Bienal do Livro – O que teve: Palestras II

Oi vocês,
Antes de falarmos sobre o assunto do post, gostaria de pedir a ajuda de vocês com o meu TCC: preciso que vocês preencham essa pesquisa para que possamos confeccionar nosso produto. Agradeço desde já!
Eu sei, eu sei... Tá ficando chato falar apenas sobre a Bienal aqui. Mas como eu estive presente em diversos momentos e pude aproveitar bastante, acho injusto não dividir com vocês. Afinal cada debate e palestra que participei me trouxeram muito mais conhecimento e questionamentos que precisava dividir com alguém. Quem melhor que vocês, leitores, para fazer isso?
Então hoje é o penúltimo post sobre o evento – quarta sai o post com todos os brindes e livros que adquiri – e vamos falar sobre as três últimas palestras que participei.





No Espaço TodaTeen – pertencente a editora Astral Cultural – aconteceu uma palestra sobre a importância sobre a representatividade LGBT. Os autores: Augusto Alvarenga, Robson Gabriel, Vinicius Grossos e Thati Machado conversaram sobre as dificuldades para publicar obras do gênero e do preconceito que ainda existem. Os autores disseram que antes de compor uma obra no estilo, eles estudam bastante para fugir dos estereótipos que estamos acostumados em assistir ou ler por ai. O bate papo descontraído, foi mediado pela querida Larissa Siriani e foi muito bom conhecer um pouco mais de cada autor e história.



Aproveitando a participação dos autores Augusto e Vinicius que estão lançando um livro escrito em parceria, o 1+1, questionei se houve alguma divergência durante a composição da obra. Eu sempre fiquei muito curiosa em saber como os autores fazem ao escrever em dupla e eles disseram que foi tranquilo, com apenas uma briga, que já se resolveu e não atrapalhou na continuação do enredo. Que bom né?



 A segunda palestra aconteceu na Arena BNDS e foi o lançamento do livro Muito Amor Por Favor, da Editora Sextante, com a participação de: Ique Carvalho, Matheus Rocha, Frederico Elboni e Arthur Aguiar. O tema da palestra era Amor na Era Digital, e aconteceu quase da mesma forma do que o a Jout Jout. Havia uma mediadora que faria as perguntas da plateia e mais uma vez tive minha dúvida respondida por três dos quatro autores. Isso porque o Arthur Aguiar chegou com mais de 40 minutos de atraso, o que atrapalhou bastante a apresentação dos meninos.



Mas mesmo com isso tudo, foi bem legal conhecer mais cada um dos autores – já que o único que eu tinha familiaridade era o Fred – e ainda conseguir (depois de muito sacrifício) um autógrafo deles.



E a última palestra que fui na realidade era um bate-papo com a querida Lucinda Ridley. Sim, ela estava presente para uma sessão de autógrafos e eu fiquei sabendo pela Kamila do Resenha, fomos assistir a palestra e como esperado, veio aquela chuva de recomendações: não falem em inglês (tem tradutora), não peça beijos e abraços, não peça autógrafos, não soltem spoiler. Nada de diferente, mas o mais surpreendente de tudo é que quando a autora subiu ao palco, ela deu um Oi geral e depois resolveu descer e ir de encontro aos leitores, foi muito legal essa quebra de protocolo!



Depois de deixar diversos fãs felizes, ela respondeu diversas perguntas, chamou varias pessoas para foto depois, ou seja, deixou a organização do evento de cabelo em pé. E o que eu achei mais sensacional de tudo, é que além de simpática, ela se preocupa muito com a opinião de seus leitores. Ela disse que quando chegou à produção tinha dito que ela teria que autografar fotografar e ir embora, mas quem a conhecia de verdade sabia que ela não era assim, e nem que durasse a noite toda ela conversaria com os leitores. Um amor né?
Me tornei fã!

Acho que deu para dar uma pincelada sobre todos os temas que pude ver durante os sete dias que participei. Estou morrendo de saudades de encontrar com os meus autores amigos, leitores queridos e de se sentir bem ao estar em um lugar, onde todos têm o mesmo objetivo que você: ler.
Espero que tenha gostado do post e se me conte o que acha sobre os temas debatidos.

Beijinhos,

18 comentários

  1. Oi Ani!

    menina, uma coisa que eu sofro horrores é por ter perdido a Bienal. É uó morar no fim do mundo e não poder participar desses eventos tão lindos e que envolvem tanta gente legal (sem contar que eu ia sair com o coração e malas carregados de livros HAHAH).

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente não participei desses eventos lá na Bienal, porque fiquei numa correria que você nem imagina. Lógico que gostaria de conhecer a Lucinda Riley e até mesmo levar alguns livros para autografar, mas nada é certo nesses eventos né? Ainda mais quando as editoras falam que precisam de senha pra isso e aquilo e ai fica aquela loucura, mas tenho muita vontade ainda de participar disso, porque quero saber como é. Seria uma experiência nova e é legal você tá por dentro de tudo que estão falando, porque é mais conteúdo para trazer aqui no seu blog e para seus leitores também ficar por dentro de novidades que estão por vim. Enfim...Eu acho que aproveitei a Bienal, mas comparando do ano anterior, eu acho que a primeira vez que fui aproveitei muito mais, porque teve mais autores presentes. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Deve ter sido super-bacana
    Esses autores que quebram os protocolos são a alegria dos fãs, e é muito legal ter suas duvidas respondidas, eu também tenho essa mesma duvida sobre escrita compartilhada

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ari, tudo bem?
    Primeiramente, boa sorte com seu TCC. Sei que não é fácil enfrentar esse monstro de sete cabeças haha.
    Quanto a Bienal, acredita que não participei de nenhuma palestra, nem nada? Fui no primeiro fim de semana e só quis saber visitar os estandes, tirar fotos com Deus e mundo e pegar autógrafos rs.
    O bate papo com a Lucinda Riley deve ter sido uma delícia. Que mulher incrível! Adoro os livros dela!!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  5. Perguntinha: seu nome é Ari ou Ani, nunca consigo ter certeza pela fonte utilizada na sua assinatura e acabo repetindo o modo como as pessoas te chamam de acordo com os comentários anteriores. Sorry!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Bienal é lugar perfeito para nós leitores. Sou apaixonada ansiosa pelo ano que vem. Vi as fotos da Lucinda no meio da galera e achei sensacional, sem estrelismos. Outra coisa que observei na programação, foi a quantidade de autores nacionais participando de eventos fora dos estandes de sua editoras, podendo apresentar seu trabalho a um publico ainda maior. Que bom que você curtiu bastante :D

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Parece ter sido bem legal essas palestras.
    Eu fiquei mais nos encontros de parceiros de editoras e dos blogueiros amigos :)
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani.
    Eu queria muito ter visto essa palestra sobre a literatura LGBT, mas acho que foi em um dia que eu não fui.
    Ainda não li nenhum livro da Lucinda Ridley, mas já é uma pessoa que admiro por ter feito tudo que fez para ficar mais próxima dos fãs.
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  9. Que delícia, hein Aninha? Saudade da Bienal do Rio onde eu consigo ir mais dias e aproveitar as maravilhas que ela tem.
    Achei muito bacana você ter conseguido aproveitar bastante, conhecer vários autores legais...
    Você falou uma coisa que eu sempre tive muito curiosidade: como dois autores escrevem juntos! Adoro Christina Lauren e sempre que estou lendo um livro delas fico imagnando como é isso rsrs.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Oie
    ~
    Não esta ficando chato não eu que não fui para Bienal adoro quando alguém conta em detalhes assim o que aconteceu e o pior é que não vi quase nada sobre os eventos das editoras quando fiquei fuçando por ai.
    Nossa sou muito fã do Elboni queria um autografo dele.
    Muito legal que você participou ativamente da palestra e teve suas duvidas respondidas.
    Adorei o post
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Para começar, achei bem legal você ter colocado essa pesquisa para ajudar no seu tcc, vou responder daqui a pouco.
    Segundo, que invejinha do bem, pois infelizmente nunca fui a uma bienal, nem evento literário, feira de livro, nem em sebo acredita? Acho que minha cidade se perdeu do restante do mundo kkkkkk, mas ainda vou realizar meu sonho de ir na bienal e achei bem top seu post, adorei mesmo. Apesar de não ter muita paciência para palestra eu assistiria pelo menos um pouco kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Menina, você conseguiu participar durante 7 dias!!
    E eu aqui chorando que não consegui participar de nenhum rsrs
    Quanta coisa boa teve hein!
    Acredito que tenha sido bastante cansativo e que você precisou de uma certa paciência para assistir tantas palestras! rsrs eu não teria, só se o assunto me chamasse muito a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gente, Lucinda melhor pessoa sempre!! Queria ter visto mais palestras, mas fiquei feliz só de ver o que vi, super legal a palestra sobre Representatividade, é importante sim discutir!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ani! Me parece que os eventos a que você compareceu foram bem legais. Doeu meu coração não conseguir ver a Lucinda dessa vez, ela é uma fofa, mas eu realmente não tinha forças. A Bienal acabou de terminar e já estou esperando ansiosamente pela próxima! Rs...

    ResponderExcluir
  15. Oie
    que legal que deve ter sido a palestra,l eu não fui na bienal infelizmente pois não tive tempo, grana e animo mas espero estar mais preparada para a proxima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que bacana os eventos, queria ter ido nessa Bienal, mas a grana está curta,kkkkk. Adoro o Guto, é um fofo, as 3 palestras eu iria com certeza na da Toda Teen sem pestanejar, assunto mara e autores mais maras ainda.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Hello! Tudo bem?
    Bienal de SP foi bem legal!
    Participei desses eventos tb e gostei demais da interação dos autores e da editora.
    Achei algumas coisas caras, mas ainda sim foi um evento e tanto.
    Agora é preparar para o Rio.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oie1!!
    Fui na Bienal e aprocveitei muito também!
    A Lucinda é incrível a encontrei na outra bienal que teve. Nesse ano, apresar de ter ido em vários dias, não participei de muitas palestras...
    Fui para aproveitar os amigos mesmo e os parceiros.
    Adorei as suas fotos

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com