Mauricio: O Início - Mauricio de Sousa

Oi vocês,

Hoje vamos falar de um livro diferente do que estou acostumada. Eu nunca resenho quadrinhos, na realidade, eu já falei do Como Eu Realmente aqui. Acho que assim como uma grande parte da população, eu comecei a ler com os quadrinhos da Turma da Monica então, fiquei animada para conhecer esse livro especial em comemoração aos 80 anos de Mauricio de Sousa. Confira a resenha.

Título Original: Mauricio - O Início
Autor: Mauricio de Sousa
Editora: WMF - Martins Fontes
Páginas: 212
Sinopse: Um dos presentes que o Mauricio de Sousa vai ganhar em comemoração aos seus 80 anos será o lançamento do livro Mauricio - O início. O álbum, em capa dura, reúne os três primeiros livros ilustrados do autor, lançados originalmente em 1965, pela FTD e que estavam esgotados há décadas! É um resgate histórico.









Mauricio – O início foi lançado em 2015, pela WMF Martins Fontes e traz um compilado dos três primeiros livros escritos e ilustrados por Mauricio de Sousa. Os livros foram publicados pela editora FTD em 1965 e estavam fora do catálogo há 40 anos. 



A Caixa da Bondade, Piteco e O Astronauta no planeta dos Homens-Sorvete foram resgatados e estão bem representados nessa edição de luxo. E é impossível não se encantar com os enredos apresentados. É engraçado que mesmo depois de tanto tempo, as histórias sejam atuais e nos envolve perdidamente. 
A obra ainda conta com a apresentação de Sonia M. Bibe Luyten e uma entrevista com Mauricio de Sousa, onde ele conta sobre como foi compor os três livros no passado e a realidade vivida naquela época. 



Uma curiosidade é que a FTD solicitou três livros com 64 páginas e em um prazo de cinco dias uteis! Loucura né? Por isso, em algumas páginas havia um grande espaço em branco com frases. Era uma forma de cumprir com o prometido. Outro causo interessante é que mesmo com o grande número de venda dos livros Mauricio não recebeu royalties por elas. Apenas um valor fixo, que fez com que ele comprasse o primeiro carro. 
Durante a entrevista, o quadrinista contou que foi muito difícil para ele completar a coleção com suas próprias obras e que já quis publicar esses três exemplares por muitas vezes, ainda bem que a Martins Fontes abriu essa oportunidade né?



A obra respeita os traços das obras de 65 e está linda. Agradeço ao Dan (o responsável pelo banner do blog) por me emprestar essa obra e desculpas por demorar tanto para devolver. Ele estava lindo na minha estante...

Beijinhos, 

19 comentários

  1. Oi Ani!

    Quanto tempo eu não venho aqui <3
    Também não leio muitos quadrinhos, mas para alguns a gente abre exceção. Muito interessante essas curiosidades sobre as primeira publicações do Maurício. Lindas fotos!

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Paula! Parece muito interessante este livro. Se tiver chance, quero ler! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Gente deu saudades da infância agora, eu sempre lia muito Maurício na infância, me divertia horrores, eu realmente não sabia sobre este livro é achei ele lindo. Parabéns pelo trabalho e que bom que pode ter ele mesmo emprestado para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Realmente, boa parte da minha infância foi lendo os gibis da Turma da Mônica *-----* e seu post me deu uma baita nostalgia, hoje já não leio mais gibis, porém foi algo que ficou gravado na minha memória. Achei essa edição muito bonita, e se um dia tiver acesso a ela, com certeza, lerei.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nossa, que livro mais lindo!
    Eu não conhecia essa edição, e fiquei bem interessada em fazer a leitura. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Adorei as fotos! E é sempre bom ler um bom quadrinho, ainda mais qndo se trata de Maurício de Sousa.
    Quem não cresceu lendo a turma da Mônica? Gosto de mais.

    Lindo Post.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Mauricio é mito demais!!! Eu não conhecia os detalhes da publicação original, mas não receber royalties é algo estranho, pelo menos no mundo de hoje. Parece que só eu aprendi a ler por outros meios...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ani ^^
    Desconhecia essas histórias criadas pelo Mauricio, mas fico extremamente feliz em ver elas retornando ao mercado para leitura. Saber desse esgotamento me entristeceu aqui, sabe. Afinal, o Mauricio de Sousa abriu muitas portas para os quadrinistas atuais terem o seu pequeno lugar ao sol. Graças pela Martin Fontes publicar essa homenagem mais do que merecida dos primeiros feitos do autor.
    Espero ter a oportunidade de ler essa belezura um dia. E que tal livro não entre se torne esgotado pq não quero esperar 40 anos para ver uma nova publicação!! kkk
    E que triste ver que os quadrinistas do século passado eram extremamente explorados. Graças que o Mauricio conseguiu receber uma grana para adquirir um carro. Graças.
    Enfim, gostei bastante de saber sobre a existência desse livro comemorativo.
    Obrigado por divulgar essa lindeza, Ani. E senti o shade para o Dan. kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ani.
    Eu também fui uma leitora assídua do Maurício de Sousa durante a minha infância.
    Não sabia desse lançamento da Martins Fontes, isso é incrível! Ainda mais porque os livros reunidos estavam fora de catálogo há muito tempo.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  10. Oláa, tudo bem? Ameei sua resenha! Não conhecia essa edição e agora fiquei super interessada na leitura. Eu cresci lendo os gibis da Turma da Mônica e sinto uma nostalgia danada sempre que leio sobre o Maurício e suas obras.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Não sabia sobre essa obra, e fiquei louca para ler e ter na estante. Sempre gostei muito dos quadrinhos do autor, e fiquei interessada em conhecer o início de tudo. <3
    Que leitura nostálgica deve ser! *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, eu não conhecia esse livro... Amei e já quero!!!!
    depois, quem é que empresta um livro desses? Quer dizer, a pergunta saiu errada... quem é que devolve um livro desses? eu não devolveria, ainda mais que ele deve ficar lindo na estante hahahaha
    Fiquei curiosa em conhecer o trabalho do Mauricio em seu inicio de carreira, afinal, eu também cresci com a turma da Monica e esse é um presente não só para o autor, mas para todos que tem um carinho pelo seu trabalho :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou uma grande fã do trabalho do Maurício de Sousa! Quando era criança e na fase de aprendizagem a leitura andava com gibis dele pra cima e pra baixo. Veio a turma da Mônica jovem e eu fiquei doida querendo ter todos. Gostei desse livro falando sobre o início da carreira dele. Anotei pra procurar depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ani
    Que lindo ess livro! Eu já quero rs
    Gostei de saber dessas curiosidades. Eu amo essa turminha e queria esse livro na minha estante.

    ResponderExcluir
  15. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu não sabia nada sobre essa obra Maurício e o início. Quando era criança lia bastante os quadrinhos dele, meu contato favorito com a literatura ahaha. Parece ser uma leitura interessante e eu me arriscaria a ler sim. Gosto de coisas que marcam a história do autor e conhecer esse lado, sabe?!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani!
    Eu AMO Turma da Mônica! <3 Cresci lendo os gibis do Maurício de Sousa, me divertindo com seus personagens e até hoje não perdi o hábito de ler suas histórias sempre tão divertidas.
    Esse é um livro que está na minha lista de desejados desde o lançamento e sei que quando finalmente comprar, vou me apaixonar! Já tive a oportunidade de folheá-lo e fiquei encantada demais pelo cuidado e pela arte do livro. Não vejo a hora de ter o meu aqui na estante. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar da obra, mas infelizmente ainda não tinha tido a oportunidade de conferir, mas já me apaixonei somente por essas fotos e sua resenha linda <3

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu sou muito fã do trabalho do Mauricio, então essa obra me chamou muito a atenção, achei bem curiosa e diferente, além de nos informar de coisas bem raras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Sou fã do Mauricio, esse livro é uma obra prima e ideal para colecionadores, fiquei mega encantando e já quero esse livro.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com