Marlena - Julie Buntin

Oi vocês,

Solicitei Marlena para a Kamila do blog Resenha e Outras Coisas e hoje ela vai falar um pouquinho sobre o que ela achou da obra.


Título Original: Marlena
Autora: Julie Buntin
Páginas: 231
Editora: Rocco
Sinopse: at tem 15 anos e se sente sozinha e perdida ao deixar para trás o mundo que conhecia para viver numa pequena cidade no interior de Michigan. Mas sua vida se transforma quando ela conhece sua nova vizinha. Marlena é uma garota destemida, determinada e fora de controle. Logo as duas se tornam inseparáveis e passam a testar seus limites, em busca de novas experiências e, principalmente, de um sentido para a vida. Até que um desfecho inesperado põe fim a esta amizade. Quase 20 anos depois, Cat relembra aquele período de excessos e ainda luta para perdoar a amiga e a si mesma, neste romance ao mesmo tempo sensível e brutal sobre uma amizade obsessiva e sobre pessoas que, não importa o quanto se demorem, deixam marcas profundas na vida de outras.


Marlena é um relato autobiográfico da autora, que não é Marlena, mas Cat, uma jovem de 15 anos que acaba de se mudar para Silver Lake, uma cidade interiorana localizada no "polegar" do estado americano de Michigan, com sua mãe e seu irmão depois que foram abandonados pelo pai (que quis ficar com uma mulher muito mais nova).



Cat é uma menina ainda, estudava em escola particular, tinha uma melhor amiga, faziam coisas de adolescente burguesa, etc, até que sua vida mudou da água para o vinho. Ela conheceu Marlena, que tinha 17 e bebia, fumava, pintava e bordava. Uma vida que, logo de cara, impressionou nossa protagonista.
Marlena tinha vários "amigos", aqueles que só sugavam, quando estavam nas boas. Ela tinha um irmão pequeno, Sal, e seu pai era um traficante. Sua mãe sumira há alguns anos. Bolt, amigo do pai de Marlena, vivia rondando-a. Cat, que estava de saco cheio de ser a boazinha, resolveu ser amiga da jovem, mal sabendo ela que sua vida daria uma reviravolta. Drogas, álcool, problemas na escola foram as novas pautas na vida de Cat.

“Nós duas formávamos uma dupla perfeita, irretocável. Nada poderia nos atingir, desde que não estivéssemos sós.”

Tudo ia super bem, até que uma morre (eu até diria quem morreu, já que isso está na terceira página, mas mantenhamos o suspense). E a que fica viva se martiriza com a perda. Então, o livro, contado na primeira pessoa, vai oscilar entre Michigan e Nova York, que é onde a sobrevivente mora atualmente, casada, mas volta e meia caindo no vício.
A história de Marlena é mais comum do que imaginamos. Não que elas não estejam nas famílias ricas, mas é na periferia que meninas como ela (e como Cat também) se perdem nos vícios, nas ilusões, no abandono, seja da família ou do estado. Enquanto eu lia, ia me lembrando de várias coisas que vivi enquanto tinha menos de 15 anos e estudava na escola do bairro (depois me transferi para uma escola técnica estadual e tive um ensino melhor).



O livro em si é bem interessante, porém, senti que faltou algo para a Cat me convencer - da Marlena ora tinha raiva, por sua burrice, ora tinha pena, pois ela era vítima da situação - sei lá, era como se ela tivesse tudo na mão e jogou pro alto por pura birra. Porém, vale ressaltar que ela tem apenas 15 anos, e sua consciência está se formando, ela age sem pensar, da noite para o dia ela perde tudo, todos os seus conceitos sobre a vida sofrem uma cisma praticamente impossível de consertar.
Mas, por outro lado, Cat tinha consciência sim, pois ela via como os vícios destruíam Marlena dia após dia. Nossa protagonista experimentou todo tipo de droga, menos o Oxi, porque sua consciência alertou que, se ela o experimentasse, aí sim o beco não tinha saída. Ela viu isso acontecer com sua melhor amiga.

“O que é mais a idade, senão uma conscientização, em expressão e gesto, em carne e osso, do seu próprio relógio biológico?

E o mais incrível nisso é que tudo isso aconteceu mesmo. Como está na capa de trás, é a própria história dela, mas que poderia ter sido minha, pode ser sua, de alguém que você conhece, por aí vai... Ao mesmo tempo que o livro traz à vida a memória de quem morreu, ele também é um alerta para os jovens, de como as drogas são o grande mal da sociedade e a melhor prevenção é não se aproximar (já dizia a apostila do Proerd).
A edição da Fábrica 231, selo da Rocco, está legal, não encontrei erros de nenhuma ordem e a capa, apesar de que a editora tinha capacidade de fazer algo melhor, fez uma arte até bacana, dando o ar de mistério que a obra necessita. Para tentar entender a mente dos jovens, vale a leitura.


Beijinhos,

23 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra e tenho que assumir que infelizmente ela não me chamou muito a atenção. O fato de ser uma história real até me interessa, mas não curti o enredo por isso não é uma leitura que eu faria agora, quem sabe mais para a frente não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ani tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro incrível de superação, Marlena aborda um assunto real e isso me motiva a ler muito e querer viver e ate mesmo sofrer com ela, quem sabe futuramente eu dê uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro Marlena da Rocco, achei até uma surpresa ser da editora, pois nunca reparei no catalogo dela.
    A premissa é até interessante, acho que agrada o publico jovem e adulto.
    Não sou de ler histórias com drogas, mas fica a dica para uma leitura diferente, no meu caso.
    A capa que eu nao gostei mto, mas é condizente com a história.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Gosto de autobriografias... acho sempre interessante, apesar de que é muito dificil falar sobre nós mesmos e ainda conseguir fazer isso de forma profunda e sem julgamentos de valores... Fiquei bem curiosa! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Acho autobiografias quase sempre interessantes. Eu já li resenhas sobre o livro Marlena e me pareceu ser um livro interessante. Parece ser incrível a história de superação. Gostei da capa e da sua resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Olhando a capa jamais imaginaria que se tratava de uma história assim, apesar da sua resenha elucidar bem alguns pontos da trama não sei se realizaria a leitura desse livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani
    Estou conhecendo o livro agora, mas gostei da premissa. Penso que leria futuramente.
    Algumas protagonistas irritam mesmo com suas atitudes, mas acho que nesse caso algumas coisas podem sr compreensíveis pela idade da personagem, como você citou.
    Gostei de ver sua avaliação.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani, não conhecia o livro, e apesar de correr um pouco de biografias e afins, só me rendendo aquelas que realmente me interessam, vou deixar este título anotado, pois me chamou atenção por conta da idade dela e da história que poderia ser de qualquer um de nós, como você salientou.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Achei a capa bem interessante, e confesso que não sou muito fã de biográficas e coisas do tipo, li poucas. A história pelo o que pude ver na resenha parece ser bem interessante, apesar de seus porens. Irei passar a sua dica, no momento, mas quem sabe eu não leia mais pra frente. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  10. oieee
    quando vi a capa pensei em um suspense ou algo assim, não achei que era uma biografia, então vou deixar passar a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não conhecia esse livro. Pela sua resenha, parece mesmo uma situação por qual muitos adolescentes podem passar. Quantos jovens não caem para o lado das drogas e não voltam mais... Uma pena que não tenha lhe agradado cem por cento.

    ResponderExcluir
  12. Oie, gostei da sua resenha, porém quando vi a foto da capa a primeira coisa que veio na minha cabeça foi suspense ou terror. Não esperava ser uma biografia. Mais achei a história bem interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ani! Nossa, parece ser um livro muito interessante. Eu não costumo ler autobiografias, mas essa obra me deixou curiosa. Com um tema forte e que, com certeza, nos faz refletir. Vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um bom livro, a história parece muito interessante e o fato de ser algo que realmente aconteceu chama bastante a atenção, com certeza.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi esse livro nos lançamentos da editora eu me interessei nele. Eu acho que eu gostaria da leitura, pela sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa para ler e espero ter essa oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parabéns pela resenha! Não conhecia o livro mas fique super interessada em ler, é um tema forte e bastante atual. Como você disse é uma situação que, infelizmente, acontece onde menos se espera, vou anotar a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Confesso que pelo título somente eu não havia me interessado, mas gostei da premissa da história e por ser baseado na história da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Apesar de não ter dado cinco estrelas para ele, foi uma ótima leitura, obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  19. Oláa! Tudo bem? Adorei saber mais sobre esse livro, especialmente sobre o fato de ser uma autobiografia, e sobre tratar de um período tão difícil na vida da autora. Me lembrou muito o filme Aos Treze. Espero ter a oportunidade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não costumo ler histórias autobiográficas, por essa razão eu não me senti muito animada, sabe? No entanto, eu achei a premissa interessante, mais ainda por ser algo real e por essa razão vou marcar a dica, pois algum dia posso querer ler algo assim.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ani :)
    Desconhecia a obra. Não sei se curtiria a leitura visto que conheço várias pessoas que usam diversas drogas na universidade e vivem super de boas. É algo bastante pessoal e vai da consciência de cada um. Sabemos que não é bom para saúde, mas fica bastante contraditório a temática visto que tem tantas pessoas utilizando, sabe. O conceito de certo e errado é muito pessoal e entendo o ponto que a autora quer passar, é a opinião dela, a vivência dela!
    Acredito que só lendo mesmo para eu tirar minhas próprias conclusões, retirar os meus pré-julgamentos que nesse momento faço
    A capa da obra é linda demais!!!
    Bato palmas para a autora conseguir se lembrar bem dos 15 anos de idade dela. Não é toda pessoa que lembra disso.
    Parabéns pela resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?

    Acho que vi esse livro aqui mesmo, pois só o vi uma vez. Mas lembro que gostei muito da premissa dele. Gostei muito da sua resenha, pois só confirmou que é o tipo de livro que vou gostar de ler. Gosto muito de ler sobre os jovens e com certeza a personagem me convenceu. A capa é bem chamativa, embora simples.
    O fato de ser uma autobiografia me surpreendeu, especialmente pela coragem de a autora querer contar essa história, que me parece tão pesada.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, e concordo que poderiam ter feito uma capa mais chamativa para ficar com um ar de mistério. Confesso que se não tivesse lido sua resenha, não imaginaria do que a história se tratava. Autobiografias é dose para mim, já que não leio muito, porém percebo que essa é bem "diferente". Gostei e com certeza dica anotada. Sobre a birra, infelizmente como você disse, é coisa da idade, então em alguns momentos teremos que suportar. Ótimas palavras e fotos!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com