Bienal do Livro - O que teve: Estandes

Oi vocês,

Dando continuidade às postagens sobre a querida – e saudosa – 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Hoje quero mostrar alguns destaques no quesito estandes.
Quando eu comecei a analisar o mapa da Bienal deste ano, achei estranho algumas editoras não estarem presente. A que mais me chocou e me fez falta, com toda certeza, foi a Novo Conceito. Outra coisa que me incomodou um pouco foi o fato do Grupo Editorial Record estar tão pequeno que era impossível ficar mais de 5 minutos lá dentro. Como vocês sabem, eu pude ir durante sete dias, e mesmo durante a semana, era impossível ficar lá dentro. Muito pequeno, com muitos livros e preços inacessíveis. Até os descontos não valiam tanto a pena assim.



Agora vamos falar sobre as coisas boas, havia muitas editoras “pequenas” em destaque lá. Três estandes ganharam meu coração: Universo dos Livros, Empíreo e Rocco. A Leya, Intrínseca, Companhia das Letras e Arqueiro, estavam com a decoração bem parecida com a de 2014, a última, no entanto teve seu espaço reduzido, mas ao contrario da Record, dava para caminhar, só não dava para comprar, uma vez que seus livros estavam com preço de capa. Uma pena. Agora vamos para os meus destaques positivos – já falei da Universo no post passado, então vou focar nas demais editoras.



Conheci a Empíreo pela Kamila do Resenha e Outras Coisas e foi incrível saber mais sobre a editora e o espaço montado por ela. A visão do Publisher é de dar orgulho e MUITA vontade de integrar o time da editora. O espaço foi montado com móveis feitos sob medida e isso deu um charme todo especial.



Eles levaram uma vitrola – bem moderninha – e no espaço estava sempre tocando uma música agradável. O lugar era bem aconchegante e harmônico e se eu tivesse espaço no meu quarto com toda certeza levaria um dos móveis para casa. Todos eles estavam à venda durante o evento. Lindo né?



A Zahar tinha um estande modesto, em frente ao espaço Mohana, quase não chamava atenção, mas quando você entrava naquele mundo, era impossível não amar ou ficar encantada. Os livros de capa dura, com cores vibrantes praticamente gritavam: compre-me! Muito lindo. Adorei, acho que a simplicidade ganhou muitos pontos.



E obviamente vamos falar do estande da nossa nova parceira Rocco. Esse ano era impossível não falar do queridinho HP. Com o nome de Estação Rocco, a editora recriou a estação 9 ¾ e atraiu diversas pessoas, impossível tentar tirar fotos por lá sem pegar fila, porém, nem só de estação viveu o estande.




Por dentro, havia duas mesas decorativas: uma inspirada em HP e outra em Clarice Lispector, que estava maravilhosa!



A editora caprichou nos detalhes e eu nas fotos, fiquei encantada.



Essas foram algumas das fotos que tirei, espero que gostem! E se você foi qual estande gostou mais?

Beijinhos,

20 comentários

  1. Queria ter te encontrado na Bienal! *-*
    Acho que no domingo que eu consegui ir, você não foi.
    Mas que post nostálgico. Eu já estou com saudades do evento.
    Confesso que o estande mais bonito, era o da Rocco. Mas fiquei mais tempo no da Gutenberg, rs.
    Quem sabe em 2018 não consigamos nos ver por lá?
    Beeeeijos Ani
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu te fui a bienal alguns dias e me decepcionei bastante.
    Estacionamento caro, comida cara e ruim, descontos ridículos.
    Muitas editoras nem foram pq se vc soubesse o preço do aluguel dos estandes... Está na hora da CBL pensar em um outro formato, já que livro da para comprar pela Internet, bem mais em conta.
    O que valeu a pena mesmo foi encontrar os blogueiros amigos, os parceiros das editoras e eventos direcionados para os parceiros.
    Confesso que me decepciono mais a cada ano.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    A quanto tempo o não vizir seu blog rsrs, já estava com saldados. Bem, eu nunca fui para a Bienal,mas tenho uma imensa vontade, assim como qualquer leitor. Veja o muitas reclamações sobre o espaços rsrs. Acho que não tem com o não falar da bienal e não citar a Stande da Rocco que acho que foi a mais visitada. Adorei saber o destaque das pequenas editoras,pois elas estão ganhando muito bem o seu lugar ao sol. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O meu estande favorito com certeza foi o da Rocco! haha
    Mas só queria que os preços estivessem melhores.
    Fora isso amei cada detalhe. Inclusive os móveis da Empíreo! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ani.
    Eu dei sorte porque fui no primeiro dia e a fila para tirar foto na plataforma 9 3/4 da Rocco naõ estava tão grande e tinha um rapaz de cosplayer. Esse estande da Rocco estava realmente sensacional e eu adorei a mesa da Clarice. Para mim, foi impossível sair de lá sem sentir vontade de ler HP, que é o assunto do momento.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Esse ano infelizmente não pude ir, desfrutei um pouco aqui pelo seu post rs.
    Que pena que a Novo Conceito não estava lá, fiquei boba agora :(
    obrigada por compartilhar.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Ani, tudo bem?
    Menina quanta coisa legal que teve na Bienal, confesso que fiquei aqui babando e com invejinha, me apaixonei pela Mônica gigante e sobre os marcadores na mesa, pelo jeito a Zahar tava um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani!
    Inveja forte desses seus dias de Bienal. Queria muito ter ido :'( Mas sair da Paraiba para SP não é barato pra mim D:
    Amei o stand da Rocco. Espero que vire algo rotineiro nos anos que vierem. Achei muito legal a ideia de construir a estação do trem <3 Que amor.
    A parede da Zahar. OHH CÉUS. SOFRO. Quero esses livros.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Só te apresento coisa boa, né! hsahahaha mas os estandes estavam lindos mesmo, também fiquei chocada com a NC não ter ido, espero que não estejam em crise. Adorei a cadeira da Empíreo e a parede da Zahar, teria uma em casa de boas...

    ResponderExcluir
  10. Oi, ana que bacana a descrição dos estandes. Que pena que a novo conceito não estava por lá, isso chocou muita gente, mas acho que a editora mudou muito nesse ano que passou e temos parceria com eles e tudo ta bem diferente. Gostei de saber sobre a simplicidade da zaar, e as vezes a simplicidade realmente faz a diferença. E sobre a rocco que legal a mesa sobre clarice, todo mundo só está focando no hp e eu ainda não tinha ouvido comentários sobre essa da clarice. Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Que legal!!! Gostei bastante da sua postagem,mostrando para o leitor um pouco da bienal.
    Infelizmente não fui, quem sabe ano que vem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Fui no primeiro final de semana da bienal,também fiquei chocada de não encontrar a Novo Conceito e o tamanho do Editorial Record realmente estava muito pequeno!! Acho que a crise realmente chegou no mundo literário.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Ah, que legal saber um pouquinho mias de como foi a bienal...
    Queria muito ter ido, mas a grana não deixou.
    Adorei a ideia da Empireo, o estande ficou lindo e o fator de os móveis estarem a venda chamou a minha atenção e eu achei uma jogada de marketing muito boa - uma vez que eu sempre babo nas fotos do estande deles e imagino que muita gente queria poder levar os móveis também e dessa vez tinha a chance...
    Pelos comentários de todos que foram, alguns estandes estavam bem pequenos o que faz pensar que a crise está afetando todos os lados, hein?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Tudo bom?
    Ahhh já sinto falta da bienal também!
    O estande da Rocco é puro amor <3 todos os dias eu passava lá para dar mais uma olhadinha!
    O da Empireo também estava lindo, arrasaram!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá Ani!!!
    Tenho que dizer que logo que vi a estante da Zahar encontrei um dos livros da Editora que sou louca para comprar que é O Mágico de OZ *-*
    Amei a estante da Rocco sou louca por HP e logo que possível irei adquirir meu exemplar do nono livro <3
    Ai que invejinha deu de não poder ir pra essa Bienal nesses últimos dias, vi que você aproveitou muuuuuuito :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Lindas as fotos, Aninha. Queria ter visto mais, ir um só com muitos amigos é complicado, a gente sempre deixa passar muita coisa. Mas tudo bem, foi ótimo e ano que vem é aqui em casa e poderei ir mais dias. ^^
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu infelizmente não fui na bienal esse ano pois estava bem desanimada por ter mais youtubers que autores, mesmo assim, muito legal o post sobre sua experiência

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ooi!
    Fui na bienal apenas em um dos dias, mas olha, em relação aos preços me decepcionei muitoooo. Então, minha diversão mesmo foi conhecer autoras/livros novos.... haha Ainda assim, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  19. Oie!!
    Adorei as suas fotos, parabéns!!
    A bienal estava realmente incrivel e o stand da rocco foi o mais bonito na minha opinião!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Olá! Também fui! Confesso que fiquei maravilhado no estande da Rocco, principalmente na parte da Clarice Lispector do qual sou ultra e mega fã. Que venha a próxima bienal.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com