um pouco mais da história da Maitê. Leitura aconselhada.

Beijinhos,

19 comentários

  1. Olá!

    Eu não conhecia mas me interessei muito.
    Estou gostando dos livros com personagens mais gordinhas e algumas coisas que não acontece somente na ficção. Realmente não é fácil. Eu também já passei por muitas em relação ao peso.
    Gostei demais da sua resenha e de tudo que você falou.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi esse livro no Book Haul da Déia Bistafa, fiquei encantada pela capa e pela personagem incomum nos livros,já que a maioria mostra personagens com corpos esculturais o que não é a realidade de muitas leitoras e se identificar acaba sendo difícil, por mais protagonistas assim. Quero demais ler esse livro gente e sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola,quero muito ler esse livro e poder extra G, e só pela sua resenha eu me identifiquei total com a personagem principal, não vero a hora de fazer a leitura, estou sentindo que irei me apaixonar pelo livro e assim como você, irei adcionar aos favoritos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Larissa melhor pessoa <3 Preciso já desse livro! Poder Extra G eu tenho em e-book e pretendo ler logo. A história tem tudo pra ser sucesso, a premissa é linda e a Maitê é um exemplo, com certeza muitas mulheres vão se identificar.

    Aliás, como é ter um corpo ok? Tipo, sempre fui acima do peso, então preciso perguntar qual a sensação de um dia ter vestido 40...

    PS: pelo menos você tem um lindo rosto? E quem não tem nem isso, como faz?...

    ResponderExcluir
  5. Olá linda! Já estou a seguir adorei muito o seu blog, visite o meu blog onde eu falo sobre penteados, makes e muitos outros assuntos. Beijinho!
    https://blogsimplesglamour.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani,
    Esse livro vai entrar nos melhores do ano para mim.
    Que verdade, que sentimento a Larissa colocou na Maitê. Uma personagem bem construída e que nos retrata em diversas situações.
    Fiquei encantada pelo livro e pela escrita da autora.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Ani, tudo bem?
    Menina eu fiquei perdidamente apaixonada por essa resenha e pela obra em si, confesso que eu não conhecia a obra, apenas vi em algum lugar, realmente despertou meu interesse, diante do tema abordado e como a personagem enfrenta tantas situações.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei a premissa do livro bem interessante e fiquei curiosa para conferir.
    Sofri o mesmo problema que você com o meu primeiro emprego e consegui engordar 10 quilos. Hoje estou brigando para perdê-los mas por causa da saúde e meu bem estar. Porém sempre tem aquele pessoal que fica fazendo os comentários por nossas costas e isso incomoda muito.
    Quero muito saber como a autora tratou disso e como a personagem dá a volta por cima.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Tudo bem?
    Então eu tenho muita vontade de fazer a leitura desse livro vejo muitas resenhas positivas e cada vez me encho mais de vontade de ler.
    Eu sempre fui magrinha até mesmo depois que tive filho recentemente que sai do tamanho 36 e fui pro 38 mais não é uma coisa que me incomoda (a não ser pelas roupas que estou perdendo) acho que o importante é a gente se sentir bem e esses livros que ajudam a aumentar a auto estima das mulheres são sempre bons nada melhor que uma ficção que tem uma pitadinha de "vida real" para dar aquela injeção de animo na gente.
    Adorei a dica
    Bju
    Mary reis.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu te entendo! Eu tenho a maior dificuldade para emagrecer, e sempre tem um para falar algo do meu peso. Não sei porque insistem em dizer que ainda estão ajudando rsrs
    Eu ainda não li o livro, mas tenho interesse só por ser diferente dos que já li.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Interessante a premissa do livro. Não o conhecia e achei a capa bem gracinha. Não o leria no momento, mas a dica está pra lá de anotada.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Adorei a premissa da obra. Acho muito relevante uma narrativa que traga uma protagonista bem acima do peso, para que se possa pensar sobre os padrões ditados pela sociedade em que vivemos. Afinal, precisamos mesmo estar de acordo com esses padrões para sermos felizes? Dica anotada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Essa é a primeira resenha que leio do livro, e confesso que se não fosse por isso, o livro passaria batido. Não é um tema que costumo ler e sendo sincera eu não sabia o que esperar da leitura, mas posso dizer que estou bem contente em saber mais sobre a história. Dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu adorei essa capa e fiquei muito curiosa pela leitura, espero poder ler em breve gostar, muito fofa sua resenha, amei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Menina eu não conhecia esse livro, mas gostei muito da história e da sua resenha.
    Esse preconceito infelizmente é bem frequente... muito de verdade e ele não é tratado da mesma forma que os demais.

    Anotei a sua dica aqui

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi. Eu quero muito ler esse livro ja faz um tempinho. Tenho só que conseguir a grana para comprar. Tenho certeza que vou amar a leitura.

    ResponderExcluir
  17. Estou super curiosa com esse livro, mesmo achando que é um assunto delicado e difícil de se tratar, é muito necessário. Eu sinto a maior falta de personagens que sejam grandes em sua personalidade e também em seu tamanho -e me parece que a autora soube muito bem contar a história.
    Espero curtir a leitura (e me identificar completamente com a Maite... a primeira citação me fez lembrar dos meus tempos de escola onde a gordofobia acaboume definindo por muito tempo).
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Ani, que gracinha de livro e de resenha!
    E adorei saber um pouco mais sobre você e saber que o que incomoda os outros não incomoda você.
    E não é isso o mais importante na vida, gente?
    :)
    Adorei conhecer o livro e saber que tem gente (Thati querida, um beijo!) apostando em protagonistas que fogem do padrão loiro, lindo e magro de sempre.
    Quero ler Amor Plus Size!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ani.
    Quanto tempo!
    Mais uma bela resenha e de um livro com um tema bem sensível, especialmente para as mulheres.
    Confesso que não faz meu tipo preferido de livro, mas fala de superação, de se aceitar como é.
    Então parece realmente um bom livro.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com