Primeira Jornada Digital

Oi vocês,

Se tem uma coisa que eu gosto é participar de eventos e palestras. Isso começou com as primeiras Semanas de Comunicação que participei na faculdade, acho que é sempre bom e importante para nosso crescimento.
E por trabalhar em uma empresa de comunicação, sempre surge oportunidade de participar de palestras. Esses dias estive presente na Primeira Jornada Digital da Associação Brasileira de Comunicação – ABRACOM.
O evento aconteceu na sede do Twitter e tinha como objetivo ser a primeira de várias ações programadas com os associados com dicas e soluções para ajudar as agências a melhorar cada vez mais o desempenho com o cliente.




Estive presente em nome da empresa que trabalho e não só peguei dicas para melhorar meu trabalho, mas para melhorar minha maneira de divulgação do blog e acho que isso é importante para nós.
Somos criadores de conteúdo, mesmo quando não utilizamos nosso espaço para ganhar dinheiro, estamos sempre ligados às novidades de diversos setores e precisamos entender com quem estamos falando para que a mensagem seja entregue de maneira correta.
O Twitter foi criado em março de 2006, com o intuito de ser uma rede de informação. Por isso, sua pergunta inicial é “What’s happening?” ou “O que está acontecendo?”. A ideia é que o usuário informe o que está acontecendo naquele momento, pois é a plataforma de menos distância entre pessoas, marcas e informações.



Com a rede é possível impactar de maneira rápida e precisa. Diferente do que pensamos, não é necessário ter uma data específica para isso, é possível atrair público e falar sobre qualquer assunto a qualquer momento.
No Brasil há cerca de 53 milhões de usuários que não são apenas adolescentes como imaginado. Claro que os jovens são os criam mais hashtags no site, porém, são os mais velhos que se engajam mais.



Desse público 83% são inovadores, ou seja, adoram experimentar algo novo e também há diversos influenciadores, que no caso somos nós.
Durante a palestra ministrada pela Amanda Ramos, Account Executive do Twitter, diversos dados foram passados mostrando o quão interessante pode ser apostar na plataforma. Eu confesso que sempre deixei o Twitter de lado quando o assunto era divulgação do blog, mas agora eu pretendo dar mais atenção a ele. A rede tem uma força muito grande para produtores de conteúdo e é muito mais fácil do que o Facebook que decide o que você quer ver.



Como citei várias dicas foram citadas, mas as principais são as ferramentas já disponíveis na rede como: tweet fixado, enquetes, periscope, business profile, download de aplicativo (uma maneira rápida de levar o usuário a baixar seu app) entre outros. Por ser uma rede muito mais criativa, é importante conhecer o público que você tem para que consiga atingir e agradar a ele. Fotos e vídeos possuem um retorno muito mais rápido no engajamento dos leitores. Aliás, vídeos trazem retornos muito maiores em qualquer rede social.
Acho que deu para entender que mesmo ficando alguns anos estagnado, o Twitter ainda tem um poder muito grande em relação à fidelidade de público, por isso é importante investir nele para atrair mais visualizações para seu projeto.



Espero que tenham gostado desse estilo de postagem. Quero trazer conteúdos diferenciados que possam nos ajudar a crescer na “blogosfera”. Vemos um aumento no número de blogs que está cada dia mais complicado ser original e manter a fidelidade de público, então, acredito que pequenas ferramentas pode nos ajudar a crescer.

Beijinhos,

25 comentários

  1. amei essa área da comunicação me encanta tanto que quero fazer Publicidade e propaganda pois amo demais tudo isso gostei do post o twitter é sim uma rede enorme basta usar da forma certa eu uso mais pra desabafa mas divulgo também!
    beijos



    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aninha, adorei. Confesso que assim como você eu deixou muito o Twitter de lado. Mas pelo jeito terei que mudar isto. O que me falta e paciência para ele na verdade rsrs. Mas adorei as dicas, faça mais isso. Pois ficou bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu mal uso meu twitter, pelo menos até agora, depois desse post e de suas dicas, eu vou usar!

    Arthur - literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. As dicas são bem interessantes e acrescentam muito pra gente! Muito obrigada por ter compartilhado o que aprendeu no evento!

    ResponderExcluir
  5. Que legal!
    Muito bacana você ter participado em nome da sua empresa e a experiência com certeza foi super válida, melhor ainda ter anotado algumas dicas para melhoria de divulgação do seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana
    A ideia é muito legal. Geralmente não participo desse tipo de evento pq meu tempo e bem resumido, mas deve ter sido muito esclarecedor pra você.

    Abraços
    David

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana.

    Deve ser muito bacana participar de um evento como esse. A experiência dever ser surpreendente, infelizmente ainda não tive oportunidade de participar, mas quem sabe futuramente. Eu também confesso que deixava o Twitter de lado, mas uma amiga blogueira disse que para divulgação ele é ótimo e passei dar mais atenção para ele. Agora você também comentando isso, vou visitá-lo sempre.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!

    Eu também sempre vou atrás de palestras e oficinas, principalmente relacionadas a comunicação. Afinal de contas, é isso que fazemos nos nossos blogs, nos comunicamos com as pessoas, criamos conteúdo e informação. Saber como divulgá-la é primordial! Ótimo post!

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Ani que postagem incrível, creio que a comunicação digital atualmente faça uma grande diferença no mundo, isso tudo influencia pessoas que estão lendo nosso trabalho, no caso o blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, achei o post muito interessante e confesso que nem conta no twitter eu tinha, justamente por não gostar muito de usá-la, mas depois das informações que li aqui, vou rapidamente criar uma conta.
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, já faz tempo que não dou uma atenção ao meu Twitter! Que vergonha... Depois da sua postagem vou tentar dar um pouco mais de atenção a ele... Tenho um pouco de preguiça, mas se é uma ferramente importante, então temos que usá-la, né?!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei a postagem que nos trouxe. Não costumo usar muito nem o twitter nem o instagram. Tenho buscado usar mais, mas ainda não está no nível que gostaria.
    Hoje em dia realmente temos muitos blogs surgindo e fica mais difícil ser criativo e conseguir chamar a atenção do público alvo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, é verdade, o Twitter é um ótimo para divulgação, seja do que for. Já utilizei MUITO essa ferramenta antigamente e agora, com o blog, não é diferente. Vejo a diferença no número de visualizações quando os posts são divulgados por lá. É importante ficar de olho nessa rede social :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a postagem, ficou muito fácil de entender e bem escrita. Eu confesso que não uso nem metade dos recursos do twitter, e realmente é uma ferramenta muito boa, né? Preciso dar mais atenção a ela para divulgação do blog e tudo mais. Adorei mesmo sua postagem, obrigada por trazer o que você acompanhou na palestra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Twitter é maravilhoso, sempre visionário, mesmo nos detalhes, como os selos de conta verificada. Adorei saber mais da sua palestra, ainda mais com fotos tão bonitas! Só tenho uma conta pessoal, mas acho que vou pensar em criar um twitter pro blog, acredito que vai ajudar muito!

    ResponderExcluir
  16. oie, muito bacana o post e concordo que devemos investir bastante em conquistar um público fiel, e tentar divulgar bastante nossa mídia. Eu gosto do twitter e estou sempre por lá. Bacana se você continuar fazendo posts do estilo

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu já usei muito o twitter, mas de um tempo para cá, quase não estou entrando.
    Realmente, é uma rede social que tem muito para ser explorada, e conquistar bons resultados.
    Anotei tudo da postagem.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Adorei o post. Embora eu use muuuito pouco o twitter achei a postagem muito interessante, bem explicativa e bem escrita. É raro eu participar de palestras, mas é sempre importante né; Adoraria ter participado desta.
    Ameiiii

    ResponderExcluir
  19. oi
    eu confesso que uso muito pouco o twitter, seja o do blog seja o pessoal, é uma daquelas ferramentas que a gente acaba esquecendo, quando não deveria pois ele é super útil, ágil e dinâmico. Vou me policiar para usar mais, gostei das dicas.

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  20. Olá, bastante interessante e relevante seu post, é muito bom diversificar e ajudar a organizar o mundo da blogosfera. Estou usando twitter agora, apesar de não gostar muito, sei que é necessária.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Nossa gostei bastante do seu post. Sou usuária do twitter fora da blogosfera desde 2010 e sei o quanto ele faz diferença. É por lá que recebo notícias instantâneas de assuntos relacionados sobre música por ser mais rápido. Concordo que mesmo caindo em desuso em alguns anos, o twitter é ainda a melhor forma e mais completa de divulgação! Gostei bastante <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! Seu post está sensacional, trabalho na área de marketing e sei que essas palestras são imprescindíveis em nossas vidas, tanto no profissional, como no pessoal. Que venha novos posts nesse estilo, curti o diferencial do seu blog.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Adoro esse tipo de evento, apesar de nunca ter participado de nenhum. Adorei seu post mostrando um pouquinho mais desse, parece ter sido ótimo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Ani, sua linda, amei a postagem que me trouxe algumas novas informações e vou adorar poder entrar em contato com conteúdos variados aqui no seu cantinho.
    Tem muitas coisas legais em participar de palestras e eventos do gênero, como contatar novas pessoas e ampliar nossa rede, aprender e reaprender, enfim é muito show.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  25. Nunca imaginei que o twitter seria uma boa rede para divulgação. Uso pouco a rede e às vezes nem sei o que fazer por lá, rs. Gostei do post e espero que você traga mais conteúdos assim para o blog, ajudando os coleguinhas haha Beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com