Batom no Dente - Maria Helena Mossé

Oi vocês,

Há um tempinho eu recebi da Oasys Cultural um exemplar de Batom no Dente, da psicanalista Maria Helena Mossé e hoje eu vou falar um pouquinho sobre a obra.


Título Original: Batom no Dente
Autora: Maria Helena Mossé
Páginas: 7 Letras
Páginas: 106
Sinopse: A mulher e suas dúvidas, amores e dissabores. Batom no dente, livro de estreia da escritora e psicanalista Maria Helena Mossé, como o título sugere, traz uma galeria de personagens femininos em situações de insatisfação, inadequação ou expectativa. Afinal, o que querem as mulheres?, indagaria o fundador da psicanálise Sigmund Freud. A autora não tenta responder, mas apresenta, através de sua prosa madura e elegante, rica em recursos narrativos, protagonistas de variadas idades e classes sociais – inclusive dois homens preocupados com o que as mulheres e os amigos pensam deles – que se inquietam, questionam e se movem em busca de realizar seus desejos. Como a moça do interior que ascende a dondoca na Barra da Tijuca e vai procurar a amiga que a desafia, a ex-esposa que finalmente se livra do jugo subliminar do ex-marido, a mulher casada e entediada que sai para passear com o cachorro numa noite chuvosa e vislumbra um grande amor.



Batom no Dente é o primeiro livro da psicanalista e artista plástica, Maria Helena Mossé. A obra traz uma seleção de contos com diversas personagens femininas que estão passando por diversas situações. Sejam elas de insatisfação, inadequação ou expectativa, todas as personagens estão em busca de algo a mais. Não pensem que a autora pretende responder o que as mulheres querem, ou que isso é um manual para nos entender. 



Através de uma escrita madura e personagens com características diversas, a autora mostra o valor do sexto feminino em suas diversas lutas.
O livro traz 21 contos escritos de uma maneira excepcional e mais adulta, fazendo com que o leitor conheça, reflita e entenda sobre o universo das personagens.
As histórias trazem protagonistas de diversas idades e classes sociais que vivem em busca da realização de seus desejos, que pode até parecer serem coisas muito complicadas, porém, em minha singela opinião, é a própria felicidade e paz de espírito.



Vocês sabem como eu acho difícil resenhar livros de contos né? Acho que eles possuem uma leveza e pluralidade que conseguem atrair todos os tipos de leitores e com Batom no Dente não é diferente.
Como já citei, a escrita da autora é bonita, adulta e nos leva para o ambiente onde suas pequenas histórias estão se passando. É fácil se identificar com uma ou outra personagem da coletânea. 
Foi uma leitura muito agradável de se fazer e ótima para me tirar de uma super ressaca literária. A edição é simples e bonita! A capa é encantadora, as folhas são amareladas e o espaçamento utilizado mantem a leitura mais leve. Leitura aconselhada. 


Beijinhos,

19 comentários

  1. Oiii
    Ainda não conhecia, fiquei curiosa estou a procura de contos e colocarei esse na lista.

    Bjjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse livro deve ser bem interessante, a autora, por sua profissão deve ficar sabendo de muitas e isso deve ajudar muito na hora da composição. Fiquei com vontade de conhecer essas mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ani, tudo bem?
    Menina eu fiquei encantada com essa capa e realmente adoraria ter a oportunidade de ler a obra, além do mais achei interessante a história e o enredo trabalhado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente tenho lido alguns livros de contos também e achei o nome desse livro até que engraçado. Eu também acho que livros com diversos contos são mais fáceis de agradar um público variado.
    Abraços.

    Memórias de uma Leitora
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, nao conhecia o livro mas ele me pareceu bem interessante. Os livros de contos vem ganhando muito espaço e eu acho super válido esse tipo de leitura que são várias histórias a cerca de um mesmo tema. Adorei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani,
    Eu também tenho dificuldade em resenhar livros de contos. Nunca sei se falo de maneira geral ou individualizada, tenho medo dos spoilers e é complicado porque sempre tem algo que nos agrada mais.
    Parece um livro bem feminista. Gostei da dica, não conhecia.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Comecei a ler e fiquei o tempo todo confundindo com a Viviane Mosé, que amo de paixão.

    Não conhecia a autora ou a obra, mas chamou a atenção demais, quero conhecer o livro. Agora eu tenho problemas com ressaca literária, eu paro de ler... Não consigo ler nada, preciso assistir seriados sem cérebro kkk

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante, gostaria de ler, adoro contos.
    Nessa parte da resenha acredito que ficou faltando a palavra sentido "Através de uma escrita madura e personagens com características diversas, a autora mostra o valor do sexto feminino em suas diversas lutas."
    Não foi isso?
    Fiquei sem entender. Mas adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, achei uma ótima dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e adoro livros assim para curar a ressaca... ainda mais quando trata do universo feminino e faz a gente refletir!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei do título, da premissa e da capa. Gosto de livros de contos, esse parece ter uma escrita bem delicada e bonita, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani! Que show!
    Acho que o melhor da sua resenha foi ela ter sido feita logo no mês da mulher <3
    Não conhecia a autora, mas achei bem legal a temática! Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu também gosto muito de livros de contos, ainda mais algo ao qual nós podemos nos identificar. Amei a dica e fiquei mega curiosa com quais pequenas histórias eu conheceria.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem bacana. Um ótimo exemplo de empoderamento, inclusive! Faz tempo que não leio contos, mas esse eu arriscaria sem problemas!

    ResponderExcluir
  15. oie
    gostei da dica.
    Nao conhecia a obra, mas sou super fa de contos.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá linda,

    Eu amo livros de contos e esse com uma pegada de Correio Feminino de Clarice Lispector me atrai bastante e despertou minha vontade de conhecer a escrita mais madura da autora.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Adoro livros de contos, estou começando a lê-los um pouco mais nesse momento. Gostei de saber que eles são femininos e que tratam das nossas personalidades. Adorei e dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii.
    Esse livro parece abordar um pouco a temática do feminismo, adoro ler livros com essa vibe.Tenho lido vários contos ultimamente então já fiquei curiosa para fazer a leitura deste.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia ainda esse livro, mas adorei essa ideia de contos abordarem a importância do sexo feminino hoje em dia. Como adoro leituras desse estilo, a dica está mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com