Os 13 Porquês - Jay Asher

Oi vocês,

Mais um livro do vida literária resenhado aqui no blog! Dessa vez eu escolhi um livro que preenchesse também o Desafio dos 12 Meses Literários. Minha curiosidade foi atiçada por causa do lançamento da série que acontece hoje, dia 31, na Netflix e obviamente, teremos post sobre ela por aqui. Confira a resenha de Os 13 Porquês.


Título Original: 13 Reasons Why
Autor: Jay Asher
Páginas: 255
Editora: Ática
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.






Os 13 Porquês de Jay Asher foi lançado em 2009, mas só agora que ganhou sua adaptação. 
A obra traz a história de jovens no ensino médio que estão aprendendo a lidar com o suicídio de uma aluna do colégio. 
Após a morte de Hannah Baker, Clay Jensen recebe uma caixa com 7 fitas cassetes. A princípio, ele não compreende até ouvir a voz de Hannah nas fitas. 



"Espero que vocês estejam prontos, porque eu vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando essas fitas, você é um dos motivos."

Ela resolveu relatar o motivo de seu suicídio em forma de gravação e decide deixar algumas cópias com os envolvidos. A regra é: ouvir, seguir as pistas e repassar. Aquelas histórias nunca deveriam sair das fitas e se acontecesse, Hannah deixou uma "surpresinha" desagradável para a pessoa.
Clay foi uma das pessoas que marcaram e de certa forma contribuiu para que a jovem tomasse essa atitude, mas ele não consegue entender qual foi a parcela de culpa dele nisso tudo.



Ao começar a primeira fita, ele percebe a gravidade de tudo que estava acontecendo e resolve tentar entender os motivos de Hannah. Ele começa a andar pela cidade com fone de ouvido curioso para conhecer aquela Hannah, afinal, ela era bem diferente da que ele achava que conhecia.
Ao todo são 13 motivos, todos estão listados em 7 fitas (como já citado) e todos esses fatos – pesados – podem ser escondidos atrás de um sorriso adolescente. 

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

Eu escolhi ler esse livro justamente por causa da adaptação, estou com ele aqui na estante há anos, mas nunca parei para ler. Sabe aquele arrependimento? Então, bateu logo no começo da leitura.
Os 13 porquês não é leve, não é fácil, não é bonito. Ele é triste. É denso. É pesado. Pesado demais. Terminei o livro com lágrimas nos olhos e a garganta apertada. Dentre diversos assuntos, o livro traz o papel fundamental que nós temos na vida do próximo.



Hannah era nova na escola, e desde o primeiro momento ela não foi bem recebida, ganhou fama, foi maltratada e rotulada e isso a perseguiu por meses. Ela não sabia como lidar com a pressão que sofria dos alunos do colégio e não tinha com quem conversar, não tinha para que lado correr. Ela estava sozinha. 
Você já parou para pensar quantas vezes você despertou um sentimento ruim em alguém? Uma palavra errada, uma brincadeira de mal gosto, uma atitude que fere... Nós fazemos isso diariamente e não percebemos como somos importante na vida das pessoas. 



A obra é narrada em primeira pessoa por Clay e traz em itálico os trechos em que Hannah está narrando sua história. A escrita de Jay Asher é fluída! Ele consegue nos fazer visualizar cada cena e sentir as dores dos personagens. A edição é bem simples e bonita. 

"Aqui vai uma dica. Se você tocar uma garota, mesmo sendo de brincadeira e ela o empurrar para longe, deixe... ela... em paz. Não toque nela novamente. Em lugar nenhum. Simplesmente pare. Ela vai sentir nojo se você fizer isso."

Demorei muito para ler e conhecer esse livro e me arrependo disso, é uma obra pesada e necessária. Falar sobre depressão, pressão e suicídio é importante para os jovens. Passamos mais tempo tentando esconder nossas frustações do que antigamente. Nenhuma vida é fácil, todos nós temos problemas, mas podemos resolver com amigos e familiares, por isso, sempre procure ajuda! Sempre.
Os 13 Porquês me fez repensar muito em minha vida. Leitura aconselhada!


"A escrita do Jay é boa, mas a trama não me convenceu por causa da passividade de Hannah. Valeu demais sair da zona de conforto, mas não é o tipo de história que eu recomendaria a alguém, por causa da protagonista em si. Porém, recomendaria pela originalidade da trama. Nunca que eu pensaria em escrever algo assim. A mensagem que ele transmite sobre suicídio, boatos e cultura escolar é bem interessante." - Kamila - Resenha e Outra Coisas
"É bem complicado escrever uma resenha desse livro, até porque é um tema muito delicado e complexo. O tema central é o suicídio e cada um vê essa situação de uma maneira diferente. Mas, ao mesmo tempo, é importante que isso seja discutido, pois ainda existe muita desinformação a respeito das causas do suicídio, principalmente a respeito da depressão, que é a principal delas.
O livro já em suas primeiras páginas começa com um clima bem pesado, o leitor é envolvido pelas palavras de Hanna nas gravações e um sentimento ruim começa a se instalar na nossa cabeça. Ainda assim é importante continuar a leitura, por mais que você nem sempre concorde com ela." - Raíssa, O Outro Lado da Raposa



Esse post pertence ao:











Beijinhos,

18 comentários

  1. Nossa, eu vi a chamada da série e não sabia desse livro. Quando vi que era livro, comecei a procurar resenhas sobre. A sua foi a que mais abordou o livro, de fato.
    Adorei! Eu já fui uma garota excluída e agora, ao saber como é que aconteceu com a Hannah, estou com mais vontade ainda de ler.
    Parabéns ao blog pela indicação!

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula,

    Sua resenha está belíssima. Estou ansiosa para poder começar a ler o livro. Tenho no formato e-book e logo estarei iniciando. Obrigada.
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Fiquei como você ao termino desse livro, muito arrependida, mas no caso de ter lido o livro, talvez por ter um caso com um parente, acabei achando o livro superficial demais, bobo até. Das 13 razões só umas três se sustenta, e o Clay, coitado, o que ele tem a ver com isso? E por conta disso tudo o coitado está indo direto para mesma armadilha que minha parente.
    Mas pelo menos o livro nos ensina que não somos as únicas pessoas no mundo.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu tenho um pouco de receio de ler esse livro??? justamente pelo que tu disse: é pesado! Sempre achei que ele fosse meio deprimente. Mas agora, lendo sua resenha pensei em criar coragem e ler, para tirar as minhas próprias conclusões...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani,
    Eu já li esse livro há algum tempo atrás e lembro que tive um problema com a leitura. Não sei se foi a escrita ou a temática mesmo.
    Acho um livro bom, mas a série está superando. Minha experiência está sendo bem melhor agora, claro que eu já esqueci algumas coisas, rs. Mas a essência é a mesma e isso me deixou satisfeita com a adaptação (e olha que eu nem terminei de ver, rs).
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani! Confesso que fiquei super curiosa em ler esse livro por conta do lançamento dele na Netflix também. Mas eu imaginava a história um pouco diferente, imaginei que a Hannah e o Clay fossem amigos desde o começo e que algo os havia afastado, e por estar sozinha e sofrendo na escola, ela havia decidido se suicidar. Porém percebo que tem um grande mistério no enredo e que o leitor só irá descobrir no final. Mesmo sendo um tema pesado, é real e infelizmente acontece com muitos adolescentes. Adorei a sua resenha, vou anotar a sua dica e ler o livro antes de assistir a série. Bjss

    ResponderExcluir
  7. Alguém me indicou este livro, mas não tive coragem de ler porque imaginei que não seria uma leitura leve - que, de uns tempos para cá, se tornou a minha prioridade. Pelo seu texto e pela repercussão, sinto que é uma mensagem válida. Vou colocar na lista para encarar no futuro! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou loucaaaa pra ler esse livro, comprei ele a alguns dias e estou esperando chegar. Só não consegui esperar pra começar a assistir a série e estou amando, aí minh ansiedade pra ler o livro só aumentou! Sua resenha me animou ainda mais ♥️♥️♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não é a primeira vez que vejo alguém falando sobre o livro, mas ele não chama minha atenção. Nem é pelo tema, suicídio, mas pela classificação. Tenho problemas para entrar no universo juvenil - que é onde se enquadra essa leitura. Vou tentar ver a série, se bem que a Netflix anda meio "mais do mesmo".

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee Ani ^^
    O livro é realmente triste, mas não me conquistou por inteiro *-* acho que eu criei expectativas demais para com ele, e aí quando fui ler, acabei me decepcionando. Ainda assim, é uma história bem forte e muito bem escrita. Estou doida para ver a série :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá linda,

    Eu me decepcionei demais com esse livro por causa do posicionamento unilateral do autor, porque suicídio, depressão e difamação não são assuntos que apenas recaem sobre quem pratica, mas também por quem recebe a ação e a passividade de Hannah não transmite também o assunto que ele se propõem e por isso a série "acertou" mais, porque ultrapassou a visão unilateral da obra literária.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu gostei muito do livro, li há uma semana atrás por conta da série, só esperava mais da narrativa, queria que fosse contado pelos demais "porquês", mas o livro é ótimo, e a série melhor ainda!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Ani esse livro voltou a fazer um monte de sucesso depois que foi lançada a série não é mesmo? Com toda certeza adoraria realizar a leitura, ,as não sei se irei ainda, porque estou mais curiosa para assistir no momento ótima resenha e a capa é um luxo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ani lindona ainda não li esse livro, confesso que livros que deixam cartas. fitas o que seja sobre o motivo de um suicídio nem sempre me agrada, li muitos elogios, assim como críticas ao livro. Quem sabe em outro momento eu leia, mas fica a importância desse tema ser sempre debatido.
    beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem?
    Estou que nem doida atrás desse livro, primeiro ele saiu de circulação, agora voltou e está custando os olhos da face! Assim fica difícil produção!
    Primeiramente quero dizer que adorei a sua resenha, você relatou aspectos da obra que me deixou afoita para ler. Fiquei com pena de Clay e espero que ele consiga desvendar todos os porquês que levaram Hannah a se matar. Também gostei de saber que é narrada pelo próprio Clay, assim podemos saber o que ele sentiu quando recebeu a fita e saber seus pensamentos.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro está na minha lista faz muuuito tempo, e eu sempre fiquei enrolando pra comprar e etc. Mas depois de toda essa divulgação da série, fiquei mega ansiosa para ler. Sei o quanto o livro é pesado e triste, mas sei também que é um livro importante. Que faz a gente cair na real e perceber o quanto influenciamos a vida de alguém.

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Eu ainda não li o livro, mas já assisti o seriado. Com certeza, vou ficar bem impressionada com a trama. Teve vários momentos que fiquei bem impressionada com tudo que aconteceu.
    Agora só falta o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani!

    Eu acabei lendo ano passado por indicação da Clara e da Aimee, depois ainda recebi indicação da Frini também. Era tanta gente falando que eu tinha que ler que peguei logo. O livro é realmente necessário, como você disse. Apesar de ter gostado muito da série e ela ter os seus pontos fortes, prefiro o livro. O livro é mais direto e essa história de 13 episódios é muito angustiante.

    Amei a resenha!

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com