Terezinha e Outros Contos - Josué Souza

Oi vocês,

Mais uma vez a Kamila está presente aqui no blog! Dessa vez ela leu uma coletânea de contos da literatura queer e conta o que achou da obra para vocês.


Título: Terezinha e Outros Contos
Autor: Josué Souza
Páginas: 144
Editora: Hoo
Páginas: "Não foram poucos momentos de brincar na minha casinha de bonecos. Sozinho naquele quarto, com meus brinquedos inanimados, usava minha imaginação pra proporcionar a vida: bonecos de fina porcelana.
Quando criança, meus pais não me deixavam brincar muito na rua. Os amigos vinham comigo em casa ou eu brincava sozinho no quarto, repleto de bonecos de porcelana. Eram bonecos tão especiais, feitos de porcelana branca, pareciam brilhar no escuro. Queria poder emprestá-los aos meus amigos, mas quem brincaria comigo com bonecos de porcelana? Minha mãe temia que eu os quebrasse. Tinha mais intimidade com a minha casinha de bonecos do que com gente."


Terezinha e Outros Contos da Literatura Queer é uma coletânea de 17 contos em que se exalta o amor e a vida, mas saindo da binaridade e da heterossexualidade. Não por isso ele não deve ser lido pelos héteros, pelo contrário, é uma obra em que qualquer pessoa, em algum momento, se identificará com algum dos textos.



E para quem gosta de métrica, tem para todos os gostos. São todos escritos em prosa, mas alguns mais parecem poesia, de tão delicados que são. Tem também quem escreve como o Saramago, que fugia das convenções tradicionais de escrita (Encabulada, pg. 105) inclusive, pra mim, é, disparado, o melhor conto do livro. E tem, claro, a boa e velha prosa, para os mais certinhos de plantão.

“Ouvir a batida de cada trilha de vida, como uma melodia gostosa de um único acorde, refazendo em notas, o fazer de novo, a outra chance de ser feliz. A vez.” (Amor Irritante, pg. 73)

O livro também nos mostra como o preconceito permeia, mesmo que nas entrelinhas, nossas opiniões sobre o diferente. Numa sociedade que ainda não aceita o diferente, o novo, Terezinha é uma espécie de refúgio para aqueles que tentam entender as novas convenções, em textos de escrita simples, porém concisa, mostrando que todos merecem amar e ser amados, independentemente de sua opção/orientação sexual.
Como o livro é de contos e bem curtinho, vou deixar alguns quotes, um aperitivo do que esperar desse livro.

“Pra nova Vida nascida, nova poesia, ela escreveu a verdade do que sente e em favor do seu amor. Do amor de ambas. Em nova formação, a descrição do nascimento de novos sentimentos, em renovados três termos: Eu amo você!” (Rascunhos de Mim Mesma, pg. 44)


Beijinhos, 

19 comentários

  1. Oi Ani com toda certeza eu adoraria ler esse livro, gosto de tudo que envolva poesias e contos, então me arrependeria e conhecer essa mulher me encantaria e não vejo a hora de ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani, não conhecia o livro e fiquei muito interessada nele, principalmente por conta do contexto dos contos. O título e a capa também me conquistaram. Por eles já se percebe o conteúdo do livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ani!
    É a primeira vez que leio sobre esse livro e gostei da proposta dele sobre o amor, sem julgamentos e amarras. Sua resenha foi bem precisa quanto ao conteúdo, colocando apenas o essencial e suficiente para despertar o interesse do leitor. Parabéns!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Faz tempo que quero ler algo com essa proposta sobre o amor na singularidade fora de rótulos e conceitos convencionais e ainda com toque de poesia. Já foi pra listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de contos, ainda mais quando são estilos variados. E você ainda fala sobre as questões de preconceito... Fiquei encantada! Com certeza vou anotar a dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tenho tentado me aventurar mais na leitura de contos e poesias. Gostei dessa dica e principalmente deles serem bem leves mas sempre com uma sementinha para reflexão.
    Espero ter contato com a obra um dia.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Apesar de não ter lido nada sobre contos e poesias, fiquei encantada com esse livro e com certeza to anotando a dica. Livro que tem reflexões são sempre bem vindos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Cara que legal que eu encontrei sua resenha, esse é uma tema que me interessa muito, e é tão difícil encontrar literatura com conteúdo LGBT de qualidade, sem esteriótipos. Fiquei muito feliz pela dica, vou comprar esse livro na primeira chance! 🙂

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Mais uma vez obrigada pelo livro! Nunca tinha lido nada relacionado ao universo queer e foi uma experiência única, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    O livro parece ser bem interessante, principalmente no que diz ao combate ao preconceito e a má informação.
    A capa é o autor Josué, imagino.

    Adorei a resenha. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Obra bem diferenciada! Peculiar! Nunca tinha lido algo parecido. Na verdade nem conhecia a obra!
    Agora estou bem curiosa pela leitura.
    Obrigado pela dica! Adorei conhecer um pouco mais sobre a obra aqui no blog!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Já vi a capa desse livro por ai, mas como não faz meu estilo de leitura nunca senti interesse em conhecer as histórias que o compõe de perto, por isso passo a dica! Mas irei indicar para uma amiga, essa com certeza irá gostar!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da obra, mas devo admitir que ela não é para mim. Não é um gênero que eu goste de ler e ainda não me sinto preparada para desbravar novos horizontes. A premissa também não me chamou atenção pois tenho dificuldades em resenhar livros de contos e então sempre que posso, fujo de livros assim. Mas que bom que foi uma leitura boa.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. A editora Hoo arrasa demais nas publicações. Sou apaixonada no catálogo deles! Esse eu não conhecia, e adorei ler sobre ele. Não sou grande fã de livros de contos, mas esse eu leria sem sombra de dúvida :D Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Poxa dessa vez a dica, não vai ser válida. Não me senti "atraída" pelo livro, infelizmente.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Como sempre sendo fã de contos, adorei a temática e a abordagem diferente que o livro traz. Confesso que essa capa não é tão chamativa, mas o conteúdo da premissa é bem interessante. Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e gostei bastante do que ele trás, é uma temática que todos deveriamos ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá! Ao contrário da nossa sociedade, eu tenho o hábito de procurar conhecer o diferente e a entender (e, normalmente, admirar) o que o faz diferente! E adorei saber sobre esse livro, pois irá me esclarecer bastante coisa sobre o conceito queer, com o qual ainda não tive contato. Se a escrita é poética, fico encantada, vou ler com certeza. Valeu pela dica!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Sempre quis ler esse livro, gostei muito da sua resenha e futuramente pretendo me aventurar nessa história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com