Precisamos falar sobre... Fome de Poder

Oi vocês,

Eu adoro passar horas assistindo séries e filmes na Netflix. Isso inclusive está atrapalhando o rendimento dessa blogueira que vos fala uma vez que não consigo colocar minhas leituras em dia... Por isso, resolvi trazer um pouquinho sobre um dos filmes que assisti esses dias.


Título Original: The Founder
Direção: John Lee Hancock
Lançamento/Duração: Março de 2017 – 1h 55min
Elenco: Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch e outros
Sinopse: A história da ascensão do McDonald's. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice "Mac" McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.




É muito difícil encontrar alguém que não ame ou se encante com McDonald’s. Claro que depois que você prova um hambúrguer de verdade (aqueles, feitos com 180gramas de carne grelhada e suculenta) os fast foods perdem a graça, mas não podemos negar, o sabor de qualquer lanche da rede é inconfundível. E pensando nisso, porque não conhecer um pouco mais sobre a história deles?



Eu já sabia algumas coisas sobre o McDonald’s como por exemplo: a escolha de cores quentes, a forma como o lanche é entregue e a falta de conforto no ambiente. Tudo isso faz parte de uma estratégia para que o público consuma seu lanche mais rápido dando uma rotatividade maior no local. 
O que eu não sabia era como ele tinha sido fundado e como a rede tinha sido expandida. Fome de Poder traz um pouco sobre isso... 
O filme começa com vendedor Ray Kroc fazendo o difícil trabalho de fazer com que as pessoas comprem seus produtos. Ele passa de restaurante em restaurante tentando vender suas “maravilhosas” máquinas de milk-shake sem sucesso nenhum, só que um certo dia, sua secretária informa que uma loja precisa de seis exemplares. Kroc fica curioso em conhecer o local e decide visitar a tal lanchonete. Quando ele chega no local, se depara com uma lanchonete de estrada, vendendo um combo de cheeseburguer, batata e refrigerante por 0,35 centavos de dólar. Além do valor ser extremamente baixo, o local possuía um atendimento extremamente rápido e sem chance de erros. 



Curioso, Kroc, procura os donos da lanchonete para tentar conhecer o método de trabalho deles.
A lanchonete em questão era o McDonald’s fundada pelos irmãos Richard e Maurice "Mac" McDonald. Depois de uma conversa eles levam Ray para conhecer o método de trabalho fazendo com que ele se encante com a produção em massa e proponha uma parceria para expansão do negócio.
A princípio, os irmãos McDonald não queriam expandir o negócio, já que a última tentativa não tinha dado muito certo, mas Kroc tinha um poder de persuasão enorme e conseguiu convencer a dupla. 
O vendedor então passou a conquistar mais espaço, abrir novas filiais, conseguir sócios, mas não possuía muito poder para opinar sobre as mudanças de cardápio ou parcerias com outras empresas, tudo por causa de uma cláusula no contrato. Depois de contatos com alguns advogados e banqueiros, ele começa a adquirir um espaço maior nos negócios excluindo os irmãos do poder da famosa rede.



Confesso que fiquei abismada com a forma como Ray foi contornando a situação e começou a tomar conta da rede como se fosse ideia dele. Em partes até que foi bom, afinal, se dependesse dos irmãos McDonald nós não teríamos essa rede tão sensacional no mundo todo, porém, quando paramos para pensar com o coração, ele foi muito maldito com eles. A mensagem que eu tirei desse filme, é que no mundo dos negócios, tudo é permitido.
Depois de conversar com meu namorado, ele me disse que a história não foi bem da forma como o filme retratou. Pelo o que ele me contou, os irmãos não estavam conseguindo administrar muito bem o estabelecimento e por isso pediram ajuda ao Ray. 
Fome de Poder foi lançado em 2016 e está disponível no Netflix. É uma ótima pedida para quem gosta de filmes que tragam histórias reais (ou quase reais). E é claro que depois de assistir ao filme fiquei morrendo de vontade de comer um McLanche Feliz.
Ah, o mais interessante é que havia um padrão a ser seguido na confecção dos lanches e acredito que isso aconteça até hoje. Tudo era extremamente cronometrado e organizado para que não houvesse erros. Um dos motivos pelos quais os irmãos não quisessem a ampliação da rede era justamente o medo de se perder o padrão e a qualidade.



“Ele roubou uma ideia e o mundo engoliu.”


Beijinhos,

18 comentários

  1. Interessante e bem criativo, bem inspirativo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que não me é uma história muito atrativa, mas que pode ser interessante conhecer como essas "gigantes" do mercado são criadas e se mantém. Enfim, valeu pela indicação.

    E, te entendo sobre o rendimento das leituras. hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o rendimento das leituras, te entendo bem hahah gostei da adica de filme, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu vi há uns dias e é isso mesmo, o cara foi um maldito, mas foi genial, principalmente na parte final, foi a jogada perfeita! Gostei muito do filme. Aliás, queria eu ter tempo pra ver Netflix, ando sem tempo pra nada...

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani!
    Vi esse filme na Netflix, mas nem coloquei na lista... Bom saber que vale a pena, vou correr atrás dele e adicioná-lo para ver em breve!
    Acho que não seria um tema que me chamaria a atenção se não fosse uma dica ;)
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse mudo dos negócios tem mesmo histórias bem interessantes e polêmicas. Ainda não sabia do filme. Acredita que nunca fui num estabelecimento da rede McDonald?

    ResponderExcluir
  7. Não sabia deste filme, mas já tinha lido algo a respeito desta montagem em serie dos lanches da marca. No mínimo interessante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Meu marido viu esse filme e disse que eu preciso muito ver. Ta na minha lista! Fiquei mais curiosa ainda agora com a sua resenha!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Não vi o filme mas já conhecia um pouco a história do McDonald's, sobre toda essa história dos irmãos terem sido deixados de lado. Não sei se assistiria o filme (não costumo ver muitos filmes kkkkk) mas parece uma maneira bem interessante de retratar o mundo dos negócios como ele realmente é.
    Beijoss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Vi alguns colegas assistindo esse filme, e com certeza tenho interesse em assistir, principalmente para quem fez faculdade de Administração como eu, o filme deve ser bem interessante, e eu sempre tive curiosidade para saber sobre história do McDonald's, apesar de na vida real essa história ter sido um pouco diferente da retratada.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero assistir esse filme, acho que deve ser bem interessante, mesmo que talvez não exatamente como as coisas aconteceram.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oiii Ani tudo bem?
    Eu sou fissurada em filmes que ensinam coisas sobre redes de alimentação famosas, que nos levam a ver os sonhos dos sonhos, sempre se tornam ótimos passatempos, esse com toda certeza quero assistir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei de poder conhecer um pouco mais sobre esse filme.
    Caramba a Netflix tem verdadeiras relíquias, mas to me segurando pra não assistir muito, afinal sei exatamente como é, um verdadeiro vício. Fora que atrasa as listas de leituras hahaha.
    Espero assistir um dia!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Nossa eu fiquei fascinada com essa história. Adorei seu review e já coloquei na lista.
    Adoro essas histórias cheias de conspiração, mas que no fim dão certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia o filme, mas achei bem interessante a abordagem dele. Acho que deve ser bem diferente poder acompanhar a história de como tudo começou. Eu gosto bastante do Mac Donalds, mas me viciei no Burguer King.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ani.
    Eu não sabia nada sobre a história do McDonald, mas gostei de saber pelo que você contou.
    Não é bem o tipo de filme que assisto, mas achei interessante.
    Talvez desse uma chance.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme e achei bem interessante, mas acho que não vou assistir tão cedo, estou colocando as séries em dia hahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Sou vegetariana, então McDonald's não faz parte da minha vida, principalmente depois que descobri que até as batatas levam tipo um extrato de carne. E não sei, pela forma como o filme mostra as coisas acho que eu ia querer matar esse cara por roubar o negócio dos outros, mesmo você tendo dito que seu namorado falou que não foi bem assim... Rs... Vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com