Bienal do Livro – O que teve: Palestras I

Oi vocês,

ATENÇÃO: Como vocês sabem, estou me formando em Jornalismo e gostaria que vocês respondessem rapidinho essa pesquisa aqui: http://goo.gl/J1t9Ce 

Dando continuidade a nossa maratona de postagens sobre a Bienal, hoje vamos falar sobre as palestras que assisti nos dias que participei do evento. Ao todo participei de seis palestras e resolvi separar em duas postagens diferentes para não ficar muito pesado e cansativo. Então vamos saber quais foram?





A primeira palestra que participei foi a Novas Fronteiras Literárias: Ser Escritor na Era Digital, na Arena Todateen. Com a participação dos autores Felipe Sali, Aimee Oliveira, Bruna Fontes e Clara Savelli, o evento tinha como objetivo central falar sobre o início da carreira de cada um e como as novas mídias podem ajudar os autores a publicar suas obras.



O evento também contou com a participação da Fernanda Cunha, uma das responsáveis pela plataforma Wattpad, plataforma digital que auxilia muito nesse início de carreira.
O mais interessante é que com o Wattpad, temos de volta a sensação de folhetim. Para quem não sabe, antigamente, os autores publicavam suas obras em formatos de capítulos em folhetins e no aplicativo acontece da mesma forma.



Entre diversas dicas, os autores reforçaram a importância da organização e pontualidade na hora de postar suas histórias. Aproveitei para questionar se ao assinar um contrato com editoras, deixar a história publicada na plataforma não atrapalha na venda de livro. Para eles, não. Felipe permanece com a obra dele na plataforma e publicará seu livro pela Lote 42, já Bruna deixou a obra até um capítulo especifico, quem quiser saber a continuação terá que adquirir a obra. Gostei muito de aprender mais sobre esse universo e principalmente sobre a carreira de cada um.




A segunda palestra que participei com o booktuber e autor Eduardo Cilto, o tema era Laboratório Boooktuber no espaço do SESC. Ele falou sobre o processo criativo para seus vídeos, a vontade de começar a resenhar mais obras nacionais e as diferenças entre ser resenhista e autor. Foi um bate-papo muito bom, mesmo com a mediadora presente – que infelizmente não recordo o nome – a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas e interagir melhor com o convidado. Questionei a ele se houve alguma mudança na hora de resenhar uma obra depois de ter seu primeiro livro publicado... Cilto respondeu que sim! Ele aprendeu a diferenciar autor da obra e se arrepende da resenha que fez para 50 Tons de Cinza. Houve um debate com a mediadora onde ela falava que a pior coisa que existe no mundo (palavras dela) é resenha morna. Para ela, que está há anos no mercado editorial, é necessário ser o mais sincero possível e apontar todos os erros para que o autor aprenda e conserte nas próximas obras. Então, fica a dica para nós, blogueiros.



A terceira palestra aconteceu no Espaço BNDS da Bienal, com capacidade para um pouco mais de 500 pessoas, o assunto era A Voz das Mulheres na Internet, com a participação da youtuber Jout Jout e mediação das meninas da Capitolina. Juntas elas falaram sobre internet, como começaram a carreira e se descobriram feministas e a importância do debate sobre o tema.



A palestra foi mais um bate-papo confortável onde houve interação do público. Eu não sei se era por nervosismo, mas a mediadora central – que eu não vou me lembrar do nome – estava muito perdida e falando umas coisas um pouco sem nexo. Houve momentos que ela fazia algumas piadas que a Jout e a plateia demorava um pouco para entender. Eu culpo o nervosismo pois ficaria do mesmo jeito (ou não, espero). Mas foi bem proveitoso e me abriu os olhos em diversas formas. Logo após o debate, houve uma sessão de autógrafos do livro Tá Todo Mundo Mal da youtuber. Vocês sabem que não sou a maior fã de livros do gênero, mas até gostei do livro da Julia e fui tentar pegar meu autógrafo (foi uma loucura) e consegui conversar alguns segundos com ela. E é oficial, ela é um amorzinho.



Como eu já citei aqui no blog, a Bienal estava com uma proposta bem diferente e maravilhosa de integração! Cada palestra me trouxe um novo ensinamento e fico muito feliz em poder dividir isso aqui no blog. Na próxima postagem sobre as palestras, vamos falar sobre: A Importância da Representatividade da Cultura LGBT na literatura, o bate-papo com a querida Lucinda Ridley e o bate-papo com os autores do livro Muito Amor Por Favor.

Beijinhos,

20 comentários

  1. Muito legal o tema da palestra. Na era digital e das plataformas gratuitas, dicas sobre como melhor aproveitá-las é realmente bastante importante. Infelizmente não pude ir à Bienal esse ano, mas na do RJ pode ter certeza que estarei presente.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ani
    Que gostoso foi aproveitar todas essas palestras. Tenho certeza que saiu de lá com várias inspirações aprendizados.
    Eu fui um dia só na Bienal então não aproveitei as palestras. Quem sabe na próxima.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que bacana as palestras que vc participou. Os temas são bem interessantes.
    Ótimo para vc acumular mais bagagem para sua profissão.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post! Eu sempre vou às Bienais de Minas e assisto às palestras!Sou doido para ir nas de SP e do Rio.
    OBS: Morrendo de inveja da foto com a Jout Jout! <3

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu to numa frustração até agora porque que não fui na bienal....
    Adorei o seu post e eu queria muito ter vivenciado isso... Mas amos aguardar para ano que vem aqui no RIO!!
    Beijo!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Gente, que show! Eu adoraria participar destes tipos de palestras, mas na minha cidade nunca tem, adorei mesmo por você, deve ter sido ótimo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ahh eu queria ter ido na da Clara e da Aimee.. haha
    Mas achei super legal o tema e adorei conhecer as duas pessoalmente.
    Também acho que deve ter sido legal ver a Jout Jout, ela parece ser uma pessoa bacana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu queroa muito ter ido nessa Bienal e ter participado das palestras também, teve muita coisa boa, muito autor que eu estava louca para conhecer e pegar autógrafo, mas deixa para a do ano que vem ,Aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Muito legal você participar das palestras que teve! Acho que isso maximiza a experiência de uma forma sem igual. A palestra da Jout Jout me chamou muito a atenção porque acho que é o tema que mais se encaixaria no meu dia a dia.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani,
    Que saudade da Bienal!
    A cada postagem sua, eu sou invadida pelo sentimento na nostalgia. Eu assisti a uma palestra só com a FML Pepper, mas nem fiquei muito tempo. Precisava ir embora e não consegui ficar até o final. Mas achei incrível os eventos propostos.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Ani, tudo bem?
    Bem bacana mesmo essa palestra que tu assistiu, realmente acredito que tria sido bem importante para mim também, e gostei de ver o quanto tu gostou <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula, vejo que vc aproveitou a bienal com muito mais que apenas comprando livros, pois essas palestras proporcionam uma interatividade com os autores super fantástica.
    Foi muito bom saber o que rolou por lá.
    Att.,
    Alessandro Bruno

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,

    Nem sabia que tinha palestra na Bienal haha e fiquei super interessada em ir na próxima para aproveitar esse momento de troca de conhecimentos.
    Acho que "apontar" todos os erros em um livro cabe mais aos críticos de literatura - os formados na área - nós blogueiros apenas vamos dar nossa opinião sobre o enredo, personagens e desenvolvimento e a parte física - que normalmente ignoro quando o livro não é de parceria - porque vamos nos baseia em nossas experiências e não no conhecimento técnico e "morno" só quem adora ficar em cima do muro, porque aponto coisas que me desagradaram sempre assim como as positivas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ani, quero chorar por não poder ter ido na Bienal... Já sei que perdi palestras incríveis, espero que na próxima eu consiga ir.
    Não gosto muito da Jout Jout, então na última palestra eu não teria ido. Mas achei muito interessante as duas primeiras palestras que você foi, não conhecia os autores e você me deixou curiosa para procurar por suas obras.
    Ficou muito legal a postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani.
    As palestras foram o meu ponto alto da Bienal. Achei muito bacana ter outras atrações além da venda de livros.
    Aprendi muito sobre o Wattpad e quero ler mais por lá.
    O nome da mediadora do bate-papo com o Eduardo é Laura Bacellar. Eu e o Tiago nunca vamos esquecer esse nome porque saimos de lá achand a Laura uma graça de pessoa ;)
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  16. Ooi! Que bacana :) eu acho que gostaria de ter participado desses encontros. Acho que sempre vale a reflexão sobre certos assuntos no mundo literário.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Gostei bastante do seu post sobre a bienal. Eu nunca fui a uma bienal e assim fiquei com gostinho de conhecer.
    Parabéns pelo post
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai Ani, tô desolada até agora, esse ano tinha feito uma programação bem organizada, ia ver várias palestras.... Aí fiquei doente e fui muito pouco à Bienal. Que bom que conseguiu ver tanta coisa legal, essa segunda palestra estava na minha programação e pelo jeito foi bem interessante, que legal ele ter se tornado autor ter proporcionado uma visão diferente sobre resenhas.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Julia melhor pessoa, mesmo eu não curtindo youtubers! As palestras desse ano estavam muito boas mesmo, pena que perdi quase todas. Gostei de ver sua interação com os palestrantes!

    ResponderExcluir
  20. Eu não pude ir à Bienal dessa vez, por isso, adoro quando leio postagens contando como as coisas foram por lá. Parece que a sua participação foi bem ativa, fico feliz por isso. Mas uma palestrante perdida, que faz piadas que as pessoas custam a entender é algo hilário, hein! Coitada, fiquei até com dó.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com